Blog de Marketing Digital de Resultados

5 motivos para começar a investir em SEO hoje mesmo

O resultado esperado é recompensador, tanto no aspecto de conversão do seu site quanto do seu posicionamento de marca e percepção do seu público-alvo

SEO é um conjunto de técnicas usadas para que quem usa buscadores na internet (Google, Bing, por exemplo) chegue até o seu site de maneira orgânica, ou seja, sem o uso de mídias pagas. As principais técnicas utilizadas são: criação de conteúdo, link building, SEO Tech e experiência do usuário.


Imagine que você está procurando um material sobre Marketing Digital. Caso não tenha uma boa indicação, muito provavelmente o que você fará é buscar no Google, certo?

Agora pense quantas pessoas estão fazendo isso nesse exato momento a respeito do que você oferece. Tenho certeza que são milhares de usuários buscando soluções que a sua empresa oferece, e se elas não estão chegando até você está na hora e investir em SEO.

Mas o que é SEO? (e por que investir)

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou em tradução livre, é a otimização para mecanismos de busca.

Em outras palavras, é um conjunto de técnicas usadas para que quem usa buscadores na internet (Google, Bing, por exemplo) chegue até o seu site de maneira orgânica, ou seja, sem o uso de mídias pagas.

Para você ter uma ideia, cerca de 70% do tráfego do blog da Resultados Digitais tem como origem a busca orgânica, ou seja, essas visitas são frutos do trabalho com a otimização de nossas páginas.

Conceito dado, cito aqui 5 bons motivos para você investir em SEO.

1. Invista no que é realmente seu

Já se perguntou qual é o seu maior patrimônio na internet? Diria que a melhor resposta é: o seu site. É ele que vai ficar com você durante todo o tempo que a sua empresa estiver ativa, é lá que as pessoas conhecerão o que você faz, quais as vantagens do seu negócio e o que você tem de melhor a oferecer.

Mas e as mídias sociais? Elas são de extrema importância nos mais diversos pontos da estratégia do Marketing Digital, contudo, não são o seu patrimônio.

Imagine se há 10 anos atrás tivéssemos investido um valor bem alto apostando todas nossas fichas no Orkut? Com certeza o que parecia ser algo muito claro poderia ser um desastre.

Investir em SEO para o seu site é investir em algo realmente seu, é apostar em seu maior ativo na internet e colher os frutos de um trabalho árduo, porém muito valioso.

2. Conquiste espaço na 1ª página do Google

Estar na primeira página do Google não significa que a sua empresa presta um serviço melhor ou tem um produto com muito mais qualidade que a sua concorrência. Estar entre os primeiros significa que seu trabalho de SEO está sendo bem feito e que seu conteúdo é relevante.

Contudo, para o público mais leigo e que usa a internet para fins de pesquisa, a sensação que se passa é a de que o Google aponta você como um dos melhores do seu mercado.

Aqui a pequena e a grande empresa disputam juntas o mesmo mercado. Mais um motivo para investir em SEO.

3. Seja a referência que seu usuário procura

Quanto mais buscas você estiver nas primeiras páginas maior será a sua autoridade na área em que atua.

Pessoas buscam por dados relevantes, soluções de problemas, dicas para melhorar o seu dia a dia e muitas outras informações. E se nesses casos as buscas foram referentes a temas que sua empresa atua com certeza a marca que ela irá ver como referência de mercado será a sua.

E não adianta apenas produzir conteúdo, é preciso estar alinhado a técnicas de ranqueamento para que seu site esteja sempre à frente da concorrência, ou seja, é mais uma vez preciso investir em SEO.

4. Aumente as visitas do seu site (e venda mais)

Estar nas primeiras páginas dos buscadores é sinônimo de mais visitas. Otimizar o seu site fará com que sua navegação fique mais fácil e seu conteúdo além de rico poderá ser ainda mais atraente. Resultado: aumento no volume de buscas, novas conversões em seu site, mais Leads para se relacionar e muito mais chance de novos clientes.

Um site parado, sem atualizações e sem uso de técnicas de SEO não vai gerar acessos recorrentes e perderá a relevância ao longo do tempo, passando de um site com potencial de gerar muitos negócios a um mero cartão de visitas virtual estático e com muito poucos acessos.

5. Aumente a qualidade dos seus anúncios

Se você está pensando em investir em Google Ads e deixar suas campanhas ainda melhores é fundamental focar em SEO.

O Google Ads mensura a posição do seu anúncio através do Quality Score. É ele que faz a estimativa (junto com o lance dado) de qual posição ficará seu anúncio no leilão. O Quality Score é dividido em CTR (click-through rate ou taxa de clique), a relevância das palavras-chave e a qualidade da página que será acessada, e é nesse último ponto que entra o SEO.

Otimizar a página para o usuário (entre outros fatores) inclui conteúdo original, dados relevantes e outras informações que as mais diversas técnicas de SEO podem ajudar a fazer da navegação a melhor experiência possível. Afinal não adianta clicar em um anúncio buscando uma coisa e achar outra, não é mesmo?

E mais um aspecto importante: ter a página otimizada pode fazer com que seu lance tenha um custo menor do que o esperado. Mais um ponto para o SEO!

Investir em SEO em tempos de crise

Com a pandemia do Covid-19 e a quarentena, a forma de trabalho de muitas empresas e pessoas mudou.  O home office passou a ser uma realidade, além da digitalização de muitos negócios a fim de garantir a sua sobrevivência nesse período.

Com isso, mais do que nunca é o momento para se investir em SEO, até porque não basta apenas estar no ambiente digital e ter um site, seu negócio, produtos e/ou serviços precisam ser encontrados pelas pessoas, ou seja, estarem no Google.

Com a crise do Coronavírus, quem já fazia um trabalho de SEO acabou tendo mais resultados, pois, provavelmente já possuía páginas bem posicionadas. Porém, mesmo que você nunca tenha investido em SEO ou não sabia sobre o que se tratava antes de ler esse post, agora é a hora!

Aviso: SEO não é do dia para noite

Otimizar um site e ver seu crescimento demora um tempo. Você pode inserir em seu planejamento pelo menos de 3 a 6 meses. Mas aos poucos os resultados vão se acumulando e os ganhos são recompensadores.

Investir em SEO é um ponto fundamental para se conseguir resultados de médio a longo prazo. Ele precisa ser trabalhado de forma constante e é preciso ficar atento sempre as novas regra do jogo.

Contudo, o resultado esperado é recompensador, tanto no aspecto de conversão do seu site quanto do seu posicionamento de marca e percepção do seu público-alvo.

Vale muito a pena investir em SEO :)

Para saber mais, baixe o Guia Completo do SEO, um material com tudo o que você precisa saber para ficar na primeira página do Google e atrair mais visitantes qualificados.

eBook O Guia Completo do SEO

Tudo o que você precisa saber para ficar na primeira página do Google e atrair mais visitantes qualificados

 

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

2 comentários

  1. Mariano

    Gostei de seu articulo, gostaria saber se você trabalha com planos de SEO, tenho um site de turismo http://www.teacercobrasil.com e gostaria de fazer marketing digital no meu site

    1. Agência Art Seven

      Nós podemos te ajudar, Mariano! Acesse nosso site: https://www.agenciaartseven.com.br/
      ou mande uma mensagem no Whats para 950376336.
      Te aguardamos lá! Um abraço