Blog de Marketing Digital de Resultados

Como usar “Pagamento Social” para aumentar (e muito) os resultados em Marketing Digital

“Pagamento social” é uma técnica usada para garantir que uma oferta da empresa tenha um alcance muito maior via redes sociais.

Neste contexto, entende-se por oferta algo gratuito (financeiramente) mas que tenha um bom valor para o público. O formato mais comum de ofertas nesses casos são eBooks ou Webinars educativos, mas também podem ser ofertas de avaliações/consultorias gratuitas, um sorteio de algo valioso, etc.

Assim, para baixar o material, receber a avaliação ou participar do sorteio, o usuário precisa “pagar” com um Tweet ou com um post no Facebook.

Por que usar?

Quando os primeiros casos de pagamento social surgiram, muitos “gurus” das mídias sociais condenaram a prática. O argumento principal era que não era “certo” obrigar as pessoas a compartilharem em suas redes, e que, se os materiais fossem bons de verdade, as pessoas iam indicar naturalmente.

Sem entrar em discussões filosóficas, o fato é que pagamento social funciona. Acompanhando nossos exemplos e de diversos clientes, vemos que os conteúdos ricos oferecidos em troca de um Tweet ou post no Facebook têm em média mais de 10 vezes o número de compartilhamentos do que um conteúdo aberto.

O importante é que seja uma troca justa. As pessoas estão dispostas a pagar com um compartilhamento em mídias sociais se o conteúdo for aprofundado e de ótima qualidade.

A imagem abaixo (e link da página aqui) mostra um exemplo de como é uma página com mecanismo de pagamento social.

Ilustracao de um pagina com pagamento social

Onde usar e onde não usar?

Sempre fomos grandes proponentes da geração de Leads, e a maneira mais eficiente de gerar Leads é pedir para o usuário (potencial cliente) preencher um formulário com suas informações em troca de um material educativo.

No entanto, entendemos que seria demais pedir para o usuário preencher um formulário E fazer um pagamento social ao mesmo tempo. Por isso recomendamos que se escolha uma ou outra opção para cada momento.

O ideal é, para cada material, sempre criar duas Landing Pages: uma no formato normal com formulário, e a outra no formato “pagamento social”. Depois, em cada canal deve-se escolher qual é a melhor página para ser promovida.

Via de regra, é melhor promover a página de “pagamento social” para os canais onde já se têm as informações de contato dos Leads (ex. base de emails), e onde as pessoas já conhecem e confiam na empresa, assim não ficam receosas de pagar com um compartilhamento mesmo sem ver o material antes.

Já para os canais onde a maioria dos visitantes estarão em contato com a empresa pela primeira vez, é melhor pedir o preenchimento de um formulário. Assim a barreira para o download fica bem menor (estudo de caso sobre isso aqui) e, principalmente, você consegue coletar informações de contato e gerar oportunidades de negócio para a empresa.

Como funciona a mecânica?

Há alguns sistemas que possibilitam implementar a parte técnica desta mecânica, mas geralmente o caminho para o usuário funciona assim:

    1. 1) Usuário vê a Landing Page com a descrição do material e clica no botão para pagar com Tweet ou post no Facebook.
    2. 2) Usuário vai para uma segunda tela onde é mostrada a mensagem e o link que vão ser postados na rede social. Em algumas ferramentas é possível editar o texto. (ex. abaixo)

Tela de edicao da mensagem do pagamento social

  1. 3) O sistema pede para o usuário autenticar o aplicativo com a sua conta do Twitter ou Facebook.
  2. 4) O sistema publica o post em nome do usuário, que é enviado para a página com o conteúdo ofertado.

Para onde apontar esse link?

Um detalhe que parece bobo mas faz muita diferença é para qual Landing Page apontar o link mencionado acima.

Se for configurado para a Landing Page com pagamento social, os novos usuários também verão a Landing Page com pagamento social. Neste caso, o loop viral é maior, mas os novos usuários não se tornam Leads ao baixarem o material.

Já se o link for apontado para a Landing Page com o formulário, os novos usuários se tornam Leads ao baixar o material. O loop viral diminui de tamanho, mas ainda assim continua grande.
Vejam como exemplo o que aconteceu no mês passado com a nossa geração de Leads no dia que promovemos um material novo assim:

Geracao de Leads com pagamento social

Portanto, recomendamos o primeiro caso apenas quando o objetivo for aumentar ao máximo o alcance de um material, mesmo que às custas de perda de oportunidade para geração de (muitos) Leads.

