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Para que serve o LinkedIn? 4 dicas de uso para sua empresa ūüĎĒ

Com 500 milh√Ķes de usu√°rios, o LinkedIn √© a principal rede social voltada a contatos profissionais e pode ser utilizada tamb√©m por empresas

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Faz tempo que o LinkedIn deixou de ser somente um site para atualizar o curr√≠culo. Ao completar 500 milh√Ķes de inscritos, em abril de 2017, a rede social firmou-se como a maior plataforma destinada a neg√≥cios, ganhando papel estrat√©gico tanto para empresas quanto para profissionais.

Neste post, saiba para que serve o LinkedIn e veja 4 dicas de como começar a utilizá-lo para obter mais resultados em sua empresa.

Assista também a um vídeo com Cristiano Santos, especialista em LinkedIn, e saiba mais sobre essa rede social:

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Para que serve o LinkedIn

Lan√ßado em 2003, na √©poca em que diversas redes sociais ‚ÄĒ algumas famosas at√© hoje, como o Facebook ‚ÄĒ estavam surgindo, o LinkedIn foi inaugurado com fun√ß√Ķes b√°sicas e com o objetivo de aumentar o networking profissional de seus usu√°rios.

Com o aumento dos inscritos, no entanto, a plataforma foi adquirindo outras funcionalidades, que a tornavam uma vers√£o para neg√≥cios de outras redes sociais. Foram desenvolvidas ferramentas como as company pages, que servem para empresas divulgarem vagas, publica√ß√Ķes e materiais, funcionando de forma semelhante √†s p√°ginas do Facebook.

No in√≠cio de 2017, o LinkedIn fez um redesign completo da sua vers√£o para desktop, buscando dar mais aten√ß√£o a conversas entre usu√°rios e a conte√ļdo.

Atualmente, a rede social está disponível em 24 idiomas, abrangendo usuários de 200 países.

Se você é um profissional ou um estudante buscando estágios, um novo emprego, recolocação no mercado de trabalho, dentre outros, o LinkedIn é uma boa plataforma para buscar vagas: muitas empresas e recrutadores estão presentes lá.

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Por outro lado, se voc√™ √© uma empresa investindo em Marketing Digital, saiba que a rede social √© √ļtil n√£o somente para recrutar candidatos: tamb√©m √© poss√≠vel divulgar seus posts e materiais, fazer an√ļncios e at√© publicar textos diretamente da rede social, por meio da plataforma Pulse.

Falaremos mais sobre essas possibilidades no próximo tópico. :)

4 dicas de uso do LinkedIn para sua empresa

1. Tenha uma company page

As company pages são relevantes porque permitem que a empresa construa uma audiência, que pode ajudar com a alavancagem inicial de uma nova mensagem, curtindo e compartilhando novos posts no blog, por exemplo.

Recomendamos criar e otimizar sua company page, deixando-a atualizada. Um ponto positivo, ali√°s, √© o fato de que no LinkedIn a concorr√™ncia pela aten√ß√£o do usu√°rio √© menor do que na rede social de Zuckerberg. Primeiro porque menos empresas est√£o presentes; segundo porque, pelo menos idealmente, voc√™ n√£o precisar√° competir com publica√ß√Ķes de amigos, fam√≠lia e fotos de gatinhos.

Publique por l√° todos os novos posts do seu blog, novos eBooks e materiais ricos e eventualmente indica√ß√Ķes de outros ve√≠culos que tamb√©m possam ser relevantes para o seu p√ļblico. Dependendo do tamanho da sua empresa, publicar uma vez ao dia √© uma boa frequ√™ncia.

2. Publique conte√ļdo no LinkedIn

Uma possibilidade que o LinkedIn oferece √© a de fazer publica√ß√Ķes em uma plataforma pr√≥pria, chamada de Pulse, de forma semelhante a um blog ‚ÄĒ incluindo abertura para coment√°rios, √≠cones de compartilhamento em diversas redes e visualiza√ß√£o p√ļblica.

