Notícias da Semana: os 15 anos do primeiro vídeo do YouTube

Em 18 segundos, um dos co-fundadores do YouTube mostrou sua visita a um zoológico em um vídeo e mudou a história

Bruno Volpato
Bruno Volpato24 de abril de 2020
Curso de Instagram e TikTok gratuito

O mundo da tecnologia segue girando em torno da pandemia do coronavírus. Nosso post semanal de notícias traz algumas dessas histórias, mais leves, para você dar uma relaxada na sexta-feira e no fim de semana. Hoje, falamos sobre o aniversário de 15 anos do primeiro vídeo no YouTube. Tem ainda um novo uso para os robôs da Boston Dynamics.

Lembrando que você pode assinar a nossa newsletter. Nela, você vai receber, uma vez por semana, um resumo de todos os conteúdos que publicamos aqui no blog, com links para ler mais. É só se cadastrar abaixo! Depois, continue lendo para conhecer algumas novidades de tech e Marketing Digital.

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba toda sexta-feira os melhores conteúdos e as notícias mais relevantes da semana em seu email

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

YouTube comemora 15 anos de seu primeiro vídeo

Há 15 anos, em 23 de abril de 2005, Jawed Karim produziu e postou na internet um vídeo que mudaria a história da humanidade. A produção não tinha grande valor artístico, nem revolucionou a narrativa ou a estética cinematográfica. Seria muito difícil fazer isso em 18 segundos, mas aprecie o trabalho de Jawed abaixo e faça sua própria avaliação.

https://www.youtube.com/watch?v=jNQXAC9IVRw

“Me at the zoo” não tem nada de extraordinário - quer dizer, ir a um zoológico atualmente seria incrível - além de ter sido o primeiro vídeo subido no YouTube. Jawed Karim é um dos co-fundadores do site e teve a honra de inaugurá-lo. Talvez, se soubesse que estava reescrevendo (ou refilmando) a história, teria feito algo melhorzinho.

Ou não, pois a ideia do YouTube era mesmo ser algo como você na TV. Com o tempo as mega produções foram chegando. Por exemplo, meu primeiro vídeo por lá foi “As aventuras do Homem-Ressaca”, em 2007, feito na disciplina de Telejornalismo da UFSC. Infelizmente essa obra revolucionária não está mais disponível, mas hoje apareço em vídeos da RD.

E você, já postou muita coisa no YouTube ou costuma apenas assistir o que as outras pessoas e empresas colocam por lá? E seus hábitos de consumo de vídeos com o isolamento social mudaram? Os do mundo mudaram.

YouTube divulga estudo sobre isolamento social

Você já deve ter lido que o consumo de vídeos aumento muito durante o período de quarentena. Falaremos mais a seguir sobre isso e, inclusive, já falamos aqui sobre o pico de consumo de internet no Brasil. Bom, o Google, dono do YouTube, divulgou um estudo sobre os novos hábitos dos usuários da plataforma de vídeos.

A principal informação é a lista com 5 grandes temas mais pesquisados neste momento. Eles são os seguintes, sem ordem de número de acessos ou algo assim:

  • Home office
  • Estude comigo
  • Refeições rápidas
  • Redução de estresse
  • Exercício em casa

Ou seja, se você ou a sua empresa podem contribuir de alguma forma em um desses assuntos, saiba que as pessoas estão interessadas. Vale pensar em alguma parceria também para publicar um conteúdo. Nós aqui da RD fizemos um com dicas de home office, olha só (e aproveite para conhecer o nosso canal):

Links relacionados:

Google vai avisar quando você fizer uma pesquisa sem noção

Você já imaginou pesquisar algo no Google e não encontrar o que queria? Ok, exemplo ruim, isso acontece bastante. Já imaginou, então, fazer uma pesquisa no Google tão equivocada que ele não tem o que te oferecer na página de respostas? Bom, agora ele vai te avisar quando você der essa vacilada.

Começando pelos Estados Unidos, o Google vai passar a mostrar um aviso no topo da página de resultados quando achar que não tem muito a lhe dizer sobre o tema. Veja um print divulgado pelo Big G no comunicado oficial:

Os resultados ainda vão aparecer, mas com esse toque “pô, fera, melhora essa pesquisa aí” a gente vai ficar até meio constrangido de clicar nos links. A ferramenta pode sugerir novas pesquisas, de acordo com a semântica do que você solicitou. E o Google diz que não deve aparecer muito, pois, bem, ele compila a internet inteira.

