Blog de Marketing Digital de Resultados

Cara, cadê meu PageRank?

O Google anunciou em 2016 que não vai mais exibir a informação do PageRank dos sites, mas ainda há alternativas para contornar essa mudança. Confira!

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

 

 

Se você já tem conhecimento sobre SEO há pelo menos 5 anos, já deve pelo menos ter ouvido falar bastante das “traquinagens” que o Google costuma fazer com os profissionais de SEO.

Um exemplo ocorreu em 2011, quando o Google lançou o update Panda e passou a não aceitar mais qualquer conteúdo mal escrito, com repetições exageradas de palavra-chave apenas para melhor posicionar.

No mesmo ano, a empresa decidiu que não iria mais exibir qualquer informação sobre as palavras-chave que trouxeram tráfego para o seu site (o famoso “Not Provided”).

Já em 2012 o Google lançou o update Penguin, fazendo com que todos os sites com links de baixa qualidade, artificiais, sofressem consequências.

Bom, verdade seja dita: todas essas mudanças que o Google estabeleceu foram justas e necessárias. Sim, visto que o algoritmo do Google foi feito para traduzir o que seria uma boa experiência para o usuário e não para que os sites artificialmente se adequassem a esse algoritmo (que é o que sempre aconteceu).

Sob essa mesma premissa, no dia 18 de abril de 2016, o Google anunciou a mais nova: a partir desse dia, ele não exibiria mais publicamente a informação do PageRank de todos os sites.

Para você que não se impressionou muito, precisamos contextualizar:

eBook O Guia Completo do SEO

Tudo o que você precisa saber para ficar na primeira página do Google e atrair mais visitantes qualificados

O que é PageRank

O PageRank é uma maneira criada por Larry Page, cofundador do Google, de medir a autoridade de uma página. A métrica é baseada na quantidade e qualidade de links que um site recebe.

Todos esses critérios são analisados e ilustrados através de uma escala de 0 a 10. Sendo 0 um site com pouquíssima relevância e autoridade e 10 com extrema autoridade e relevância. A métrica está intimamente relacionada com o link juice.

A escala sempre foi muito importante para os especialistas em SEO planejarem suas estratégias. Afinal, o PageRank era a métrica ideal para identificar as páginas mais fortes de um site. Inclusive muitas ferramentas (algumas até pagas) disponibilizavam essa métrica para seus usuários.

Ainda assim não é o fim do mundo. Existem algumas alternativas que você pode utilizar para não sentir os fortes efeitos dessa mudanças.

Alternativa 1 – Moz

A Moz, uma das maiores ferramentas focadas em SEO do mundo, possui uma métrica/escala própria que ilustra uma espécie de autoridade muito parecida com a proposta do PageRank: estamos falando do Page Authority.

O Page Authority é uma escala logarítmica (quanto maior o número, mais difícil é crescê-lo) que vai de 0 a 100. Apesar dessa métrica levar em consideração não só a qualidade e quantidade de links que a página em questão tem, os outros fatores que ela avalia estão bem relacionados com a autoridade e relevância da página, fazendo com que você tenha esse número ilustrativo parecido com o PageRank.

Em 2015, no famoso artigo anual da MOZ (Search Engine Ranking Factors 2015 – Moz), o Page Authority foi um dos fatores que melhor representavam um bom desempenho nos motores de busca, provando ser de alto valor, assim como o PageRank.

A Moz é uma ferramenta paga.

Alternativa 2 – Ferramentas de análise de links

Como já dito, o PageRank é baseado no número de links e na qualidade deles. Uma forma, até um pouco óbvia, de continuar entendendo da autoridade e relevância das páginas, é analisar manualmente a quantidade e qualidade dos links para essas páginas, através de ferramentas de análise de links.

Muitas ferramentas voltadas para link building possuem suas próprias métricas, que avaliam esses critérios. A Majestic SEO, por exemplo, tem as métricas Trust Flow e Citation Flow para traduzir a autoridade dos links que uma página recebe. Ou a ferramenta Ahrefs que possui uma funcionalidade para identificar as páginas mais fortes de um site.

Além dessas citadas aqui, existem muitas outras que podem te ajudar a interpretar melhor os links de uma página. Se você já é mensalista de alguma ferramenta desse tipo, investigue as suas funcionalidades e provavelmente encontrará métricas que serão de grande ajuda na hora de entender a força de uma página.

