Posicionamento digital: como fazer? Veja dicas para começar

Por meio de um posicionamento digital consistente, sua empresa pode tornar-se autoridade em seu mercado de atuação


É muito comum vermos, em blogs ou em páginas de empresas nas redes sociais, artigos que não possuem qualquer relação com o que o negócio em questão faz.

São piadas, perguntas cotidianas, mensagens de “bom dia” e “boa tarde”,  fatos curiosos ou aparentemente interessantes, mas de mundos completamente diferentes do mercado em que a empresa atua. As principais alegações para fazer isso costumam ser “humanizar a marca”, “gerar engajamento” ou “ter boa repercussão”.

O problema é que, ao apostar em publicações genéricas nos seus canais, as empresas perdem a oportunidade de desenvolverem um bom posicionamento digital. Esse posicionamento influencia na percepção que o público tem do negócio, e pode ser decisivo entre uma empresa tornar-se autoridade ou não em seu mercado de atuação.

Não é que o conteúdo sempre deva ser sério ou frio, mas é importante que se mantenha sempre ao menos alguma relação com a área de atuação, sem ir contra a imagem que a empresa deseja criar de sua marca.

Quer saber mais sobre a importância de ter um posicionamento digital e como fazer? Então continue a leitura do artigo!

Qual a importância do posicionamento digital para as empresas?

Em seu clássico livro sobre o assunto, Al Ries mostra que posicionamento não acontece na empresa, acontece na cabeça do cliente: é a posição que a marca ocupa, como ela é vista pelas pessoas. No caso do posicionamento digital, essa ideia é transferida para a internet, consistindo na forma como seu negócio é visto no ambiente digital.

Sua empresa pode ocupar a posição de grande referência em um tema, ou ainda algumas posições competitivas como a mais barata, a de melhor qualidade, a mais indicada para determinado público alvo etc.

Isso é importante porque, por mais que sua empresa queira conquistar determinada posição, são as interações com a marca, incluindo aí o conteúdo que sua empresa publica na internet, que criam e contribuem diretamente para a formação dessa imagem que o cliente tem da empresa.

Perder o foco é dar margem para confusão. Quanto mais sua empresa “martelar” no tema ou posição que quer ocupar, maior a probabilidade de ser assim reconhecida e de os potenciais clientes lembrarem dela quando pensarem no assunto do seu negócio. 

Como desenvolver um posicionamento digital consistente? 3 dicas simples

Agora que você já sabe do que se trata, siga as dicas a seguir para desenvolver um posicionamento digital consistente, que passe a mensagem que você deseja transmitir. 

1. Evite guiar sua produção de conteúdo por curtidas, comentários e outras métricas de engajamento

Imagine que você dirija um carro e precise chegar a uma determinada posição o mais rápido possível. É óbvio que a velocidade é um fator importante, mas nada é mais importante que a direção: andar rápido na direção oposta do seu objetivo não resolve o problema.

Métricas como o número de respostas ou curtidas que um post ganhou medem de forma excelente a “velocidade”. No entanto, não se sabe o quanto isso de fato contribui para a empresa, há o passo anterior, que é determinar a direção.

Se a política de conteúdo não estiver bem direcionada, a velocidade não faz a menor diferença ou, pior que isso, causa a aparência que as coisas estão bem, quando podem não chegar a lugar algum.

2. Mantenha-se dentro do seu tema de negócio

O que grande parte das empresas busca na internet é ter uma comunidade em torno da marca. O nome comunidade já pressupõe a existência de algo em comum. É preciso haver uma ideia, um assunto que interesse a todos que ali estão.

Se a sua empresa publica uma piada aleatória, os mais conservadores podem achar que falta seriedade. Quando é uma fofoca, mesmo que alguns gostem, muitos outros podem se sentir desinteressados. 

E assim seguiríamos por diversos exemplos: uma parte gosta enquanto outra parte não se sente nem um pouco atraída. Mais do que isso: já há milhões de outros sites que têm como objetivo entreter o público de massa ou então retratar notícias genéricas.

O fato é que fugir do tema dá margem para que algumas pessoas fiquem descontentes de maneira desnecessária, sem trazer muitos benefícios para a empresa em troca dessa perda. Muitas vezes podem ser exatamente as pessoas mais interessadas no produto que acabam se afastando, deixando ali os interessados em “entretenimento geral” apenas.

O conteúdo educativo sobre o seu negócio é o grande interesse em comum entre as pessoas que ali estão. É isso que os seguidores esperam receber ao acompanhar você, é o que agrada a todos e o que contribui da melhor forma para o posicionamento da sua empresa.

