Resultados do estudo Panorama PMEs: 76,4% das empresas adotaram o trabalho remoto e horários flexíveis no período de pandemia

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Resultados Digitais24 de junho de 2020
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É fato que a pandemia do COVID-19 gerou uma série de impactos negativos para as empresas. Já vimos isso no conteúdo onde falamos diretamente sobre esses impactos, com destaque para o percentual de 77,7% das PMEs que tiveram queda na sua receita durante o período de pandemia.

O objetivo agora é entender quais foram as principais medidas adotadas por essas empresas como plano de contingência para lidar com a crise. E o primeiro destaque é justamente sobre isso: 76,4% das empresas adotaram o trabalho remoto ou o uso de horários flexíveis no período de pandemia.

Agora vamos conferir o que esse resultado pode representar para o mercado e quais as demais medidas acionadas no período. Lembrando que no estudo Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada – feito em conjunto pela Resultados Digitais, Endeavor Brasil e Pequenas Empresas Grandes Negócios – você encontra todos os resultados, análises e gráficos.

Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada

Em parceria com a Endeavor e a PEGN, entrevistamos PMEs de todo o Brasil, para entendermos com profundidade a drástica mudança na economia global e no ambiente empresarial

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Principal medida das PMEs: 3 em cada 4 empresas adotaram o trabalho remoto

Para as empresas que possuem a capacidade de alocar seus times para o trabalho remoto, esta foi uma das principais medidas de contingência acionadas durante a crise. Do total de respondentes da pesquisa, 76,4% acionaram esse plano.

Dentro desse percentual, 47,5% indicaram que fizeram essa escolha no início da pandemia e irão manter a decisão enquanto a crise perdurar. Já os outros 28,8% indicaram que a adoção dessa modalidade de trabalho será mantida de forma permanente.

Gráfico de Adoção de plano de contingência – Trabalho remoto e horários flexíveis (Fonte: Estudo Panorama PMEs)

Vale ressaltar que, quando analisamos o recorte por tamanho das empresas que adotaram o trabalho remoto, levando em conta o tamanho do quadro de colaboradores, fica claro que as maiores organizações – que contam com times acima de 200 pessoas – tiveram uma proporção maior de adoção dessa medida, chegando a 92,2% os que acionaram esse plano.

O fato é que, nos últimos meses, vimos que essa foi uma ação adotada em todo o mundo para superar as barreiras físicas dos escritórios e continuar com a operação mesmo com os times atuando na modalidade home office.

Fica claro também que a tendência do trabalho remoto foi adotada por muitas empresas que, em um contexto normal, sem a existência da pandemia, provavelmente não teriam feito essa mudança.

As medidas estão relacionadas com a Transformação Digital: tendência foi acelerada nas PMEs

É evidente que a crise impacta os principais pilares de um modelo de negócio. E segundo as empresas que participaram da pesquisa, dentre os planos de contingência acionados que devem ser adotados de forma permanente, o “desenvolvimento e lançamento de novos produtos/serviços” é o mais citado, enquanto “migrar o modelo de vendas/atendimento para online e/ou delivery” aparece logo em seguida.

Gráfico de Adoção dos plano de contingência que devem ser adotados de forma permanente (Fonte: Estudo Panorama PMEs)

A criação de novos produtos ou serviços passa pela necessidade das empresas de encontrarem alternativas de captação de receita, principalmente neste momento. Utilizando os benefícios dos canais de Marketing Digital, fica mais fácil e ágil trabalhar com esses lançamentos e já iniciar as vendas.

Falando especificamente do plano de migração para o online, há ainda uma divisão clara no mercado se tratando da média geral. No total, 52,4% das empresas não mudaram seu modelo de vendas para o ambiente digital, enquanto os outros 47,6% sim. Desses últimos, 36,5% indicaram na pesquisa que devem adotar essa mudança de forma permanente.

Gráfico de Adoção de plano de contingência – Migrar o modelo de vendas / atendimento para online e/ou delivery (Fonte: Estudo Panorama PMEs)

Podemos dizer que essa migração para o ambiente digital representa uma etapa significativa para qualquer organização. Afinal, levar sua operação para o modelo de vendas online traz consigo uma variedade de ferramentas, atualizações na forma de comunicar e abre ainda caminho para novos fluxos de trabalho e rotinas. Acima de tudo, é o momento que permite repensar os objetivos do negócio.

Números de clientes da RD

Analisando dados da base de clientes da Resultados Digitais, fica visível que trabalhar no ambiente online é um caminho fundamental para continuar gerando novas oportunidades de venda. Desde o início da pandemia, no mês de março, conseguimos notar que houve um aumento significativo no volume geral de tráfego dos sites.

Volume de tráfego dos clientes RD Station em 2020 (Fonte: Estudo Panorama PMEs)

Seguindo esse mesmo caminho, o envio de emails também passou por um crescimento acelerado no período de crise. As empresas estão entendendo que, com as pessoas predominantemente em casa, precisam utilizar os canais digitais de comunicação para conseguir falar diretamente com o seu público.

