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Resultados do estudo Panorama PMEs: 70,9% consideram “melhorar Marketing e Vendas” como tópico mais relevante

Essa necessidade mais urgente fica à frente de melhorar o fluxo de caixa. Além disso, 1 em cada 2 PMEs precisa buscar fontes de financiamento nos próximos meses.

Neste momento de crise, as empresas tiveram que implementar uma série de medidas rápidas para suavizá-la, muito por causa dos graves impactos, como a queda expressiva na receita. Mas além das medidas já adotadas, surgem novas necessidades que não estavam previstas no planejamento inicial para o ano de 2020.

A dificuldade em estimar a duração da crise faz com que as necessidades sejam diferentes para cada negócio. Com o resultado do estudo Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada – feito em conjunto pela Resultados Digitais, Endeavor Brasil e Pequenas Empresas Grandes Negócios – ficou mais claro quais são as mais urgentes no contexto geral.

Afinal, do que as PMEs ainda sentem falta? Quais são as necessidades que ainda existem? Em resumo, a maior preocupação é melhorar Marketing e Vendas e o ter possibilidade de fluxo de caixa. Além disso, mais da metade delas vai precisar acessar fontes de crédito nos próximos 6 meses para continuar com a sua operação.

Confira os detalhes sobre esses tópicos a partir de agora, mas não deixe de acessar o resultado completo da pesquisa logo abaixo.

Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada

Em parceria com a Endeavor e a PEGN, entrevistamos PMEs de todo o Brasil, para entendermos com profundidade a drástica mudança na economia global e no ambiente empresarial

PMEs consideram que melhorar Marketing e Vendas é o tópico mais relevante neste momento

A crise atual mudou a forma de atuação de vários negócios, indo desde psicólogos conversando por vídeo com pacientes em salas de conferência virtuais, profissionais de saúde que estão usando a telemedicina como forma de superar as barreiras do atendimento físico, até os professores, ministrando aulas por videoconferência. Nesse contexto, o que as PMEs elencam como prioridade para o momento?

Usamos a pesquisa para perguntar, entre uma lista de tópicos, qual seria o mais relevante dentro desse cenário de crise (era possível selecionar mais de uma opção). O resultado mostra que “Melhorar Marketing e Vendas” está no topo da lista, com 70,9% dos respondentes indicando essa prioridade.

tópicos mais relevantes na crise

Gráfico de tópicos mais relevantes para PMEs (Fonte: Estudo Panorama PMEs)

Com o reflexo do impacto negativo na receita, fica claro que as PMEs estão mais preocupadas em encontrar formas de virar esse jogo e voltar a ter um bom volume de vendas. E, para isso, melhorar o desempenho dessas duas áreas é mais do que essencial.

As medidas de criação de novos produtos e de migração para o ambiente digital já representam o primeiro passo tomado, como vimos no conteúdo em que tratamos sobre essas medidas.

Na sequência, vemos que o “Fluxo de caixa” também é um tópico fundamental para essas empresas, ficando com 66,4%.

Buscar financiamento é uma necessidade urgente para mais da metade das PMEs

Outro dado se destaca quando falamos de necessidades das PMEs: 56,5% das empresas precisa buscar fontes de financiamento nos próximos meses. O resultado mostra que isso é necessário para conseguir superar o momento de crise, seja com a retenção dos clientes ou com a esperada retomada das vendas no fluxo que existia antes da pandemia.

acesso a crédito na crise

Gráfico de necessidade de busca por fontes de financiamento nos próximos meses (Fonte: Estudo Panorama PMEs)

 

E quais são os motivos que levam as empresas a sentirem essa necessidade? Esse foi mais um questionamento realizado na pesquisa. O resultado aponta que o objetivo principal, dentre aquelas PMEs que precisam acessar crédito, é arcar com os custos da folha de pagamento dos colaboradores.

finalidade do crédito na crise

Gráfico de Finalidade do Crédito para quem (Fonte: Estudo Panorama PMEs)

O volume de 51,8% de respondentes dentro desse grupo mostra que a manutenção desse pagamento é prioridade. Em seguida, vemos que para 40% o objetivo de acessar crédito é honrar com o pagamento de fornecedores e matéria-prima.

Só depois encontramos na lista as ações focadas em investimento de fato, como a aquisição de novos clientes, pesquisa e aumento da capacidade de produção.

Para quem adquiriu novas ferramentas, as de videoconferência foram as escolhidas por 48,6% das PMEs

Pensando nas necessidades, muitas delas passam pelo uso de soluções ou ferramentas no dia a dia. E no contexto de crise, a escolha da PMEs na maioria dos casos foi manter as soluções que já utilizavam antes.

As ferramentas essenciais, como Website, Software de automação de marketing e vendas, ERP, Videoconferência e Software de gestão de mídias sociais foram aquelas que se destacaram na pesquisa com maior índice de continuidade neste período de crise.

Há uma parcela de PMEs que estão investindo em novas ferramentas. Entre todos os respondentes, 14,5% indicaram que houve investimento em uma nova solução.

