Blog de Marketing Digital de Resultados

Hashtag: o que significa e como usá-la na sua estratégia de Marketing Digital

Você sabe como usar hashtags? Confira nossas dicas e saiba como aproveitá-las para aumentar o alcance da sua empresa nas redes sociais

Hashtag é um termo associado a assuntos ou discussões que se deseja indexar em redes sociais, inserindo o símbolo da cerquilha (#) antes da palavra, frase ou expressão. Quando a combinação é publicada, transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com outras publicações relacionadas ao mesmo tema.


Foi-se o tempo em que o # representava somente o jogo da velha dos teclados de telefone e de computador.

Depois do Twitter, o símbolo, que na verdade se chama cerquilha, tornou-se sensação mundial e ganhou um novo significado: o de hashtag.

Mas, afinal, o que são e para que servem essas palavras que as pessoas utilizam no final de posts nas redes sociais?

MasterClass: Marketing Digital na Prática

10 aulas gratuitas com André Siqueira para você transformar o marketing da sua empresa. Assista às aulas até o dia 10 de setembro, responda um teste e receba um certificado em nome da RD.

O que quer dizer “hashtag”?

O dicionário Oxford — o mais importante da língua inglesa e ao qual o termo foi incorporado em 2014 — define hashtag como “uma palavra ou frase precedida por um símbolo de cerquilha (#), utilizada em sites de mídias sociais e aplicativos, especialmente no Twitter, para identificar mensagens sobre um tópico específico”.

Indo um pouco além, pode-se dizer que hashtags são termos associados a assuntos ou discussões que se deseja indexar em redes sociais como Instagram, Facebook e o já mencionado Twitter. Quando a combinação é publicada, transforma-se em um hiperlink que leva para uma página com outras publicações relacionadas ao mesmo tema.

Assim, se usuários do Instagram, por exemplo, publicam fotos com a hashtag #cachorro, todos na rede social podem encontrar conteúdos relacionados — outras imagens de cães, em geral — clicando sobre a palavra.

Como usar hashtags: boas e más práticas

Instruções de como usar hashtags podem parecer óbvias, especialmente para os mais jovens, mas mesmo um recurso tão simples tem suas boas práticas de utilização.

Se usadas com critério, as hashtags ajudam as pessoas a encontrarem a página de sua empresa mais facilmente e a engajar seu público-alvo, por exemplo.

Separamos algumas dicas, a maioria delas do que não fazer:

Não use muitas palavras juntas

#quandovocêescrevedessamaneira, dificulta a leitura dos seus seguidores. Os espaços existem na escrita por um motivo, que é o de dar fôlego à leitura, facilitando a compreensão. Quando são suprimidos, as palavras se misturam — especialmente as que iniciam e terminam em vogais — e o leitor demora para entender o que foi escrito.

Mantenha suas hashtags curtas e, se realmente precisar de mais de uma palavra, inicie cada uma com letra maiúscula, como em #ResultadosDigitais.

Não coloque uma hashtag para cada palavra da frase

Efeito oposto ao anterior, #colocar #uma #hashtag #no #início #de #cada #palavra ajuda a separar os termos, mas também prejudica a leitura, pois coloca pausas demais. Além disso, não faz sentido indexar artigos, como “a”, ou preposições, por exemplo “no”, que não dizem nada sobre sua publicação.

Separe as hashtags do seu texto, colocando-as ao final, depois de ter expressado sua ideia principal. Em alguns casos, se a palavra que você deseja utilizar como hashtag estiver no meio da frase, como em “Veja 5 dicas da #ResultadosDigitais sobre Email Marketing”, a leitura não fica tão prejudicada. Mas use sem excessos e em termos que realmente fizerem sentido.

Use hashtags relacionadas ao post

Não exagere na quantidade de hashtags! Conforme já falamos, o recurso serve como indexador, facilitando buscas de outros usuários e, por isso, não deve ser utilizado para descrever ou destacar tudo o que aparece em um texto ou imagem.

Usar o recurso em excesso dificulta a leitura do conteúdo e também pode afastar os seguidores, além de soar oportunista, como um desejo de aparecer em todas as páginas de indexação.

Da mesma forma, devem ter relação com o post — usar hashtags que não têm relação com a publicação pode irritar os usuários.

Não esqueça da ortografia!

