Resultados do estudo Panorama PMEs: 85,6% concordam que o Marketing de Conteúdo será mais representativo na retomada

Esse é um dos destaques quando analisamos os passos para a retomada. Além disso, ampla maioria dos respondentes concordam que haverá um longo período de recessão na economia.

Jonatan Rodrigues
Jonatan Rodrigues8 de julho de 2020
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Como em toda crise, depois de ver quais os impactos causados, as medidas necessárias para contorná-los e as necessidades que as empresas ainda possuem, chega o momento de entender os passos necessários para a retomada. E esse foi um dos tópicos de destaque no estudo Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada.

O resultado da pesquisa, realizada por Resultados Digitais, Endeavor Brasil e Pequenas Empresas Grandes Negócios, traz diversos pontos que ajudam a entender como as PMEs enxergam o futuro e quais as prioridades quando um (provável novo) estado de normalidade for estabelecido.

Os clientes serão mais criteriosos para comprar? Os canais de relacionamento serão primariamente digitais? É preciso rever o perfil de cliente por conta da crise? Essas são algumas perguntas realizadas na pesquisa e sobre as quais teremos mais detalhes a partir de agora.

Lembrando que você pode ir além desses dados e conferir todos os resultados no relatório completo. É só acessar logo abaixo:

Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada

Em parceria com a Endeavor e a PEGN, entrevistamos PMEs de todo o Brasil, para entendermos com profundidade a drástica mudança na economia global e no ambiente empresarial

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85,6% concordam que Marketing de Conteúdo será mais representativo na retomada

Quando pensamos sobre estratégias de Marketing utilizadas atualmente, Marketing de Conteúdo continua uma frente importante na área. Afinal, ela consegue proporcionar uma série de benefícios para as empresas que a aplicam na prática. Alguns deles são:

  • É uma poderosa fonte de tráfego;
  • Tem alta capacidade de geração de Leads;
  • É uma estratégia barata e que pode render resultados até para quem não investe em impulsionamento das publicações;
  • Aumenta a interação do público com a marca.

E na pesquisa Panorama PMEs, 85,6% dos respondentes concordam que “Marketing de Conteúdo será mais representativo na estratégia da empresa”.

Marketing de Conteúdo será mais representativo para 85,6%

Todo o trabalho de Marketing Digital depende muito do que cada empresa produz de conteúdo. E um dos grandes diferenciais para essa estratégia ser tão relevante, seja antes, durante ou após a crise, é que podemos usar o conteúdo para gerar confiança e um bom relacionamento com os clientes em potencial.

Outro fator importante que explica esse resultado é que os materiais e conteúdos criados também alimentam todo o ciclo de vendas, assim como apoiam o sucesso dos seus clientes. O conteúdo se torna um elemento essencial das empresas que buscam crescimento.

Os formatos de conteúdo podem variar, mas fornecer conteúdo de qualidade para guiar o público na sua jornada de compra continuará sendo um dos principais diferenciais para conquistar novos clientes após a crise.

85,1% dos respondentes concordam que haverá um longo período de recessão na economia

Mesmo com o fim das medidas de isolamento social mais severas, sabemos pouco ainda sobre como o mercado vai reagir. Entretanto, há indícios de que as PMEs acreditam que teremos um momento difícil para a retomada do mercado.

Da perspectiva econômica, 85,1% dos respondentes concordam que haverá um longo período de recessão na economia. Muito provavelmente, a retomada será mais lenta do que em outros períodos de crise ou recessão que já passamos. Ou seja, a maioria dos entrevistados não espera que a recuperação seja tão rápida.

Recessão pós crise

Conforme o tempo passa, fica ainda mais claro que devemos passar por um período de transição até que a economia volte de fato a crescer. Já vimos que dentre os principais impactos as empresas possuem poucos meses de caixa disponível para continuar com a sua operação.

59,2% das empresas vão revisar seu perfil de cliente

A mudança no comportamento de compra dos consumidores é um dos impactos diretos da crise. As prioridades antes da pandemia são diferentes das existentes hoje e daquelas que vão existir depois. E será que isso vai impactar no perfil de clientes das empresas?

Isso fica mais claro quando vemos que 59,2% dos respondentes da pesquisa concordou que vai precisar revisar o seu perfil de cliente.

59,2% das empresas vão revisar seu perfil de cliente

Indo além desse resultado, a pesquisa também mostra que 85,3% concordam que precisarão testar novas estratégias para o negócio. É o indicativo de que o momento vai acelerar processos de criação de novos produtos, ajustes nos canais de venda e também de relacionamento com os clientes.

85% concordam que precisarão testar novas estratégias para o negócio

Esse processo de mudança será essencial para que as PMEs que estão começando agora a migrar o seu trabalho de Marketing e Vendas para o digital consigam ter resultados concretos nos próximos meses.

