Blog de Marketing Digital de Resultados

Messenger 2.0: tudo sobre o lançamento do Facebook na F8

As atualizações do novo Messenger são voltadas para empresas e usuários, e incluem o desenvolvimento de bots, respostas inteligentes, códigos paramétricos e mais

O Facebook fez uma grande atualização no Messenger, seu aplicativo de mensagens. Chamada de Messenger 2.0 (ou novo Messenger), a novidade foi anunciada durante a F8, evento anual do Facebook. São lançamentos voltados para empresas e usuários, que incluem o desenvolvimento de bots, respostas inteligentes, códigos paramétricos, dentre outros.

O Messenger atualmente tem mais de 1,2 bilhão de usuários mensais e possui mais de 100 mil bots ativos. De acordo com o Facebook, o aplicativo é o segundo mais popular no iOS, além de ter sido o app que mais cresceu nos Estados Unidos em 2015.

Na F8 de 2016, o Facebook abriu a plataforma do Messenger para a comunidade global de desenvolvedores. Desde então, a empresa aprendeu muito com a comunidade, apoiando-se nela para melhorar e lançar produtos e recursos.



eBook gratuito: Introdução ao Marketing no Facebook

Um eBook para sua empresa começar a gerar resultados reais no Facebook

Uma das principais novidades, adiantando um pouco, são os bots para o Messenger. O Facebook diz que:

“Os números podem ser impressionantes, mas não captam o impacto que bots para o Messenger têm nas pessoas ao redor do mundo, ou nas maneiras em que comunidades de desenvolvedores têm construído exemplos para o bem comum”.

O desenvolvimento de bots para interagir com os usuários é muito variado e vai desde bots que ajudam na tradução para refugiados, até bots que respondem a questões de saúde, oportunidades para apoiar inúmeras causas, ou mesmo experiências que ajudam alunos com a lição de casa.

No anúncio feito no blog do Facebook, a empresa diz que:

“Pensamos no Messenger como sendo a uma nova sala de estar para o mundo, onde as pessoas podem se encontrar, compartilhar, conversar, jogar ou comprar coisas, sempre perto de qualquer um, onde quer que estejam. Agora imaginamos a combinação de duas coisas do passado – a lista telefônica (que representa o modo de como costumávamos encontrar pessoas) com os classificados (a maneira como costumávamos encontrar negócios)”.

Abaixo, vamos falar sobre as principais novidades do Messenger 2.0. Elas foram divididas em duas partes: novidades para empresas e novidades para o usuário.

novo messenger 2.0

Novidades do Messenger 2.0 para empresas

O Messenger foi inicialmente desenvolvido para conectar pessoas. Porém, com o passar do tempo, o aplicativo começou a ser usado também para conectar empresas e clientes.

Ações como marcar um corte de cabelo, solicitar um orçamento, pedir uma pizza e marcar reuniões começaram a acontecer no Messenger. Isso fez com que o aplicativo se desenvolvesse e começasse a ter melhores funções para negócios.

Abaixo algumas das atualizações do Messenger 2.0 para empresas:

Respostas inteligentes para páginas

O gerenciamento das mensagens recebidas é um ponto que requer muito esforços para pequenas empresas. Negócios menores são beneficiados pelo uso do Messenger, pois o aplicativo permite uma interação mais ágil com o público.

Para aprimorar a funcionalidade, o Facebook lançou as respostas inteligentes para fan pages. É uma alternativa de oferecer respostas automáticas às perguntas mais frequentes, como o horário de funcionamento ou referências para chegar até o local.

A função de respostas inteligentes foi desenvolvida pelo bot de inteligência artificial Wit.ai, e oferece uma API que permite que negócios criem suas próprias respostas a partir da tecnologia.

Protocolo de transferência

O Facebook fornecerá uma forma de empresas trabalharem com diversos desenvolvedores para experiências no novo Messenger.