Ah, e falando em ferramentas de SEO, você também pode aprofundar um pouco mais nesse assunto no nosso post sobre ferramentas de SEO.

O PageRank ainda existe

É importante ressaltar que essa nova notícia que o Google deu não se trata da extinção do PageRank, mas sim apenas a não divulgação do mesmo. O PageRank ainda continuará existindo, porém agora só o Google terá acesso a essa informação.

Sendo assim, se você pesquisar hoje mesmo uma calculadora de PageRank ou em qualquer outra ferramenta que exibe essa escala, o retorno da ferramenta provavelmente será zero, mas não siginifica que o PageRank seja realmente zero.

Conclusão

As ações que você fazia para impactar no PageRank e aumentá-lo continuam surtindo efeito.

Afinal, o que você quer realmente impactar não é o PageRank e sim o rankeamento do Google, e este, graças ao bom Deus, ainda continua sendo mais do que público para todos. Caso deseje, você pode conferir aqui mais notícias sobre esse assunto.

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

35 comentários

  1. Paulo

    Uma pena né Igor, era super útil para avaliar se a nossa estratégia estava dando resultado.
    Bom artigo.

  2. Nereu Fajardo

    Muito usei o PageRank do Google. O jeito agora é se adequar ao mercado. #AcademiaDeModelos

  3. Alexandre

    Estou a dias tentando saber o pagerank do meu site e nao acho…
    http://www.settravel.com.br entao vou tentar ou ferramenta. Øbrigado

  4. Tavor Bocalil

    Não sei se é o que procuram mas utilizo um site que apresenta várias métricas de praticamente todos os sites, inclusive um rank – similarweb.com.br . Espero que ajude, Abs

  5. PAPERPLAST Loja Online

    A jornada rumo às primeiras posições começa sabendo onde estamos. Não se pode administrar o que não se pode mensurar, escutei uma vez na faculdade de Administração. Nós da http://www.paperplast.com.br estamos na busca do Santo Graal também.

  6. vladmir

    Saudações !
    Realmente estou perdendo terreno a cada dia e agora fui tentar ver e acabei caindono vosso site. Realmente uma briga de foices e lá vamos nós.
    Valew !
    vladmir gomes
    https://www.assessoriaportuguesa.com.br

  7. Jose Guimaraes

    Só depois de testar vários sites descobri que o PageRank é menor que 1.
    A explicação de seu post me esclarece o porque de isso acontecer.
    Muito obrigado pelas dicas de SEO.

  8. GP Vicio

    Infelizmente isso é um saco e sites lá em cima nunca vão ser alcançados seja qualquer tipo de regra ou seo que vc utilize.

    http://www.gpvicio.com.br

  9. Abilio Cirelli

    Minha loja vendia de 3 a 8 pedidos por dia e desde o dia 17 de setembro nao vende mais nada…zero vendas. Estou procurando saber o motivo para essa desastrosa situação e não consigo achar nada. Não mexi em nada na minha plataforma e nos produtos, simplesmente da noite para dia zero vendas. Tenho uma plataforma MAGENTO e meu mercado é de SexyShop. Alguém poderia me dar alguma sugestão para me ajudar achar o problema?

  10. Espião Android

    Boa tarde! excelente o conteúdo realmente esclarecedor ira nos ajudar muito rumo ao topo parabéns .

    https://espiaoandroid.com.br/

  11. Gabriel

    Poxa, fiquei triste também.
    Trabalho com clínicas de dependência química e tratamento de alcoolismo.
    http://www.parecomasdrogas.com.br

  12. Adriel Alves

    eu que ainda estou aprendendo eu nem sabia disso.. http://www.asca.com.br

  13. Everton Dias

    Pois é só percebi isto depois que pesquisei vários sites e deu zero kkkk

    http://www.eadesign.art.br

  14. Vinicius Martins

    Só fui perceber hoje que o Pagerank não estava mais funcionando, depois de tentar ver o de vários sites e todos retornar 0. Google está dificultando o trabalho.

    1. SmartTudo.com.br

      Também passamos pela mesma experiencia, mas agora ficou claro! Obrigado. http://www.smarttudo.com.br

  15. linguafrutada

    Bem me parecia! Era uma ferramenta muito útil as calculadoras de pagerank.