Quais modelos de Email Marketing devo usar em minhas campanhas?

Confira alguns modelos de Email Marketing para você criar uma campanha arrasadora e saiba quando e por que usar cada um deles

Flaubi Farias
Flaubi Farias22 de janeiro de 2019
Aprofundamento em Email Marketing

Os modelos de Email Marketing mais utilizados por empresas hoje são: promocional, informativo, transacional, boas-vindas, especial, ecommerce e reativação. Cada modelo de email tem suas próprias particularidades, portanto escolher o melhor vai depender do objetivo de sua campanha.


Antes de começar, que tal algumas dicas em vídeo sobre email? Só não deixe de conferir o artigo depois para ter um entendimento completo sobre os diferentes modelos de Email Marketing existentes.

O Email Marketing é um canal de comunicação e relacionamento bastante versátil em Marketing Digital. É possível usar esse canal para enviar inúmeros formatos de emails, como ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos úteis e mais.

Portanto, cada um desses formatos deve ser enviado para uma ocasião específica. Existe o modelo de Email Marketing para vender um produto, notificar sobre atualizações em um blog, disponibilizar um download gratuito, celebrar o fim de ano entre outras finalidades.

Como há várias possibilidades, tanto de formatos como de ocasiões, vamos exemplificar nesse post alguns desses formatos e mostrar alguns modelos de Email Marketing para você ter uma visão geral sobre o que pode – e o que não deve – ser feito.

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* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Por que seguir um modelo de Email Marketing

Quantos emails sua empresa manda por semana? Você cria emails um a um ou já trabalha com templates prontos?

Trabalhar com modelos de Email Marketing pré-definidos é uma maneira de dar escala a seus envios. É muito mais vantajoso ter templates do que, a cada campanha, precisar fazer um novo. Isso porque você pode utilizar esses mesmos modelos futuramente e mudar apenas o conteúdo, evitando retrabalhos.

Também é possível determinar um template diferente para cada tipo de ação. Isso diferencia seus objetivos e mostra uma certa identidade aos olhos de seus clientes e Leads.

Se fosse para resumir em poucas palavras os motivos para usar modelos prontos, ou criar esses padrões por conta própria, seriam: agilidade, escalabilidade, qualidade, identidade com a marca (branding) e economia.

Falamos com mais detalhes sobre o assunto no post “Por que usar templates de Marketing”.

Modelos de Email Marketing para diversos tipos de negócio

A forma mais eficiente de fazer Email Marketing é trabalhando com templates HTML. Nunca imagens. A justificativa é que a maioria dos serviços bloqueia por padrão emails que possuem só uma imagem.

Possivelmente você já recebeu um email em que, no lugar da imagem, havia uma imensa tela branca com a mensagem “Images are not displayed – Display images below”. Isso é uma barreira a mais, e quando acontece as chances de o usuário não ler sua mensagem são grandes. Esse é um assunto à parte, e você pode saber mais no post “Email Marketing: Por que usar um template HTML ao invés de uma imagem”.

Bom, apesar de termos modelos prontos de Email Marketing, algumas boas práticas devem ser levadas em consideração.

  • Faça o email em formato HTML e distribua o conteúdo entre texto e imagens;
  • Use alt tags nas imagens, sempre colocando um texto que descreva a imagem. É possível, inclusive, utilizar esse espaço para encorajar a exibição da imagem, escrevendo na alt tag, por exemplo, “eBook Introdução ao Email Marketing – Clique em ‘Autorizar imagens’ para visualizar.”
  • Coloque links também nas imagens, pois mesmo se ela não forem exibidas, a área das mesmas serão clicáveis. Essa prática é bastante útil quando se usa alt tags;
  • Tome cuidado com o tamanho da imagem: se forem muito pesadas, irão demorar para carregar, o que pode desencorajar a espera do destinatário ou mesmo ser interpretada como SPAM pelos serviços de email.
  • Veja se o serviço de Email Marketing que sua empresa utiliza possui templates prontos em HTML para envio de emails. Na feature de Email Marketing do RD Station Marketing, você pode escolher entre vários templates para montar o email.

Ao falar sobre Email Marketing, chegamos a alguns grandes formatos. Abaixo, vamos mostrar para qual situação cada formato deve ser utilizado e exemplificar na prática:

1. Modelo de email promocional

Emails promocionais são campanhas que possuem como foco promover uma oferta. Apesar do nome parecer que são emails apenas para divulgação de produtos ou serviços, entram nessa categoria emails de cunho gratuito, como download de eBooks ou outros materiais.

