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Como criar parâmetros para os seus links com a planilha de Gerador de UTM, alternativa mais completa do que o URL Builder

Entenda a importância de criar uma URL com os parâmetros certos para obter dados detalhados de suas ações usando a planilha de Gerador de UTM + 4 exemplos práticos!

URL Builder é uma ferramenta disponibilizada pelo Google que funciona como um criador de parâmetros de rastreamento (UTM) para diversas ferramentas de web analytics. Mas para ter total controle sobre os links gerados com parâmetros, você pode contar com uma planilha completa de Gerador de UTM.


O Marketing Digital é reconhecido por sua capacidade de mensurar o que traz ou não resultados para uma empresa. No entanto, o Google Analytics e outras ferramentas de análise nem sempre conseguem capturar dados de campanhas sem que o usuário defina as UTMs. Muitos utilizam o URL Builder para isso, mas que tal contar com uma planilha ainda mais completa para o trabalho?

Para criar uma URL com os parâmetros de rastreamento, é importante ter em mãos uma ferramenta simples. O próprio Google fornece esse tipo de serviço, mas ele não conta mais com a funcionalidade de encurtar o link gerado. Por isso, preparamos uma solução completa que já entrega o seu bit.ly para cada endereço e ainda armazena os links criados.

Neste post, veremos com detalhes o que realmente é uma URL, o passo a passo do Gerador de UTM – que é a alternativa ao URL Builder – e alguns exemplos de uso da ferramenta. Se você está pronto para comprovar os resultados das suas ações digitais, vamos começar!

Gerador de UTM

Nosso Gerador de UTM está estruturado em uma planilha de Excel, ou seja: você pode usar onde estiver e será para sempre gratuito. Ele é bem completo e já vem todo estruturado - tem até encurtador de link!

O que é URL?

URL quer dizer Uniform Resource Locator (ou, em português, Localizador Padrão de Recursos), contendo um endereço virtual. A URL deste post, por exemplo, é https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-e-url-builder/.

A estrutura de uma URL costuma ser a seguinte:

  • Um protocolo, que pode ser http, https, dentre outros;
  • Um domínio, que no nosso caso é www.resultadosdigitais.com.br;
  • Um caminho, que neste post seria /blog/;
  • E um recurso identificador → separado-por-hífen-sem-acentos.

E o que é uma URL amigável?

Qual destes endereços parece mais amigável para você?

  1. resultadosdigitais.com.br/marketing-digital
  2. resultadosdigitais.com.br/x89f7h8l2k

A maioria das pessoas concorda que é a primeira opção, certo?

Esse endereço mais limpo e organizado é chamado de URL amigável, e implementá-la nas páginas do seu site pode ajudar muito em sua estratégia de Marketing Digital.

A URL amigável é uma URL mais fácil de compreender, tanto para os mecanismos de busca quanto para quem acessa o seu site. Para uma URL ser amigável, devemos entender do que a página se trata assim que olhamos para ela.

Este seria um exemplo de uma boa URL: resultadosdigitais.com.br/trabalhe-conosco/

Já este próximo exemplo não deixa claro sobre o que a página trata, passando uma ideia pouco profissional. O mais provável é que acabe repelindo o usuário que imagina encontrar uma página inadequada ou com erro: resultadosdigitais.com.br/j4378478fhx/.

Por que utilizar UTMs é tão importante para as ações de Marketing Digital?

É comum se perguntar por que devemos utilizar uma URL rastreável através das UTMs. Na prática, essa é a sigla para Urchin Tracking Module (Módulo de Rastreamento Urchin), que representa uma série de parâmetros utilizados após o fim de uma URL comum para entender qual foi o ponto de contato dos usuários com determinado link.

Esse é um exemplo de link com UTM:

Em resumo, o papel da UTM é estabelecer os parâmetros de rastreamento necessários para que o Google Analytics e outras ferramentas possam capturar os dados das campanhas.

Com isso, você consegue monitorar o tráfego de cada link para realizar uma análise completa dos canais utilizados nas campanhas de Marketing. Os resultados específicos de cada campanha ficam mais claros a partir da origem do tráfego. Assim, você consegue identificar qual ação de divulgação do seu link está performando melhor.

Veja alguns exemplos de resultados que conseguimos medir com o uso de UTMs:

  • Saber quantas pessoas clicaram em cada CTA de um Email Marketing específico;
  • Identificar qual rede social está gerando mais acessos depois da divulgação de um material rico;
  • Rastrear o volume de tráfego para um dos conteúdos do seu blog.

Para conhecer outras maneiras de fazer isso na prática, confira nosso conteúdo completo sobre a análise de canais de Marketing Digital.

Mas como fazer para manter o link amigável mesmo com UTM?

