Como conquistar a primeira venda como afiliado digital e usá-la para impulsionar ganhos futuros

As expectativas do participante de um Programa de Marketing de Afiliados são altas, mas até conseguir a primeira comissão por venda pode levar tempo. Então, quando chegar esse dia, prepare-se para faturar mais.


É como nos filmes: a personagem principal precisa passar por algumas provações, experimentar alguns caminhos que não levam a lugar algum, para só depois alcançar sua grande conquista. E que se fosse um filme sobre Marketing de Afiliados, a conquista seria, enfim, conseguir a primeira venda como afiliado digital. “Mas é assim tão difícil?”, você pode estar se perguntando. Não, mas não dá para negar que há uma jornada de herói para seguir até a primeira comissão por venda cair na conta.

E essa jornada tem como ponto de partida compreender como funciona um Programa de Marketing de Afiliados, como o da RD Station, por exemplo. Passa, ainda, por entender melhor como começar a trabalhar como um afiliado digital. É fundamental, também, incorporar ao seu dia a dia todas as tarefas e também atitudes necessárias para atender aos objetivos da empresa ou marca e ganhar dinheiro na internet.

A partir disso, a missão na sua jornada como afiliado digital pode ser visualizada em duas partes:

  • Como conquistar a primeira venda como afiliado digital;
  • O que aprender com a primeira venda como afiliado digital.

É sobre esses dois momentos que trata esse post. Vamos juntos?

Trilha para ganhar comissões como afiliado digital

Você já leu nosso post sobre como ganhar dinheiro como afiliado? Se sim, encontrou ali as informações necessárias para montar um plano estratégico com diferentes ações – novas rotinas, atitudes empreendedoras, busca de novos conhecimentos, uso de plataformas e ferramentas do Marketing Digital, entre outras – para embasar (e embalar) sua carreira como afiliado digital.

Mas na jornada em busca da primeira comissão de venda na internet, outros ingredientes precisam ser adicionados ao plano. Afinal, a primeira venda como afiliado digital não é qualquer venda. Por isso, a primeira venda pediu um “q” a mais, como listamos a seguir:

Análise do produto/serviço

Depois de entrar para um Programa de Marketing de Afiliados, faça uma análise muito criteriosa do produto ou serviço que deverá ser indicado/divulgado.

Mergulhe no mercado – faça pesquisas! – em que ele está inserido para compreender quais são as expectativas do público, que comentários são feitos a respeito, qual a “fama” dele. Isso ajudará a ter insights para gerar gatilhos mentais certeiros no momento de montar sua estratégia de Marketing Digital.

Página de vendas

A ação mais simples do Marketing de Afiliados é o uso de banners fornecidos pelas empresas ou marcas e que são espalhados pelo afiliado em seus canais digitais (nos blogs e nas contas de redes sociais). Porém, na estratégia de conquistar a primeira venda como afiliado digital, você pode ir além.

Por exemplo, que tal montar uma Landing Page dedicada ao produto ou serviço que está indicando? Essa será sua página âncora na estratégia. Siga as melhores dicas para gerar vendas e conversões com Landing Pages (conteúdo direto e certeiro, botões de CTAs atraentes…). Capriche também no SEO e impulsione seus posts nas redes sociais, sempre avaliando os resultados para ajustar as ações.

Investimentos

Por falar em impulsionamento, na busca pela primeira venda como afiliado digital, se possível, defina um orçamento para investir em publicidade digital. Por tudo o que a primeira comissão representa no Marketing de Afiliados, como você verá mais abaixo, o investimento é válido.

Com o valor definido, pesquise sobre Google Ads e Facebook Ads para gerar tráfego pago para aquela Landing Page matadora que citamos acima.

Teste, teste, teste…

Para conquistar a primeira venda como afiliado digital é preciso dedicação. Isso inclui uma rotina constante de avaliação e testes. Uma das vantagens da internet é justamente a oferta de inúmeras plataformas que estão à disposição dos empreendedores que querem ganhar dinheiro no Marketing de Afiliados.

Não deixe de experimentar redes sociais, formatos, conteúdos e até tipo de linguagem e tom de voz. O que não está funcionando no Instagram pode bombar no TikTok. Ou um texto no blog pode gerar interesse em forma de vídeo. Ou um tom mais informal e divertido pode ser mais atraente que um tom mais professoral e formal, por exemplo.