Por exemplo, uma empresa pode querer ter um bot de compras e outra para disponibilizar serviços ao cliente. Diferentes comerciantes e desenvolvedores podem gerenciar as conversas, mediante solicitação do consumidor.

Códigos paramétricos do Messenger

Uma outra novidade para empresas é a possibilidade de gerar vários QR Codes paramétricos para um bot, proporcionando mais escolha para seus clientes.
É possível agora rastrear onde um QR code foi digitalizado ou então aplicar um QR code para cada mesa de um restaurante, por exemplo.

A funcionalidade também possibilita digitalizar um código utilizando a própria câmera em vez de um scanner para QR code.

Novidades do Messenger 2.0 para usuários

Além de notáveis atualizações para o uso do novo Messenger por empresas, algumas melhorias com foco na experiência do usuário também foram anunciadas.

Guia Descobrir

A ideia do Facebook é “encontrar uma maneira mais fácil para que as pessoas achem suas empresas preferidas no Messenger”.

Para isso, foi construída uma guia “Descobrir” no aplicativo. Agora as pessoas podem, diretamente da tela inicial, encontrar categorias relevantes, bots usados recentemente, bots populares e um campo de pesquisa.

Os desenvolvedores podem solicitar que seu bot seja incluído nessa guia com curadoria, basta acessar essa documentação do próprio Facebook.

Extensões de bate-papo

As extensões de bate-papo prometem entregar uma nova experiência para os usuários da rede social. Agora, existe a possibilidade de várias pessoas conversarem com um mesmo negócio simultaneamente. Será possível adicionar um bot diretamente em um grupo, compartilhando a conversa e a experiência.

O Facebook disse acreditar “que dessa forma a comunidade irá compartilhar naturalmente novos bots. Hoje é possível encontrar diversas marcas nos Estados Unidos, como Spotify, TheScore, OpenTable, Food Network, NBA, Wall Street Journal e Kayak – com muitos mais a caminho”.

Nova maneira de jogar

Nos últimos 90 dias, o Facebook diz ter testado mais de 1,5 bilhão de jogos. Agora, foram adicionados recursos novos, como bots e novas maneiras de jogar.

Para desafiar os amigos para um jogo no novo Messenger, basta escolher a guia “Jogos” na tela inicial do aplicativo. O Facebook acredita que isso tornará a experiência ainda mais social.

Mais novidades para o assistente virtual M

O assistente virtual M agora oferece sugestões durante as conversas. Entre essas sugestões está a inclusão de adesivos divertidos, como para dizer obrigado, um rápido lembrete para encontrar um amigo, ou uma maneira fácil, realizar transferência de dinheiro para pessoas via P2P.

Alimentado por inteligência artificial, M reconhece quando as pessoas estão fazendo tarefas específicas e fornece sugestões adequadas.

Nos Estados Unidos, o assistente virtual está ainda mais desenvolvido. Se você está conversando com amigos sobre o jantar, M pode sugerir fazer um pedido por meio do site delivery.com. Toda a experiência pode ser concluída no próprio Messenger, desde o pedido até o pagamento. Quanto mais o M for usado, mais sugestões personalizadas ele vai fazer.


Essas são as novidades do Messenger 2.0, recém-anunciado na F8. Com essas atualizações, o Facebook espera que a plataforma “possibilite à comunidade de desenvolvedores aprimorar suas experiências, alavancar o poder em inteligência artificial e construir mais bots para ajudar empresas a se conectar de maneira mais significativa”.

Se você quiser, pode assistir a íntegra do primeiro dia da F8, onde foi anunciado o Messenger 2.0 — e outras novidades — no vídeo abaixo:

E você? O que achou das novidades do Messenger 2.0? Se você quer começar a usar ou já usa o Facebook como um canal de marketing para sua empresa, baixe agora o nosso eBook gratuito Introdução ao Marketing no Facebook, um guia para sua empresa começar a gerar resultados reais nessa rede social.

Marcadores:

Deixe seu comentário