De maneira geral, você não quer atrair novas pessoas porque elas acham sua empresa divertida, você quer atrair pessoas para que elas possam ver a sua marca como uma autoridade sobre o assunto, criar confiança e, consequentemente, tornarem-se compradores do seu produto ou serviço.

Dessa forma é de fato mais difícil e trabalhoso conseguir “ganhar velocidade”, mas certamente os benefícios e a posição conquistada no longo prazo são mais concretos.

3. Crie uma política de conteúdo para a sua empresa

Criar uma política de conteúdo pode ajudar no seu posicionamento digital. Para isso, é preciso definir diretrizes que vão guiar os conteúdos que são publicados nos seus diferentes canais, como site, blog e redes sociais.

Existem três passos essenciais para sua estratégia:

  • Identifique a imagem que sua empresa deseja conquistar: como você deseja que sua empresa seja vista? Pode ser como a grande expert em determinado assunto, aquela que descomplica, aquela que é mais barata, a que garante os resultados, a que é especialista em determinado segmento, dentre outros;
  • Identifique as características do seu público-alvo: conhecer seu público-alvo é essencial para que seus conteúdos conversem com o que o seu público deseja. Uma dica aqui é criar personas, representações fictícias e detalhadas das características dos seus consumidores, incluindo hábitos, gênero, grau de instrução, tipo de empresa e cargo em que trabalha, problemas principais que enfrenta no dia a dia e que o seu produto ou serviço pode resolver;
  • Delimite os tipos de conteúdo e assuntos que são atrativos para o público-alvo: restringir as publicações aos temas que interessam ao seu público ajuda, ao mesmo tempo, a reforçar a imagem que você deseja transmitir e também a não prejudicá-la.

Claro que nem sempre isso é fácil. Se você quer mais dicas práticas de como produzir conteúdos de qualidade e focados no seu público-alvo, baixe o eBook Marketing de Conteúdo para Resultados e tudo o que você precisa saber para elaborar uma estratégia de conteúdo bem-sucedida. E o melhor: é de graça! 

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Artigo publicado em dezembro de 2012 e atualizado em fevereiro de 2021.

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Comentários

18 comentários

  1. Paula Gabriela

    Nossa, muito bom esse artigo e muito útil também. Obrigada.

  2. Newton Santos

    Prezados, Eu como Consultor Imobiliário já estou inserindo em minha mente uma nova postura de trabalho, quebrar velhos hábitos é muito difícil, é como morre e renascer para algo novo, tem que ser feito, pois isso é EVOLUIR!!!

  3. Eric Silva

    Muito estrategista da parte de vocês de ampliara leitura do ebook retornando a pessoa ao blog. Sensacional. isso gera tráfego. Parabéns.

    1. André Siqueira

      Valeu Eric!

      Na verdade nossa preocupação não é nem com o tráfego.
      A intenção foi dar mais subsídio para que os leitores consigam entender melhor a dica e efetivamente fazer!

      Abs,

  4. Leandro Cardoso

    Otimo artigo. Sobre posicionamento, recomento do livro ” O heroi e o fora da Lei “, da Margaret Mark, especialista em Branding da Young & Rubican. Ela fala sobre Arquétipos Mitológicos e explica como tornar seu produto em uma razão de ser, um sentido, um significado ou uma identidade pessoal.

  5. Priscila Stuani

    Excelentes dicas, vou ler os outros artigos e baixar o eBook!!!! Obrigada!

  6. Pingback: Como manter o foco editorial no marketing por conteúdo | Fluxo de Trabalho
  7. Rafael Brito

    Que texto excelente! Parabéns, galera da Resultados Digitais!

    1. André Siqueira

      Muito obrigado Rafael!

      Um abraço

  8. tania Cruz

    excelente artigo. Ajudou muito a organizar as idéias sobre o assunto. parabéns

    1. André Siqueira

      Que bom Tania!

      Muito obrigado.

      Abcs

  9. Héctor Antonio Boeno Menéndez

    Olha mais uma vez vocês superaram minhas espectativas. Meus parabéns.

    1. André Siqueira

      Que bacana Héctor, muito obrigado!

      Abraços

  10. Eliane Casassola

    Excelente artigo. Espero que seja bem aproveitado em suas orientações e assim, conseguirmos reduzir o “lixo” de informações que circula nas mídias, só com o intuito de se manter presente.

    1. André Siqueira

      Obrigado Eliane!

      É essa a nossa intenção :)

      Um abraço,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  11. Daniel Bossle

    Ótimo artigo, alias, a grande maioria deles, sempre muito bem escritos, com ideias claras sobre assuntos relevantes…

    1. André Siqueira

      Muito obrigado Daniel!

      Um abraço,

      André Siqueira
      Resultados Digitais