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Muito além do chocolate: como aproveitar a Páscoa em campanhas de Marketing Digital 🐰

Confira algumas ideias para você se aproximar dos seus clientes na Páscoa e vender mais durante a data

Mesmo não sendo uma data comemorativa tão popular para o comércio quanto a Black Friday ou o Natal, a Páscoa costuma aquecer as vendas, principalmente a de chocolates. Mas será que somente empresas do segmento alimentício podem aproveitá-la?

Acreditamos que não, pois os ovos de chocolate podem ser a forma mais óbvia de presentear nessa data, mas é possível ir um pouco mais a fundo e explorar o sentimento de gratidão que é celebrado no feriado. E isso vai além de segmentos de negócio, já que qualquer empresa pode fazer.

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Comece pelo planejamento

Estar próximo dos clientes é algo desejado por toda empresa, certo? Tenha em mente essa ideia de aproximação, que tem tudo a ver com a Páscoa, na hora de planejar seus conteúdos. O planejamento deve ser feito com alguma antecedência, cerca de um mês antes.

Mas tenha cuidado, pois a data tem significado religioso e você não quer desrespeitar a crença dos seus contatos. Por isso, o mais seguro é explorar mesmo os sentimentos de gratidão e aproximação, que são universais.

Explore o feriado

Apesar de ser comemorada no domingo, a Páscoa é antecedida pelo feriado da Paixão de Cristo, também conhecido como Sexta-feira Santa. Boa parte das pessoas terá pelo menos 3 dias para descansar. Assim, sua campanha pode focar nisso, oferecendo dicas e promoções que ajudem seus clientes a relaxar no fim de semana prolongado.

Uma passagem com desconto para um destino atrativo, uma massagem relaxante, aquela diária na pousada, livros para ler no feriado… Para vários segmentos é possível relacionar essa ideia de tranquilidade que o feriado traz para fazer uma oferta.

Use elementos típicos da Páscoa na campanha

Relacionar sua oferta de alguma forma com o feriado de Páscoa, indo para temas correlatos, é uma ótima ideia.

Para quem exagerou no chocolate, por exemplo, que tal um dia no SPA para fazer um detox ou uma matrícula na academia?

Já para quem não come carne nos dias que antecedem a Páscoa, está aí uma oportunidade para restaurantes de frutos do mar, peixarias, dentre outros fazerem uma oferta especial.

E, mesmo que você não consiga fazer essa correlação, há quem não goste de presentear com ovos de chocolate, preferindo flores, vinhos, um livro e outros presentes. Nesses casos, capriche na arte, incluindo temas que remetam à Páscoa.

Ovos, coelhinhos, pegadas e cenouras são elementos bem comuns no imaginário quando o tema é Páscoa. Por isso, utilizá-los em seus emails, redes sociais, Landing Pages e outros materiais de divulgação ajuda a entrar no clima imediatamente.

Em 2017, quem fez isso muito bem foi a Lohn Bier. A marca de cervejas, que fica no interior de Santa Catarina e mantém um pub anexo à fábrica, enviou um email convidando os contatos a fazerem uma visita durante o feriado para conhecerem o cardápio especial de Páscoa. O botão de Call-to-Action trazia a possibilidade de fazer uma reserva.

email de páscoa - lohn bier

Ofereça um brinde

Que tal oferecer um brinde para quem fizer compras acima de certa quantia no seu ecommerce, no estilo “nas compras acima de R$ 300, ganhe um ovo de chocolate”, por exemplo? Esse tipo de ação é uma forma de entrar no clima da Páscoa, chamando atenção para a sua campanha.

Se não for possível um chocolate, envie algum souvenir que seja interessante para o cliente e tenha relação com a Páscoa mas que, ao mesmo tempo, faça-o lembrar da sua empresa, como um coelhinho ou algum outro brinde personalizado.

Faça um concurso ou sorteio

Interagir é uma boa maneira de lembrar o seu público-alvo de que você também está em clima de Páscoa. Também é uma forma de conseguir mais seguidores, aumentar a consciência de marca e presentear seus seguidores, o que tem tudo a ver com o espírito de gratidão dessa data!

Um bom exemplo desse tipo de ação é o da ferramenta de análise de concorrência SEMrush. Bem distante do mercado chocolateiro, a empresa conseguiu aproveitar a data comemorativa criando um jogo chamado Caça ao Ovo. Voltada para os clientes, era necessário logar na ferramenta e procurar os ovos. Quem achasse 15 deles teria acesso a uma lista com as 10 mil palavras-chave mais pesquisadas em 10 países.

email de páscoa - semrush

E aí, deu para ver como há diversas opções disponíveis para você se aproximar dos seus clientes na Páscoa?

Esperamos que as dicas desse post ajudem você a planejar sua campanha — ou pelo menos a considerar a criação de uma.

Aproveite o tempo que falta para pensar e se planejar bem. No próximo post, que será publicado em duas semanas, traremos exemplos de Email Marketing e Landing Pages para você se inspirar e criar as suas. :)

Até lá!

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Comentários

3 comentários

  1. Ronie Tortorella

    A Páscoa Judaica (Pêssach) acontece na mesma época da Católica. Na verdade é o mesmo evento, mas os Judeus celebram a festa de uma forma bem diferente. Mais reflexiva e compreensiva, eu diria.
    Mas como qualquer grande festa, o evento movimenta o comércio e as empresas de serviços da comunidade de um modo geral.
    Desenvolvemos uma campanha para a Editora e Livraria Sêfer, especializada em títulos e produtos judaicos, para a Pêssach de 2017 que deu super certo e estamos repetindo agora.
    Criamos uma sequência de artigos no blog falando sobre o evento, sua origem histórica e importância de suas tradições. Um dos artigos trata especificamente dos ‘itens que não podem faltar no sêder (jantar) de Pêssach’. Além de descrever e mostrar a simbologia de cada item, direcionamos o leitor para um material rico ‘Checklist de Pêssach’ no qual ele poderá conferir tudo o que precisa para realizar o jantar dentro dos costumes tradicionais.
    A Landing Page tem taxa de conversão de 95% e já gerou mais de 1300 downloads (somando aos do ano passado).
    O checklist possui links diretos para a compra dos produtos e isso gerou um fluxo de vendas muito grande. E ainda, como apoio, os leads que baixaram o checklist entram em um fluxo no qual recebem materiais sobre a festa, sugestão de itens para compra. Uma campanha de remarketing utiliza essa base de leads para oferta de produtos de última hora.
    A estratégia texto de aprendizado > material rico para fazer o lead perceber que falta alguma coisa > campanhas de remarketing para os leads capturados, pode ser aplicada a qualquer festa/evento/motivação sazonal.
    Experimentem e compartilhem o resultado!
    Bons trabalhos! ;-)

    1. Larissa Cabral

      ADR Web, agência parceira da RD, arrasa em planejamento, criatividade e execução! Parabéns pelo trabalho!! :)

  2. Ewerton Silva

    Ótimo post, Mônica! OBS: realmente a dinâmica que a SEMrush fez dentro da ferramenta no ano passado ficou muito legal :)