Esmiuçando melhor, um email promocional pode ser:

  • de produtos físicos, como é o caso de ecommerces e empresas de varejo em geral, que utilizam o Email Marketing como canal de vendas para o consumidor final (B2C);
  • de produtos/serviços digitais, como é o caso de ofertas de consultorias, softwares e ferramentas pagas;
  • de produtos digitais gratuitos, como é o caso de eBooks, ferramentas, webinars ou outros materiais que estejam sendo ofertados.

Esses emails possuem foco na conversão e a estrutura é composta geralmente por muitas imagens e Call-to-Actions, como “Compre aqui” ou “Baixe gratuitamente”.

Veja um exemplo:

2. Modelo de email informativo

Emails informativos são também conhecidos como newsletters. O objetivo principal desse tipo de email é informar a base sobre atualizações e novidades relevantes sobre seu negócio ou sobre seu nicho de mercado.

São emails caracterizados pela presença de textos e por chamadas maiores contendo links para seu site ou para seu blog. É um modelo de Email Marketing em que o conteúdo deve ser o centro da ação.

Sobre a mensuração, ela não deve ser focada apenas nas métricas diretas de campanha (como abertura, clique etc.), mas na informação de quem clicou em qual link. Isso vai ajudar muito a montar segmentações e comunicações mais relevantes.

É importante que as newsletters sejam enviadas de forma periódica para garantir o engajamento esperado da base. Deve-se também deixar sua marca bem visível. Uma opção é inserir a marca logo no cabeçalho para garantir a visibilidade.

Por exemplo:

3. Modelo de email transacional

Emails transacionais são mensagens que indicam algo já esperado por seus clientes. São informações para os usuários confirmarem um pedido, uma compra, a troca de uma senha, um cadastro ou o recebimento de um material gratuito.

O foco de mensagens transacionais são para confirmação e não para descoberta. Geralmente são emails simples e curtos. É uma forma de melhorar o relacionamento com sua base, principalmente por serem enviados sempre após o cliente realizar uma ação para seu recebimento.

Por exemplo, se for para o download de um material, o envio foi disparado após uma conversão em uma Landing Page. Se for para uma nova senha, após uma solicitação de recuperação. Se for para a confirmação de um pedido, após a compra ter sido concluída no site.

Veja um exemplo:

4. Modelo de email de boas-vindas

Emails de boas-vindas são super importantes para você começar o relacionamento com o Lead com o pé direito. É nessa mensagem que você vai se apresentar e contar sobre o que e como você vai se comunicar com o Lead futuramente para alinhar bem as expectativas.

Pode ser também um bom ponto para você identificar melhor a dor do Lead e direcioná-lo para alguma segmentação específica.

Exemplo:

5. Modelo de email especial

Uma outra opção de uso de Email Marketing é usar as datas especiais de cada usuário para enviar uma mensagem personalizada.

Essas campanhas podem corresponder a mensagens de aniversário, datas comemorativas, parabenizações por alguma conquista e felicitações em geral. A ideia central é fazer com que seus Leads e clientes se sintam lembrados por sua empresa.

São emails que, geralmente, envolvem um uso maior de imagens e gráficos. Portanto, utilizam-se artifícios visuais e textos curtos para conquistar e prender a atenção do destinatário.

Em algumas campanhas, há benefícios especiais como descontos, brindes ou cupons. Nesses casos, as campanhas acabam de certa forma sendo cruzadas com o primeiro modelo explorado no post, sendo uma espécie de modelo de Email Marketing promocional especial.

Veja este exemplo:

Você pode ver outros exemplos de campanhas de Email Marketing para datas comemorativas nos posts:

6. Modelo de email para ecommerce

No item sobre emails promocionais, citamos como exemplo as empresas de ecommerce. Como o email é uma parte vital desse tipo de negócio, vale abrir um item exclusivo para um comentário um pouco mais longo, certo?

Afinal, eles são importantes em diversos ações: engajar, relacionar-se, aumentar a taxa de conversão, enviar promoções, divulgar novidades ou diminuir a quantidade de carrinhos abandonados, entre outros.

Incentive o cadastro de clientes na sua lista de emails, garantindo uma base de pessoas realmente interessadas, campanhas eficazes e mensagens que não são consideradas spam. Faça isso incluindo campos de cadastro, para enviar a mensagem certa aos seus clientes.