Você já deve ter percebido que o uso de UTMs é muito importante para sua operação, mas que os links ficam bem maiores quando contam com elas. Então como podemos manter uma URL amigável dessa forma?

É nesse momento que surge a importância de utilizar o encurtador de links. Essa é uma técnica usada para converter um determinado link em outro reduzido. Hoje, a ferramenta mais utilizado no mercado para executar essa ação é o Bit.ly. Com ela é possível customizar o identificador de cada link.

Encurtar os links é um passo fundamental para que não fique limitado na utilização das UTMs. Afinal, veremos que quanto mais informações forem colocadas no link parametrizado, melhor será a identificação dos resultados.

Essa é a melhor alternativa para conseguir manter um link amigável mesmo com todos os parâmetros que precisar usar. Que tal um exemplo?

Você pode usar o Gerador de UTM como alternativa ao URL Builder!

Como vimos, grande parte dos dados de que você precisa para analisar o desempenho da sua estratégia digital são capturados automaticamente, desde que estejam atrelados ao Google Analytics. Mesmo assim, algumas medições mais específicas ou que exigem precisão não são identificadas por ele.

Nesses casos, incluir as UTMs em cada um dos links que deseja divulgar é a solução. E a planilha de Gerador de UTM nada mais é do que um criador de parâmetros de rastreamento para divulgação, com recursos adicionais em comparação com o URL Builder.

Um clássico exemplo de uso dessa ferramenta é o Email Marketing, quando incluímos um ou mais links no corpo do email e precisamos saber quantas pessoas clicaram em cada CTA (Call-to-Action).

Nessa situação, o remetente do email poderá contabilizar os cliques desta forma, como na imagem abaixo:

01 analytics url builder

Existem ainda muitos outros casos em que essa ferramenta de geração de links personalizados pode ajudar a analisar seus resultados, mas falaremos disso mais adiante. Antes de mais nada, precisamos entender como criar uma URL com os parâmetros certos na planilha.

9 parâmetros para construir uma URL rastreável no Gerador de UTM

Criar a sua URL é muito fácil, basta acessar a planilha Gerador de UTM, seguir os passos e preencher os campos solicitados. No entanto, este tópico vai mostrar para você que, mais do que criar a sua URL, é importante entender o que são cada um desses parâmetros de rastreamento.

Na imagem abaixo você já pode conferir os campos que precisam ser preenchidos, e logo depois explicamos o que cada um representa.

gerador de utm

Visão geral da planilha de Gerador de UTM

1. País

No primeiro campo do Gerador de UTM, você encontra a área para selecionar as iniciais do país onde irá divulgar a campanha. Esse é um parâmetro essencial para empresas que trabalham com campanhas internacionais também. A partir disso, você consegue identificar o resultado de cada uma dessas divisões.

2. Canal

Aqui você escolhe a fonte principal de divulgação onde vai veicular o seu link parametrizado. Alguns exemplos são:

Email;

  • Blog;
  • Evento;
  • Social (em Source você define qual a rede social específica, como veremos em breve).

3. Produto

Escolha qual produto específico da sua empresa é o foco de divulgação ao compartilhar esse link.

A partir disso, você vai conseguir entender para qual produto está trabalhando mais em termos de divulgação e também qual deles está trazendo maior retorno para sua operação.

4. Campaign Source (Origem da Campanha)

Com o mesmo título encontrado no URL Builder, é nessa área que você vai identificar onde a sua campanha será exibida. Pode ser o próprio Google, um email, blog, pop-up ou qualquer que seja o lugar onde está o que você planeja rastrear – como cada uma das redes sociais específicas.

Nas URLs com UTM, esse é sempre o primeiro parâmetro que aparece para criar o link completo. Veja um exemplo

5. Campaign Medium (Mídia da Campanha)

Aqui é identificado que tipo de mídia você está usando para promover o link. Pode ser um Banner, Email Marketing, CPC ou qualquer formato que seja usado.

Esse é sempre o segundo parâmetro que aparece em cada link, logo depois do Source, separado pelo &. Veja o destaque no exemplo:

6. Macro Estratégias

Esse é o nome que você irá encontrar na análise de campanhas do Google Analytics para identificar qual foi a estratégia macro escolhida no momento da divulgação.

Cada empresa trabalha com algumas campanhas mais abrangentes, que representam as principais ações de Marketing Digital. Um exemplo é o nome de períodos de campanha específicos, como a Black Friday. Mas também podem ser as ações de remarketing, para geração de novos Leads ou MQLs, entre outros.

7. Identifier

Em toda campanha que utilizar os parâmetros para criar uma UTM, é preciso usar um identificador que descreva de forma clara qual foi o título do material ou outro tipo de conteúdo utilizado na divulgação.

