Blog de Marketing Digital de Resultados

Pesquisa por voz: o que é, como funciona, dicas de SEO e mais 🎤

Saiba tudo sobre uma das principais tendências para os próximos anos: a pesquisa por voz, finalmente, vem se popularizando no Brasil e trazendo bons frutos. Confira!

A pesquisa por voz, ou voice search, é uma maneira de procurar resultados para uma palavra-chave em mecanismos de busca falando em direção a um dispositivo. Smartphones, tablets e assistentes ativados por voz são as interfaces mais usuais para realizar pesquisas por voz.


Ouça o post no player abaixo:

 

 

Em 2020, a ComScore estima que 50% das buscas online serão feitas por meio da pesquisa por voz. O conforto e a praticidade ditam, sim, tendências. E o abandono dos teclados – ao menos os dos smartphones e tablets – está se tornando uma realidade cada vez mais próxima.

Afinal, o quão conveniente é ditar algo para o celular e receber em mãos uma pesquisa completa e corretamente apurada? Esqueça as respostas truncadas ou confusas das inteligências artificiais do passado: estamos falando de algo realmente útil e que vem para mudar, mais uma vez, a forma como somos encontrados por possíveis consumidores na web.

Spoiler: sim, mais mudanças em SEO vêm por aí também! Confira a seguir tudo sobre a famosa pesquisa por voz. 🗣️

Semana do Futuro do Marketing Digital e Vendas

Assista aos webinars e fique por dentro das tendências e mudanças do Marketing para 2020 e seu impacto sobre Vendas.

O que é e como funciona a pesquisa por voz?

A pesquisa por voz – ou voice search, como é conhecida mundialmente – nada mais é que uma maneira de buscar por algo no Google ou na web em geral. No caso, usando a voz e os microfones do seu smartphone, tablet ou notebook – não que seja impossível fazer uma busca por voz em um computador de mesa, só é algo bem raro, mesmo.

A funcionalidade surgiu com o objetivo de simplificar e otimizar a vida das pessoas – trocando o ato de digitar pelo de simplesmente falar – e, finalmente, está se popularizando no Brasil.

Se você já contou com a ajuda de assistentes pessoais – como a Siri (Apple), Cortana (Microsoft) ou Alexa (Amazon) – já realizou uma pesquisa por voz, yay! Essas ferramentas artificialmente inteligentes captam as palavras ditas e as direcionam ao buscador que, por sua vez, devolve uma pesquisa de imediato.

Tranquilo até aqui, certo? E por falar em buscador novamente… o Google saiu na frente dos concorrentes e disponibilizou a opção de pesquisa por voz junto com a Hummingbird, em 2013 – a atualização que permitiu a interpretação de intenção, contexto e real dúvida de quem está pesquisando algo por meio da fala.

Assista a uma entrevista sobre o assunto com Fabio Ricotta, especialista em SEO e fundador da Agência Mestre:

Mas por que, afinal, o número de pesquisas por voz está aumentando?

Podemos listar, entre os motivos para o número de pesquisas por voz estar em crescimento, três fatores principais:

  1. Pesquisar falando é 3.7x mais rápido que digitando, segundo o Bing. E pesquisas mais rápidas trazem, por sua vez, respostas mais rápidas. Em um mundo onde todos buscam otimizar seu tempo e ganhar mais agilidade, parece muito lógico que a voice search esteja em ascensão.
  2. O aumento do uso de dispositivos móveis já ultrapassou a quantidade de aparelhos desktop em relação ao uso da internet, de acordo com a StatCounter. E o uso da voz encaixa-se perfeitamente com a proposta dos aparelhos – que é, no caso, facilitar a sua vida.
  3. O avanço da tecnologia e, consequentemente, dos assistentes pessoais/por voz e das interfaces de conversação. No início do post, citamos a Siri, Alexa e Cortana – mas podemos esperar muitos mais nomes pipocando por aí nos próximos meses. A Gartner apontou em 2017, por exemplo, as interfaces de usuário por conversação como uma das principais tendências que devem estourar dentro de 5 a 10 anos.

Pesquisa por voz foi tema no RD Summit 2019

O especialista Edney Interney Souza – que palestrou no RD Summit 2019 com o tema “O fim da era dos likes e o início da era da voz” – aponta, ainda, a popularização dos comandos por voz como uma tendência inclusiva para pessoas com deficiência visual, dificuldades motoras ou analfabetos (tanto adultos quanto crianças). Um tema ainda pouco explorado entre as vantagens da pesquisa por voz, mas extremamente pertinente!

A “era da voz” concederá a essas pessoas, além de simplesmente uma usabilidade melhor em termos de dispositivos móveis, a possibilidade de comandar casas inteligentes e ter, de fato, uma vida realmente mais fácil.

Algo que sua empresa pode – e deve! – considerar para além dos negócios, pensando em termos de estratégias mais humanas e mais voltadas a experiências felizes do que lucros.

