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12 novidades do Google que impactaram o mercado do Marketing Digital em 2017

Google Lens, Attribution, Posts, Website Builder e mais; confira algumas atualizações importantes que a empresa divulgou durante o ano

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É impossível falar de Marketing Digital sem citar o Google.

O maior buscador do mundo é um grande aliado para as empresas desenvolverem suas estratégias de Inbound Marketing, tanto de forma orgânica como de forma paga.

Mas conhecer o Google não se resume a ler um manual e se sentir pronto.

O Google está frequentemente desenvolvendo e atualizando seus produtos e toda mudança tem potencial de impactar a estratégia de sua empresa.

Por isso, faz-se fundamental estar sempre atento e ligado às novidades do Google. Em 2017, publicamos algumas notícias impactantes da companhia e que têm relação com o Marketing Digital.

Confira abaixo um resumo. Para saber mais detalhes, clique no título da notícia.

1. Google já está punindo sites mobile com pop-ups irritantes: saiba como agir a partir de agora

Publicada em 13 de janeiro de 2017

Páginas que possuem pop-ups muito intrusivos começaram a sofrer queda no ranking da busca via dispositivos móveis.

O intuito da atualização foi o de entregar uma melhor experiência de resposta para a dúvida do usuário, mostrando nos resultados de pesquisa cada vez menos páginas que cobriam todo o conteúdo com um anúncio.

2. O Google Plus não morreu (e ainda anunciou 3 atualizações para o início do ano)

Publicada em 18 de janeiro de 2017

No começo do ano, o Google lançou 3 grandes atualizações para tentar reanimar a sua rede social que estava respirando por aparelhos.

Na prática não funcionou e o Google Plus segue sendo subutilizado pela maioria dos profissionais.

google plus atualizacao 2017 - comentarios

3. Google anuncia melhorias para anúncios do YouTube

Publicada em 25 de janeiro de 2017

Novos insights e relatórios, melhores formas de alcançar sua audiência e controles de usuário feitos para o universo mobile foram algumas das melhorias para anúncios no YouTube lançadas no início do ano.

O Google comunicou que o lançamento foi feito para priorizar a experiência de usuários de dispositivos móveis, que já somam mais da metade dos visitantes do YouTube.

Google anuncia melhorias para anuncios do YouTube

4. Google passa a mostrar sugestões de estilo na pesquisa de imagens

Publicada em 19 de abril de 2017

Uma atualização bem importante para o mercado da moda.

A nova funcionalidade opera junto com a pesquisa de imagens no aplicativo móvel do buscador e na mobile web, mostrando aos usuários um conjunto de inspirações que demonstram como determinado produto pode ser utilizado.

google style ideas

5. Google Lens: a ferramenta que vai transformar a câmera de seu celular em um campo de pesquisa

Publicada em 18 de maio de 2017

Um dos grandes lançamentos do ano, o Google Lens é um buscador via câmera do celular.

É uma nova inteligência artificial que capacita a câmera de um smartphone Android a ler e interpretar tudo o que estiver sendo apontado.

Isso vai impactar fortemente na forma como os usuários fazem pesquisa na internet e, consequentemente, nas ações de Marketing Digital.

google lens

6. Google Attribution: a ferramenta que promete revolucionar a análise dos resultados de Marketing Digital e offline

Publicada em 6 de junho de 2017

A empresa anunciou em 2017 o lançamento de uma ferramenta que mensura o retorno de ações online e offline em diversos dispositivos e canais.

O Google Attribution é uma versão simplificada do Attribution 360 (que, por sua vez, era a atualização de uma antiga ferramenta, o Adometry, comprada pelo Google em 2014).

Profissionais podem linkar uma conta do Analytics que já esteja associada com contas do AdWords ou do DoubleClick. Uma vez que a conta esteja configurada, o Attribution recebe dados de performance do canal por meio da conta do Analytics. Isso inclui dados de conversões offline enviados para o Analytics.

É possível especificar um modelo de atribuição para as conversões offline e, como no Analytics, pode-se comparar modelos lado a lado.

7. Google Website Builder: nova ferramenta para pequenas empresas criarem seus sites de graça

Publicada em 28 de junho de 2017

A empresa lançou sua própria ferramenta de construção de sites, que funciona dentro do Google My Business e permite que pequenas empresas criem e editem suas páginas de maneira simples.

Google Website Builder: nova ferramenta para pequenas empresas criarem seu site de graça

8. Google Posts: aprenda a postar diretamente no buscador usando o Google Meu Negócio

Publicada em 17 de julho de 2017

O Google Posts é uma ferramenta lançada pelo Google que permite compartilhar conteúdo com as pessoas que estão buscando pela sua empresa. Elas verão seu conteúdo nos resultados de busca.

Com muitas pessoas procurando diversos negócios antes de tomarem uma decisão final, o Google Posts permite compartilhar atualizações relevantes direto na busca e no Google Maps para ajudar sua empresa a se destacar, ajudando-as a decidir.

A ferramenta pode ser acessada por meio do Google Meu Negócio.

como postar no Google Posts

9. Mudança no Google AdWords: campanhas continuarão ativas após orçamento diário ser atingido

Publicada em 6 de outubro de 2017

Uma notícia que causou um pouco de polêmica na comunidade. Agora, as campanhas podem continuar ativas até que atinjam o dobro do orçamento diário.

Segundo o Google, essa atualização foi feita para melhorar os resultados de sites que têm picos de tráfego em dias diferentes.

Na prática, isso não significa que os anunciantes pagarão mais. No entanto, o orçamento mensal pode estourar antes do fim do mês.

mudanca orçamento diário adwords

10. Google Trends anuncia novos filtros e passa a oferecer ainda mais informações em tempo real

Publicada em 28 de novembro de 2017

Para quem usa o Google Trends essa atualização foi de grande impacto.

Agora a ferramenta está mostrando dados em tempo real sobre imagens, notícias, shopping e vídeos do YouTube.

google trends novos filtros (2)

11. Google aumenta o número de caracteres da meta description de 160 para 320

Publicada em 7 de dezembro de 2017

No final do ano, as descrições dos resultados de pesquisa no Google começaram a aparecer com 320 caracteres, duas vezes mais do que o normal.

De acordo com a empresa, a ideia dessa atualização é dar aos usuários resultados mais descritivos e úteis para ajudá-los a entender quais páginas são relevantes para suas buscas. E isso implica em tornar os snippets mais longos.

google-aumenta-meta-descriptions

12. Aprenda SEO com o Google: conheça o novo SEO Starter Guide

Publicada em 15 de dezembro de 2017

Poucas pessoas sabiam, mas o Google tinha um manual de SEO que não era atualizado desde 2010.

Sete anos depois, a empresa divulgou uma versão atualizada do guia para falar um pouco sobre as práticas mais básicas que os sites precisam seguir para serem bem indexados no buscador.

google seo starter guide

Essas foram apenas algumas das várias atualizações do Google no ano. É sempre bom lembrar que a empresa muda as regras do jogo com muita frequência.

Dessa forma, é fundamental que todo profissional de Marketing Digital siga se atualizando e acompanhando as notícias sobre fatores de ranqueamento, AdWords, Analytics, Trends, Search Console e outras ferramentas do Google.

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