Blog de Marketing Digital de Resultados

Instagram Direct: como vender mais com essa função

Além de usar para vendas, é uma ferramenta muito útil para construir um sólido relacionamento com os seguidores da empresa

Instagram Direct é um recurso que permite trocar mensagens e fotos de forma privada com seus seguidores. Está disponível tanto para os perfis comerciais quanto para os pessoais. O Instagram Direct também registra as interações que são feitas pelos usuários com seus stories, abrindo mais uma oportunidade de diálogo.


Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

 

 

Quando o assunto é vender mais, muitas empresas pensam logo em anúncios, Marketing de Conteúdo, divulgação e atração de clientes.

Mas vender mais não é só isso. Significa tecer processos e construir um bom relacionamento com o público de maneira geral.

Nesse contexto, as mensagens diretas do Instagram são uma excelente ferramenta para otimizar os seus resultados em vendas pela rede.

Também chamado de Instagram Direct, a função permite que sua empresa se aproxime dos seguidores, além de direcioná-los à páginas de conversão e atrair a atenção deles para o seu produto.

O Instagram é uma rede social muito importante para as empresas nos tempos atuais. É um dos canais onde você mais tem potencial para alcançar pessoas com baixo investimento, tendo em vista que seu número de usuários chegou a 1 bilhão em 2018.

A seguir, vamos falar sobre o Instagram Direct. Mas se quiser ir além e conhecer mais sobre como essa rede social pode ajudar sua empresa, leia nosso Guia do Instagram para negócios.

O que é Instagram Direct?

Basicamente, é um recurso que permite trocar mensagens e fotos de forma privada com os seguidores. Está disponível tanto para os perfis comerciais, quanto para os pessoais. O Instagram Direct também registra as interações que são feitas pelos usuários com seus stories, abrindo mais uma oportunidade de diálogo.

Quando o assunto é engajamento, o poder de trocar as mensagens diretas com os seus seguidores é algo que não deve ser ignorado. O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no Brasil, e alcançou, segundo dados de uma pesquisa feita pela SocialBakers, um potencial de engajamento de 400% a mais que o Facebook. Podemos, então, afirmar que é a rede que mais proporciona interação entre usuários.

Mais do que isso: de acordo com os mesmos dados, dos 800 milhões de usuários, 80% deles interage com perfis comerciais diariamente. Isso significa que a rede é um solo fértil para relacionamento com o público.

Como o Instagram Direct vai ajudar?

Confira algumas das formas com que o Instagram Direct pode ajudar a aumentar suas vendas, além de assegurar a fidelidade e retenção dos clientes atuais.

Crie um relacionamento

É comum que os seguidores entrem em contato para saber sobre as suas novidades de estoque, preços e outras informações. Mas também é comum entrarem em contato para terem informações sobre produtos já adquiridos, pedidos em andamento, entre outros.

Em ambos os casos, estamos falando de relacionamento.

Para a primeira situação exemplificada, obviamente, esse contato pode gerar uma nova venda. Já para a segunda, interagir positivamente com clientes que já compraram promove a satisfação, uma boa experiência com a sua empresa, uma avaliação positiva desse cliente e, também, a indicação de seu atendimento e produtos a outras pessoas.

Além disso, fideliza-o. Possivelmente voltará a comprar de você, já que se sente seguro e bem atendido pela sua empresa.

Ofereça suporte

Pela mesma linha de raciocínio, atender clientes pelas direct messages é uma forma de prestar suporte para que ele consiga finalizar um pedido ou obter mais informações sobre o produto que já possui.

Esse canal significa instantaneidade e agilidade para responder perguntas. Essas qualidades são muito apreciadas pelo consumidor atual, tendo em vista que, com a evolução da tecnologia e métodos de compra, tornaram-se mais imediatistas e prezam pela comodidade.

A boa qualidade na prestação de suporte transforma o seu relacionamento com o cliente, promovendo a retenção e fidelização das quais já falamos.

Como fazer a gestão do Instagram Direct?

Você deve estar pensando o quanto isso pode ser difícil. Depois de tantas orientações sobre a importância de ter muitos seguidores e manter o engajamento com todos, administrar chats pode custar a dedicação de muito tempo e dinheiro.

Mas, atualmente, há recursos tecnológicos extremamente baratos e que otimizam toda a gestão do Instagram. Não somente para as mensagens diretas, mas também para o aumentar seguidores e profissionalizar a sua gestão com relatórios de desempenho e dashboard de acompanhamento.

Ferramentas de automação como o Bume, permitem o agendamento de postagens e a interação com as publicações dos seus seguidores e envio de DM automática. Elas são essenciais porque otimizam o processo, tornando-o bem mais barato do que contratar pessoas para cuidar dessa gestão.

Vantagens de usar o Instagram Direct

Para melhorar o resultado em vendas, que é o principal objetivo, o uso desse recurso para se comunicar com os seguidores proporciona outros benefícios, como:

  • Dar mais credibilidade à sua página;
  • Ampliar o seu engajamento;
  • Ampliar o seu alcance de seguidores;
  • Proporcionar mais relacionamento.

O Instagram Direct é uma forma de vender mais pela rede social, além de construir um sólido relacionamento com os seguidores. Também é possível compreender que não é necessário aumentar os custos da empresa, tendo em vista que a automação do Instagram oferece praticidade e resultados excelentes de interações otimizadas.

Agora que você conhece uma das formas de melhorar os seus resultados em vendas com essa rede social que tanto cresce, é importante criar uma boa estratégia para conseguir ainda mais! Sabemos que, no início, pode ser difícil planejar algo. Por isso, a Bume fez um material onde você vai poder ter acesso ao checklist testado e aprovado sobre como aumentar resultados no Instagram. Esse conteúdo é um atalho para que você comece agora a potencializar seus números!

eBook: Introdução ao Marketing no Instagram

Veja como aproveitar essa rede social para extrair mais resultados para o seu negócio

Guest Post escrito pela equipe do Blog Marketing nas Redes Sociais, um blog que ajuda milhares de empresas a impulsionarem seus negócios e suas vendas usando as redes sociais.

Marcadores:

Deixe seu comentário