Pesquisa de palavras-chave e SEO: como escolher as melhores keywords para brigar pelos resultados no Google

Saiba como definir quais são as palavras-chave que seu negócio precisa para ter um bom posicionamento orgânico no Google

André Siqueira
André Siqueira29 de agosto de 2020
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Uma pesquisa de palavras-chave é um estudo que define quais palavras-chave são importantes para seu negócio. A partir de uma pesquisa de palavra-chave é possível criar estratégias de conteúdo para melhorar o posicionamento orgânico do seu site e acompanhar a sua classificação no Google.


Esse post é um trecho do eBook + Planilha “Pesquisa de palavras-chave: o que é e como fazer”, um material que mostra a teoria e a prática para você descobrir como seu público está procurando pelas soluções do seu mercado e saber para quais palavras-chave você deve focar os esforços de otimização.

O ponto de partida para qualquer estratégia de SEO é identificar por quais palavras você quer brigar. Mesmo para sites mais antigos e que já receberam muitos links, é impossível competir por todas as palavras relacionadas ao negócio organicamente.

Para sites que estão começando, esse fato se agrava ainda mais. Por isso, é importante escolher quais são os termos de busca pelos quais você quer que seu site seja listado nos primeiros resultados do Google e então definir estratégias para alcançar esse objetivo.

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Veja algumas estratégias que você pode adotar em seu site para melhorar seu posicionamento e atrair mais tráfego

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A importância da pesquisa de palavras-chave no Marketing Digital

Hoje, quando você quer saber sobre algo ou até mesmo fazer alguma coisa, é muito comum que você recorra ao maior buscador do mundo: o Google.

Diante daquela caixinha retangular, você entra com algumas palavras-chave ou termos que são rapidamente buscados. Em menos de um segundo, você tem um conjunto de páginas da web para visitar como resultado de sua pesquisa.

A verdade é que o Google utiliza essas palavras-chave buscadas para identificar quais conteúdos da internet podem atendê-lo melhor. Por isso, quem possui um site institucional, blog ou loja virtual precisa estar muito atento à pesquisa de palavras-chave a fim de produzir um conteúdo que vá ao encontro daquilo que as pessoas buscam na internet.

Em resumo, você precisa identificar quais são as pesquisas mais comuns que as pessoas realizam em seu nicho de atuação para a partir daí produzir seus conteúdos.

A boa notícia é que existe um passo a passo que você pode seguir para fazer uma excelente pesquisa de palavras-chave, o que lhe permitirá produzir os melhores conteúdos para sua audiência e posicionar-se entre os primeiros resultados do Google.

Entendendo algumas variáveis que envolvem as palavras-chave

Existem diversas formas de se realizar uma pesquisa de palavras-chave, seja seguindo um processo diferente ou utilizando diversas ferramentas.

Dependendo da complexidade e profundidade da pesquisa que você queira realizar, como incluir mais variáveis e pensar em algum algoritmo diferente de priorização, faz sentido procurar esses outros processos.

A seguir, vamos falar sobre algumas variáveis que consideramos as mais relevantes para uma pesquisa de palavras-chave eficaz:

  • Volume;
  • Dificuldade;
  • Oportunidade;
  • Intenção de compra;
  • Posição atual.

Volume

Essa é a variável que representa o volume de buscas mensais por determinado termo no Google.

É uma variável importantíssima pois é fundamental garantir que haja muitas pessoas efetivamente procurando pelas palavras-chave que você quer competir.

Lembre-se: sempre que for utilizar uma ferramenta para encontrar o volume de busca, não se esqueça de verificar se está fazendo a pesquisa filtrando apenas as buscas realizadas no Brasil.

Dificuldade

Há palavras que já são exploradas por sites de muita relevância e bem avaliados pelo Google enquanto outras ainda dão bastante margem para que sites novos rapidamente apareçam entre os primeiros resultados.

Como resultado disso, é muito difícil posicionar seu site entre os primeiros para alguns termos e isso deve ser avaliado ao definir suas palavras-chave.

Uma dificuldade alta significa que os sites que estão nas primeiras posições possuem uma autoridade elevada e isso torna mais difícil o rankeamento.

Um ponto importante aqui é não confundir dificuldade orgânica com competição no Google Ads. A competição representa que muitas empresas estão comprando determinada palavra, e não que necessariamente essa palavra é de grande dificuldade.

Oportunidade

Essa variável é pouco utilizada, porém é bem relevante na hora de decidir por investir esforços em uma keyword.

Sabe quando você realiza uma pesquisa no Google e aparecem outros elementos além dos resultados orgânicos, tais como resultados de buscas por vídeos, imagens, empresas locais, mapas, anúncios etc.?

Todos esses elementos fazem a taxa de clique dos resultados orgânicos diminuírem, pois acabam "puxando" a atenção dos usuários para esses elementos.

