Not Provided no Google Analytics: por que esse termo aparece entre as palavras-chave que trazem tráfego?

Entenda o que significa o termo Not Provided no Google Analytics e o que fazer para contornar o problema


Quem usa o Google Analytics para encontrar oportunidades de otimizações já deve ter percebido o termo “(not provided)” entre as palavras-chave que trazem mais tráfego. 

A aparição desse termo no painel costuma prejudicar bastante as análises, uma vez que impossibilita a identificação de quais são as reais palavras que trazem aquele tráfego e, principalmente, o comportamento (conversões, páginas visitadas, tempo no site) dessas visitas.

Continue a leitura do artigo para entender o que significa o termo Not Provided no Google Analytics e o que fazer para resolver o problema!

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O que significa Not Provided no Google Analytics?

Not Provided significa, em português, “não fornecido”. Ou seja, quando esse termo aparece no Google Analytics, quer dizer que a plataforma optou não compartilhar com você os dados sobre determinadas palavras-chave. Essa mudança começou em 2011, quando o Google fez uma alteração em suas políticas. 

O problema é que, com isso, desconhecemos o que pesquisou a grande maioria dos usuários que chegam até o nosso site via Google. A implicação é que não conseguimos entender, por exemplo, qual palavra-chave é responsável por atrair mais tráfego, qual converte melhor os visitantes em Leads e o quanto os esforços para otimizar para uma palavra em específico têm sido recompensados com visitas e Leads.

Como driblar a falta de informações causada pelo Not Provided?

Recomendamos 5 tipos de ações que podem ajudar muito a driblar a falta de informações causada pelo Not Provided no Google Analytics:

1. Acompanhar a posição média das palavras-chave

Acompanhar a posição das palavras-chave é essencial para escolher melhor onde investir e monitorar os resultados atuais.

Você pode acompanhá-las usando o Google Search Console, que apresenta as principais palavras e sua média de resultados no relatório “desempenho”, inclusive a posição média:

not provided google analytics

Conhecer as palavras bem posicionadas ajuda muito a saber quais os termos que provavelmente geram mais tráfego e conversões, principalmente quando cruzamos essas informações com as do tópico que falaremos a seguir.

2. Verificar quais são as páginas de destino mais acessadas

É possível analisar, no Google Analytics, dentre as visitas vindas do Not Provided, quais são as páginas pelas quais os visitantes chegaram.

not provided google analytics

Se analisarmos para quais palavras essas páginas estão otimizadas, teremos uma boa ideia dos possíveis termos atraindo o tráfego. Se cruzarmos isso com as informações do Google Search Console, como mencionado no tópico anterior, essa análise fica ainda mais precisa.

3. Utilizar o Google Search Console no Google Analytics

Outra dica é vincular sua conta do Google Analytics ao Google Search Console, assim, você consegue ver seus dados do Search Console nos relatórios do Analytics e cruzar as informações de cada uma das plataformas.

not provided google analytics

O Google tem um tutorial de como associar as duas contas.

4. Investir em Ads

Quando a origem da busca não é orgânica, ou seja, é por anúncios no Google, conseguimos fazer o acompanhamento de todas as palavras buscadas.

Por esse motivo, pode ser interessante investir em Google Ads, o antigo AdWords, mesmo quando já estamos rankeados organicamente. A maior vantagem dessa ação será entender de uma forma bastante precisa o comportamento do usuário que vem por aquela palavra-chave.

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5. Usar o Google Trends

Outra opção é usar a ferramenta Google Trends para buscar termos mais precisos, como o nome da sua empresa.

Isso poderá dar uma ideia se as pessoas estão pesquisando no Google por essa palavra-chave e se a sua marca está se tornando mais conhecida.

Outra dica para melhorar as suas análises de SEO é contar com uma ferramenta profissional para auxiliar. Com o RD Station Marketing, você pode acompanhar o volume de buscas e a competitividade das palavras-chave para turbinar seus resultados, além de diversas funcionalidades que ajudam a gerar mais tráfego, converter e se relacionar com os Leads e gerar mais oportunidades de venda! 