8. Micro Estratégia

Para quem trabalha com estratégias a nível macro, geralmente possuem algumas quebras para tratar de micro estratégias, que formam campanhas mais específicas. É nesse campo que deve incluir a descrição.

9. URL sem UTM

Por fim, você deve colocar o seu link original, ainda sem UTM, e ver a mágica acontecer! A partir dele, a própria planilha se encarrega de preencher os campos necessários e entrega tudo no campo de URL com UTM.

Só um detalhe: comparando com o URL Builder, todo esse conjunto de parâmetros que vimos até é equivalente ao UTM Campaign. Mas ao invés de preencher manualmente, você já recebe o link final completo com todos os parâmetros.

Quais os diferenciais do Gerador de UTM?

Apesar de o URL Builder servir de parâmetro para diversas empresas criarem links com UTM, a planilha entrega para você dois grandes diferenciais e benefícios:

1. Encurtador automático

Na própria planilha, você consegue encurtar os seus links para divulgá-los de maneira amigável. Para isso, basta criar o seu Access Token no Bit.ly e colar no lugar indicado. O passo a passo completo é:

  1. Faça o login ou crie a sua conta grátis do Bit.ly;
  2. Clique no link direto para criar o Access Token;
  3. No menu, acesse a opção Generic Access Token;
  4. Confirme a sua senha e crie um Access Token;
  5. Copie o Access Token gerado e cole no lugar marcado na planilha.

2. Banco de UTMs geradas

O que acontece com muitos profissionais de Marketing é a criação de vários links com UTM, mas sem salvar nenhum deles em um único banco de dados. O problema com isso é que suas campanhas perdem o padrão de parametrização.

Por isso, incluímos na planilha uma aba de banco de UTMs geradas. Ao criar cada URL, você só precisa clicar em Registrar UTM para salvar todas elas em uma aba específica para consultar sempre que precisar, inclusive quando precisar de algum exemplo para criar as próximas UTMs.

Qual o principal objetivo ao utilizar o Gerador de UTM?

Medir os seus resultados de forma específica. Este é o grande objetivo de utilizar o Gerador de UTM como ferramenta principal de parametrização de links.

Na prática, você deve logar na sua conta do Google Analytics e ir até o caminho: Aquisição → Campanha → Todas as campanhas.

campanhas google analytics

Com isso, logo abaixo do gráfico de volume será apresentada uma lista com todas as suas campanhas, ordenadas por volume de tráfego e com os nomes das campanhas que você criou.

Após identificada a sua campanha, podemos usar a dimensão secundária (na imagem abaixo) para encontrar o resultado para cada um dos parâmetros que criamos. Você pode conferir os dados para uma campanha em específico (clicando nela) ou para todas as campanhas existentes.

03 analytics url builder

A conta básica para ver a eficácia de qualquer comparação (parâmetro) é dividir o número de ocorrências do resultado sobre o total.

Por exemplo: se a sua campanha se divide em origem Google e Facebook, a taxa de conversão será o volume de cada origem sobre o volume total da campanha.

Em números:

  • Total da campanha: 100
  • Origem Facebook: 70
  • Origem Google: 30
  • Eficácia da origem Facebook = (70 / 100)*100 = 70%
  • Eficácia da origem Google = (30 / 100)*100 = 30%

4 exemplos de uso do Gerador de UTM e do URL Builder

Agora vamos apresentar alguns exemplos de como nós utilizamos as URLs com UTM nas campanhas de Marketing da RD.

1. Campanha de Email Marketing

Queríamos testar na Resultados Digitais um novo template de email para lançamento de conteúdos ricos.

A hipótese era de que, além do CTA no rodapé do email, um CTA logo no cabeçalho poderia aumentar o CTR do email (e aumentou!). Usamos o link com UTM para mensurar a proporção de cliques em cada um dos links.

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2. Pop-up

Há algum tempo, começamos a usar pop-ups oferecendo conteúdos em alguns posts específicos do nosso blog.

No primeiro caso, criamos um pop-up com formulário que enviava diretamente para o material rico. No segundo caso, criamos um pop-up sem formulário que enviava para a Landing Page do material.

Como não sabíamos qual era melhor, fizemos um teste para descobrir. Basicamente construímos uma URL para cada pop-up, para que depois pudéssemos saber quais Leads chegaram até o material ou Landing Page vindos do pop-up.

05 analytics url builder

3. Quiz do Marketing Digital

Lançamos um quiz para nosso público testar seus conhecimentos sobre Marketing Digital. Para ajudar quem respondeu ao questionário – e também para gerar Leads, claro – indicamos bons conteúdos para cada pergunta que o usuário errou.

Para sabermos quantos Leads foram gerados nessa campanha, todos os links de conteúdo tinham suas URLs devidamente parametrizadas.