Por isso, quanto mais elementos extras no resultado, menor será a oportunidade de determinado termo.

Intenção de compra (estágio do funil)

Esta é uma variável para ajudar na tomada de decisão sobre um termo. Por exemplo, uma palavra que seja relacionada ao seu produto ou serviço é considerada uma palavra com alta intenção de compra - como “software de gestão financeira”.

Já um termo do seu mercado que indique a busca por algum problema resolvido por seu produto, pode ser considerada como baixa intenção de compra - como “organizar contas a pagar”, por exemplo.

Posição atual

Representa a posição atual do site do seu negócio para determinada palavra.

A partir desse diagnóstico, é possível ver quais páginas você pode otimizar para melhorar a posição ou para quais você não possui uma página rankeada e deve produzir um conteúdo.

>> Leia mais: KPIs para SEO: saiba como escolher os mais relevantes para o seu negócio

Na prática: como fazer sua pesquisa de palavras-chave

Aqui, nós vamos dar um passo a passo para uma pesquisa de palavras-chave simples e eficaz. Para isso, vamos contemplar as variáveis que consideramos importantes para um primeiro momento.

Como apoio a este passo a passo, recomendamos que você utilize um modelo de planilha que criamos para auxiliar você.

[eBook + Planilha] Pesquisa de palavras-chave: o que é e como fazer

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Encontre as principais palavras do negócio (head keywords)

O primeiro passo é encontrar as head keywords, que podem ser consideradas as palavras com maior volume de busca e que darão origem aos termos long tail.

Normalmente elas também são as primeiras palavras que procuramos no Google quando estamos procurando pela solução de um problema.

Acontece que, intuitivamente, nós estamos acostumados a pensar em palavras-chave de fundo de funil, ou seja, mais relacionadas ao produto vendido, e não pensamos nos problemas que estão alguns passos atrás na jornada de compra.

Ferramentas que você pode utilizar:

Usando as três ferramentas acima, você terá alguns termos relacionados a seu negócio e que podem ser explorados. Mas, antes de começar a usar esses termos, fique atento ao passo seguinte.

Remova os termos que não fazem sentido para o negócio

Neste momento você já deve ter uma planilha bem alimentada de termos relevantes. Acontece que, provavelmente, há algumas palavras que não fazem tanto sentido para o negócio.

Por isso, neste passo recomendamos fazer um filtro para remover termos duplicados e aqueles que não fazem sentido para o negócio.

>> Leia também: Atualização Helpful Content do Google: previsões e hipóteses de Wil Reynolds

Encontre palavras long tail

Levantados os termos principais, é hora de encontrar os termos cauda longa. Ou seja, palavras mais específicas e, normalmente, com menor volume de busca e menor concorrência.

Ferramenta recomendada:

Para saber mais leia também o post Como usar palavras-chave de cauda longa para atrair mais pessoas a seu site.

Descubra o volume de busca de cada palavra

Até aqui, o trabalho foi todo em cima de encontrar termos relevantes para a pesquisa. Agora, a ideia é encontrar as demais informações da planilha, começando pelo volume de busca orgânica de cada termo.

Ferramentas que você pode utilizar:

Para saber mais detalhes sobre como configurar cada uma dessas ferramentas, baixe o eBook Pesquisa de palavras-chave: o que é e como fazer.

Descubra se o site do seu negócio já está posicionado no Google

Com qualquer uma das duas ferramentas citadas abaixo, você encontrará o ranking atual do seu site para cada termo.

Isso será importante para algumas decisões mais à frente, como decidir o que fazer com cada keyword - se produzir conteúdo, otimizar uma página existente, fazer link building etc.

Ferramentas que você pode utilizar:

Descubra a Dificuldade, a Oportunidade e o Potencial de cada termo

Agora que você já descobriu o volume de busca e a posição atual de suas palavras-chave, é hora de encontrar as três últimas variáveis.

Ferramenta que você pode utilizar:

A ferramenta Moz tem uma feature chamada Keyword Explorer que mostra um relatório com as informações sobre cada termo inserido. Você pode exportar esse relatório para atualizar a sua planilha.

Juntando as peças

Ao final, sua planilha estará mais ou menos assim:

modelo de pesquisa de palavras-chave planilha

Nas três últimas colunas, há algumas fórmulas prontas para dar uma pontuação ao volume, calcular a facilidade (100 - valor da dificuldade) e a prioridade, que é uma soma de diversas notas.

Quanto maior a prioridade, mais relevante é um termo, com base em todas as outras variáveis, exceto o ranking atual.

Resumindo o processo:

  • Encontre os principais termo do negócio (head keywords);
  • Remova os termos que não fazem sentido para o negócio;
  • Encontre palavras long tail;
  • Descubra o volume de busca de cada palavra;
  • Descubra se o site do seu negócio já está posicionado no Google para cada palavra;
  • Descubra a Dificuldade, a Oportunidade e o Potencial de cada termo.

