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3 riscos que a sua marca corre no universo digital e como se proteger deles

Reclamações, perfis piratas, fake news….muitos fantasmas assombram a presença da sua marca na internet. Esteja preparado para enfrentá-los

O ambiente digital é ágil e dinâmico. Você sabia que em apenas 60 segundos:

  • 3,3 milhões de posts são publicados no Facebook?
  • 29 milhões de mensagens são trocadas pelo WhatsApp?
  • 500 horas de vídeo são carregadas no YouTube?

Os números, compilados pela consultoria Smart Insights, mostram o quanto a internet opera em uma velocidade incrível.

Diante de tamanha rapidez e volume de informações, as marcas encontram um ambiente propício para ter visibilidade, mas também perigoso.

Os problemas e obstáculos que a sua marca pode enfrentar no ambiente digital e como lidar com eles é o tema deste post. Confira!

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Os principais problemas que a sua marca vai encarar

1. Perfis falsos

Plágio e uso indevido são verdadeiros pesadelos para qualquer marca. No ambiente digital, esses casos normalmente se manifestam por meio de perfis falsos.

Fraudadores usam a logo e o nome da empresa para aplicar golpes ou mesmo  vender produtos plagiados, criando uma concorrência desleal e ilegal.

A marca do Airbnb foi uma das vítimas dos criminosos. Após copiarem fotos, descrição e a localização de imóveis anunciados na plataforma, os golpistas criaram ofertas com preços mais baixos em outros sites de classificados.

Eles usaram o email para fechar negócios e infelizmente alguns clientes do Airbnb caíram na fraude. O caso ganhou repercussão e a empresa se posicionou orientando os consumidores.

Vale ressaltar que, para tomar medidas cabíveis em caso de plágio, a sua marca precisa ser registrada e ter a posse do domínio. Caso contrário, você estará sujeito a ver terceiros reproduzindo ou imitando seus produtos sem poder reivindicá-los.

2. Fake news

As notícias falsas já fazem parte da internet. Elas circulam nas mídias sociais e em aplicativos de bate-papo como o WhastApp.

Algumas vezes são inofensivas e surgem como uma brincadeira. Mas essa graça pode ser de mau gosto e envolver o nome de uma marca, como a sua, trazendo repercussões para lá de negativas.

O supermercado Guanabara sofreu com as fake news. O boato de que a rede não faria promoção no aniversário da empresa estava ganhando proporções, desagradando em muito os clientes. O rumor foi detectado pelo varejista por meio do monitoramento do ambiente digital.  A empresa agiu rapidamente e reverteu a situação.

3. Reclamação de clientes

No mar de queixas que existe na internet, sites como o famoso Reclame Aqui já têm o poder de definir o comportamento de compra dos internautas. Que tal procurar saber como anda a sua reputação por lá?

Além disso, segundo a Revista Exame, as reclamações e difamações em mídias sociais já causam mais danos às marcas do que o Procon.

Obstáculos que a sua marca precisa vencer no ambiente digital

Há alguns empecilhos que sua empresa pode encontrar na internet, mas que podem ser driblados com um pouco de dedicação, como:

  • Responder em tempo hábil: a internet é o reino do imediatismo. Marcas que deixam o público sem retornos ou que demoram a responder caem no “desgosto” do público.
  • Manter uma boa reputação: comentários negativos e difamações surgem a todo momento. Pior: podem ganhar proporções internacionais. Mas não ache que excluir o comentário vai resolver, pelo contrário, pode agravar ainda mais o caso. Procure entender o problema e responder a pessoa.

Por fim, nunca esqueça de manter a integridade e a exclusividade da sua marca.

A presença digital é uma necessidade para qualquer marca. A exemplo da Brastemp e do Supermercado Guanabara, realizar um monitoramento eficiente (o Fixar Play pode ajudar nessa tarefa) garante vida longa aos seus projetos.

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