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Palavras de transição para SEO: descubra o que são e se você está usando na medida certa

Saiba tudo sobre as palavras de transição e confira exemplos que você pode utilizar durante a produção de conteúdo

Palavras de transição para SEO são termos utilizados para unir frases ou parágrafos. Eles deixam o conteúdo mais fácil de ler, além de melhorarem a experiência do usuário. Assim, ajudam tecnicamente na escaneabilidade do texto e, consequentemente, em um melhor ranqueamento nos motores de busca, que prezam pela qualidade.


A produção de conteúdo é uma das principais estratégias de Marketing Digital adotadas pelo mercado. E já sabemos que para conseguir ótimos resultados, é preciso manter a atenção nos fatores de ranqueamento. Afinal, é assim que você vai conquistar as melhores posições na busca orgânica. Mas, entre eles, você já tinha ouvido falar das palavras de transição para SEO?

Diferentemente de fatores mais técnicos – como o uso dos títulos H1 e H2 ou a utilização da canonical tag – o uso das palavras de transição causa impacto tanto na parte de otimização (SEO) como na facilidade de leitura para o usuário.

Se você possui a preocupação de produzir conteúdos de qualidade e bem posicionados no Google, entenda agora qual a importância dessas palavras e saiba como usá-las da maneira certa!

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O que são palavras de transição?

Para entender o que são palavras de transição, confira os exemplos a seguir:

  • O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que faz parte das ações de Inbound Marketing. Ou seja, ele possui o mesmo objetivo dos canais de Email Marketing e Mídias Sociais, por exemplo. Dessa forma, você consegue educar o mercado e atrair novos clientes.
  • O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que faz parte das ações de Inbound Marketing. Ele possui o mesmo objetivo dos canais de Email Marketing e Mídias Sociais. Você consegue educar o mercado e atrair novos clientes.

Percebeu as diferenças? O primeiro exemplo utiliza algumas palavras de transição, que estão em destaque. Já o segundo não.

Mesmo que o segundo parágrafo ainda faça sentido e não seja tão difícil de ler, fica claro que o primeiro conta com elementos que ajudam a complementar a linha de raciocínio para o leitor. São eles que ajudam a conectar a mensagem anterior com a próxima, que vem logo em seguida.

Na prática, essa é a principal função das palavras de transição: elas funcionam como conectores entre uma frase e outra, orientando o leitor. O resultado disso é uma leitura mais fluida para a audiência.

Por que as palavras de transição influenciam no SEO?

Agora que entendemos o que são palavras de transição quando falamos de SEO, você deve estar se perguntando: por que elas são importantes? Elas influenciam mesmo no ranqueamento das páginas?

Se você já achava que utilizar mais palavras de transição seria sinônimo de um desempenho melhor em SEO, não é tão simples assim: as pessoas buscam por informações que sejam claras e diretas, mas que entreguem isso dentro de um contexto fácil de compreender.

E depois que o leitor se depara com um conteúdo que pode ser compreendido de maneira fácil, ele dificilmente vai sair da página. Por isso, as palavras de transição impactam no SEO porque estão diretamente relacionadas com a legibilidade.

Precisamos falar sobre legibilidade

Produzir um artigo com várias e várias palavras de transição pode ter o resultado oposto em relação ao que se espera. Se a leitura não for leve e simples, a tendência é que os resultados diminuam.

Logo, a utilização das palavras de transição tem ligação direta com a legibilidade, que é a característica de um conteúdo de fácil compreensão. Além do uso dessas palavras, o conforto visual e a densidade das frases e dos parágrafos também interferem na legibilidade.

Quando o conteúdo é muito difícil de ler, a mensagem que você deseja passar pode não ser compreendida. Portanto, a produção com foco na legibilidade vai indicar se o conteúdo será ou não entendido pelo seu leitor.

O detalhe que deixa claro porque o uso desses termos influencia no SEO é que a legibilidade tem ligação direta com a experiência do usuário ou UX (User Experience). E para o Google, é muito mais vantajoso posicionar bem um conteúdo que entregue a melhor experiência para cada usuário.

Benefícios do uso das palavras de transição para SEO

Além dessa relação com a experiência do usuário, o uso das palavras de transição também gera impacto direto em métricas importantes relacionadas a conteúdo e SEO.

Podemos destacar os dois principais benefícios:

  • Aumento do tempo de permanência nas páginas: a tendência é que o visitante acompanhe o conteúdo por mais tempo;
  • Diminuição da taxa de rejeição: o percentual de pessoas que saem rapidamente dos conteúdos será menor.

