Saiba o que é PageRank, como funciona e se você ainda deve se preocupar com essa métrica

O PageRank do Google não é mais exibido desde 2016; entenda o que fazer e se esse dado continua sendo importante


Quem trabalha com SEO há bastante tempo sabe que muitas vezes as atualizações do Google pegam os profissionais da área de surpresa.

Um exemplo ocorreu em 2011, quando o buscador lançou o update Panda e passou a não aceitar mais qualquer conteúdo mal escrito, com repetições exageradas de palavras-chave apenas para posicionar.

No mesmo ano, a empresa decidiu que não exibiria mais as informações sobre as palavras-chave que trouxeram tráfego para o seu site (o famoso Not Provided).

Já em 2012, o Google lançou o update Penguin, fazendo com que todos os sites com links de baixa qualidade, artificiais, sofressem consequências.

Verdade seja dita: todas essas mudanças foram justas e necessárias, considerando que o algoritmo do Google foi feito para traduzir o que seria uma boa experiência para o usuário e não para que os sites artificialmente se adequassem a esse algoritmo.

Foi sob essa mesma premissa que, em 2016, o Google anunciou que não exibiria mais publicamente a informação do PageRank de todos os sites. Depois disso, o que fazer? Será que esse dado continua sendo importante?

Neste artigo, você vai descobrir o que é PageRank, como funciona e se deve ou não se preocupar com ele.

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O que é PageRank?

O PageRank é uma maneira criada por Larry Page, cofundador do Google, de medir a autoridade de uma página. A métrica é baseada na quantidade e qualidade de links que um site recebe. O nome, aliás, vem do sobrenome do criador, e não do fato de ser um algoritmo de páginas.

Todos esses critérios são analisados e ilustrados através de uma escala de 0 a 10, sendo 0 um site com pouquíssima relevância e autoridade e 10 com extrema autoridade e relevância. A métrica está intimamente relacionada com o link juice, ou seja, a parcela de otimização de rankeamento que determinado link repassa para a página de destino.

No princípio, o Google mencionava, em sua patente, que o cálculo do PageRank era feito levando em consideração o volume de links recebidos por determinada página, mas também a autoridade de quem fazia essa linkagem. Ou seja, uma página com mais autoridade transmitiria mais PageRank que uma com pouca autoridade. 

Atualmente, além da quantidade e a qualidade dos links, o Google considera também o contexto deles. 

Ainda devo me preocupar com o PageRank?

A escala sempre foi muito importante para os especialistas em SEO planejarem suas estratégias. Afinal, o PageRank era a métrica ideal para identificar as páginas mais fortes de um site. Inclusive muitas ferramentas (algumas até pagas) disponibilizavam essa métrica para seus usuários.

O problema é que, como mencionamos na introdução, desde 2016 o Google não exibe mais essa informação. Isso leva à pergunta: ainda é preciso se preocupar com o PageRank?

A resposta simples é não. Primeiro porque hoje o PageRank é uma métrica interna do Google, ou seja, não é possível conhecer seu real valor atualmente. 

Além disso, o PageRank não tem necessariamente relação com o ranqueamento que você pode atingir. Uma página com PageRank 5 pode estar na frente de uma com PageRank 7, por exemplo. Por fim, o Google, hoje, leva em conta diversos fatores para classificar uma página.

O PageRank ainda existe?

É importante ressaltar que o PageRank não foi extinto, ele só não é mais divulgado. Assim, a métrica continua existindo, porém só o Google tem acesso a essa informação.

Sendo assim, se você pesquisar por uma calculadora de PageRank ou em qualquer outra ferramenta que exibe essa escala, o retorno da ferramenta provavelmente será zero, mas não significa que a métrica seja realmente zero.

O que analisar no lugar do PageRank?

No lugar do PageRank, você pode analisar outras métricas mais palpáveis atualmente. Veja algumas dicas de como fazer:

Use a ferramenta Moz para saber seu Page Authority

A Moz, uma das maiores ferramentas pagas focadas em SEO do mundo, possui uma métrica/escala própria que ilustra uma espécie de autoridade muito parecida com a proposta do PageRank: estamos falando do Page Authority.

O Page Authority é uma escala logarítmica (quanto maior o número, mais difícil é aumentá-lo) que vai de 0 a 100. 

Apesar de essa métrica levar em consideração não só a qualidade e quantidade de links que a página em questão tem, os outros fatores que ela avalia estão bem relacionados com a autoridade e relevância da página, fazendo com que você tenha esse número ilustrativo parecido com o PageRank.