As soluções de Videoconferência, como é o caso do Zoom, que são mais do que essenciais para suprir a demanda de comunicação remota existente hoje, lideram a lista de contratações. De todas as empresas que indicaram a contratação de alguma ferramenta, 48,6% fizeram o investimento nesse tipo de solução, focada na comunicação digital.

contratação de ferramentas na crise

Gráfico de ferramentas mais contratadas durante a crise (Fonte: Estudo Panorama PMEs)

Essa escolha faz todo sentido no momento em que 76,4% das empresas adotaram o modelo de trabalho remoto, já que esse tipo de ferramenta é essencial para manter a comunicação entre as equipes.

Logo em seguida, aparecem as ferramentas de “Software de gestão de mídias sociais e whatsapp” e também “Softwares de automação de marketing e vendas”, indo de encontro com o resultado citado no início, com o foco em melhorar Marketing e Vendas sendo o tópico mais relevante para o momento.

Contar com essas soluções é um passo essencial para as empresas aumentarem sua presença no meio digital.

3 dicas para suprir as necessidades e se preparar para a retomada

Como vimos, a crise atual, que chegou de forma inesperada, fez surgir necessidades que no início de 2020 poucas empresas imaginariam que teriam. Assim, mudaram completamente o planejamento e as decisões tomadas para os próximos meses.

Com essa clareza sobre quais são as reais necessidades das PMEs, é importante começar a suprir cada uma delas da melhor forma possível, já pensando na provável retomada do mercado.

É por isso que separamos 3 dicas, levando em conta os tópicos mais relevantes para as empresas neste momento, que podem ser fatores de impulsionamento das vendas, tanto agora como nos próximos meses.

1. Foque nas estratégias de Inbound Marketing

O Inbound Marketing, ou marketing de atração, é o conjunto de estratégias de Marketing Digital que busca atrair e converter clientes usando canais como os mecanismos de busca, blogs e redes sociais.

Com o uso de conteúdos que são relevantes para as suas personas, as empresas podem ser encontradas com mais facilidade. Isso significa que é o cliente que procura pela empresa, e não o contrário.

No momento em que uma empresa começa a adotar essa estratégia, fica mais fácil de atrair um público qualificado que vai se interessar em adquirir seus produtos ou serviços. E no momento em que melhorar Marketing e Vendas são os tópicos mais relevantes para as PMEs, essa é a hora certa de dar os primeiros passos com o Inbound Marketing.

Aqui na Resultados Digitais já preparamos uma série de materiais que vão ajudar a entender melhor como funciona essa estratégia, já com os principais passos que precisa dar para colocar em prática:

2. Fortaleça o relacionamento com os seus contatos

Com o aumento do número de empresas que estão entrando nos canais digitais para aproveitar novas formas de comunicação com seus possíveis clientes, é claro que a concorrência pela atenção do público aumentou. Então qual o diferencial que uma marca pode ter neste momento?

O que vai fazer diferença mesmo é a forma como você se relaciona com esse público. Portanto, fortalecer essa conexão, criando um contato mais próximo e pessoal, é o caminho que precisa seguir para se destacar e não ser apenas mais uma empresa que tenta oferecer alguma coisa.

Colocar o foco da sua área de Marketing nas ações de Marketing de Relacionamento é um ótimo caminho para aplicar isso na prática agora mesmo.

Sobre esse tema, realizamos uma série de webinars com vários especialistas do mercado para contar como criar uma estratégia eficaz, como se relacionar com seus contatos nas redes sociais, email marketing e outros canais e outros assuntos que vão ajudar você na prática. Vale a pena conferir:

3. Use a Automação de Marketing e Vendas em conjunto com o WhatsApp

Como vimos, logo depois da contratação da ferramenta de videoconferência, as soluções mais buscadas envolvem o trabalho com redes sociais, WhatsApp, automação de Marketing e Vendas, com praticamente o mesmo percentual. Isso só mostra que as empresas já enxergam o uso dessas ferramentas em conjunto, e não apenas separadas.

Falando em WhatsApp, 2 bilhões de pessoas em todo o mundo já utilizam o aplicativo. No Brasil, 80% dos usuários olha o aplicativo pelo menos uma vez por hora.

E pensando em ajudar a integrar essas duas frentes, você já consegue a partir de agora incluir o botão de WhatsApp nas páginas do seu site com o RD Station Marketing. Com essa nova funcionalidade, você captura contatos e amplia as possibilidades das suas estratégias de marketing pelo WhatsApp!

Assim você também consegue automatizar o primeiro contato e iniciar o relacionamento com um retorno direto dos seus Leads.

A nova funcionalidade está disponível em todos os planos do RD Station Marketing, inclusive no Plano Light. E para usar essa novidade na prática, você pode fazer o teste grátis agora mesmo:

whatsapp no seu site

Veja as demais necessidades, os principais impactos, medidas tomadas e como as PMEs enxergam o futuro acessando o relatório completo

A busca por crédito para arcar com a folha de pagamento e a manutenção das ferramentas já utilizadas antes da crise, necessidades analisadas aqui, são apenas uma parte dos resultados apresentados ao longo do estudo Panorama PMEs.

Acessando o estudo completo, você encontra detalhes sobre essas quatro grandes frentes:

  • Impacto da pandemia nas PMEs;
  • Principais medidas tomadas pelas empresas durante a crise;
  • Necessidades mais urgentes que as PMEs ainda sentem atualmente;
  • Preparação para a retomada e como os empreendedores e líderes enxergam o futuro.

Veja agora os detalhes de cada um desses resultados:

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