Blog de Marketing Digital de Resultados

Notícias da Semana: os 5 processos que o Marketing do Google adotou na pandemia

Uma das maiores empresas de tecnologia do mundo também precisa de adaptar, assim como todos nós estamos fazendo. Conheça também os artistas que mudaram capas de discos clássicos para estimular o distanciamento social!

Existe um conceito jornalístico muito antigo chamado faits divers. Significa “fatos diversos”, em francês. São histórias curiosas que podem provocar surpresa, divertimento ou choque – antigamente, os tipos mais comuns de faits divers eram ligados a crimes e tragédias. Com o passar do tempo, passaram a ser mais anedóticos, mas sempre difíceis de inserir em uma editoria ou assunto específico.

Fiz essa introdução porque, como você já deve ter percebido, o coronavírus é a editoria que domina sites e blogs em todo o mundo. Normal, nós ainda estamos tentando entender o que tudo isso significa e queremos nos proteger. Aqui no blog da RD, por exemplo, estamos dedicando nossos posts a ajudar profissionais e pequenas e médias empresas em tempos de quarentena. Faz parte da nossa missão.

Para o post de notícias da semana, porém, é preciso um certo respiro. Sua pegada jornalística permitiria que falássemos do Covid-19, sob a perspectiva da tecnologia. Já fizemos isso, inclusive, algumas vezes, até mesmo em janeiro, quando falamos de um algoritmo que identificou o vírus antes de todo mundo, e no começo de março, quando falamos da cerveja Corona.

Em época não tão distantes, portanto, era possível manter o bom humor ao falar do tema. Para esta edição, e quem sabe para as próximas, vou tentar destacar alguns faits divers. Não deu para fugir do assunto, mas espero que a leitura seja agradável. Conto com seu feedback nos comentários! :)

Google divulga 5 processos que estão guiando suas equipes de Marketing

Encontrar o rumo correto para ações de Marketing em tempos de coronavírus é uma preocupação de praticamente todos as empresas. Não importa o tamanho da sua operação, é importante saber lidar com a sensibilidade do momento. É importante e difícil. Assim, bons exemplos sempre ajudam.

Em seu blog, o Google divulgou os 5 processos que ajudam a guiar suas equipes de Mídia em tempos de Covid-19. “Espero, sejam úteis para outras marcas que, sem dúvida, estão navegando, como nós, no mesmo oceano de águas incertas e desconhecidas”, diz o VP Global de Mídia do Google, Joshua Spanier. Viu? Não estamos sozinhos nessa.

pam jim high five

O mais interessante é que o Google resumiu, de forma bem prática, esses 5 processos em 5 perguntas que gestores de Marketing devem se fazer nesse momento. Assim, são questionamentos que você pode fazer a si mesmo, provocando reflexões bem válidas. Vou listá-las abaixo, mas recomendo a leitura do post completo. Veja só:

  1. Essa campanha parece adequada levando em conta o contexto atual e o mercado local?
  2. Ainda que essa campanha tenha sido aprovada no mês e/ou semana passada, faz sentido mantê-la no ar neste momento e no contexto atual?
  3. Todos os elementos criativos são relevantes e apropriados para esta nova realidade?
  4. Quais são as marcas, produtos ou campanhas mais relevantes que nossa mídia pode apoiar no momento? Para isso, precisamos mudar nossos investimentos?
  5. De que maneiras nossa marca — e até mesmo os nossos próprios canais de mídia — podem ser úteis para pessoas e empresas neste momento delicado?

Aqui na Resultados Digitais, temos seguido algumas ideias parecidas. Nosso blog, como já falamos, está quase que inteiramente dedicado ao tema, no sentido de ajudar. Abaixo, no decorrer deste post, você encontrará links que pode ser úteis ao seu negócio ou momento profissional.

Mais novidades do Google

Preocupado com donos de ecommerces que precisem desativar temporariamente seus sites, o Google lançou também um guia de boas práticas para fazer isto sem prejudicar os resultados de busca. A recomendação é não tirar tudo do ar, mas limitar funcionalidades e fazer pequenas adaptações. O Inbound Marketing também pode ajudar agora.

Por fim, a empresa lançou a versão do Google Podcasts para iOS e aproveitou para atualizar o layout para Android. A promessa é de que ele seja capaz de fazer sugestões de podcasts melhores que a concorrência, como o Spotify. Afinal, o Google sabe bastante sobre os nossos gostos e interesses.

