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É social media? Saiba como organizar uma rotina de gestão eficiente nas redes sociais  

Planejamento, organização, conteúdo e análise fazem parte do trabalho de um social media. Saiba tudo o que faz parte da rotina desse profissional!

Você considera o seu trabalho como social media realmente eficiente? Entende-se como eficiência a habilidade de gerir e executar atividades rotineiras com o máximo de rendimento e o mínimo de equívocos.

Na rotina de gestão das redes sociais de uma marca, ser eficiente em meio a tantos processos é realmente desafiador — mas não impossível! Assim como toda habilidade, a eficiência é desenvolvível. Ou seja, quanto mais você praticar, melhor tende a ser o resultado.

Além disso, buscar por recursos tecnológicos e trocar uma ideia sobre as melhores práticas de organização e execução com outros profissionais facilita bastante o processo.

E é isso que abordamos neste texto! Reunimos o nosso aprendizado do dia a dia, com a gestão das redes sociais da mLabs, e o conhecimento que adquirimos por meio das trocas com diversos profissionais da área para transformá-los em dicas.

Avalie cada uma delas e veja como é possível adaptar os direcionamentos e recursos indicados em sua rotina para uma gestão mais eficiente desses canais. Dessa forma, te garantimos que, além de melhorar melhora as suas entregas, você verá diferenças positivas também nos resultados!

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Planejamento e criação de conteúdo: como se organizar

O primeiro passo para um social media organizar a rotina de gestão das redes sociais é ter claras as etapas que fazem parte do processo e o peso de cada uma delas. Também é muito importante levantar quais outros profissionais estão envolvidos em cada uma das atividades. Afinal, você precisará validar se o processo proposto é viável também para a rotina deles.

Essa organização varia conforme a equipe e a estrutura de trabalho disponível. Aqui na mLabs, por exemplo, temos, atualmente, dois profissionais que atuam na rotina de um social media. Mas temos toda a equipe de Marketing agindo em conjunto nas ações que fazem parte do nosso calendário de datas comemorativas.

A analista de redes sociais é responsável pela execução do nosso planejamento, criando o conteúdo desde a sua ideação até a arte. Pois é. Apesar de termos designers na equipe, eles são envolvidos apenas em peças que demandam um processo criativo mais rebuscado.

Para a criação de conteúdo do dia a dia, nossa analista utiliza dos direcionamentos e dos assets que nossa equipe de designers disponibilizou para a etapa de criação. Esse processo foi delineado durante a construção da área, já considerando as aptidões de design nos candidatos à então vaga de social media.

É isso que também recomendamos a você sempre que uma nova oportunidade for aberta na equipe: delimitar o escopo e, assim, as habilidades do profissional de mídias sociais que você precisa no time.

A segunda profissional é uma Community Manager. Ela fica responsável mais pelas interações da comunidade nas publicações que realizamos e no espaço exclusivo para clientes que temos.

Mas vamos deixar para explicar melhor este processo no próximo tópico, quando falarmos da rotina de operação diária! Por ora, vamos às dicas de organização das atividades que podem — e devem, na verdade — ser realizadas com antecedência.

>> Veja tudo o que rolou no Social Media Day da RD

Planejamento: estratégia e posicionamento

Anualmente, reunimos o time de Marketing, ainda enxuto (9 integrantes) para discutir e planejar a estratégia que seguiremos e qual será o nosso posicionamento digital. Isso leva em consideração também o planejamento estratégico do negócio, é claro.

Também são considerados os aprendizados do ano anterior: onde acertamos, o que não funcionou como esperávamos, ideias que nossa comunidade trouxe, etc. É nesse momento que revisitamos alguns itens que fazem parte do nosso planejamento:

Canais

A discussão gira em torno dos canais que utilizamos atualmente e da resposta do nosso público a cada um deles. Nossa social media apresenta, com base em dados, o resultado de suas análises ao longo do ano, mostrando onde devemos direcionar os nossos esforços, já que não conseguimos abranger com eficiência todos eles — CHOICES.

Isso não significa que este tipo de decisão seja tomada apenas neste momento, mas que, ali, é um momento dedicado a isso.