Saiba mais sobre pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave tem um papel importantíssimo na sua estratégia de Marketing Digital e é fundamental para que o site de sua empresa gere tráfego orgânico.

Acompanhar evolução

Em teoria, acompanhar o tráfego por palavra-chave seria o suficiente para verificar quais termos estão crescendo e contribuindo mais com a empresa e quais estão caindo. É uma das formas de medir quanto os investimentos em Link Building de fato têm se convertido em ganhos para a empresa.

No entanto, esse tipo de análise é incompleta e deixa algumas coisas importantes de lado, já que leva em conta só os termos que sua empresa já está bem posicionada.

Se sua empresa leva um termo da 80ª posição para a 11ª, por exemplo, dificilmente sentirá resultados concretos (a esmagadora maioria dos cliques fica na primeira página). No entanto, isso não quer dizer que o trabalho foi em vão ou que o investimento foi desperdiçado. Pelo contrário: se a empresa continuar nesse ritmo, provavelmente alcançará em breve as primeiras posições e poderá colher os resultados.

variação de ranking no rd station

Outro problema considerável é que há algum tempo o Google deixou de fornecer a palavra-chave de origem de todos os usuários que estivesse logados com uma conta Google. E o número de usuários nessas condições cresce consideravelmente.

Em fevereiro de 2012, o percentual de visitas ao nosso blog cujo termo de pesquisa não era exibido pelo Google foi menor do que 4,5%.

Apenas 1 ano depois, o (not provided) já está esse mês em 55% dos nossos acessos via busca orgânica.

Nessas condições, fica muito mais difícil e pouco confiável medir a evolução de um termo se analisamos somente tráfego e conversões. O ranking surge como uma alternativa complementar.

Identificar mudanças de algoritmo

Tudo bem, se você está nas primeiras posições para vários termos e for prejudicado por alguma mudança de algoritmo, rapidamente vai perceber a queda de tráfego e conversões e descobrir que existe algum problema.

A questão é que, quando sua empresa está investindo em conteúdo mas ainda não tem uma autoridade alta, boa parte dos termos estará em posições intermediárias no ranking. Ficar na 2ª ou 3ª página dos resultados de uma busca não é suficiente para receber tráfego, mas já é uma parte do caminho de otimizações.

No entanto, se uma atualização de algoritmo leva a empresa a cair para a 8ª página, não vai sentir diferenças concretas, já que não havia tráfego e continuará não havendo. No entanto, é uma informação relevante nos trabalhos de otimização e pode exigir uma correção de rumo.

Novamente aí o ranking pode ser útil.

Cuidados importantes

Estar em primeiro lugar para uma determinada keyword não é garantia de nada. O ranking não é um objetivo final ou mesmo métrica de ROI que, como defendemos, devem ser Leads e vendas. No entanto, é um indicador útil para guiar otimizações e avaliar o efeito de esforços em otimizações na página e link building.

Também é perigoso considerar o ranking como algo estável e fazer previsões precisas de tráfego com base nisso. Os resultados de busca estão cada vez mais personalizados e o acompanhamento do ranking vai mostrar a posição da Keyword apenas para um usuário em um único momento. Encare-os como uma média geral, um ponto de apoio que tem seu valor mas não é 100% preciso.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, baixe agora o eBook "Pesquisa de palavras-chave: o que é e como fazer", feito em parceria com a Agência Mestre e a SEMrush. No material, falamos com mais profundidade sobre como fazer essa pesquisa. Além disso, também disponibilizamos uma planilha que você pode usar para organizar e monitorar suas keywords.

Pesquisa de palavras-chave: o que é e como fazer - 2ª Edição

Descubra quais estratégias e ferramentas as empresas usam para alcançar resultados com otimização de palavras-chave - e como você pode fazer isso também.

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Esse post foi publicado originalmente em julho de 2010 e revisado e atualizado em outubro de 2020.

André Siqueira

André Siqueira

Quem escreveu este post

Co-fundador da Resultados Digitais, líder de automação de Marketing na América Latina e nos 8 primeiros anos da empresa liderou a criação e escalada da área de Marketing, tida como referência no Brasil. Do Marketing partiu para uma nova unidade de negócios, focada no desenvolvimento de um produto de educação. Pela RD se tornou também Empreendedor Endeavor e recebeu os prêmios de Empreendedores do Ano pela Endeavor (2017) e pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios na categoria serviços (2015). Também foi eleito um dos Forbes Under30 em 2019. Formado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi professor de marketing digital na pós gradução da PUC RS, Be Academy, Estácio (SC) e Sustentare. Também foi eleito o profissional do ano em Inbound Marketing três vezes consecutivas pelo Prêmio Digitalks (2016, 2017 e 2018).

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