9 dicas para ter mais produtividade nas vendas com o WhatsApp Business

Renato Xavier, um dos convidados do WhatsApp Live Show da RD, ensina a usar o aplicativo de forma mais eficiente e com mais resultados


Não há como negar que o WhatsApp se tornou um sucesso no Brasil. Porém, quando falamos em utilizar o WhatsApp de forma eficiente para realizar negócios e ter mais produtividade no dia a dia, muitos profissionais ainda não sacaram as possibilidades de uso da ferramenta, fazendo apenas o uso básico de troca de mensagens.

Desde de que comecei a utilizar o Whatsapp para uso pessoal e depois nos negócios, comecei a explorar os mais diversos recursos da ferramenta como forma de me tornar mais produtivo e não deixar escapar nenhuma oportunidade de venda. 

Essa produtividade somente surgiu de fato com a chegada do WhatsApp Business no Brasil. Só que, com ele, vieram também muitas dúvidas sobre a migração e recursos. Neste artigo, trago para vocês algumas dicas e orientações acumuladas ao longo dos anos, especialmente sobre o WhatsApp Business.

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1. Cuidado mais importante: o senhor backup

Antes de qualquer coisa, de qualquer assunto, de qualquer clique, verifique se o seu backup do WhatsApp está ativo. Isso vale tanto para quem é usuário do Whatsapp Messenger (o tradicional, digamos assim) ou do WhatsApp Business. 

Sugiro sempre fazer backup no Google Drive ou no iCloud. Para isso, siga as orientações de acordo com seu sistema operacional:

2. Migre para o WhatsApp Business

Muitos profissionais ainda têm dúvidas ou insegurança se vale a pena migrar do WhatsApp Messenger para o WhatsApp Business. A minha resposta será sempre a mesma: SIM. 

O WhatsApp Business tem tudo o que o WhatsApp Messenger tem e muito mais, como por exemplo as etiquetas, que são muito úteis para separar os clientes, catálogos e respostas rápidas. Então por que não utilizar uma ferramenta que veio para te ajudar? 

De qualquer forma, é importante que você saiba que o processo é reversível, ou seja, você pode voltar ao WhatsApp normal. Porém, a partir do momento em que você migra, as novas mensagens recebidas pelo Whatsapp Business não serão restauradas no WhatsApp normal. Se liga nisso, ok?

>> Leia mais: WhatsApp Business: guia completo para atender melhor e vender mais com a conta comercial do WhatsApp

3. Tenha um número exclusivo para seu negócio

Logo que comecei a Epicentro Digital, eu utilizava meu número particular no WhatsApp Messenger para atender os clientes. Rapidamente percebi a besteira que estava fazendo. Isso porque ao entender que poderia deixar o WhatsApp web aberto com outra pessoa para cuidar dos atendimentos, ela teria acesso a todas minhas conversas particulares. 

Por isso, comprei um novo chip e ativei o WhatsApp Business com este novo número no mesmo celular, já que o meu permite 2 chips. Assim, atualmente minha assistente fica com o WhatsApp Web aberto na casa dela e eu fico com o celular em mãos. 

Toda vez que o WhatsApp Web se desconecta, o que é raro, fazemos uma vídeo chamada em que minha assistente compartilha a tela e eu escaneio o código para reativar o WhatsApp web no computador dela. 

Muitas pessoas ainda acham que o WhatsApp web só funciona se o celular estiver na mesma rede wi-fi do computador, mas isso não é uma verdade. O que importa é que o aplicativo do celular esteja conectado na internet, independentemente do modo. 

>> Leia mais: Uso do WhatsApp como ferramenta de Marketing para PMEs: saiba como usar e os diferenciais

4. Atente-se à migração de plataforma (iOS para Android ou Android para iOS)

Outra dúvida comum e que também é um problema muito típico: migrar as conversas do WhatsApp Business de Android para iOS. 

Saiba que as duas plataformas não se conversam, pois o backup do WhatsApp Business instalado no Android usualmente é feito no Google Drive, enquanto o backup de conversas do WhatsApp Business no iPhone é feito no iCloud. Ou seja, é um problema fazer a migração. 

Eu já utilizei uma ferramenta como a Dr. Fone da WonderShare para fazer a migração de conversas do WhatsApp Messenger (Tradicional) do Android para iOS e funcionou. Contudo, essa ferramenta não dá suporte ao WhatsApp Business.

Ou seja, pense bem antes de trocar. 

5. Construa um mini CRM no WhatsApp Business

A dica que eu vou te dar agora não substitui o uso convencional de um software como o RD Station CRM, mas é um ótimo complemento. Um dos recursos mais atrativos do WhatsApp Business é a possibilidade de você etiquetar seus contatos. 

Só que antes de sair etiquetando os contatos, faça um exercício de pensar no seu fluxo de vendas, interação com o cliente ou potencial cliente para categorizar seus contatos. Assim ficará mais fácil saber o estágio de cada um.

