Blog de Marketing Digital de Resultados

Plano de investimento em marketing: como fazer uma gestão financeira inteligente hoje para garantir mais recursos amanhã

Chega de seguir a intuição. Existem meios muito mais efetivos de decidir o quanto sua empresa deve investir em marketing digital

Em vez de ler, que tal ouvir o post? Experimente no player abaixo:

 

 

Este post é sobre um capítulo do eBook “Guia de Gestão de Marketing: da geração de leads à conquista de brand lovers”. Para acessar o material completo, é só clicar aqui!

Existem dois tipos de pessoas no mundo: as que chamam o dinheiro alocado para a área de marketing digital de investimento e aquelas que chamam de custo.

Se você é #TeamInvestimento, continue com a gente para conhecer algumas dicas valiosas de como fazer a gestão financeira do seu orçamento de marketing digital. Agora, se você é #TeamCusto, essa leitura é muito importante para que você comece a perceber seu setor de marketing digital como uma área que irá lhe trazer retorno.

Guia de Gestão de Marketing: da geração de leads à conquista de brand lovers

Reunimos as principais estratégias seguidas por grandes líderes de marketing do mercado e mostramos como eles atingem seus resultados no fim do mês!

No Marketing Digital tudo é mensurável

Quantas pessoas viram seu outdoor?

Qual é a quantidade exata de leitores que tiveram contato seu anúncio de jornal ou revista?

Existem diversas contas que podem ajudar a levantar uma estimativa para as questões acima, mas é quase impossível alcançar um número exato. Mesmo que você chegue bem perto, esses números não costumam trazer muitas informações sobre as pessoas que sua empresa impactou. E é aí que o marketing digital faz seu primeiro gol.

robot goal

Não é que você deva parar seus investimentos em todas as ferramentas de publicidade offline, calma aí! Cada tipo de mídia possui seus benefícios, mas quando falamos de publicidade ou qualquer divulgação online, estamos lidando com números 100% mensuráveis e identificáveis.

É possível, por exemplo, compreender a jornada de compra completa e até mesmo dizer quanto tempo o seu cliente demorou para converter. Essas informações são muito importantes para quem deseja saber exatamente o quanto alocar para o time responsável pelas estratégias de marketing digital.

Quanto e como eu devo investir?

Com tanta informação disponível sobre suas campanhas online, a maneira menos efetiva de se realizar o direcionamento dos valores de investimento é pelo feeling.

Se o acaso fosse bom para tomar uma decisão tão importante para o seu negócio, o item de maior sucesso entre os empresários seria a roleta de investimento e não o relatório.

Existe uma prática antiga no mercado que diz que o ideal é algo entre 3-5% do seu faturamento, mas aqui na RD já tivemos conhecimento de empresas que investem muito mais e têm retornos excelentes.

Por isso, para que você tome sua decisão com base nos conhecimentos que possui do seu negócio, trouxemos duas maneiras que servirão como ponto de partida para definir um orçamento de marketing digital inteligente e que poderá garantir mais recursos no futuro.

Quando a definição da verba parte da diretoria da empresa

Este cenário é o mais comum. Nele, a diretoria define qual será a verba do setor de marketing digital durante um determinado período de tempo. Cabe, no entanto, ao gestor daquela área encontrar a melhor maneira de investir a quantia.

Quando a equipe de marketing digital não está envolvida na decisão orçamentária, é muito importante que os responsáveis sigam o fluxo abaixo para serem mais assertivos.

  1. Analise o histórico de vendas e crescimento para traçar uma expectativa. É muito importante definir quais são as metas de vendas antes de pensar nos investimentos de Marketing Digital.
  2. Descubra qual a margem de cada produto e a disponibilidade para Marketing Digital. Para identificar quanto pode ser gasto com Marketing Digital, precisamos entender qual é a margem disponível.
  3. Cruze as duas informações anteriores para determinar o orçamento de Marketing Digital. Se você sabe qual é o seu objetivo e quanto o Marketing Digital pode gastar por cada venda, é só fazer a multiplicação.
  4. Avalie se há flexibilidade para antecipação e ações estruturais. Determine qual o nível de flexibilidade de datas que o responsável pelo Marketing Digital tem para fazer seus investimentos e mostre qual é a abertura para negociação disponível.
  5. Refaça a definição de projetos e cronograma de acordo com as imposições do orçamento. Avalie se os projetos estipulados cabem no que estava previsto e, se precisar, refaça uma nova rodada de priorização.

Quando a área de marketing define e justifica o quanto de verba precisará para as ações

Este cenário é comumente utilizado em empresas que irão realizar sua definição de orçamento pela primeira vez. Nele, o setor de marketing digital define um planejamento de ações ao longo do ano para atingir os resultados esperados da área. A partir dos orçamentos deste plano de atuação, a verba geral é definida.

Quando a equipe de marketing digital fica responsável por essa estipulação, é muito importante atentar-se aos pontos abaixo:

  1. Realize um diagnóstico da situação atual. O primeiro passo é entender o que foi alcançado no ano corrente, quais os pontos mais críticos para o atingimento das metas e quais são as maiores oportunidades do momento.
  2. Determine os principais objetivos de Marketing para o ano. O passo seguinte é estipular as principais prioridades, tendo como base o diagnóstico e os maiores problemas da empresa.
  3. Estipule os projetos e as ações necessárias para atingir os objetivos. Com a definição dos objetivos feita, identificar as formas de alcançá-los e escolher os principais projetos do ano é o passo seguinte.
  4. Junte os projetos e encaixe-os em um cronograma. É interessante colocá-los em uma ordem lógica e inteligente de consumir os recursos, evitando momentos de ócio e sobrecarga de conteúdo.
  5. Transforme esse cronograma em orçamento, levando em consideração as estimativas de custos. Cada um dos projetos precisa ter um orçamento de recursos necessários para sua implementação. Se você também determinar quais os resultados esperados de cada projeto, fica mais fácil de avaliar o quanto eles devem contribuir para os objetivos, tornando a aprovação mais fácil.

Escolha o caminho que mais tem a ver com o momento da sua empresa e, mesmo depois de aprovado o orçamento, acompanhe os resultados das suas ações de perto. Consulte os relatórios e faça reuniões com os responsáveis pelo seu setor de marketing digital com frequência.

E lembre-se: caso exista a necessidade de realizar cortes orçamentários dentro do seu negócio, tente não olhar diretamente para a sua verba de marketing. Afinal, é ela a responsável pela visibilidade da sua empresa.

Para mais detalhes sobre os itens acima e uma visão completa de como realizar uma Gestão de Marketing, acesse o nosso ebook “Guia de Gestão de Marketing: Da Geração de Leads à Conquista de Brand Lovers”.

Guia de Gestão de Marketing: da geração de leads à conquista de brand lovers

Reunimos as principais estratégias seguidas por grandes líderes de marketing do mercado e mostramos como eles atingem seus resultados no fim do mês!

Marcadores:

Deixe seu comentário