Links relacionados:

Capas de discos clássicos adaptadas ao distanciamento social

Assim como os programadores ingleses que inventaram uma calculadora de rolos de papel higiênico, os designers californianos Beto Fernandez e Paco Conde também estão com tempo de sobra por conta da quarentena. Assim, decidiram usar seu conhecimento para uma causa – como os ingleses, que queriam chamar a atenção para o consumo consciente.

No caso de Fernandez e Conde, é o distanciamento social, tido como uma das medidas mais importantes para evitar a disseminação do coronavírus. Para isso, eles reinventaram capas de discos clássicos, afastando integrantes de bandas, no projeto 6 Feet Covers. Veja abaixo duas novas versões de álbuns dos Beatles:

beatles distanciamento social

O projeto tem ainda capas icônicas de Queen, Destiny’s Child, Jackson 5, Pearl Jam, Fleetwood Mac, The Clash, Oasis, Ramones, AC/DC e muitos outros. Tudo isso porque eles notaram que as pessoas em Los Angeles não estavam respeitando os pedidos para que ficassem em casa ou, ao menos, distantes. Para eles, a música pop poderia dar o exemplo.

“As redes sociais estão subitamente cheias de notícias tristes e assustadoras, então pensamos que deveríamos fazer algo mais alegre e divertido, mantendo a importância da mensagem”, explicaram os criadores, em entrevista (por email) ao site Fast Company. E no site do projeto, deixam uma mensagem: “we will rock again soon”.

E vamos mesmo!

Links relacionados:

Brasil teve pico histórico de tráfego na internet

Com mais gente trabalhando em home office, assistindo séries, jogando videogame online e estudando à distância, o Brasil alcançou um pico histórico de tráfego de internet: 11 terabytes por segundo. A marca foi registrada nesta segunda-feira, dia 23, mas é bem provável que já tenha sido quebrada desde então.

hackers gif

Isso porque o tráfego cresceu 60% no Brasil no último ano, de acordo com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Mesmo assim, vale registrar que na semana anterior o pico tinha sido de 10 terabytes por segundo. Ou seja, um aumento de 10% em uma semana, mostrando a influência da quarentena.

A boa notícias é que a internet brasileira está preparada, de acordo com o pesquisador Milton Kaoru Kashiwakura do NIC.br. “No core a gente se posiciona em ter sempre, no mínimo, o dobro. Portanto, no momento não estamos usando nem 50%, o que nos dá alguma folga”, disse, em entrevista ao site Convergência Digital.

Mesmo assim, há uma orientação de uso mais consciente da internet, pois podem haver quedas de velocidade localizadas. Como já falamos aqui, quase todos os grandes sites de streaming já reduziram a qualidade das transmissões, para diminuir a carga de dados. Vê se manera nos joguinhos online, então, fera!

Links relacionados:

RD University libera seus dois principais cursos gratuitamente

RD University é a plataforma de cursos da Resultados Digitais. Ela oferece formações que ajudam a desenvolver habilidades profissionais necessárias para ajudar a sua carreira a decolar e a sua empresa a crescer. Os cursos são relacionados a Marketing Digital, Vendas, Customer Success e Gestão.

Muitos cursos já podiam ser acessados gratuitamente na plataforma. Agora, você também conta com os cursos pagos mais acessados da RD University de forma gratuita por tempo indeterminado. A ideia é ajudar a aproveitar seu tempo em casa investindo na sua carreira. Clique, conheça e se inscreva:

RD lança material para gestão e operação de Marketing e Vendas à distância

Seguindo nosso preceito de colaborar neste momento com o know how que temos, a RD lançou nesta semana um kit de Gestão e operação de Marketing e Vendas à distância. Pedimos para que nossos funcionários – gestores e especialistas – gravassem vídeos sobre o que estão fazendo para lidar com o home office, o trabalho à distância e as incertezas.

O kit traz todos os vídeos em um só lugar: são dicas de gestão de equipes, produtividade, saúde e bem-estar. Além disso, você saberá como acessar e instalar a #matrix, uma ferramenta de código aberto feita pelo time da RD para simular um escritório virtual.

Acesse tudo isso gratuitamente preenchendo o formulário abaixo!

Gestão e operação de Marketing e Vendas à distância

Este kit possui conteúdos e ferramentas que vão ajudar a sua empresa a se adaptar à quarentena

Marcadores:

Deixe seu comentário