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Mudança no Google AdWords: campanhas continuarão ativas após orçamento diário ser atingido

Caso seu site receba um alto volume de tráfego pago em um dia, em vez de pausada a campanha continuará ativa até que atinja o dobro do orçamento diário

Em vez de ler, que tal ouvir a notícia? Experimente no player abaixo!

 

 

“Para ajudar você a atingir as metas, agora suas campanhas podem gastar até o dobro do orçamento diário.”

Esse foi o anúncio que o Google fez por meio de sua conta do AdWords no Twitter e que ninguém esperava!

É uma mudança bastante impactante para quem faz anúncios no Google AdWords.

Uma das consequências da atualização é que nos dias em que o seu site receber um alto volume de tráfego, os custos podem ultrapassar o orçamento definido.

Por que o Google resolveu fazer essa mudança no orçamento diário?

A justificativa do Google é que o tráfego na internet é como o oceano. Em alguns dias as ondas são pequenas e em outros elas estão enormes.

Assim, se os anúncios não são veiculados por conta do baixo tráfego do dia, serão veiculados mais vezes quando o tráfego estiver maior.

Isso quer dizer que os anunciantes pagarão mais?

Na prática não. O que o Google falou na central de ajuda do AdWords é que a medida visa justamente melhorar os resultados dos anunciantes, já que vai aproveitar os dias de bons tráfegos para balancear com os dias de baixo tráfego.

Em contrapartida, o Google deixou claro que o orçamento mensal não será ultrapassado em hipótese alguma.

O Google explicou como isso vai ser calculado com um exemplo:

Imagine que você tem um orçamento de U$5 e que o ciclo da cobrança é de 30 dias. Durante o mês, você percebe que os custos variam. Em alguns dias é cobrado U$2, em outros U$10. Mas, no final do mês, a cobrança não excederá U$152 (que é 30,4 — a média de dias que cada mês possui no ano — multiplicado pelo seu orçamento de U$5).

Dessa forma, mesmo que sua campanha varie e em alguns dias você seja cobrado a mais, no fim do mês você não pagará mais do que o orçamento para a média do mês. Isto é, o orçamento da campanha irá flutuar de acordo com a demanda da procura do anúncio.

Portanto, você, que anuncia no AdWords, não será de fato cobrado a mais. O que pode acontecer, no entanto, é o orçamento mensal esgotar-se antes do fim do mês, interrompendo a campanha.

Entretanto, se isso ocorrer, você provavelmente terá os mesmos resultados que teria em 30 dias, mas antes de 30 dias. O que pode ser bom, já que os resultados seriam, em teoria, mais rápidos.

Caso haja um fornecimento acima do orçamento – o chamado overdelivery, o Google irá creditar o custo extra. Para saber se você recebeu créditos, basta acessar esse link da central de ajuda do AdWords.

Uma boa parte da comunidade não gostou da novidade. Conforme o Search Engine Journal noticiou, muitas pessoas responderam negativamente à atualização no próprio tweet do Google AdWords.

E você? O que achou da mudança? Conte nos comentários como imagina que isso vai impactar suas campanhas no Google AdWords.

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