ATENÇÃO: se uma nova rede social surge e desponta aos olhos do seu público no meio do ano, você não deve aguardar o encontro periódico do planejamento para começar a trabalhá-la, hein? Aqui na mLabs, quando isso acontece, avaliamos o cenário como um todo e, se decidirmos ser um canal importante para nós, agimos imediatamente.

Categorias/Editorias

Com base na análise de dados, é também neste momento que decidimos se as categorias / editorias que são trabalhadas em cada canal estão entregando os resultados esperados.

Aquelas que apresentam boa resposta pela nossa audiência, permanecem. Já as que não atenderam nossas expectativas, são repensadas. Existem algumas opções para essa situação:

  • elas podem ganhar testes em novo dia/horário;
  • ganhar um novo peso, sendo trabalhadas com uma menor frequência;
  • ganhar uma nova abordagem;
  • serem desativadas.

Frequência

Nossa analista de redes sociais também apresenta dados que apontam se a frequência que estamos trabalhando diariamente cada uma das editorias é satisfatória ou precisa ser repensada.

Vale ressaltar que a frequência de publicações em uma rede social pode ser decisiva para os resultados nela. Não negligencie isso!

Temas

Também definimos temas que serão trabalhados no decorrer do ano, conforme as projeções de tendências e apostas para o período.

Aqui na mLabs, definimos um tema mensal para trabalho e um segundo tema, em paralelo, por trimestre, que condiz com os experimentos que faremos.

Calendário de datas comemorativas

Na reunião anual, também avaliamos as datas comemorativas que trabalhamos no ano anterior e o resultado das ações de cada uma delas. Com isso, decidimos quais ficam, entram ou saem. E, logo de imediato, nossa social media importa todas essas datas para o calendário da mLabs.

Com o volume de trabalho diário, não dá para contar apenas com a memória. Por isso, ela inclui no calendário não apenas a data comemorativa, mas também quando a temática deve ser abordada nas reuniões do time de Marketing ao longo dos meses.

Assim, ela leva para os encontros não apenas a necessidade de pensar na ação, mas algumas das ideias que ela já teve!

Criação de Conteúdo

O processo de criação de conteúdo aqui da mLabs é realizado quinzenalmente por dois motivos em destaque:

  • nossa social media consegue dividir as atividades de ideação e produção em semanas distintas, o que deixa a rotina menos “pesada”;
  •  conseguimos trabalhar com conteúdo rotineiro de forma antecipada, garantindo que sempre teremos 15 dias de posts já agendados, o que evita a falta de publicações diante de imprevistos.

Vale lembrar que, na nossa área de atuação — como você bem sabe — todo dia surge uma novidade.  Por isso, apesar de trabalharmos de forma antecipada, entendemos que é importante que a rotina de trabalho do social media permita a flexibilidade para criação de novos posts e de remanejar os já agendados.

Agendamento de posts

Esta é a primeira dica para que você consiga ter uma rotina de gestão das suas atividades mais tranquila e eficiente: manter suas publicações pré-agendadas.

Aqui na mLabs, é casa de ferreiro e espeto de ferro mesmo! Usamos o recurso de agendamento de posts da nossa plataforma, que acompanha o processo de criação quinzenal que explicamos anteriormente.

Isso nos garante atender a frequência de publicações definida e garantir que nosso planejamento será colocado em prática independentemente do que aconteça. Também gera um ganho de tempo para nossa social media, que consegue organizar e gerir a publicação de todos os canais em um só lugar!

Além disso, após agendados, ela consegue visualizar os posts diretamente no calendário da mLabs — aquele mesmo recurso onde você pode incluir as datas comemorativas, lembra? Com isso, ela consegue dedicar seu tempo para ser cada vez mais estratégica.

Organização do Fluxo de trabalho

A segunda dica para ser mais eficiente na rotina de criação dos posts é em relação à organização do fluxo de trabalho. Nós comentamos que, aqui na mLabs, a maior parte das artes dos posts que publicamos são criadas pela nossa analista de redes sociais.

Contudo, algumas ações envolvem a produção das peças pelos nossos designers. Nessas situações, a nossa dica é utilizar uma ferramenta para gerir as atividades de cada profissional envolvido.