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4. Flyer para o RD on the Road

Este é um exemplo do que fizemos em um dos eventos promovidos pela RD. Na época, fizemos um flyer que foi entregue para os participantes do RD on the Road, nosso evento itinerante de Marketing Digital e Vendas.

A ideia era fazer uma brincadeira entre o mundo offline e o mundo online, com um código QR que oferecia uma avaliação gratuita do marketing da empresa.

Novamente construímos uma URL específica para essa campanha, para que fosse possível mensurar o impacto da ação.

06 analytics url builder

Acesse o Gerador de UTM gratuito da RD

Esperamos que o post tenha sido de utilidade prática. A intenção é realmente ir além do conceito de uso do URL Builder e apresentar uma ferramenta completa que traz mais benefícios para você! Se não baixou ainda, pode acessar a planilha logo abaixo.

Gerador de UTM

Nosso Gerador de UTM está estruturado em uma planilha de Excel, ou seja: você pode usar onde estiver e será para sempre gratuito. Ele é bem completo e já vem todo estruturado - tem até encurtador de link!

Post publicado originalmente em junho de 2015 e atualizado em fevereiro de 2020.

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Comentários

11 comentários

  1. Karine Figueiredo

    Olá! Acabei de criar uma URL, mas ela não aparece automaticamente no Analytics. Isso é normal? Tenho que esperar um período mesmo? Obrigada!

    1. Flaubi Farias

      Karine, tudo bem? Você foi em Aquisição -> Campanhas, e procurou pelo nome da campanha que você colocou na URL? É lá que você vai acompanhar os resultados.

      1. Karine Figueiredo

        Flaubi, sim eu fiz isso, mas não apareceu. Acabei de olhar de novo e nada. Geralmente, é automático?

        1. Flaubi Farias

          Oi, Karine. Sim, é para aparecer automaticamente, que estranho que não está contando. Essa URL já recebeu tráfego para que o Analytics possa contabilizar os dados? Se puder, coloca a URL aqui pra gente ver se está tudo certo com ela.

  2. Guilherme Ramalho

    Ola primeiramente, belo post ^^, bom realizamos esse acompanhamento via Google Analytcs já, porém não conseguimos visualizar qual foi a origem de cada cadastro.
    Gostaria de saber de onde veio cada cadastro, não somente a quantidade de cadastros por origem.
    Por exemplo, hoje temos que 5 cadastros vieram por uma campanha ou e-mail específico. Mas não sei quem são essas pessoas.
    Gostaria de saber que o João, a Maria, etc vieram pela campanha “x” ou do site “x”.
    Teria alguma variável na URL para que eu conseguisse configurar isso e acompanhar se a pessoa realmente fez o cadastro em meu site?
    Obrigado

  3. Gustavo Silva Melo

    Ótima postagem, bem esclarecedora!
    Porém, ao criarmos as campanhas, elas não estão sendo adicionadas no Analitycs.
    Ela é criada automaticamente, ou existe uma maneira de criar a campanha no analitycs e nela configurar o link?
    Ao criar o link pelo Builder de URL, ele apenas dá a opção de copiar o link.
    Obrigado!

  4. Thiago Quinteiro

    Ótimo conteúdo!

    No mundo do marketing digital, a criação de URLs personalizadas é de extrema importância, considerando fazer a análise, de maneira assertiva, das fontes de tráfego, keywords, entre outras métricas.

    Recentemente nossa agência fez a aquisição de uma ótima ferramenta internacional (recém-lançada no mercado), que permite a criação de FUNIS DE VENDA (em forma de organograma). Além de oferecer a possibilidade de “unir” cada uma das etapas de determinado funil, proporcionando um acompanhamento analítico e visual das taxas de conversão de cada uma das etapas, oferecendo a possibilidade de otimizar apenas aonde necessita de otimização!

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  5. Conbim 65

    Nossa, irei tentar esse URL builder. Será que ainda rola? Vou associar ao meu site sobre Building Information Modeling . Será que dá certo ainda?

  6. Paullo Norato

    Oi, galera!

    Estou desenvolvendo uma ferramenta para automatizar esta tarefa. Se você tiver interesse em mais detalhes, acesse: http://googleutmbuildertracking.com

    Abraços

    1. Breno Guerra

      no aguardo do lançamento, estou cadastrado já pra fazer um beta teste.

  7. gfmafiliado

    Muitas vezes acreditamos que uma determinada ideia trará muito resultado, mas só é possível saber isso realmente se medirmos. Essa ferramenta pode ser muito importante para auxiliar nesse sentido.

    Artigo muito útil, parabéns!

    Fábio Medeiros
    http://alcancerenda.com/forma-prefeita-como-ganhar-dinheiro-em-casa/