Use ferramentas de análise de links

Como já dito, o PageRank é baseado no número de links e na qualidade deles. Uma forma de continuar entendendo a autoridade e relevância das páginas é analisar manualmente a quantidade e qualidade dos links para essas páginas, através de ferramentas de análise de links.

Muitas ferramentas voltadas para Link Building possuem suas próprias métricas, que avaliam esses critérios. A Majestic SEO, por exemplo, tem as métricas Trust Flow e Citation Flow para traduzir a autoridade dos links que uma página recebe. Ou a ferramenta Ahrefs que possui uma funcionalidade para identificar as páginas mais fortes de um site.

Saiba mais sobre Link Building no vídeo abaixo:

Além dessas citadas aqui, existem muitas outras que podem te ajudar a interpretar melhor os links de uma página. Se você já paga alguma ferramenta desse tipo, investigue as suas funcionalidades e provavelmente encontrará métricas que serão de grande ajuda na hora de entender a força de uma página.

Se você quer ir além da sua estratégia de SEO e aumentar seu tráfego orgânico, pode ainda contar com ferramentas como o RD Station Marketing. Nele você pode acompanhar o volume de buscas e a competitividade das palavras-chave, além de acessar diversas funcionalidades que ajudam a gerar mais tráfego, converter e se relacionar com os Leads e gerar mais oportunidades de venda. 

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Artigo publicado em abril de 2016 e atualizado em abril de 2021.

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Comentários

35 comentários

  1. Paulo

    Uma pena né Igor, era super útil para avaliar se a nossa estratégia estava dando resultado.
    Bom artigo.

  2. Nereu Fajardo

    Muito usei o PageRank do Google. O jeito agora é se adequar ao mercado. #AcademiaDeModelos

  3. Alexandre

    Estou a dias tentando saber o pagerank do meu site e nao acho…
    http://www.settravel.com.br entao vou tentar ou ferramenta. Øbrigado

  4. Tavor Bocalil

    Não sei se é o que procuram mas utilizo um site que apresenta várias métricas de praticamente todos os sites, inclusive um rank – similarweb.com.br . Espero que ajude, Abs

  5. PAPERPLAST Loja Online

    A jornada rumo às primeiras posições começa sabendo onde estamos. Não se pode administrar o que não se pode mensurar, escutei uma vez na faculdade de Administração. Nós da http://www.paperplast.com.br estamos na busca do Santo Graal também.

  6. vladmir

    Saudações !
    Realmente estou perdendo terreno a cada dia e agora fui tentar ver e acabei caindono vosso site. Realmente uma briga de foices e lá vamos nós.
    Valew !
    vladmir gomes
    https://www.assessoriaportuguesa.com.br

  7. Jose Guimaraes

    Só depois de testar vários sites descobri que o PageRank é menor que 1.
    A explicação de seu post me esclarece o porque de isso acontecer.
    Muito obrigado pelas dicas de SEO.

  8. GP Vicio

    Infelizmente isso é um saco e sites lá em cima nunca vão ser alcançados seja qualquer tipo de regra ou seo que vc utilize.

    http://www.gpvicio.com.br

  9. Abilio Cirelli

    Minha loja vendia de 3 a 8 pedidos por dia e desde o dia 17 de setembro nao vende mais nada…zero vendas. Estou procurando saber o motivo para essa desastrosa situação e não consigo achar nada. Não mexi em nada na minha plataforma e nos produtos, simplesmente da noite para dia zero vendas. Tenho uma plataforma MAGENTO e meu mercado é de SexyShop. Alguém poderia me dar alguma sugestão para me ajudar achar o problema?

  10. Espião Android

    Boa tarde! excelente o conteúdo realmente esclarecedor ira nos ajudar muito rumo ao topo parabéns .

    https://espiaoandroid.com.br/

  11. Gabriel

    Poxa, fiquei triste também.
    Trabalho com clínicas de dependência química e tratamento de alcoolismo.
    http://www.parecomasdrogas.com.br

  12. Adriel Alves

    eu que ainda estou aprendendo eu nem sabia disso.. http://www.asca.com.br

  13. Everton Dias

    Pois é só percebi isto depois que pesquisei vários sites e deu zero kkkk

    http://www.eadesign.art.br

  14. Vinicius Martins

    Só fui perceber hoje que o Pagerank não estava mais funcionando, depois de tentar ver o de vários sites e todos retornar 0. Google está dificultando o trabalho.

    1. SmartTudo.com.br

      Também passamos pela mesma experiencia, mas agora ficou claro! Obrigado. http://www.smarttudo.com.br

  15. linguafrutada

    Bem me parecia! Era uma ferramenta muito útil as calculadoras de pagerank.