Envie aquilo que for relevante e que tenha ligação com a loja, como promoções e lançamentos, mas também que estejam conectadas ao seu negócio e que ajudem o consumidor a resolver algum tipo de problema.

Lembre-se de sempre testar assuntos, conteúdos, layouts e horários e frequências de envio. Depois, avalie e adote aquilo que gerar mais resultados para você.

Veja mais sobre emails para ecommerce no post dicas rápidas de Email Marketing para sua loja virtual e dê uma olhada no exemplo abaixo:

7. Modelo de email para clientes inativos

É perfeitamente normal que, depois de algum tempo, uma parte dos Leads e clientes deixe de ter qualquer tipo de engajamento com seus emails. Isso não quer dizer, porém, que você não deva fazer uma tentativa de recuperá-los.

Nesses casos, a regra número 1 de emails para clientes inativos é fazer uma oferta interessante. Ela deve estar alinhada com as características do público que receberá a comunicação e com uma periodicidade adequada.

Também é importante se lembrar de destacar a relevância do assunto do seu email, além de segmentar os Leads selecionados para o envio. Isso pode garantir que suas campanhas de reativação tenham boas taxas de abertura e clique.

Há boas práticas já comprovadas que você pode adotar para engajar esses Leads que não estão mais interagindo com os seus emails. Veja a seguir algumas ideias:

  • Pergunte diretamente quais conteúdos a pessoa gostaria de receber;
  • Utilize o email para fazer anúncios segmentados para seus Leads nas redes sociais;
  • Evitar emails de grupo, como marketing@seudominio.com;
  • Avisar o Lead que ele não receberá spam ou inserir a opção de opt in (isso ajudará a evitar o cadastro com emails temporários);
  • Confirmar a adesão do Lead;
  • Higienizar sua lista de emails.

Leia mais sobre o engajamento de Leads inativos e, veja, a seguir, dois exemplos de emails de reengajamento que usamos aqui na RD:

 

modelos de email marketing reengajamento

 

Como escolher um template para usar em cada caso?

Caso sua empresa já use o RD Station Marketing, é possível utilizar um dos modelos disponíveis por lá. Temos vários modelos temáticos disponíveis e personalizáveis para serem usados.

São templates ideais para emails promocionais, newsletters, emails de ativação, mensagens simples, emails transacionais, divulgação de produtos, ecommerce, email com vídeo, email de boas-vindas e mais.

Clique na imagem para ampliar.

O que fazer depois de escolher um modelo?

Usar modelos de Email Marketing de forma alguma exclui a necessidade de você fazer adaptações para seu negócio. Templates pré-definidos são pontos iniciais. O que irá destacar mesmo sua empresa é a utilização correta do email, ou seja, usar o tipo de email certo para a finalidade certa.

Uma leitura complementar que podemos recomendar é o post “Como os diferentes tipos de email atuam na estratégia de Marketing Digital”.

Os templates são interessantíssimos para serem usados como modelos, mas mais ainda se adaptados e personalizados para que sua empresa tenha uma identidade única não só em conteúdo como também em design.

Se você deseja saber mais sobre personalização e tem já algumas noções de código, pode acessar o post “Boas práticas para o HTML de Email Marketing”, no Ship It, o blog do time de produto da Resultados Digitais.

Por fim, lembre-se de que uma campanha de Email Marketing de sucesso é a união de diversos fatores. Além de um modelo certo, é preciso cuidar de outras frentes como segmentação, entregabilidade, nutrição etc. Para saber mais sobre o assunto e ter uma visão geral completa, baixe gratuitamente o nosso eBook “O Guia do Email Marketing”.

P.S.: todos os modelos acima são opções disponíveis da funcionalidade de Email Marketing do RD Station Marketing. Você pode fazer um teste gratuito deixando seu email abaixo, aproveitando a ferramenta para diversas outras ações de Marketing Digital, como criação de Landing Pages, geração de Leads, otimização para buscadores (SEO), automação de marketing e mais.

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  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Post publicado originalmente em fevereiro de 2016 e atualizado pela última vez em janeiro de 2019.

Flaubi Farias

Flaubi Farias

Quem escreveu este post

Jornalista, comunicador e digital marketer com mais de 10 anos de experiência no mercado. Especialista em marketing, conteúdo e inovação e ex-head de conteúdo na Resultados Digitais. Desde março de 2021 é head de Marketing da Xerpay.

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