Volume de envio de Email Marketing dos clientes RD Station em 2020 (Fonte: Estudo Panorama PMEs)

Esse aumento no volume de envio de emails pode ser notado diariamente nas nossas caixas de entrada. E sim, isso faz com que seja ainda mais concorrido utilizar esse canal. Mas pior que isso é não usar essa alternativa durante a crise e deixar o espaço aberto para que os concorrentes aproveitem o momento, atraindo o seu público por esse canal tão importante que é o Email Marketing.

3 dicas para aproveitar os benefícios do trabalho remoto e da migração para o online

Com essas medidas, fica claro que estamos vivendo um período de transformação. As formas de trabalho e de comunicação vão mudar mais rápido do que era esperado para a maior parte das empresas e dos profissionais.

Existem casos famosos e emblemáticos no mercado de empresas que passaram muito bem por essa transformação. O mais conhecido deles talvez seja o da Netflix, que concorria diretamente com a Blockbuster nos EUA, e hoje já sabemos o fim dessa história: quem migrou seu produto para o online se tornou uma das maiores empresas do mundo, enquanto a outra acabou encerrando suas atividades.

Mas não é difícil encontrar outros casos bem próximos de nós. Diversos restaurantes entenderam que podem funcionar e até vender mais usando apenas o espaço da sua cozinha e no modelo de delivery. Essa mudança é uma tendência que deve permanecer mesmo após o relaxamento das medidas de distanciamento social. O comportamento do consumidor também mudou.

Então, quais os cuidados que as empresas precisam ter para que esse processo aconteça de forma efetiva? Separamos 3 dicas valiosas para ajudar você a trilhar esse caminho.  

1. Mantenha sua operação ágil mesmo com o trabalho remoto

A força de trabalho hoje está espalhada por vários locais, com os times atuando em conjunto mesmo que de qualquer lugar do mundo. Lidar com essa rotina que envolve várias diferenças, quando comparada com o trabalho nos ambientes físicos, já é o novo normal para muitos negócios.

Geralmente, isso pode exigir que as empresas melhorem a infraestrutura local dos colaboradores e ofereçam suporte adicional para que todos consigam atuar de sua casa no dia a dia.

Isso implica em desafios enormes para os departamentos de TI e RH, exigindo cada vez mais soluções práticas e diretas. Mas a dica aqui é para manter uma operação ágil, movida a mudanças contínuas nas ações planejadas.

Busque adaptar os canais internos de comunicação para que as decisões necessárias e o contato entre os profissionais seja feito da melhor forma possível, mesmo no ambiente online.

Para ajudar com outras dicas de como superar os desafios desse modelo de trabalho e sugestões de ferramentas para o trabalho home office - incluindo soluções para gestão de atividades e tarefas - preparamos um conteúdo completo sobre o tema:

2. Aproveite a capacidade do online para escalar sua operação

No geral, as vendas através de sites de e-commerce estão aumentando continuamente em todo o mundo. Por isso, suas vendas podem ganhar uma escala difícil de alcançar sem essa migração.

Mesmo que sua plataforma de vendas online tenha começado há pouco tempo, ela levará seus produtos ou soluções para o próximo nível. Isso acontece porque agora você consegue atingir um público muito maior, de várias regiões diferentes, e fechar novas vendas mesmo que não tenha uma comunicação presencial com os clientes.

À medida em que você cresce no online, com um volume maior de transações por mês, é muito mais fácil escalar sua plataforma de vendas e ações de Marketing Digital. A complexidade para melhorar sua operação é bem menor comparada com a mudança no aspecto físico.

3. Experiência do cliente é tudo: não esqueça da usabilidade nas suas plataformas digitais

Antes de escolher os canais digitais que pretende usar para fazer suas vendas e realizar essa migração, é fundamental se fazer as seguintes perguntas:

  • Qual é o nível de facilidade de uso dessa plataforma?
  • Meu público vai entender como realizar uma compra?
  • Ela é mobile-friendly (otimizada para dispositivos móveis)?

Pense sempre na usabilidade, levando em conta que boa parte do volume de acessos deve acontecer via dispositivos móveis. Atualizar as informações e conteúdos é importante, mas nunca esqueça de analisar como vai funcionar o passo a passo para fazer o processamento de pedidos e o contato com o seu time de Atendimento.

Contamos com um conteúdo aqui no blog que mostra como a inclusão do conceito mobile-friendly na estratégia de Marketing Digital deixou de ser uma tendência e passou a ser a regra:

Veja as demais medidas, os principais impactos, necessidades atuais e como as PMEs enxergam o futuro acessando o estudo completo

A decisão de adotar o trabalho remoto ou de migrar para o ambiente online, medidas analisadas aqui, são apenas uma parte dos resultados apresentados ao longo do estudo Panorama PMEs. Na pesquisa completa, você encontra detalhes sobre essas quatro grandes frentes:

  • Qual o impacto da pandemia nas PMEs;
  • Lista das principais medidas tomadas pelas empresas até agora;
  • Quais são as necessidades mais urgentes que as PMEs ainda sentem;
  • Como os empreendedores e líderes enxergam o futuro e como estão se preparando para a retomada.
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