3 dicas para iniciar, otimizar e dar os próximos passos com Marketing de Conteúdo

Agora que a pesquisa mostrou como Marketing de Conteúdo será mais representativo nas ações das empresas pensando no futuro e na retomada do mercado, listamos 3 dicas para que você possa tirar o máximo de resultado das suas ações de conteúdo!

Cada uma delas é direcionada para quem:

  • quer iniciar o seu trabalho com produção de conteúdo;
  • já produz conteúdo mas quer otimizar os seus resultados;
  • trabalha com conteúdo há algum tempo e que ir além com essa estratégia, buscando os próximos passos.

1. Trabalhe com a produção de conteúdo que ajude as suas personas neste momento

As personas sempre devem ser a base para o seu trabalho de conteúdo e também para todas as outras atividades de Marketing que realizar. Mas para ter resultados atraindo as pessoas certas, é muito importante pensar em quais conteúdos podem realmente ajudar o seu público a resolver um problema que estão enfrentando agora, como a crise.

Para começar, responda estas duas perguntas:

  1. Quais problemas minhas personas enfrentam diariamente?
  2. Quais materiais posso produzir para ajudar a superar esses problemas?

Para cada persona, liste os medos, dores e barreiras que elas possuem. Isso permitirá que você gere facilmente uma lista de tópicos, temas e títulos de conteúdos para iniciar sua produção e atrair visitantes.

Coloque-se no lugar da sua persona e identifique também as lacunas de conteúdo existentes no seu setor de atuação. Assim você já ganha a confiança dela por entregar algo de valor, que vai fazer a diferença na rotina dessas pessoas.

2. Faça uma auditoria de conteúdo

Sua empresa já produz conteúdo há algum tempo? Então essa dica é para você otimizar seus esforços e melhorar os resultados com as publicações que já fez anteriormente.

A dica é: faça uma auditoria de conteúdo! Esse trabalho passa por algumas etapas, mas basicamente você deve listar todas as produções já feitas e identificar qual o volume de impressões, acessos e conversões que elas estão gerando.

O intuito é selecionar conteúdos que podem ser otimizados, melhorados e atualizados com informações mais recentes e relevantes para o público.

Se você produziu um conteúdo em 2014 falando sobre as redes sociais mais usadas no mundo, possivelmente essa lista deve contar com algumas redes que não existem mais, como são os casos do Google+ e do Orkut. Nesse caso, você pode contar com o trabalho de auditoria para encontrar os conteúdos que já estão publicados mas que precisam de atualizações.

Realizar esse trabalho junto das suas novas publicações vai impulsionar as principais métricas de conteúdo.

3. Dê o próximo passo com fluxos de automação e nutrição

Com o trabalho de Marketing de Conteúdo consolidado e otimizado, agora é hora de dar o próximo passo e trabalhar com os fluxos de automação, estratégia fundamental para escalar seus resultados no meio digital.

Diversas empresas que trabalham com a produção de conteúdo ainda focam muito no compartilhamento desses conteúdos através da Newsletter semanal ou mensal, gerando uma campanha de Email Marketing para compartilhar os conteúdos com a sua base de contatos. Esse é um bom caminho, mas você também pode ir além.

O papel dos fluxos de automação é gerar ações automáticas a partir de alguma ação realizada. Por exemplo: se uma pessoa preencher o formulário para realizar o download de um dos seus materiais, você pode criar uma sequência de outros materiais e conteúdos similares e que também vão ajudar suas personas a seguir pela jornada de compra.

Se ainda não sabe como dar esse passo, temos um conteúdo completo no nosso blog produzido pelo Leonardo Bressiani que mostra o passo a passo de Como avançar da estratégia de Email Marketing para a Automação de Marketing.

Veja os demais insights sobre a retomada, os impactos, medidas tomadas e quais as necessidades das PMEs durante a crise acessando o relatório completo

Entender que Marketing de Conteúdo será mais representativo e que o mercado espera um período de recessão, resultados da pesquisa analisados aqui, são apenas uma parte dos dados apresentados ao longo do estudo Panorama PMEs.

Acessando o estudo completo, você encontra detalhes sobre essas quatro grandes frentes:

  • Principais impactos da pandemia nas PMEs;
  • Quais as medidas tomadas pelas empresas durante a crise;
  • Necessidades urgentes que as PMEs ainda sentem atualmente;
  • Indicadores e preparação para a retomada.

Veja agora os detalhes de cada um desses resultados:

Acesse a pesquisa Panorama PMEs
Jonatan Rodrigues

Jonatan Rodrigues

Quem escreveu este post

Content Producer na Resultados Digitais. Especialista em Marketing de Conteúdo, com experiência em produções sobre Inbound Marketing, tecnologia, SEO, análise de dados e geração de leads.

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