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Por que criar um blog: 7 motivos para sua empresa utilizá-lo como ferramenta de Marketing Digital

Nesse post, trazemos um pouco da nossa experiência e listamos os maiores motivos para sua empresa ter um blog como ferramenta de Marketing Digital.

Você sabia que a Resultados Digitais começou com um blog?

No dia 2 de julho de 2010 foi feita a primeira publicação no blog da RD. O post “manifesto” teve como título Os Benefícios do Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas e foi publicado pelo CEO da RD, Eric Santos.

Nessa época, o RD Station, nosso software de Marketing Digital, ainda nem havia sido lançado – isso só aconteceria 2 anos depois. Antes de lançar o produto, o blog ajudou a RD a ganhar audiência, a validar hipóteses para o desenvolvimento do produto e a educar o mercado sobre Marketing Digital.

No início, publicávamos um post por semana, mas, com o passar do tempo, a frequência aumentou, acompanhando também o crescimento da empresa e do time. Fomos para 2 posts por semana e depois para um post por dia útil até chegarmos à periodicidade atual, que varia de 6 a 8 posts por semana.

Ou seja, logo cedo entendemos a importância de um blog e o potencial que esse canal tem para gerar negócios para uma empresa.

Nesse post, trazemos um pouco da nossa experiência e listamos os maiores motivos para sua empresa ter um blog como ferramenta de Marketing Digital.



Kit Produção de conteúdo para blog

Veja como definir seus posts, planejar seu calendário de publicação e ganhar produtividade em seu blog

1. Estabelece liderança

Quando você escreve sobre algum assunto, está constantemente colocando seu conhecimento à prova. Se você não conhece muito do assunto, certamente será criticado nas mídias sociais e nos comentários do blog.

No entanto, se o seu blog tem qualidade, faz sucesso e é bastante comentado, você passa a ser uma autoridade no assunto. Os potenciais clientes veem você como alguém que sabe o que está falando e passam a confiar mais na sua marca.

2. Ajuda você a ser encontrado gratuitamente no Google

Publicar conteúdo com frequência faz com que sua empresa tenha muito mais páginas indexadas no Google do que um website comum.

Além disso, aumenta a probabilidade de outros sites colocarem links para o seu site, o que ajuda você a se posicionar melhor no Google e a receber mais visitas organicamente.

3. É interativo

A maioria dos blogs tem espaços para comentários. Incentivar essa conversa é uma nova forma de criar relacionamento com seus clientes.

Além disso, você pode tirar deste espaço diversas ideias para novos posts, aprender coisas novas a partir da experiência de outras pessoas e receber opiniões para seu blog, sua empresa e seus produtos ou serviços.

4. É dinâmico

Um website comum pressupõe conteúdo fixo, parado. Com um blog, tem-se a ideia totalmente oposta: atualizações constantes, conteúdo novo. Isso faz com que as pessoas visitem o blog de forma recorrente.

5. Facilita o processo de venda

O blog ajuda muito nos casos em que o cliente abordado ainda não está no momento ideal de compra. Assim, ao atraí-lo para o seu site, o cliente pode continuar em contato contínuo com a sua empresa mesmo que não tenha comprado o seu produto ou serviço.

Dessa forma, você vai estabelecendo a confiança aos poucos e o cliente já terá a sua marca em mente quando finalmente decidir que é a hora de comprar.

6. Resultados permanentes

Diferentemente de uma propaganda de TV, um banner em um site de terceiros ou um flyer entregue no semáforo, o blog é um ativo permanente.

Se você deixar de investir na propaganda, não terá mais a presença nesses canais. Se você deixa de escrever no blog, no entanto, os links de indicação e a autoridade das suas páginas perante o Google continuam, e assim sua empresa continua recebendo tráfego para o site de forma gratuita.

7. Gera aprendizado

Esse é um ponto pouco valorizado, mas de extrema importância. Escrever um blog é uma responsabilidade que força você a estar sempre atento com o que acontece na sua indústria.

Além disso, o fato de ter que escrever faz com que você, que já estudou e experimentou bastante e tem diversas opiniões e argumentos na cabeça, organize bem esse conhecimento e consiga absorver o que é mais importante.

Conclusão

Nesse post procuramos deixar bem claro os “porquês” de um blog. Para saber mais sobre o assunto, temos alguns posts e materiais que recomendamos como leitura complementar. Confira:

E, claro, se você tem alguma experiência no assunto para compartilhar ou um feedback pra gente é só comentar. ;)

Esse post foi publicado originalmente em julho de 2010 e atualizado e revisado em março de 2017.

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