SEO para pesquisa por voz: como otimizar meu site ou blog?

Bom, já constatamos que a pesquisa por voz estará cada vez mais presente em nosso cotidiano. E, assim, precisaremos – mais uma vez – saber como seremos encontrados pelos usuários da web.

Confira então, a seguir, algumas dicas de Search Engine Optimization (SEO) para pesquisas por voz:

Foque em palavras-chave no formato de perguntas e cauda longa

É muito mais provável que, via smartphone, você faça uma pergunta ao Google ao invés de ditar termos. Em uma busca “tradicional” sobre confeitaria, por exemplo, você digitaria: “bolo gotas de chocolate”. Para a Siri, você provavelmente perguntaria: “Como fazer um bolo com gotas de chocolate?”.

Seguindo essa lógica, posts com com perguntas e respostas performam muito bem, e muito melhor, nas pesquisas por voz. Para tanto, tente descobrir as principais dúvidas dos seus consumidores.

Além disso, as pesquisas por voz envolvem mais palavras do que as buscas digitadas. Então, pense em palavras-chave de cauda longa que transmitam de maneira concisa o que audiência quer saber.

Conquiste os featured snippets ou “posição zero do Google”

Os featured snippets são aqueles cartões com respostas diretas que aparecem por primeiro nas páginas de pesquisa do Google, também conhecidos como “posição zero do Google”:

featured snippet pesquisa por voz

Atualmente, 40.7% das respostas em pesquisas por voz vêm no formato de featured snippet.

Mire em parágrafos pequenos, porém completos, que respondam de maneira assertiva e rápida ao que o usuário precisa saber. Você também pode apostar em listas e tabelas.

Para começar, descubra quais das suas palavras-chave estão ranqueando entre 1 e 10. São elas as com maior potencial de virar snippet! Atualize o conteúdo de página e post onde elas se encontram e tenha paciência: os featured snippets podem demorar para serem atualizados.

Aposte em uma linguagem simples e natural

Segundo a Backlinko, o nível da linguagem usada em respostas para pesquisas por voz equivale ao de uma 9ª série. Logo, evitar jargões, palavras “chiques” e robustas é essencial para ranquear bem.

Aliás, esse é o tipo de coisa que você deve evitar de toda forma – seja para aprimorar o SEO em voice search ou em qualquer conteúdo focado em Inbound Marketing.

Utilize o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que facilita que uma empresa seja encontrada na rede de pesquisa do Google e do Google Mapas. Ficam disponíveis para o usuário informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções.

E a pesquisa por voz é bastante comum para buscas locais. Isso significa que a localização em que você se encontra tem grande importância para o Google em situações como: “Ok Google, qual a farmácia mais próxima?”.

Logo, empresas que se preocupam com esse fator têm mais chances de serem encontradas virtualmente.

Como ativar (e desativar) a pesquisa por voz do Google no seu dispositivo?

pesquisa por voz

O nome da pesquisa por voz do Google foi nomeada “Ok Google” e funciona das seguintes formas:

Android

Ativando a pesquisa por voz:

No smartphone ou tablet Android, abra o Google app;

No canto inferior direito, toque em Mais … > Configurações > Voz;

Em “Ok Google”, toque em Voice Match;

Ative a opção Acessar com o Voice Match.

Iniciando uma pesquisa por voz:

No smartphone ou tablet Android, abra o Google app;

Diga “Ok Google” ou toque no microfone;

Dica: em alguns dispositivos, você também pode dizer “Ei Google”.

Apple (iPhone e iPad)

Ativando a pesquisa por voz:

No iPhone ou iPad, abra o Google app;

No canto inferior direito, toque em Mais …  > Configurações > Voz.

Nesse local, é possível alterar configurações como seu idioma e se você quer que uma pesquisa por voz seja iniciada quando disser “Ok Google”;

Toque em Concluído.

Iniciando uma pesquisa por voz:

No iPhone ou iPad, abra o Google app;

Diga “Ok Google” ou toque em Falar.

Se você precisar de mais detalhes ou quiser saber mais, clique aqui.

Continue antenado: participe da nossa Semana do Futuro do Marketing Digital e Vendas!

Para levar até você as últimas tendências de Marketing Digital e Vendas para 2020, vem aí o último grande evento online deste ano, agora em dezembro.

A Semana do Futuro do Marketing Digital e Vendas vai colocar grandes especialistas para conversarem, ao vivo, em webinars exclusivos. Fique por dentro das tendências e mudanças do Marketing para o próximo ano e o seu impacto sobre as Vendas. A inscrição é totalmente gratuita e pode ser feita no formulário abaixo.

E não se preocupe, nós enviamos um lembrete das transmissões!

Semana do Futuro do Marketing Digital e Vendas

Assista aos webinars e fique por dentro das tendências e mudanças do Marketing para 2020 e seu impacto sobre Vendas.

Marcadores:

Deixe seu comentário