Não esqueça dos outros fatores de ranqueamento!

Apesar das palavras de transição terem essa importância, gerando impacto em métricas de SEO, não podemos parar por aí. Um conteúdo também precisa passar por um trabalho completo de criação seguindo os demais fatores de ranqueamento.

No RD Station Marketing, por exemplo, você consegue ter acesso à área de “Otimização de Página” (a partir do plano Basic) para conferir se um conteúdo específico está seguindo os principais fatores. Assim, fica mais fácil identificar o que precisa ser corrigido em cada página.

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Área de Otimização de Página (SEO) do RD Station Marketing

Então atenção: não tente colocar palavras de transição só por colocar. É fundamental que elas façam sentido para o contexto do conteúdo que você está produzindo e sejam complementadas com as outras ações de SEO!

Exemplos de palavras de transição para SEO

Tudo bem, já entendemos o que são e qual a importância dessas palavras para o trabalho de produção de conteúdo. Mas quais palavras exatamente podemos utilizar?

A verdade é que existem várias palavras de transição, que podem ser divididas de diversas formas:

  • Entre palavras únicas. Ex.: afinal, então, pois, portanto;
  • Termos compostos, com duas ou mais palavras. Ex.: além disso, desde que;
  • Palavras que unificam duas partes do conteúdo. Ex.: não só … , mas também …;

Mas elas também podem ser divididas pela função que executam dentro do conteúdo:

  • Indicando o tempo. Ex.: atualmente, logo depois, frequentemente;
  • Indicando uma introdução. Ex.: primeiramente, a princípio, desde já;
  • Realizando uma conclusão. Ex.: dessa forma, assim, por fim;
  • Fazendo uma comparação. Ex.: assim como, por outro lado, de acordo com.

Estas são apenas algumas das palavras que você pode utilizar. Em português, elas podem ser advérbios, preposições, conjunções, pronomes e de outras classes gramaticais. O mais importante é entender que, ao serem utilizadas, elas criam esse sentido de conexão entre as frases.

Como saber se estou utilizando o volume adequado de palavras de transição para SEO?

Essa dúvida pode ser resolvida analisando a indicação do plugin Yoast SEO. Esta é uma das ferramentas de SEO mais utilizadas do mercado, justamente por entregar não só uma análise completa on page mas também de legibilidade.

Com o Yoast instalado, você consegue visualizar se o conteúdo está com o volume de palavras de transição dentro do percentual indicado.

  • Verde: pelo menos 30% das frases do seu conteúdo precisam contar com uma palavra de transição;
  • Laranja: a taxa de palavras de transição nas frases está acima de 20% e abaixo de 30%;

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  • Vermelho: o percentual está abaixo dos 20%.

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“Coloquei várias palavras de transição e mesmo assim o marcador não fica verde. O que fazer?”

Esta é uma dúvida comum para os profissionais de conteúdo ou editores de blog. Isso porque conseguir deixar o marcador verde nem sempre é uma tarefa fácil.

Contudo, lembre-se que o mais importante é a qualidade! Afinal, se o conteúdo fizer sentido com um percentual abaixo de 30%, você pode deixar o marcador geral de legibilidade verde no Yoast cumprindo com todos os outros requisitos que ele apresenta.

Para tentar chegar nos 30% recomendados, você pode seguir alguns passos como:

  • Tente incluir as palavras de transição no início das frases, logo após o ponto final;
  • Ao incluir uma nova palavra de transição, observe o percentual apresentado pelo Yoast antes e depois para comparar se o plugin reconheceu a inclusão da palavra.

O que aprendemos sobre as palavras de transição para SEO?

Que tal relembrar tudo que aprendemos até aqui sobre o tema? Resumimos logo abaixo:

  • As palavras de transição vão ajudar a aumentar a legibilidade dos conteúdos;
  • O objetivo ao utilizar as palavras de transição é fazer o conteúdo ter uma leitura mais fluida;
  • Essas palavras ajudam a manter a atenção do leitor até o fim;
  • Utilizar essas palavras ajuda no trabalho e nos resultados de SEO;
  • Aplicar várias palavras durante um artigo não vai fazer a página ser a melhor ranqueada.

Agora que você já conhece a importância de olhar para essas palavras de transição pensando no seu resultado de SEO, é só aplicar nos seus conteúdos!

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