Detalhes técnicos a serem considerados

Como mencionei acima, há algumas ferramentas e até formas “caseiras” de se implementar o pagamento social. Para escolher uma delas, é importante se atentar a alguns detalhes técnicos que afetam bastante os resultados.

    • Cobrar o Tweet de fato

No hall das soluções caseiras acima ou mesmo de alguns plugins do WordPress que se propõem a isso, há uma implementação de “Pagar com Tweet” que é simples, porém não muito eficiente.

Com ela, ao clicar no botão o usuário apenas vê um pop-up com uma janela do próprio Twitter já preenchida com a mensagem e o link. Como o usuário não é obrigado a Twittar (e também tem liberdade total para editar a mensagem e o próprio link), na prática muitos deles acabam não twittando para pegar o conteúdo, ou seja, o número de compartilhamentos cai bastante.

    • Não levar o usuário para um lugar desconhecido

Já outras ferramentas têm um problema um pouco diferente. Ao clicar no botão, o usuário é enviado para um ambiente totalmente diferente do site onde ele estava, tanto para fazer a edição da mensagem quanto para a autenticação. Muitas vezes ainda tem o agravante dessa parte ser em outra língua.

Em geral isso traz um sentimento de desconfiança que inibe a conversão e diminui a efetividade da campanha.

    • Marcar conversão do Lead

Como esses sistemas geralmente estão isolados do CRM ou ferramenta de automação de marketing que a empresa já usa, as novas conversões que um Lead (conhecido) realiza acabam não sendo computadas e inseridas no seu histórico.
Essas conversões com pagamento social também são informações importante para a área comercial ter disponível antes de fazer a abordagem a um potencial cliente.

    • Rel=Canonical

Ao criar duas versões da Landing Page, como mencionado acima, é importante dizer ao Google que apenas uma delas deve “brigar” por uma posição nos resultados de busca.
Por isso, deve-se usar na outra Landing Page a tag HMTL rel=canonical da forma adequada.

 

Ps. Momento jabá rápido: temos no RD Station um template de Landing Page pronto que já resolve todas essas questões acima. Se quiser ver uma dessas páginas em ação, basta clicar aqui e testar o fluxo. ;)

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

18 comentários

  1. Felipe Vasconcelos

    Tenho uma GRANDE dúvida, da qual não achei resposta no site de vocês.

    Eu sou usuario do RD Station, aonde tem a opção para eu colocar PAGAMENTO SOCIAL ? como configuro? aonde clico? grato.

  2. Ana Claudiae Romario

    onde eu faço essa função? onde eu encontro?

  3. Regina Fernandes

    Oi. Estou precisando de uma ajuda técnica. Estou escrevendo um livro digital e encontrando muita dificuldade para adicionar a campanha do “pay with a tweet” no meu site. Já tentei de todas as formas inserir o código HTML do botão, usar o “direct link”. Li também seus posts aqui, mas não tenho sido bem sucedida. Você poderia entrar em contato comigo por email? Grata!

  4. Ramiro Tambasco

    E quais ferramentas podem ser utilizadas para criar essa mecânica de pagamento social em landing pages?

  5. sweetgunner

    Muito bom

  6. cris

    ótima dica!

  7. Raphael

    ÓTIMO POST PESSOAL …www.inglesagora.com

  8. wls67

    Um post bem instrutivo e bem explicado, parabéns a equipe – walmirlima.com.br

  9. Haroldo Rocha Almeida

    Tenho experiências práticas em que esse tipo de ação trás excelentes resultados. Conhecem o http://love4likes.com ? É uma ferramenta que facilita e garante a cobrança do like no facebook.

  10. joao paulo benedetto

    É sempre muito produtivo o tempo de leitura desses artigos. Estou diariamente me familiarizando com o universo do marketing digital. Parabéns pela qualidade das informações e pela generosidade do compartilhamento.

  11. Rafa

    Muito bom o artigo mesmo. Estou usando um no meu site que se chama PagueComPost e tá dando resultado. O site é legalzinho pra caramba e eu consigo ver quantos posts e quantos cliques teve no botãozinho.

  12. Fernando

    5 P do mkt dgital

  13. Thiago Chaves Santos

    Muito bom o artigo, parabéns!