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Posts em áudio: como usamos conteúdos narrados para melhorar o engajamento com o público

Após 31 narrações de posts (incluindo este) e 1 audiobook, deparamo-nos com alguns resultados bem interessantes

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

 

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Quantas vezes você abriu um link e não consumiu o conteúdo na hora?

Quantas vezes você salvou o artigo para ler depois e deixou o link no limbo da lista de leitura?

Aliás, quantos links da sua lista de leitura ou favoritos você abre depois?

Há muitos motivos para não consumirmos o conteúdo no exato momento em que abrimos o link.

Pode ser que o conteúdo seja, sim, interessante, mas não tanto para interromper outra atividade. E o problema não é necessariamente a qualidade do conteúdo. Pode muito ser a situação em que a pessoa está.

Em tempos em que se busca cada vez mais atingir altos níveis de produtividade, muitas pessoas vivem em um eterno desafio de otimização de tempo.

Uma dessas formas de otimizar o tempo é na forma de consumo do conteúdo.

Conteúdo não é só isso que você está lendo.

Conteúdo é também o vídeo a que você assistiu no YouTube. O infográfico compartilhado nas redes sociais. E o player de áudio que está no início desse post.

E é sobre esse último formato de conteúdo que vou falar daqui em diante.

É o conteúdo que pode ser consumido enquanto o usuário está realizando outra atividade. Ele pode estar cozinhando, dirigindo, malhando ou fazendo outra ação que inviabilize o consumo do conteúdo em forma de texto. Afinal, só porque estamos com as mãos ocupadas, não significa que não podemos usar o tempo para nos desenvolver.

O rádio faz muito isso. Oferece às pessoas uma forma de consumir conteúdo enquanto elas realizam atividades manuais.

Na internet, vemos o crescimento dos podcasts. Mas, mesmo que sua empresa ainda não faça podcasts, pode fazer conteúdos em áudio mais simples, como as narrações de posts.

Oferecer o conteúdo de sua empresa em formato de áudio possui uma série de vantagens. A primeira delas é a diversificação do tipo de conteúdo. Muitas pessoas preferem ler, muitas preferem assistir, muitas preferem ouvir. Com essa nova opção, você atinge a pessoa com o formato de que ela mais gosta.

Basicamente, há 5 grandes benefícios para uma empresa oferecer posts com narração. São eles:

  1. Para ajudar quem tem dificuldade na leitura
  2. Para se aproximar ainda mais da audiência
  3. Para as pessoas consumirem conteúdo enquanto realizam outras atividades
  4. Para deixar o áudio mais humanizado
  5. Para gerar Leads

6 aprendizados que tivemos na RD ao oferecer posts com narração

Desde janeiro de 2017 estamos disponibilizando a opção de áudio em alguns posts. Utilizamos a plataforma de nossos parceiros do Vooozer para isso.

A grande vantagem de usar a plataforma é que todos os áudios são narrados por pessoas. Isto é, não são usadas vozes robóticas e sem naturalidade nas narrações.

Áudios narrados possuem emoções, entonações e pausas que fazem com que o conteúdo seja absorvido e compreendido com muito mais facilidade do que narrações automáticas.

Após 8 meses de experiência, 31 narrações de posts (incluindo este) e 1 audiobook, deparamo-nos com alguns resultados:

1. Comentários elogiando a opção de áudio nos posts

Uma das melhores formas de saber se o conteúdo está ou não sendo útil para a audiência é a caixa de comentários.

Recebemos alguns feedbacks muito legais em posts que têm o player incorporado.

posts em áudio

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2. Compartilhamentos e comentários nas redes sociais citando a opção de áudio

Outra forma de mensurar se o conteúdo foi útil para o público são os compartilhamentos. Quando a pessoa compartilha o seu conteúdo ela está realmente promovendo sua empresa. Ou seja, o conteúdo fez diferença e impactou essa pessoa.

Uma curiosidade que notamos foi de pessoas compartilhando os posts da RD ressaltando não somente o conteúdo, mas o formato.

posts em áudio

posts em áudio

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3. Valor gerado para a audiência ao oferecer o formato alternativo

Ao colocarmos o player de áudio em alguns posts, permitimos que as pessoas interajam com a Resultados Digitais em situações em que antes não era possível.

posts em áudio

4. Leads gerados a partir do player de áudio

Após provar o formato e colher feedbacks positivos das narrações, começamos a utilizar o player também para geração de Leads.

A própria plataforma do Vooozer possui essa funcionalidade integrada ao RD Station. Assim, um simples preenchimento do email (sim, só o email nesse caso já basta) “desbloqueia” a opção para o usuário ouvir o áudio.

No momento em que escrevo esse post, o miniformulário de email está ativo há 40 dias. Neste período, foram gerados 1.042 Leads.

posts em áudio

5. O primeiro audiobook da RD

Após a publicação de 31 posts com narração, resolvemos dar um passo mais largo e testar um novo formato de conteúdo: um audiobook.

Para isso, fizemos o relançamento do eBook Marketing Digital para empreendedores e colocamos na thank you page a opção de dois formatos: eBook em PDF e áudio em MP3.

Após a primeira semana do relançamento, tivemos 2.503 cliques no PDF, 2.021 cliques para baixar o MP3 e 796 plays no streaming.

posts em áudio

6. E os números?

Para finalizar, gostaria de compartilhar algumas curiosidades e estatísticas. Em termos de dados, alguns resultados que colhemos foram:

  • 10.903 segundos de conteúdo em áudio e 1.028.314 segundos de reprodução. Ou seja, com 3 horas de conteúdo os visitantes foram engajados por 286 horas.
  • O fator multiplicador do conteúdo é de 95: para cada 1 minuto de conteúdo distribuído, gera-se 95 minutos de engajamento.
  • 5,7% dos visitantes únicos clicaram no player;
  • 1,6% dos visitantes únicos ouviram o áudio até o final;
  • Em média, quando alguém experimenta o post em áudio há uma chance de 28% de a pessoa escutar o conteúdo até o fim;
  • Mais de 1.000 Leads gerados via player do Vooozer.

Esses números mostram que o conteúdo em áudio foi bem adotado pela nossa audiência.

Falando nisso, você já ouviu algum conteúdo em áudio aqui no blog da Resultados Digitais? O que achou? Gostou? Podemos melhorar? Deixe seu comentário abaixo para continuarmos a conversa. :)

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