Blog de Marketing Digital de Resultados

Leonardo Saroni: Por que usar testes A/B e como melhorar a experiência do usuário #RDSummit

Senior Product Owner na Booking.com, Leonardo Saroni mostra como começar uma estratégia de experimentação nos websites

Este post faz parte do RD Summit Live Show, a cobertura completa do RD Summit 2018. Além de artigos, teremos entrevistas com palestrantes, fotos, vídeos e mais durante os três dias de evento. Visite a página da cobertura e fique por dentro de tudo!

No último dia do RD Summit 2018, Leonardo Saroni da Booking.com, apresentou sua palestra sobre testes A/B focados em SEO, e como por meio deles é possível otimizar taxas de tráfego e conversão.  

O Booking possui seu site em 49 línguas, com suporte para cada um. Por isso, reconhece que oferecer experiências personalizadas aos usuários nas diferentes regiões melhora a usabilidade e os resultados nas pesquisas orgânicas.

“Mantenha o usuário no centro de todo o que você faz”, comenta.

Na mesma linha, recomenda para quem está iniciando: experimentar, aprender e estar aberto a mudanças, aplicando o que esteja funcionando de forma rápida. No caso da Booking, esses tipos de mudança no site são feitas semanalmente, numa constante aprendizagem sobre tudo o que é testado.

Mas, por que experimentar? Segundo Leonardo, essa estratégia tira o pensamento de que o site está funcionando bem, quando na verdade pode ser sempre melhorado e, além disso, as decisões são feitas por dados e não por sentimentos.

Por outro lado, sugere não fazer testes quando o tráfego for baixo para assegurar que os dados sejam relevantes. Também não se deve realizar testes quando métricas de sucesso não estiverem definidas.

Finalmente, Leonardo aconselha iniciar com a remoção de pontos de fricção no site. Para identificá-los, menciona 5 passos-chave no processo:

  1. Analytics
  2. Análise feita por um especialista
  3. Pesquisas e feedback do site
  4. Usar ferramentas de tracking
  5. Investigação do usuário, falando com clientes e definindo buyer personas 


Kit: Growth Hacking e Teste A/B

Aprenda a aplicar estas metodologias na sua estratégia de Marketing Digital e potencialize o crescimento da sua empresa

Marcadores:

Deixe seu comentário