Eu já estou imaginando como os especialistas em SEO vão quebrar a cabeça para descobrir como isso vai afetar as buscas e, principalmente, os desafios internos para fazer a mensagem de “pesquisa sem noção” aparecer. Vou tentar algo como “fundo de tela ideal para reuniões no Zoom”, com a resposta “você quis dizer não usar fundo de tela, certo?”

Links relacionados:

Isolamento social traz quase 16 milhões de novos assinantes ao Netflix

Como falamos acima na notícias sobre o YouTube, o consumo de vídeo aumentou vertiginosamente com a pandemia do coronavírus. Sem poder sair de casa, as pessoas naturalmente voltaram suas atenções para a televisão e para as plataformas de streaming. O Netflix divulgou nesta semana seu relatório trimestral e os números impressionam.

A empresa ganhou um total de 15,77 milhões de novos assinantes em todo o mundo nos primeiros três meses de 2020, quando começou o isolamento social. A expectativa, nas primeiras análises, era ganhar cerca de 8 milhões no total. De fato, era difícil prever a extensão das quarentenas, então é uma diferença compreensível.

Para efeito de comparação, no primeiro trimestre de 2019, o crescimento mundial no número de assinantes tinha sido de 9,6 milhões, enquanto no anterior - o último de 2019 - tinha sido de 8,7 milhões. Os números podem ser conferidos na carta aos investidores divulgada pelo Netflix. Na América Latina, foram 2,9 milhões de novos assinantes.

Links relacionados:

Robô da Boston Dynamics está atuando em hospital

Você se lembra do robô Spot, da Boston Dynamics? Aquele que, junto a outros modelos da empresa, fazia algumas pessoas - ou eu, ao menos - perderem noites de sono com imagens de uma revolução das máquinas contra os humanos? Isso, aquele mesmo. Pois dê uma olhada abaixo na sua mais nova função.

Querido, né? Pois então, esse robozinho está atuando em um hospital de Boston. Equipado com um iPad e um rádio de comunicação, ele está ajudando médicos a visitarem pacientes sem risco de contaminação. A empresa espera que, em breve, Spot ganhe um upgrade com um aparelho de medições de temperatura, pulso e oxigênio.

Dessa forma, o (agora) simpático robô poderá, quem sabe, atuar em áreas de triagem de pacientes e hospitais temporários. Torçamos para que ele logo esteja de volta às suas funções normais, como organizar depósitos, escalar pequenos morros e assustar os humanos em vídeos divulgados mensalmente pela Boston Dynamics.

Links relacionados:

RD lança eBook com hacks de Marketing Digital para a quarentena

Esse período está exigindo uma completa reinvenção das empresas. E as empresas que daqui a alguns meses vão ter passado por esse momento de forma positiva, sem ter graves problemas financeiros nem demissões em massa dos seus colaboradores, serão aquelas que continuarem reforçando suas ações de Marketing Digital.

Pensando nisso, preparamos uma lista de 28 hacks, indicados por especialistas da área, para encontrarmos juntos as melhores dicas e estratégias aplicáveis agora mesmo. Vamos aprender e colocar a mão na massa? Então preencha o formulário abaixo e acesse todo o conteúdo gratuitamente!

28 hacks de Marketing Digital para superar a quarentena

A relação de consumo mudou! Conheça neste eBook as principais ações de Marketing Digital que você precisa colocar em prática para ter sucesso nas vendas online.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Bruno Volpato

Bruno Volpato

Quem escreveu este post

Jornalista com mais de 10 anos de experiência em portais de notícias, blogs, assessoria de imprensa e redes sociais. Hoje sou editor deste blog e produtor de conteúdo na RD, além de fazer uns bicos de ator nas redes sociais da firma.

Veja também

Marketing
Tomada de decisão: o que é, quais são os tipos e dicas de como fazer
Marketing
O que é SEM? Saiba o que é Search Engine Marketing e como fazer
Marketing
Wow Moments: Como usar ações de Marketing para surpreender e fidelizar o seu cliente