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Os passos mais básicos que sua empresa precisa saber para fazer um planejamento de marketing

O plano de marketing é o conjunto de ações estipuladas para alcançar um ou mais objetivos em seu negócio; saiba como começar o seu

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Todas as empresas que buscam expandir sua atuação no mercado de trabalho precisam de um planejamento estratégico de marketing, a fim de elaborar suas estratégias de comunicação que contribuam para o crescimento da empresa.

O plano de marketing é feito com o intuito de alcançar objetivos pré-determinados, focados em ações de divulgação voltadas para sua marca, produto específico ou serviço realizado pela empresa.

Esse planejamento estratégico de Marketing pode ser considerado uma ferramenta de gestão, servindo para fazer com que a empresa se mantenha competitiva no mercado.

Além disso, pode servir também para produzir uma apresentação melhor e mais completa de seu produto ou serviço, criando, assim, uma imagem positiva em relação a empresa nas redes sociais.

Entenda melhor como criar um plano de marketing neste artigo.



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O que é um plano de Marketing?

O plano de marketing é o conjunto de ações estipuladas para alcançar um ou mais objetivos em sua organização. A partir dessas metas são estabelecidas as atividades necessárias para realizá-las.

Para criar um planejamento estratégico de marketing é preciso que os objetivos pretendidos sejam baseados em dados concretos e, principalmente, com metas viáveis. Será através dessas estratégias que a sua marca será conhecida.

Por essa razão, é preciso investir tempo para planejá-las, pois esta será a primeira impressão que seu cliente terá de seus serviços. Uma campanha de marketing bem feita é o melhor cartão de visitas de uma organização.

Iniciando um planejamento estratégico de marketing

O primeiro passo para iniciar seu plano de marketing é ver seu negócio de fora. Faça uma análise do que já foi realizado ou do que precisa ser feito a partir desse momento.

Parece óbvio, você dirá. No entanto, nem todos os líderes têm o costume de visualizar corretamente o lugar onde a empresa se encontra, onde quer chegar com ela e o que é necessário para isso.

Este é um dos estágios mais importantes: serve como ponto de partida para suas metas.

Por falar em metas, é de extrema importância que essas estejam bem definidas em seu planejamento, de forma clara e plausível.

Será por meio do esclarecimento de suas metas que serão definidas as atividades necessárias para realizá-las e repassadas a cada respectivo setor da organização.

Entenda seu público

Com os objetivos traçados e metas estabelecidas, é hora de entender onde encontrar seu público e o que ele precisa. Afinal, o foco do seu plano de marketing é que seu público conheça e utilize seus produtos ou serviços.

Para isso, mantenha-se atualizado. As redes sociais são grandes aliadas do marketing, por trazer uma resposta rápida de como as pessoas estão reagindo ao que você está oferecendo.

Avalie seu concorrente

Seus concorrentes também são uma fonte para entender o que funciona ou não em seu nicho.

O simples ato de procurar saber em que tipo de estratégias eles estão investindo e reciclar algumas ideias, adaptando para a realidade do seu negócio, pode ajudar em seu plano de marketing.

Mas cuidado!

Inspiração para criar novos métodos é viável. Mas copiar os conceitos de seus concorrentes é plágio e pode destruir a imagem da sua empresa. Então, tenha muita cautela ao implementar algo novo em cima de campanhas feitas por outras empresas.

A estratégia na prática

Depois de ter seu plano de marketing analisado e pronto, é o momento de colocá-lo na prática e, principalmente, monitorá-lo para ter certeza que ele será cumprido.

Mas como avaliar se cada atividade do seu planejamento está sendo executada de maneira efetiva?

Atualmente, contamos com alguns softwares no mercado, para ter uma visão completa no acompanhamento de seus projetos. Eles dão uma ideia detalhada do andamento de cada atividade, bem como o responsável por cada uma.

O Scopi é um software de planejamento estratégico, que integra tudo em um só lugar. Além disso, ele sinaliza, por meio de notificações, as ações realizadas e também as que possam estar atrasadas em seus projetos.

Isso faz com que você possa ter um amplo controle de seu plano de marketing ou de outros planejamentos estratégicos que você implemente em sua empresa.

Então, pronto para iniciar seu plano de marketing? Conte-nos como você implementou seu planejamento no seu negócio.

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