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1 mês para a Black Friday: como evitar problemas de segurança e infraestrutura em sua estratégia ⚠️

Veja dicas de segurança e infraestrutura para garantir uma boa experiência de compra aos clientes no próximo dia 24 de novembro

Se você tem acompanhado nossa série de posts sobre a Black Friday, já sabe da importância de se preparar com antecedência.

Mas, recapitulando um pouco, no primeiro post falamos sobre como estruturar a campanha e evitar as más práticas. Já no segundo o foco foi em definir ofertas, escolher os canais para divulgá-las e começar a comunicação com os compradores em potencial.

Agora, faltando um mês para o 24 de novembro, compartilhamos dicas de segurança e infraestrutura para você garantir uma boa experiência de compra aos clientes.

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É comum que sites caiam durante a Black Friday, pois muitas empresas contratam planos de servidor compartilhados ou com limite de acessos que acabam lotando devido ao grande movimento.

Para evitar problemas é importante que você conheça a capacidade técnica da sua plataforma. Descubra quanto tráfego você conseguirá receber, pois hospedagens compartilhadas podem não aguentar picos.

É preciso conversar com a empresa fornecedora de hospedagem para avaliar se é necessário aumentar o plano no período e como proceder para fazer isso.

Saiba mais sobre isso no post Como escolher a melhor hospedagem para o site de sua empresa.

Tenha o site em HTTPS

Desde meados deste ano o Google tem deixado mais claro que não gosta de sites inseguros, defendendo a adoção do HTTPS. Quando o endereço de um site começa com HTTPS e não com o anterior HTTP, isso significa que a página possui o certificado SSL/TLS.

Esse certificado é responsável por validar o site e criptografar informações que o usuário envia ou recebe dele. Isso torna o visitante mais protegido.

No Google Chrome, sites que adotaram o recurso apresentam um cadeado no início da barra de endereços.

https

Já os que não adotaram, podem exibir um aviso de site não seguro quando o usuário tenta acessar a página, principalmente aquelas que pedem informações pessoais, desde email até o número do cartão de crédito.

conexão não segura

Se o seu site ainda não tem o certificado, vale correr atrás disso antes da Black Friday, pois o anúncio de site não seguro pode espantar seus compradores em potencial.

Dê atenção especialmente às páginas de checkout, nas quais o usuário precisa fornecer informações sensíveis.

E os problemas vão além da data, pois a tendência é que o buscador também priorize páginas seguras como fator de ranqueamento.

Revise e acerte o estoque

Para uma data importante como essa, é primordial que você revise o seu estoque para evitar problemas, por exemplo vender 10 peças mas só conseguir enviar 7 delas por um erro de estoque (acontece).

A expectativa pela data é grande, e você não deve decepcionar os seus clientes por não ter o produto que desejam.

Então, depois de selecionar os produtos que serão oferecidos com desconto, veja as quantidades de cada um deles em seu estoque.

E não esqueça de tirar a oferta do ar quando o produto tiver acabado!

Tenha um SAC preparado

É bem comum que as pessoas tenham dúvidas peculiares que não estão na descrição do produto. Tenha um canal aberto para que os clientes ou possíveis clientes possam esclarecê-las, isso transmite segurança nas compras online!

Se as promoções iniciam meia noite, tenha uma equipe de plantão a partir do horário ou até desde antes. Esse é um dos momentos mais críticos da Black Friday, pois muitos consumidores se preparam para comprar nas primeiras horas na tentativa de aproveitarem o estoque.

Também é importante revezar equipes de plantão durante todo o dia.

E aí, pronto para a Black Friday?

Essa é uma época crucial. Se você ainda não começou sua estratégia, comece agora mesmo a correr atrás do prejuízo. Aproveite para conferir os outros posts sobre a Black Friday caso ainda não tenha lido.

Daqui a duas semanas, publicaremos o artigo final da série, com as últimas ações que você deve fazer.

Até lá e bom planejamento! :)

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