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Por que patrocinar eventos: 4 vantagens que sua empresa obtém ao investir em um

Veja como eventos podem ajudar você a gerar vendas, ampliar o alcance da sua marca e estreitar relacionamentos

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Nas áreas de marketing das empresas, é comum que o patrocínio de eventos fique de fora do planejamento quando é preciso cortar custos. Mas deveria ser justamente o contrário, já que patrocinar um evento pode aumentar o número de clientes da empresa e ajudar a reter aqueles que já consomem seu produto ou serviço.

Neste post, reunimos as principais vantagens de patrocinar um evento e algumas dicas para você investir no evento certo.

4 principais vantagens de patrocinar eventos

1. Reconhecimento da marca

Estar presente no evento como patrocinador possibilita reforçar o valor da marca e fortalecer seu posicionamento de negócio, além de se relacionar com novos contatos e potenciais clientes.

Pode ser interessante em um momento de entrada em um novo mercado e associação com uma marca já mais estabelecida. No entanto, como é algo pouco mensurável e a longo prazo, essa justificativa é a que gera maior probabilidade de ser cortada em tempos de crise. Por isso busque associá-la a outros objetivos, como estes abaixo.

2. Relacionamento

Identifique eventos que seus clientes estão inseridos ou estão à procura. Você pode identificar isso por meio de pesquisas no Google, redes sociais e conversas com outras pessoas que fazem parte da sua área de atuação.

Apresentar um novo produto ou serviço, mostrar diferenciais em um upsell ou mesmo evitar cancelamentos (churns), tudo isso pode ser potencializado com o fortalecimento das relações entre você e seu cliente.

Além de calcular o quanto foi investido e o retorno no evento, vale a pena estar atento ao LTV (Lifetime Value), ou seja, o tempo que o cliente prospectado durante o evento fica mais tempo com você do que os outros adquiridos em outros momentos.

3. Geração de Leads

Em um evento onde você está frente a frente com um público interessado em seu produto ou serviço, o número de novos contatos e geração de Leads tende a ser sempre maior que a sua média habitual. Sem contar a vantagem do contato direto e captura de necessidades e novos insights a respeito do seu produto ou serviço.

Existem diversas formas de adquirir novos Leads em um evento. A abordagem por meio de estandes com um contato comercial, participação em palestras e debates, cupons de descontos ou sorteio na entrega do kit de boas vindas e networking são algumas formas efetivas para novas conversões.

4. Fechar vendas

Estar em contato direto com o seu público significa muito mais oportunidades de negócios. Em um evento, também é possível vender mais e incrementar a receita através do aumento do ticket médio de vendas diretas.

Vamos supor que você investiu R$ 10.000 em um evento da sua área ao qual compareceram cerca de 1.000 participantes. Isso significa que você investiu cerca de R$ 10 por cada participante.

Supondo ainda que o ticket médio do seu produto seja de R$ 500. Você vai precisar realizar acima de 20 vendas para ter um retorno positivo sobre o investimento, ou seja, ter um percentual de 2%. Além de uma de conversão baixa para se ter lucratividade, participar de eventos amplia seu contato da marca e estreita laços com seu público-alvo.

Convencido de que vale patrocinar um evento? Certo, agora uma outra questão pode surgir.

Em qual tipo de evento investir?

Para avaliar se o evento vale a pena para esse objetivo é bom observar os outros patrocinadores que estão lá. Analisar o histórico do evento bem como falar com quem patrocinou no ano anterior ou verificar se patrocinadores antigos continuam voltando é um bom termômetro para avaliar o investimento.

Para garantir que o investimento traga retorno, no entanto, é preciso pesquisar e conhecer todos os eventos da sua área. Atualmente, as opções são inúmeras, e escolher bem é importante para uma estratégia de sucesso num evento.

