Blog de Marketing Digital de Resultados

Como fazer uma pesquisa avançada no Google e encontrar tudo o que você precisa: 10 dicas incríveis

Aprenda alguns comandos que permitem refinar os resultados e encontrar com mais facilidade o que você procura

Os filtros de pesquisa oferecidos pelo Google vão muito além da já conhecida busca por termos entre aspas. Isso por causa dos operadores de busca (em inglês, conhecidos como search operators ou query operators), que são comandos utilizados para refinar os resultados, facilitando que você encontre o que procura.

Neste post, conheça 10 principais comandos e parâmetros de busca e aprenda como fazer uma pesquisa avançada no Google.

1. Como procurar por uma frase específica

Para fazer uma pesquisa por uma frase, coloque-a entre aspas. É uma dica relevante para quem precisa pesquisar por muitos termos, pois elimina resultados pouco significativos.

Da mesma forma, copiando e colando no Google entre aspas trechos dos seus conteúdos, você pode descobrir se algum site o está republicando sem permissão.

pesquisa avançada google

2. Como excluir uma palavra dos resultados de busca

Para excluir uma palavra dos resultados, utilize o sinal de menos (-) na frente do termo pelo qual não deseja pesquisar. É uma opção útil quando sua pesquisa tem dois significados diferentes.

Por exemplo, se você procura por Lead no sentido de potencial cliente do Marketing Digital, pode excluir as buscas por Lead na acepção jornalística, que é o primeiro parágrafo da notícia. Isso ajuda você a economizar tempo, pois elimina os resultados que não interessam.

pesquisa avançada google

3. Como procurar termos que você não lembra quais são

Não tem certeza de quais palavras você precisa digitar na pesquisa? No lugar dos termos que não conhece, coloque um asterisco (*) e o Google o substituirá por qualquer palavra.

Esse é um atalho importante para encontrar artigos que têm um título específico, com um numeral, por exemplo, mas que você não lembra quais são. Assim, se você procura por uma lista com dicas de SEO, pode escrever “* dicas de SEO”.

pesquisa avançada google

4. Como pesquisar por tipo de documento

É possível restringir os resultados da sua pesquisa a formatos específicos, o que torna mais fácil encontrar documentos de texto do Word, planilhas do Excel, apresentações do PowerPoint, arquivos em PDF e qualquer outra extensão existente.

Para refinar a pesquisa por um formato específico, digite “filetype:” ou “ext:” antes ou depois do termo pelo qual deseja buscar, sem espaços. Esse tipo de pesquisa é especialmente útil para encontrar modelos de planilhas e de apresentações, por exemplo.

pesquisa avançada google

No entanto, lembre-se de que, se você faz Marketing Digital e deseja gerar Leads com seus materiais, é importante que eles não apareçam no Google. O que deve aparecer é a Landing Page com o material e não o material em si.

5. Como buscar por um termo dentro de um site

Alguns sites possuem buscas ineficientes e, às vezes, procurar pelo Google pode ser mais cômodo. Para pesquisar dentro de um site específico, basta digitar o termo desejado seguido de “site:” e do endereço.

Se você deseja fazer uma busca por posts e materiais sobre o Instagram no blog da Resultados Digitais, por exemplo, escreva: instagram site:resultadosdigitais.com.br na caixa de busca. Também dá para pesquisar por um subdiretório específico, como site:resultadosdigitais.com.br/blog ou subdomínio, como site:materiais.resultadosdigitais.com.br.

pesquisa avançada google

O comando também serve para checar quais páginas do seu site estão indexadas. Ao digitar somente site:resultadosdigitais.com.br na pesquisa, tem-se um retorno de 3.600 páginas.

Na mesma busca foi possível checar os títulos e descrições e ver que estão aparecendo de maneira adequada, sem cortes.

6. Como buscar por termos da URL

Para restringir os resultados da busca no Google a páginas que contenham uma ou várias palavras na URL, utilize os comandos inurl: ou allinurl:, respectivamente.

É uma ferramenta útil quando você procura por páginas específicas dentro de um site, por exemplo, combinando-a com o item anterior.

pesquisa avançada google

7. Como procurar por termos no título das páginas

Quer procurar apenas por páginas que têm uma palavra-chave no título? Utilize o “intitle:” antes do termo. É uma busca proveitosa para checar a concorrência ou para buscar artigos já existentes em sites nos quais você gostaria de publicar, por exemplo, para ver se já não existe conteúdo similar.

Da mesma maneira que ocorre com a busca por URLs, utilizando o comando “allintitle:” você encontra múltiplos termos no mesmo título.

pesquisa avançada google

8. Como buscar por termos no corpo do texto

Aproveite os comandos “intext:” e “allintext:” para fazer buscas por uma palavra ou por múltiplas palavras, respectivamente, no corpo do texto. Funciona de maneira bem similar ao item anterior.

pesquisa avançada google

9. Como encontrar sites relacionados

O comando “related:” mostra sites relacionados àquele que você digita na busca.

Ao colocar o próprio endereço do Google, por exemplo, os resultados mostram outros sites de pesquisa como Bing e Ask.

pesquisa avançada google

10. Como buscar por informações de um site

Há uma série de informações sobre o seu site ou o dos seus concorrentes que você pode acessar por meio do operador de busca “info:”. Ao digitar o comando seguido de um endereço, o Google mostra links para os seguintes atalhos:

  • “cache:”, que mostra a última versão do site salva pelo bot do Google;
  • “related:”, sobre o qual já falamos no item 9;
  • “site:”, como falamos no item 5.

Esperamos que essas pesquisas avançadas do Google ajudem você a encontrar o que procura com mais facilidade.

Já falamos aqui no blog também sobre como fazer pesquisas avançadas de imagens usando o buscador. Leia o post Google Imagens: saiba tudo sobre busca de imagens do Google para aprender!

E, se você quer obter ainda mais resultados com o Google, baixe nosso eBook gratuito Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa.

Boa leitura!



Ferramentas do Google para o Marketing da sua empresa

O Google é muito mais do que um buscador. Veja neste eBook os principais serviços que ele oferece e como usá-los em todo o seu funil de vendas.

Marcadores:

Deixe seu comentário