É claro que, por aqui, usamos o Workflow da mLabs, o recurso para aprovação de posts.

Nesses casos, nossa social media abre a demanda incluindo os textos da descrição e da arte do post, bem como o briefing para o nosso designer. Ao concluir sua parte, o designer disponibiliza a arte para validação da analista de redes sociais que, em alguns casos, também envolve a aprovação da gestora da área.

Tudo isso é feito diretamente pela plataforma, que permite também a inclusão de convidados para atuarem conforme o processo da sua marca. Ou seja, se você trabalha em uma agência, por exemplo, pode adaptar o processo convidando seu cliente para aprovar as publicações dentro da mLabs!

Se terceiriza algumas etapas de produção, pode incluir seus fornecedores, freelas e quem mais for necessário! Um passo muito importante para a organização, não é mesmo?

Criação de artes

Agora, se a sua realidade é parecida com a nossa, sendo você, social media, também o responsável por criar as artes que acompanham as publicações, vale entender melhor como é o nosso processo interno.

Lembra que comentamos sobre os nossos designers disponibilizarem alguns assets para nossa analista?  Bem, o motivo é que ela não dispõe de ferramentas avançadas e até mesmo conhecimento para manuseá-las.

Por isso, para criação das artes ela utiliza dois recursos:

mLabs Studio

É o estúdio de criação da mLabs, que você encontra dentro da plataforma. Com ele, você otimiza o tempo de criação e agendamento, já que, após a primeira etapa, o seu post é conduzido automaticamente para a segunda!

Por lá, nossa social media conta com a ajuda de recursos como templates, banco de imagem gratuito e formatos adequados para cada rede social — incluindo, é claro, os recomendados para postar pela mLabs.

Canva

Em alguns casos, nossa analista de redes sociais prefere utilizar o Canva, ferramenta de criação já bem conhecida e utilizada. O melhor de tudo é que ela consegue utilizá-la também de dentro da ferramenta, poupando tempo de execução.

Ah! Isso vale tanto para a versão free quanto para a Pro, que é a nossa opção atual.

Conteúdo para a comunidade de clientes no Facebook

Aqui na mLabs, nós temos uma comunidade exclusiva para nossos clientes. Ela foi criada no Facebook, e tem como objetivo entregar conteúdo exclusivo, informações pertinentes e promover trocas — tanto nossa com eles quanto entre eles.

Este canal possui um calendário editorial próprio, independente das páginas oficiais e abertas ao público. Contudo, utilizamos o mesmo processo relatado!

Rotina de operação diária: como solucionar os desafios das tarefas de gestão

Não só de atividades planejadas consegue viver um social media. A gente sabe e vivencia isso. Afinal, monitorar o que está acontecendo e se relacionar com sua comunidade são tarefas que não podem esperar!

Por isso, todas as etapas que apresentamos anteriormente e que podem ser planejadas, assim devem ser. É a organização dessas tarefas que te ajudará a ter tempo para ser mais estratégico, mas também garantirá a qualidade nas tarefas do dia a dia.

Monitoramento

Analisar o que sua audiência tem falado sobre você vai além das mensagens que você recebe ou do que é dito em sua comunidade, e isso tem muito valor para a marca.

É nessa análise que você aprende onde está acertando e, claro, também errando. É com essa atividade, também, que você consegue identificar oportunidades e ter insights para suas publicações.

Por isso, além de acompanhar as mensagens que você recebe, é importante também acompanhar o que está sendo dito sobre você em todos os canais digitais. Por exemplo:

  • nos grupos do Facebook e LinkedIn sobre a sua área de atuação;
  • nos grupos não oficiais da sua marca no Facebook e LinkedIn — você já conferiu se eles existem?
  • Feed e Stories de clientes e não cliente que podem não ter marcado o seu @ ou incluído alguma #com menção à sua marca;
  • nos sites de reclamações etc.

Como você pode ver, apesar desse monitoramento iniciar nas redes sociais, ele deve ir além, abrangendo toda a web.

Isso é um trabalho diário e minucioso.