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Dica extra: drible o Not Provided com ferramentas terceiras

Se mesmo com todas essas dicas você não abre mão de ver as principais palavras-chave no painel do Google Analytics, existem ferramentas que podem te ajudar, como a Keyword Hero.

Ela reúne várias fontes diferentes de dados, incluindo o Google Analytics e o Search Console, e cruza essas informações usando inteligência artificial, enviando os dados para uma nova propriedade do Google Analytics, sem interferir com seus dados originais.

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A ferramenta é paga, mas possui um plano gratuito com análise de até 2.000 sessões por mês e um período de testes.


Artigo publicado em abril de 2013 e atualizado em abril de 2021.

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Comentários

17 comentários

  1. Anna

    no início achei que isso só ocorria com sites novos e com pouco tráfego, como o nosso http://nygmamultimadia.com , que também fala sobre marketing digital e marketing de conteúdo, como ainda tenho poucos artigos, adicionei as palavras chave configuradas para eles em projeto gratuito do SemRush com auxílio do Webmastertools adicionei mais algumas ! Deu certo. 🤗

  2. Serviços de Domésticas

    Tentei ver as palavras-chave no google analytics da plataforma https://aliancaassessoriadolar.com.br de serviços de limpeza,babás e diaristas e mais de 90% aparecem not provided,o google não está ligando muito para pesquisa orgânica.

  3. Jetro Bernardo

    Sem dúvidas, o Google está aumentando significativamente o uso do Adword por conta do “not provided”. Mas por outro lado, a política de privacidade do Google também colabora com o fato. Ocorre que, registrar os termos de busca de um internauta qualquer, é uma coisa, mas uma vez o internauta logado no Chrome ou em algum outro Canal do Google, como Gmail ou Youtube, soa como espionagem.
    Gritar em alta voz: “Eu traí minha esposa” em um lugar onde ninguém lhe conheça é bem diferente de fazê-lo na rua da sua casa.
    Caso o Google não tomasse essa precaução, as pessoas deixariam de ficarem logadas em seus canais e isso sim, seria um prejuízo muito maior.

  4. Ricardo

    Olá Boa noite, eu realmente não axo que seja uma falha do Google, eles estão fazendo isso proposital para que aumente cada dia mais a concorrência de sites que buscam em trazer cada vez mais qualidade. http://afiliadosinfodigitais.com.br/

  5. Marcio Ricardo

    poxa vida…aghora que tava aprendendo a trabalhar com o analytics, me acontece isso. Besteira da google meter uma dessa nos seus usuários…

  6. DecorarCantinho

    Ué se eles fazem isso para conseguir que o pessoal use o Adwords estão dando um tiro no pé. Porque no meu analytics digamos que que pegue mil palavras chave, 900 estão como not provided. Como eu vou saber no que eu investir no AdWords ? Logo não invisto… faço face ads

    1. André Siqueira

      É que quando o tráfego vem via Adwords eles mostram o desempenho da keyword.
      Abs

  7. neto

    acredito que é a forma do google não deixarmos monitorar nossas campanhas de adwords pois percebo cliques que não são reais, e sim cliques de robos, isto deveria ter um jeito de controlarmos ou termos como aferir, meus cliques organicos todos aparecem, o que não aparece é o que eles querem esconder.

    1. Bruce Heverson

      Os cliques feitos por robôs o AdWords detecta automaticamente e não conta estes clique e nem cobra por eles e bloqueia.
      Agora se contar ele te restitui o dinheiro que foi cobrado por este clique de robôs.
      O AdWords cobra pelo primeiro clique e dentro de meia hora a pessoa ou robô pode clicar quantas vezes quiser que só conta e desconta a primeira vez.

  8. Aldo Cioffi

    Bom dia, infelizmente eu acho isso uma falha do Google Analytics, pois classificar um termo como not provided não convence e só prejudica a quem necessita ter uma análise mais detalhada.

    1. Wilson B. P.

      CONCORDO PLENAMENTE, O GOOGLE ESTA POBRE É ESTA PRECISANDO FORÇAR A BARRA AFFF

  9. Pingback: Por Que Sua Empresa Deve Usar as Ferramentas da Central do Webmaster Google - Blog Maalibu