Hashtags são um recurso que deve ser informal e divertido, mas nem por isso esqueça de corrigir a ortografia do seu texto. Mais do que colocar em xeque a sua credibilidade, uma hashtag escrita de forma errada é inútil, pois não indexará seu post à página desejada.

Imagine um post no Instagram da RD com a hashtag #ResultadosDigitias. Além da grafia incorreta, o link não direcionaria para a página desejada. Não tem ninguém falando sobre a #ResultadosDigitias — mas, se houver, serão apenas alguns poucos que cometeram o mesmo equívoco.

Como utilizar hashtags na sua estratégia de Marketing Digital

Agora que você já tem uma ideia do que fazer e do que não fazer ao usar hashtags, como promover seu produto ou serviço utilizando o recurso?

Uma vez que seus perfis em redes sociais são públicos, usar hashtags torna seus posts visíveis para todos que compartilham dos mesmos interesses. Dessa forma, as publicações não ficam mais limitadas apenas aos seus seguidores. É por isso que escolher a hashtag correta pode aumentar o alcance dos seus posts nas redes sociais.

Em primeiro lugar, sua empresa deve estar presente nas redes sociais que comportam esse tipo de recurso. As mais amigáveis são Twitter, Instagram e Facebook, conforme já falamos. Feito isso, algumas dicas que podem ser úteis:

Crie hashtags para sua empresa ou evento

Usar uma hashtag específica para alguma ação de marketing da sua empresa, como promoções ou sorteios, ou para um evento pode ser uma boa maneira de engajar os seus seguidores.

Durante os eventos de Marketing Digital promovidos pela Resultados Digitais — como RD Summit, RD On the Road, e Social Media Day — sempre incentivamos os participantes a utilizarem hashtags que criamos. A ideia é acompanhar as fotos e opiniões sobre os encontros, mas também criar uma sensação de participação e integração.

Exemplo:

É hoje! 1500 pessoas participam do #RDOnTheRoad São Paulo! Acompanhe a cobertura do evento durante todo o dia!

Pesquise as hashtags adequadas para cada rede social

Falamos que as hashtags servem para diversas redes sociais. Mas não é por isso que você deve replicar no Instagram ou no Twitter os termos que usa no Facebook, por exemplo.

Cada rede social tem peculiaridades e vale pesquisar quais hashtags as pessoas usam em cada site para ter uma ideia melhor do que postar. Ainda que, em alguns casos, as diferenças sejam sutis, utilizar a linguagem correta pode melhorar seus resultados.

No Twitter, por exemplo, a ideia é manter as hashtags tão curtas quanto possível, pois o limite de caracteres por publicação é de 140.

Já no Instagram, o espaço para o texto permite usar um pouco mais de hashtags. Além disso, a rede social é voltada para imagens e muitas pessoas pesquisam por hashtags nela em busca de inspiração, o que abre espaço para explorar temas mais generalistas. Hashtags que descrevem a própria foto, como #nofilter, também são comuns.

Procure hashtags com alto volume de publicações

Ok, você já sabe que não vale utilizar uma hashtag popular, tipo #tbt ou #nopainnogain, só para aparecer em uma página que é muito acessada.

Mas, dentre os temas que você pode explorar, por que não procurar os termos mais comuns?

Exceto nos casos em que a ideia é promover algo bem específico, como o #SocialMediaDayRD, não vale a pena começar uma hashtag do zero se já existem outras com volume de publicações.

Exemplo:

Não foi só em Westeros, o inverno chegou aqui em Floripa também! ❄ #WinterIsHere

Inclua hashtags genéricas sobre o seu segmento para ampliar o alcance das publicações

No Instagram, além de usuários, é possível seguir também hashtags. Para seguir uma hashtag, o processo é o mesmo de seguir uma pessoa ou empresa. 

Comece procurando por um tópico de seu interesse ou clicando sobre uma hashtag em qualquer post. Você irá, então, para uma página dedicada a essa hashtag. Depois, é só clicar no botão seguir.

Ao seguir uma hashtag, você começará a ver posts com essa marcação tanto no seu feed quanto nos stories. As hashtags que você acompanha podem ser vistas também em uma aba, ao lado das pessoas que você segue e junto com sugestões de assuntos para seguir.