Se você é uma empresa global, eventos de grande porte representam particularmente uma oportunidade valiosa para reforçar a sua marca no mercado. No entanto, grandes empresas também devem patrocinar pequenos eventos: o investimento é significativamente menor e a visibilidade também, mas o impacto na fidelização do cliente pode ser muito grande, principalmente se você vende para pequenas empresas.

Já para empresas de pequeno e médio porte pode ser uma grande chance de investimento com um bom retorno. Quem ainda não conta com uma grande audiência e alcance pode usar um evento, que além de alavancar as vendas e ampliar o contato da marca, pode ser o pico de conversões do ano. Sua marca ainda pode ficar lado a lado com grandes players do mercado, aumentando a credibilidade.

O ideal hoje é que um patrocínio seja um casamento entre vários interesses: que consiga juntar clientes e potenciais clientes e que isso gere novas receitas para a empresa.

Algumas perguntas devem ser feitas antes de escolher o evento que você vai patrocinar. Aqui vão algumas que precisam ser respondidas antes de você levar o projeto para o seu Departamento de Marketing:

Defina o objetivo

Qual é o seu objetivo macro fazendo eventos? Visibilidade de marca? Retorno financeiro?

Entenda bem o que você deseja obter com o evento antes de escolher qual participar.

Tenha um orçamento em mente

Qual o orçamento será alocado e o retorno esperado? Avalie se o investimento lhe trará um retorno em termos de networking, geração de negócios, reforço da marca.

Meça, por exemplo, quanto tempo você demoraria para conseguir 100 contatos estratégicos de áreas relevantes para o seu negócio se tivesse que fazer um levantamento sozinho.

Veja o tamanho do evento

Quantos eventos a empresa planeja participar por ano? Se for mais de um, participe de eventos grandes, mas não esqueça dos menores. Eles podem trazer um retorno considerável também.

Defina o melhor perfil de evento

Quais desses eventos são interessantes ter a sua marca como patrocinador e quais merecem apenas uma visita?

Quais deles você precisa efetivamente patrocinar, expor a sua marca, apresentar o seu produto ou quais um trabalho de relacionamento já seria suficiente?

Que tipo de participação você terá?

Para planejar a sua participação em um evento é preciso conhecer o três principais tipos de patrocínio disponíveis:

Institucional

Tem como objetivo fortalecer a marca da empresa ao associar um acontecimento ou causa (cultural, social, desportiva). A visibilidade, neste caso, vem através de seu posicionamento junto ao que você está “defendendo”.

Promocional

Tem como objetivo promover seu produto ou serviço, a fim de obter ganhos comerciais. Aqui, mais importante do que gerar visibilidade  é alavancar vendas.

Misto

Tem como meta o retorno financeiro e a visibilidade da sua marca pelo seu posicionamento.

Na prática: como a WCK gerou R$ 1 milhão de receita ao patrocinar eventos

Em 2017, a agência WCK foi uma das empresas patrocinadores do RD On The Road, evento itinerante de Marketing Digital e vendas da Resultados Digitais.

Em 4 meses, o retorno do investimento foi:

  • 60 clientes em 10 estados (SP, RJ, MG, PR, SC, PE, BA, RS, GO, RN);
  • Quase R$ 20 mil em receita direta vinda apenas da contratação da consultoria;
  • R$ 1 milhão em novos contratos vindos da Consultoria Growth;
  • Taxa de 12% em fechamentos de clientes da consultoria, em clientes Inbound.

Para saber mais sobre o case, leia o post Gerando vendas em eventos: como a agência WCK alcançou R$1 milhão de receita em quatro meses.

Conclusão

Com essas dicas, certamente você estará mais preparado para patrocinar um evento e obter retornos efetivos para o seu negócio.

E, se você ficou empolgado, que tal patrocinar o RD Summit, maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina que acontece anualmente em Florianópolis? Acesse o site e saiba mais: rdsummit.com.br/patrocinio.

RD Summit 2018

Post publicado originalmente em julho de 2015 e atualizado em maio de 2018.

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