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Como fazer uma boa análise de métricas no Facebook [bônus: planilha gratuita]

Avalie os resultados das publicações e descubra quais tipos de postagens funcionam melhor para o seu negócio

Encontrar o público-alvo da sua empresa tornou-se muito mais fácil com o surgimento das redes sociais.

Mas o Marketing Digital ainda esbarra em um dilema, o mesmo vivido há tempos pelos meios tradicionais de comunicação: diante de tanta informação, como chamar a atenção dos usuários nas redes sociais, otimizando o alcance orgânico das publicações, gerando tráfego para o site da sua empresa, engajando os seguidores e melhorando os resultados?

Para solucionar essa dúvida, testamos diversas estratégias. Neste post, vamos abordar quatro delas que foram bastante eficientes para alavancar nossos resultados, principalmente no Facebook.

Muito além de produzir e publicar conteúdo, compreender quais eram as táticas mais eficientes só foi possível graças à segunda etapa do trabalho, dedicada à análise das métricas.

A tarefa se tornou mais fácil quando elaboramos uma planilha de acompanhamento de métricas do Facebook.



Planilha + webinar: Acompanhamento de métricas do Facebook

Analise as métricas das suas publicações e descubra quais tipos de postagem funcionam melhor para seu negócio

Por meio dela, você pode avaliar o desempenho das suas publicações e descobrir quais estratégias e postagens funcionam, criando insights para o negócio. Ainda neste post, vamos explicar como completar a planilha.

Vale lembrar que em 2018 produzimos em parceria com a Scup, plataforma global com produtos voltados para gestão de redes sociais e comunicação com o consumidor, um eBook sobre boas práticas para o uso de métricas nas redes sociais.

O material é destinado a agências e empresas que querem ir além das métricas de vaidade e pretendem alcançar resultados reais para os seus clientes. A leitura do eBook é essencial para o uso da planilha disponível neste post.

4 dicas certeiras para as redes sociais

As ações detalhadas a seguir otimizaram os resultados da estratégia de redes sociais da RD, mas estão longe de ser a fórmula perfeita para todo e qualquer negócio.

Nossa dica? Teste as ações e depois analise os números, identificando o que é melhor para a realidade da sua empresa.

Utilize infográficos

Explore o formato como um chamariz para o seu site: aproveite a imagem para apresentar de forma resumida o conteúdo do material rico que você está divulgando.

No nosso caso, recorremos aos infográficos como alternativa aos posts tradicionais no Facebook, formados por foto mais link.

Resultado: o alcance orgânico das nossas publicações chegou a aumentar 500% e a geração de Leads por meio desse tipo de conteúdo praticamente dobrou.

Invista em vídeos

O algoritmo do Facebook valoriza essa forma de se comunicar com os seguidores, principalmente quando o vídeo é postado diretamente na plataforma.

Você ou o entrevistado podem responder as dúvidas dos usuários, elevando os índices de engajamento.

Ao transmitir uma live no Facebook, garanta que o link do material rico relacionado ao tema do vídeo esteja publicado nos comentários e na descrição. Lembre os seguidores de acessar o conteúdo, aumentando a geração de Leads.

Crie bons conteúdos textuais

Nem só de imagens e vídeos vive uma rede social, por isso é importante também investir em conteúdos textuais de qualidade a fim de gerar tráfegos para o site.

Publicamos ao menos um post por dia no blog da RD, e o compartilhamos nas redes sociais ― até mais de uma vez, em dias variados.

Ainda, investimos em textos divertidos e informais, relacionando conteúdos de Marketing Digital a séries e filmes, por exemplo. O objetivo dessa ação é gerar mais engajamento e se destacar entre as postagens.

Aproveite o Instagram Stories

Links publicados na legenda das fotos não são acionáveis, prejudicando a geração de Leads. Drible essa dificuldade divulgando os endereços no Stories, junto com fotos e vídeos.

Vale lembrar: para fazer isso, é preciso ter um perfil comercial.  Saiba mais no post Instagram for Business: conheça a ferramenta do Instagram para negócios.