Do ponto de vista tanto do profissional quanto da empresa, publicar na rede social √© muito interessante, j√° que, segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, 75% de seus usu√°rios leem ou interagem com conte√ļdo na plataforma pelo menos uma vez por semana. Para empresas, √© uma boa forma de construir reputa√ß√£o e alcan√ßar uma audi√™ncia maior.

De forma geral, no entanto, publicar no LinkedIn pode acabar sendo um dilema, pois o conte√ļdo fica limitado √† plataforma e n√£o permite que voc√™ tenha controle sobre diversos outros elementos (o design e os links da p√°gina, por exemplo), como √© o caso dos blogs.

Para isso, h√° algumas solu√ß√Ķes, como publicar apenas um resumo ou introdu√ß√£o no LinkedIn e, ent√£o, um link levando ao blog de fato; postar o conte√ļdo no blog da empresa e esperar algum tempo antes de public√°-lo na rede social; e escrever um texto semelhante ao do blog, mas com outra abordagem.

Leia nosso post para aprender a publicar no LinkedIn Pulse.

3. Participe de grupos

Participar de grupos é uma boa forma de usar o LinkedIn a favor da sua empresa.

Voc√™ pode, por exemplo, buscar por profissionais especialistas na sua √°rea ou que tenham cargos espec√≠ficos do seu p√ļblico-alvo e, a partir de seus perfis, consultar os grupos de que eles participam. A partir dos interesses deles, voc√™ pode mapear grupos significativos para sua empresa.

As discuss√Ķes mais populares de um grupo geralmente recebem mais visibilidade, ficando no topo da p√°gina. Contribuir com esses t√≥picos que est√£o em destaque √© uma forma de ficar em evid√™ncia. Seja bastante ativo, comente, fa√ßa perguntas e curta as contribui√ß√Ķes de outros participantes.

Compartilhe tamb√©m links para o conte√ļdo de seu blog de forma contextualizada dentro de uma discuss√£o. Al√©m de atrair tr√°fego qualificado para seu conte√ļdo, se os participantes gostarem podem aumentar seu alcance em outras redes compartilhando no Twitter e Facebook, por exemplo.

A chave do sucesso √© a publica√ß√£o de conte√ļdo de qualidade. Quanto mais conte√ļdo voc√™ produzir, mais sua comunidade ir√° apoi√°-lo e voc√™ se consolidar√° como autoridade no tema escolhido. Essa √© uma √≥tima maneira de gerar oportunidades para o seu neg√≥cio, de forma simples e de baixo custo.

4. Anuncie

Se no Facebook √© poss√≠vel segmentar an√ļncios por caracter√≠sticas como idade e prefer√™ncias, no LinkedIn os crit√©rios de segmenta√ß√£o s√£o focados nas informa√ß√Ķes profissionais dos usu√°rios. Por isso √© poss√≠vel atingir tomadores de decis√£o do seu mercado.

Existem basicamente dois tipos de solu√ß√Ķes de an√ļncios:

  • Solu√ß√Ķes Self-Service, indicadas para investimentos em an√ļncios abaixo de R$ 15 mil por m√™s;
  • Solu√ß√Ķes Corporativas, para investimentos em an√ļncios acima de R$ 15 mil por m√™s.

Dentro dessas duas solu√ß√Ķes, existem alguns tipos de an√ļncio: Sponsored content, Sponsored InMail, Text Ads (apenas para Solu√ß√Ķes Self-Service), Dynamic Ads e Display Ads (estas √ļltimas apenas para Solu√ß√Ķes Corporativas).

Para um passo a passo de como fazer anunciar, leia nosso post Como fazer an√ļncios no LinkedIn Ads: o passo a passo completo.

O LinkedIn é uma plataforma muito relevante para gerar resultados para sua empresa e para você como profissional. Mas, como qualquer outra rede social, estabelecer uma presença significativa leva tempo e não vai acontecer de forma imediata.

Por isso, n√£o basta estar presente no LinkedIn: √© preciso tamb√©m utilizar suas solu√ß√Ķes e recursos de forma bem alinhada com a estrat√©gia da empresa.

Para conhecer as melhores práticas em diversas frentes de atuação no LinkedIn, baixe o eBook Introdução ao Marketing no LinkedIn.



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