Mas por que essa funcionalidade é útil para empresas que estão no Instagram?

Usar as hashtags certas já é uma forma de ampliar o alcance da sua empresa não só no Instagram como em outras redes sociais, pois ajuda a tornar suas publicações conhecidas para além dos seus seguidores.

Essa funcionalidade do Instagram amplia esse alcance, pois permite que você chegue até mesmo à timeline das pessoas que não acompanham sua empresa.

Para ser encontrado, procure incluir em suas publicações hashtags mais genéricas, mas que tenham alguma relação com sua área de atuação ou com a imagem ou vídeo que vai publicar.

Para a Resultados Digitais, por exemplo, usar a hashtag #MarketingDigital ajudaria a levar a empresa até interessados pelo assunto que ainda não a conhecem.

Além disso, quando criar hashtags específicas para sua empresa, como as que fazemos aqui na RD em época de RD Summit e RD on the Road, convide seus seguidores do Instagram não só a colaborarem com publicações, mas também a seguirem a hashtag.

Se quiser saber mais sobre como aproveitar na sua empresa uma das redes sociais que mais crescem ultimamente, baixe nosso eBook gratuito Como conseguir Leads no Instagram.

Como conseguir Leads no Instagram: dicas práticas para gerar mais contatos

Criar conteúdo, engajar, relacionar, vender e analisar! Você vai ter em mãos todo o conhecimento para alavancar o perfil da sua empresa, com foco em gerar contatos e vendas. Confira agora!

Post originalmente publicado em agosto de 2018 e atualizado em julho de 2020.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

20 comentários

  1. Charles Pimentel

    O uso de hashtags no Facebook tem alguma relevância para a postagem, minha pergunta e que não vejo as pessoas fazendo busca por # como se faz no Twitter ou no Instagram.

    1. Mônica Custódio

      Oi, Charles!

      As hashtags foram implementadas no Facebook um pouco mais tarde e realmente não tiveram tanta adesão como aconteceu em outras redes sociais. Mas o mais recomendado é você fazer testes na sua página e ver o que funciona melhor para o seu negócio.

      Obrigada pelo comentário!

  2. Cezinha Anjos

    E se contiver foto na postagem… use a hashtag #paraCegoVer 😜

    1. Mônica Custódio

      Bem lembrado, Cezinha. :)

  3. André Quitério

    Que curioso, bem na parte que se fala da importância da correção gramatical para transmitir credibilidade, você lê um “colocar em cheque” ao invés de “xeque”.

    1. Mônica Custódio

      Oi, André, tudo bem?

      Erros ortográficos realmente prejudicam a qualidade do conteúdo, mas, mesmo sabendo disso, esse acabou passando pelas nossas revisões. Já corrigimos o post.

      Obrigada pela observação! :)

    2. Rafael Ferraz

      Podia ter sido intencional… #sqn! Ótima observação.

  4. Kleber Caetano

    Parabéns pelo post!

    1. Mônica Custódio

      Obrigada, Kleber!

  5. Flávia Quina

    Parabéns pela objetividade da matéria, está simples e clara. Foi bastante esclarecedor.

    1. Mônica Custódio

      Muito obrigada, Flávia! :D

  6. Thiago Ventura

    Gostei também, parabe´ns pelo conteúdo!

  7. Bárbara Ferreira

    E nas palavras com acentuação gráfica, utilizamos em hashtags, ou não porque acaba poluindo?

    1. Mônica Custódio

      Oi, Bárbara! O bom é usar ambos, porque alguns sites fazem a diferenciação de com/sem acento. Mas, se precisa escolher uma, acredito que o melhor é usar somente a palavra sem acento.

  8. Leonardo Santiago

    Parabéns!

  9. Andrea Fortunata G Gabriel

    show de bola ! conteúdo relevante e de fácil entendimento

  10. Augusto Almeida

    Muito boa a aula. Principalmente para principiantes como eu.

  11. Ricardo Shitsuka

    Vlw Monica. Show

  12. Joana Santos

    Muito útil o seu conteúdo. Para complementar eu deixo aqui o meu BLOG: http://www.princesasempreendedoras.com
    onde dou dicas sobre como ganhar dinheiro trabalhando na internet. Espero que gostem, abraços!

  13. Carla Marlise Cariolato Maciel

    Ótima dica!!!