Na RD, gravamos diversos Stories com bastidores de eventos e dicas de especialistas para divulgar nossos conteúdos e aumentar as conversões nas Landing Pages. Os resultados são animadores!

Dica bônus

Agendar as publicações nas redes sociais libera a agenda para você fazer outras atividades importantes. Conte com o RD Station Marketing para ajudar nessa tarefa.

Ferramenta de postagem em mídias sociais do RD Station Marketing

Ferramenta de postagem em mídias sociais do RD Station Marketing.

É hora de analisar as métricas

Pouco adianta produzir posts e conteúdos se você não dedicar tempo para avaliar quais estratégias funcionaram e merecem sua atenção.

A Planilha de acompanhamento de métricas do Facebook pode ser bastante útil para essa etapa do trabalho, pois proporciona análises aprofundadas sobre o desempenho dos posts na rede social. A seguir, confira o que fazer para obter insights.

Quais análises posso fazer na planilha?

O que determinará o tipo e a quantidade de diagnósticos é a sua necessidade e criatividade.

Descobrir os horários de publicação que proporcionam alcance maior, quais tipos de conteúdo geram engajamento superior, o formato de postagem mais certeiro (imagem, vídeo, infográfico, carrossel de fotos…) são apenas algumas possibilidades.

O que vou encontrar na planilha?

Espécie de mini guia, a aba Início descreve o passo a passo do que você precisa fazer para obter e comparar resultados.

planilha métricas facebook

Na etiqueta Dashboard, estão os gráficos de análises dos posts. Eles comparam: “tipo de post”, “quantidade de palavras”, “dia da semana” e “hora do dia” que a publicação foi ao ar com as variáveis “alcance médio”, “média de clique e engajamento”, “média de engajamento/impressões e média de cliques/impressões”.

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Vamos começar!

Passo a passo da análise

  • 1. Extraia os dados dos posts, fornecidos pelo próprio Facebook. Para isso, abra a página da sua empresa na rede social e clique em Informações > Visão Geral > Exportar dados (no canto superior esquerdo da tela).

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  • 2 Na janela aberta, escolha a opção “Dados da publicação”. Em seguida, selecione o período de tempo que você quer analisar (o limite é 3 meses). No tópico “Formato de arquivo”, selecione a opção “valores separados por vírgula (.csv)”. Por fim, clique no botão “Exportar dados” e o download será iniciado. Salve o arquivo no seu computador.

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  • 3. Retorne à planilha e selecione a aba Facebook Data, onde os dados gerados no Facebook serão importados.
  • 4. Clique na célula A1; em seguida, em Arquivo>Importar. Selecione a opção “Upload” e carregue o arquivo extraído do Facebook.

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  • 5. A janela “Importar arquivo” será aberta. No tópico “Importar local”, selecione a opção “Substituir dados na célula selecionada”. Clique em “Importar”.

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  • 6. Selecione a aba “Dados tratados”. Ela é composta por fórmulas que tratam os resultados extraídos do Facebook.
  • 7. Vá até a aba “Dashboard” e você verá os dados refletidos nos gráficos.
  • 8. Agora é com você. Boa análise e muitos insights!

Algumas ideias e ações

Ao constatar que certo dia da semana é quando os seguidores mais engajam com a sua marca, que tal reservar a data para lançar novidades e materiais novos? Analise também o horário que o seu público está mais propenso a interagir.

Links rendem mais cliques e impressões? Turbine a taxa de engajamento inserindo uma pergunta no post, estimulando os seguidores a opinarem, por exemplo.

Estabeleça boas práticas com o seu time ao verificar, por exemplo, que publicações com 10 a 15 palavras são as que rendem mais alcance, engajamento e cliques. Por que perder tempo com textões?

Essa planilha foi desenvolvida pela Resultados Digitais em parceria com a Scup, uma plataforma global voltada às empresas com pequenas e médias operações e que desenvolve o produto Scup Social, voltado para gestão de redes sociais.

Faça o download gratuito da Planilha de acompanhamento de métricas do Facebook para pôr em prática os conceitos e os passos do tutorial.

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