⭐ Dica bônus: Use sua rede de contatos

Por fim, a busca pela primeira venda como afiliado digital conte com sua rede de contatos. Amigos, parentes, colegas de trabalho, colegas de faculdades, clientes, entre outros, podem ajudar a impulsionar a divulgação das suas ações e, por tabela, ampliando as chances da primeira venda ocorrer o quanto antes. 

Mas atenção: use, mas não abuse do seu networking enviando mensagens não solicitadas por e-mail ou inserindo contatos sem autorização em grupos de WhatsApp. Siga sempre as melhores práticas em relação à privacidade de dados para não prejudicar sua imagem e colocar em risco sua jornada como afiliado digital.

Lições da primeira venda como afiliado digital

Como citado acima, a primeira venda como afiliado digital não é uma venda qualquer e tem muito a ensinar para o participante de um Programa de Afiliados. Confira.

  • A primeira venda tem um fator motivacional muito forte envolvido.

Como a demora em obter resultados pode fazer o afiliado desistir, deve ser tratada como uma conquista importante e estimular o afiliado para obter ganhos até maiores no futuro e não “estacionar” ao ganhar sua primeira comissão.

  • Com um resultado positivo, a forma como a primeira comissão é alcançada tende a servir de modelo para que novas vendas ocorram no futuro. 

É possível avaliar todas as ações realizadas que geraram a venda, desde o material usado até as formas de divulgação utilizadas. Assim, as rotinas e escolhas são colocadas a prova e podem gerar um padrão replicável inclusive para a venda de outros tipos de produtos ou serviços.

  • A primeira venda como afiliado digital também ajuda a avaliar ou confirmar se a escolha pelo Programa de Afiliados foi acertada.

O tempo que levou para a primeira venda ocorrer pode ser um critério de avaliação. Se as ações de divulgação foram colocadas em prática (inclusive fazendo ajustes, impulsionando, promovendo o tráfego pago), por que não converteu mais rápido?  Busque pistas para saber se o problema é com a empresa ou marca ou falta afinidade com seu público.

  • Ajuda a avaliar você como afiliado digital em seu começo de jornada.

A primeira venda será sempre um grande laboratório para você experimentar seu lado afiliado digital. A forma como ela acontece mostra se tudo o que poderia ser feito, incluindo mudanças no seu comportamento como empreendedor, mais ajudou do que atrapalhou a alcançá-la. 

Lembre-se: esteja sempre ciente que os resultados no Marketing de Afiliados não surgem por mágica. Não basta colocar um banner no blog ou divulgá-lo em redes sociais para converter e você ganhar dinheiro na internet.

Participe do Programa de Afiliados da RD Station

Ainda não fez sua primeira venda como afiliado digital? Ou está pensando em entrar para o time dos que ganham dinheiro com comissões de vendas? Se você é produtor de conteúdo, consultor e profissional do marketing ou dono de pequenas agências, que tal fazer parte do Programa de Afiliados da RD Station?

É uma oportunidade de negócio tanto para quem já é um afiliado digital quanto para quem quer começar no marketing de afiliados. A RD fornece materiais como banners que ajudam na divulgação e também acesso ao painel com todas as informações geradas pelo afiliado a partir de seu link exclusivo (acesso, visualizações, cliques, vendas…).  

E o afiliado digital da RD recebe comissão que pode chegar até 20% sobre cada venda. E mais: uma lista de vantagens e benefícios que inclui:

  • Descontos especiais para eventos realizados pela RD Station (RD Summit, RD On The Road e outros);
  • Acesso a conteúdos exclusivos desenvolvidos para auxiliar no sucesso do afiliado;
  • Participação na comunidade exclusiva de afiliados da RD Station;
  • Apoio de uma equipe comprometida com o sucesso do afiliado.

Apostamos num modelo de parceria do tipo “ganha-ganha” digital tendo como objetivo o aumento no número de usuários do RD Station.

Por isso, a preferência é atrair afiliados digitais com perfis muito específicos, que tenham vínculo e afinidade com o segmento de Marketing Digital e Vendas.

Você se encaixa nesse perfil? Ficou interessado em ser um afiliado digital da RD? Quer aumentar sua receita mensal na internet? Basta acessar a plataforma do Programa e fazer seu cadastro. Depois, é hora de planejar sua estratégia e definir quais ações executar para compartilhar seu link de afiliado em seus canais digitais.

Deixe seu comentário

Comentários