Você pode criar até 20 etiquetas personalizadas. Veja alguns modelos de etiquetas que você pode criar: 

  • Lead Frio
  • Lead Morno
  • Lead Quente
  • Assinatura Contrato Pendente
  • Pagamento Pendente
  • Problema com Pagamento
  • Envio Pendente 
  • Envio Realizado
  • Cliente Frequente
  • Cliente Produto A
  • Cliente Produto B

O mais bacana das etiquetas é que você poderá filtrar os contatos de acordo com a etiqueta. Lembrando que um contato pode ter mais de uma etiqueta. 

Outro recurso muito bacana que está presente apenas aos usuários do WhatsApp Business para Android é a possibilidade de criar listas de transmissão com base nas etiquetas. 

Para isso:

  1. Abra o WhatsApp Business.
  2. Toque no Botão Menu > Etiquetas.
  3. Selecione a etiqueta com a qual deseja criar uma Lista de Transmissão.
  4. Toque no Botão Menu > Enviar mensagem aos clientes.
  5. Toque na marca de tique verde no canto inferior direito da tela para escrever sua mensagem.

6. Coloque o botão do WhatsApp em seu site

Como o WhatsApp se tornou uma ferramenta extremamente popular, ter um botão em seu site é essencial. Com ele, você pode atender visitantes do seu site mais rápido. De quebra, ainda recebe automaticamente as informações de contato por email.

Você pode utilizar uma ferramenta como o Gerador de Botão de WhatsApp da RD. Essa ferramenta simples e gratuita coloca um botão em seu site e gerar leads através do WhatsApp. Clique no banner abaixo para saber como funciona!

botão do whatsapp no site

7. Utilize o WhatsApp Web e instale a extensão WA Web Plus

Eu particularmente passo o dia todo com o WhatsApp particular ou o WhatsApp Business aberto no computador. Uma das necessidades que eu tinha era publicar os status diretamente pelo computador, sem ter que baixar uma imagem no celular e só então fazer a publicação. 

Quando conheci a ferramenta WA Web Plus esse problema foi resolvido. Trata-se de uma extensão ou plugin para o navegador que dá mais funcionalidades ao WhatsApp Web, seja o Business ou o Messenger, liberando recursos como por exemplo a possibilidade de publicar status no WhatsApp pelo computador. 

Isso me trouxe muita agilidade em vários momentos.

8. Incentive clientes e leads clientes a adicionarem o seu contato de WhatsApp na agenda

Em vários momentos em que publiquei sobre um curso nos status do WhatsApp, logo em seguida recebi uma resposta de um potencial cliente interessado no mesmo. Porém, para que seus clientes ou potenciais possam ver meus status, eles têm que ter cadastrado meu contato na agenda deles. 

Outra característica do WhatsApp está relacionada a lista de transmissão. Caso você gere uma lista de transmissão, só receberão suas mensagens aqueles que tiverem seu contato na agenda. 

Ou seja, esse incentivo se faz necessário. Para isso, sempre que conversar com um potencial cliente, instrua ele para adicionar seu contato para ficar por dentro das novidades através do WhatsApp Status. 

9. Respostas rápidas: tudo o que eu queria (e meu cliente também)

Em praticamente todos os conteúdos sobre vendas me deparo com o autor falando sobre a importância de responder o cliente o mais rápido possível. O WhatApp Business mandou muito bem ao prover o recurso em que você pode cadastrar até 50 respostas rápidas.

Esse é um dos recursos que mais utilizo, deixando várias mensagens pré-configuradas e no momento de uma conversa com o cliente. Basta digitar “/” e o WhatsApp Business traz os atalhos dessas mensagens. 

Veja a seguir algumas ideias de respostas rápidas que você pode deixar configurado, se aplicável: 

  • Mensagem de boas vindas
  • Mensagem de despedida
  • Horário de funcionamento
  • Informações sobre frete
  • Rastreio de pedido
  • Ofertas e descontos
  • Endereço do negócio
  • Confirmação de pedido ou compra
  • A ficha cadastral de sua empresa 
  • Os detalhes de um cardápio 
  • Links frequentemente utilizados 
  • Dados bancários 
  • Print de tela com informação requisitada sempre
  • Listas de tarefas
  • Checklist que são frequentemente enviados 

Ao fazer o uso efetivo de respostas rápidas, você terá a percepção de ganho de tempo.

BÔNUS: Participe do WhatsApp Live Show da RD

Para finalizar minhas dicas, deixo aqui um convite super especial para você que leu o artigo: participe do WhatsApp Live Show da RD. Nos dias 25 e 26 de janeiro, você vai ver na prática como o aplicativo pode ser um grande aliado no processo de Marketing e Vendas de sua empresa. 

E eu sou um dos participantes! No primeiro dia do evento, vou trazer um guia prático para começar a vender com o WhatsApp Business. Você pode se inscrever gratuitamente preenchendo o formulário abaixo. Vejo você lá!

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Comentários

2 comentários

  1. Renato Xavier de Lima

    @Lincn Beraldo, muito obrigado pelo comentário. Realmente é uma ferramenta presente e com muito futuro ainda. Simples e prática pra todos os níveis de usuários.

  2. Lincon Beraldo

    Animais as dicas!

    O WhatsApp não é mais o futuro, é o presente

    A dica do CRM eu sempre reforço em minhas redes sociais