RD Marketing Day: os desafios e as oportunidades para o setor de eventos

Como um dos setores mais afetados pela pandemia conseguiu se reinventar e oferecer alternativas para o público? Veja insights de grandes profissionais brasileiros


O isolamento social é uma das principais medidas preventivas para evitar aglomerações de pessoas e tentar diminuir a contaminação da Covid-19. Com essa medida, protetiva o setor de eventos foi um dos que mais sofreu durante esse pouco mais de um ano de pandemia.

O RD Marketing Day reuniu executivos de empresas e especialistas para falar sobre os impactos, os desafios e, sobretudo, às oportunidades para o setor de eventos num mundo pós-pandemia. O painel foi mediado por Denis Braguini, da RD Station, e contou com os convidados Gabriela Paz, gerente de Eventos da Natura, Franklin Costa, co-fundador ØCLB, e Igor Lopes, diretor de Conteúdo da TD.

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Denis Braguini esteve no estúdio da RD para mediar o painel

Leia a cobertura completa do RD Marketing Day:

Um ano de mudanças para o setor de ventos

Dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) mostram que mais de 350 mil deles deixaram de ser realizados em 2020. Se o mundo físico parou, foi no ambiente virtual que o setor se apoiou para poder enfrentar os desafios causados pela crise. A começar pela vantagem fundamental do digital: aumentar a capilaridade do público.

“Na Natura, tínhamos um evento de reconhecimento presencial em São Paulo. Ele durava cinco dias e quatro noites e costumava trazer até 1.500 pessoas, devido à capacidade de auditório, hotel e outras questões relacionadas à logística”, contou Gabriela Paz. “Com a pandemia, fizemos uma celebração digital, com uma live no YouTube que atingiu ao vivo 15 mil pessoas. Foram quase 300 mil views no período em que ela ficou no ar. Esses números seriam inviáveis no presencial, o que nos fez pensar nos benefícios de a gente manter esse formato online”, completou.

Foco nas comunidades

Um consenso entre os especialistas que participaram do painel foi que um ponto fundamental para a era dos eventos online é trabalhar o conceito de marketing de comunidade. Isso permite que eventos não fiquem mais concentrados nos dias em que eles ocorrem. É possível ativar a base antes e depois, a partir da troca de conteúdos de relevância para o público.

“As marcas precisam estar de olho nas comunidades. Tudo o que a gente faz no ØCLB é baseado em comunidade. Temos desde comunidades com o CEO do Rock in Rio até pessoas que estão na universidade fazendo uma choppada. É esse público diverso que traz para a gente o frescor de inovações”, disse Franklin Costa. “Costumo dizer que o show nunca parou, ele só mudou de palco. Estamos vivendo um momento único com a crise, que traz desafios e também oportunidades. Acredito que estamos no nascimento de uma nova indústria dos eventos, que está pautada na era digital”, continuou.

Quando os eventos se unem aos cursos online

Um dos grandes exemplos de empresas que tiveram de se reinventar na pandemia é a Sympla, maior marketplace de eventos do Brasil. A empresa se viu diante de um novo e promissor mercado: os cursos online. De acordo com o Google Trends, a procura por cursos online teve um salto de 36% em janeiro de 2021.

De olho nesse mercado aquecido, a RD Station e Sympla formaram uma parceria para oferecer acesso às soluções Sympla para Eventos e Cursos Online integradas ao RD Station Marketing. Por um preço acessível – a partir de R$14,90 ao mês nos primeiros 3 meses, e teste de 10 dias gratuitos – empresas que estão explorando esse segmento encontram uma solução eficiente e acessível para melhorar suas conversões.

“Poder auxiliar os brasileiros que estão empreendendo de forma a lhes trazer soluções viáveis e comprovadamente eficazes para alavancar seus negócios nas plataformas digitais é uma grande satisfação para nós. E anunciar esta parceria com a RD Station é motivo de orgulho e indicativo de que temos muito a oferecer ao mercado” avalia Valéria Molina, head de Marketing e Vendas, na Sympla.

“A transformação digital do setor de eventos e a ascensão dos cursos online são dois dos grandes exemplos recentes da capacidade que os empreendedores brasileiros têm de se adaptar e reinventar a partir do uso da tecnologia”, afirma Fabiane Auler, especialista em parcerias estratégicas da RD Station. “A parceria com a Sympla nos coloca ao lado da empresa que melhor enxerga as novas demandas desses segmentos. Nossa meta é apoiar 10 mil empreendedores”, completou.

Para conhecer todos os detalhes do lançamento e adquirir as soluções, basta acessar este link.

Assista ao RD Marketing Day

Você pode assistir ao painel e a toda programação do RD Marketing Day 2021 gratuitamente. Foram 10h de conteúdo ao vivo e on demand, com cases de sucesso e profissionais de destaque no mercado. Para ter acesso a todo esse conhecimento, basta preencher o formulário abaixo. E mesmo que você não tenha conseguido assistir ao vivo, os vídeos ficam disponíveis para serem vistos a qualquer momento. Aproveite!

Acesse todo o conteúdo do RD Marketing Day 2021

Assista aos dois dias da live e a todo o conteúdo educativo do evento que celebrou os profissionais de Marketing do Brasil, com grandes nomes do nosso mercado!

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