Blog de Marketing Digital de Resultados

Por trás das câmeras: os bastidores da produção de vídeos para o RD Summit 2017

Conheça as estratégias em vídeo utilizadas para divulgar o evento e saiba como sua empresa pode aproveitar os diferentes formatos

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo :)

 

 

Uma campanha de comunicação começa muito antes dos primeiros conteúdos irem ao ar. Envolve planejamento, criação e desenvolvimento de táticas para atingir o público de forma eficaz.

Não foi diferente com a estratégia de divulgação do RD Summit 2017, que desde os primeiros meses do ano já ocupava espaço na timeline e na caixa de entrada dos seguidores da Resultados Digitais.

E, nesse desafio de impactar diferentes públicos, a linguagem audiovisual teve um papel muito importante.

A proposta deste post é apresentar o trabalho da equipe de vídeos da RD durante o período que antecedeu o RD Summit, as estratégias usadas durante o evento e algumas dicas para você otimizar os resultados da sua empresa com a produção de vídeos.

As primeiras ações começaram em março de 2017, quando a identidade visual do projeto foi definida.

Nessa etapa, adaptamos o conceito da marca para a formato de vídeo, criando vinhetas, transições, marca d’água, entre outros suportes visuais.

Isso foi fundamental para definir o conceito das ações e facilitar a produção dos conteúdos mais à frente.

Listamos algumas dicas e aprendizados que também podem ser úteis para você!

1. Faça anúncios humanizados

Pode parecer óbvio, mas quem acessa redes sociais, como Instagram e Facebook, espera encontrar histórias de pessoas.

Quanto mais o seu conteúdo parecer uma postagem feita por usuários, maiores as chances de ele não ser ignorado pelo público.

Uma das primeiras ações em vídeo para o RD Summit foi utilizando o Instagram. O objetivo era criar um anúncio no Stories, que oferece apenas 15 segundos para contar uma história.

Nesse caso, o uso de stickers, frases e emojis trouxeram ao vídeo a linguagem típica da rede.

Caso sua empresa não tenha uma equipe dedicada a vídeos ou conhecimento suficiente para criar uma campanha, vale dar uma olhada nessa lista com opções de templates para o Instagram Stories.

2. Teste formatos

As redes sociais oferecem cada vez mais opções de formato para criar conteúdo. Testar as funcionalidades e performance de cada um pode ser uma boa estratégia.

Na comunicação do Summit apostamos no carrossel do Facebook, que na época vinha apresentado bons resultados.

Fazer um teste A/B nos seus anúncios é um passo importante para garantir o melhor desempenho. Em nosso Guia do Teste A/B você encontra tudo o que precisa para otimizar seus resultados.

3. Aproveite todas as funcionalidades

Publicações em vídeo são as que geralmente obtêm melhor desempenho no Facebook, seguidas por fotos e links. Por causa disso a plataforma tem se adaptado cada vez mais ao formato audiovisual.

Em junho, por exemplo, foi lançada a versão em vídeo para capa de páginas, mais uma possibilidade de reforçar a comunicação e engajar o público.

Se você também quer usar o formato, lembre-se de que o vídeo deve ter resolução mínima de 820×312 pixels e entre 20 e 90 segundos de duração.

4. Criatividade nunca é demais!

Esse é, sem dúvidas, um elemento importante na comunicação.

Claro que nem todas as campanhas conseguem manter um alto nível de criatividade, mas vale a pena gastar algum tempo pensando em um jeito inteligente de impactar o seu público.

Na comunicação do Summit, a dose extra de criatividade ficou por conta do vídeo que traz a receita do evento, inspirada nos famosos clipes de comida que costumam invadir nossa timeline.

O intervalo entre a ideia do vídeo e a publicação foi de aproximadamente um mês. Ou seja, certos vídeos exigem grande esforço, mas, na maioria das vezes, trazem bons resultados.

Sem dúvidas, foi a campanha com maior engajamento: 810 curtidas, 157 comentários, 114 compartilhamentos e 80 ingressos vendidos.

5. Recicle seus conteúdos

Produzir vídeos pode custar tempo e dinheiro, especialmente se envolver captação de imagens. Mas vale prestar atenção nos casos em que é possível aproveitar materiais que a sua empresa já tenha para criar conteúdos totalmente novos.

Quem acompanha a RD já deve ter visto os cases de sucesso, em que clientes do RD Station contam como a plataforma ajudou no crescimento do seu negócio.

Para aproveitar as longas entrevistas que temos guardadas em nosso arquivo, selecionamos trechos dessas pessoas contando sobre sua experiência no RD Summit e editamos um novo vídeo.

Fique atento ao que você também pode reaproveitar!

6. Crie senso de urgência

Essa tática pode ser aplicada para qualquer formato de comunicação, mas em vídeo o resultado pode ser ainda melhor.

Se o seu objetivo é fazer com que o usuário realize determinada ação o quanto antes, usar gatilhos mentais como últimos ingressos, últimos dias ou falta pouco pode auxiliar na estratégia.

No caso do RD Summit, lançamos um vídeo para reforçar o recado faltando 30 dias para o evento.

7. Cause impacto

Esse é um objetivo que nunca se deve perder de vista em qualquer comunicação, e na linguagem audiovisual o impacto pode ser ampliado ainda mais.

Quem participou da edição deste ano do RD Summit pôde observar diversos elementos visuais, grande parte deles produzidos pela nossa equipe.

Mas o que deve ter chamado mais atenção foi o vídeo com o tema do evento, exibido antes da palestra do Eric Santos, CEO da Resultados Digitais.

A ideia de produzi-lo foi justamente causar impacto, emocionar e reforçar a mensagem principal, “Be So Good They Can’t Ignore You”.

Na semana seguinte recebemos diversas mensagens de pessoas solicitando o vídeo para compartilhá-lo com suas equipes, sinal de que o impacto foi realmente grande.

As indicações de que até 2020 os conteúdos em vídeo devem representar 80% do tráfego na internet reforçam a necessidade de adaptar a comunicação da sua empresa também para esse formato.

Nas campanhas do RD Summit aplicamos os vídeos em redes sociais, envio de emails e durante o próprio evento.

E você, já produz vídeos para divulgar seu negócio? Deixe nos comentários alguma estratégia que tenha gerado resultados!

Aproveite e baixe também nosso eBook gratuito: Vídeos no Marketing Digital e veja como você pode usar esse formato de conteúdo em todas as etapas do funil.



eBook gratuito: Vídeos no Marketing Digital

Saiba como uma estratégia de vídeo marketing pode revolucionar o seu funil de vendas

Marcadores:

Deixe seu comentário