Aqui na mLabs, ele é de responsabilidade da nossa Community Manager, que conta com uma ferramenta terceirizada para ajudá-la com o que é possível ser monitorado de forma automatizada.

Relacionamento com a comunidade

A redes sociais são redes de socialização. Logo, são canais de troca. Por isso, é esperado que você não deixe sua audiência ou as boas citações que recebe fora dos seu campo de visão padrão (essas mídias) sem resposta por muito tempo.

Aqui na mLabs, esse trabalho também é realizado pela nossa Community Manager. A tarefa é realizada em duas etapas: em consonância com o monitoramento, quando em outros canais, e por alguns recursos de interação da mLabs, durante as outras etapas do trabalho — como a de criação de conteúdo, por exemplo.

Interações nas redes sociais proprietárias

Diariamente, nossa Community Manager acompanha tudo o que é comentado nas nossas redes sociais. Para facilitar esse trabalho, ela usa a própria mLabs, que permite visualizar e responder mensagens tanto do Feed (Instagram) e Timeline (Facebook) quanto Inbox.

Nesse segundo recurso, ela consegue acompanhar também nossa atuação no Google Meu Negócio. As outras redes sociais que utilizamos, como o LinkedIn, por exemplo, recebem essas interações manualmente, por restrições da própria ferramenta.

Mas sabemos que só é possível fazer este acompanhamento completo pelas facilidades que conquistamos com as etapas do processo que podem ser planejadas, automatizadas (agendamento de publicações) ou centralizadas.

Análise de resultados: como destacar o seu trabalho como social media

Você apenas conseguirá bons resultados, para o seu trabalho como social media e para você, se for um profissional estratégico. E, como a gente sabe, estratégia sem análise de dados é, na verdade, achismo!

Pode ser que você já tenha feito e tenha dado certo? Claro! A sorte está aí para isso. Mas não dá para contar só com ela, não é mesmo? Por isso, se você almeja crescer na carreira de social media, precisa dar mais atenção aos dados.

Para isso, precisa contemplá-los como parte da sua rotina de gestão de redes sociais. O ideal é que você determine os tipos de análises que serão feitos e qual a periodicidade de cada um deles.

Alguns exemplos de análises que você pode fazer:

  • formatos que mais engajam;
  • dias e horários que mais engajam;
  • categorias que mais engajam;
  • tipos de CTA que mais geram ações;
  • comparativos mensais;
  • comparativos anuais;
  • performance quinzenal — você pode adequar a periodicidade conforme o seu planejamento. Aqui na mLabs temos essas análises quinzenais para podermos otimizar o trabalho conforme a frequência de criação de conteúdo.

Contudo, a única forma de você realizar essas análises continuamente, é por meio dos relatórios. Nesse sentido, alguns pontos são importantes:

  • ter relatórios já preestabelecidos pode ajudar com as análises e respostas em um espaço de tempo reduzido;
  • definir quais são as métricas e quais os indicadores te ajudará a focar no que é importante, mas saber responder o que for questionado.

Você pode criar esses relatórios de várias formas, incluindo planilhas. Mas, aqui na mLabs, nós utilizamos o recurso homônimo na nossa ferramenta. Além dele ser alinhado com o time de produto conforme as necessidades dos nossos clientes, ele também está alinhado às nossas — casa de ferreiro, espeto de ferro, lembra?

Então, acompanhamos os resultados direto da mLabs e, conforme necessidades que surgem, criamos alguns outros relatórios na ferramenta mesmo — e você também pode fazer isso!

Isso poupa bastante o tempo de análise do social media e gera conhecimento muito útil para os resultados da marca nesses canais e, claro, para a eficiência do profissional!

Agora é com você!

Gostou das dicas? Vale reforçar que os insights que trouxemos não devem servir como modelo de trabalho para você, mas sim como um benchmarking.

Considere o seu cenário atual e veja o que melhor se adequa à sua realidade como social media. Ah! E se você tiver interesse, aproveite para saber mais sobre como desenhamos a estratégia digital aqui da mLabs! 😉

mlabs

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Comentários

Um comentário

  1. Carol

    Ótimas dicas!