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O profissional de Marketing Digital ideal para sua empresa: o que faz e como escolher

Descubra qual é o perfil do profissional de Marketing Digital para sua empresa e comece a apostar nas pessoas certas

Qual é o perfil do profissional de Marketing Digital ideal? Quais atividades ele deve executar?

Com o aumento da relevância desse setor dentro das empresas, muitos nos fazem essas perguntas.

Essas dúvidas surgem em empresas de todos os tamanhos, afinal o Marketing Digital abrange diversas frentes. Se esta também é uma dúvida sua, veja as dicas que trago neste post.

Para ajudar a definir o perfil ideal, vamos começar vendo as principais atividades da área:

eBook: Como estruturar e aumentar a performance de um time de Marketing Digital

Veja as melhores práticas para construir um time de Marketing Digital e aumentar a performance e produtividade da área

Quais as atividades de um profissional de Marketing Digital

Produção de conteúdo (blog e conteúdos ricos)

Como sempre falamos aqui no nosso blog, conteúdo é a base de ações eficientes em Marketing Digital. Ele é o responsável por tornar sua empresa uma autoridade no tema, atrair Leads e gerar vendas.

Para isso, seu novo funcionário precisa:

  • Gostar e saber escrever bem;
  • Conhecer a sua área de atuação (ou estar disposto a aprender sobre ela);
  • Ser criativo para pensar em conteúdos que satisfaçam o público e posicionem sua empresa como autoridade sobre o tema;
  • Ter ritmo para produção constante de conteúdo;
  • Ter, preferencialmente, familiaridade com plataformas de publicação (WordPress, Blogspot, etc).

Gestão de Redes Sociais

Muitas empresas têm perfis e páginas em redes sociais para atrair o público, interagir com seus potenciais clientes e vender seus produtos. Se a sua empresa já está ou quer entrar nessas mídias, é preciso uma pessoa que:

  • Conheça as principais mídias (como Facebook , Twitter, Instagram e Linkedin) e seu funcionamento;
  • Gerencie com responsabilidade suas contas nas mídias sociais;
  • Esteja constantemente atualizada sobre mudanças nos canais que sua empresa usa e sobre surgimento de novas mídias, para identificar oportunidades;
  • Pense e elabore conteúdos que atraiam pessoas para o canal, direcionem essas pessoas para seu site (conversões) e gerem engajamento do público;
  • Saiba analisar as métricas desses canais para identificar pontos de melhorias e otimizar os resultados.

Assista o vídeo abaixo e entenda melhor como é a rotina de um Social Media:

SEO (otimização para ferramentas de busca)

Para que as pessoas encontrem seu site no Google, é preciso estar nas primeiras posições e isso costuma exigir uma série de táticas e ajustes.

Para garantir isso, busque alguém que:

  • Conheça ao menos um pouco de HTML e técnicas de otimização para buscadores (on-page e off-page);
  • Saiba alinhar outros esforços da empresa (como conteúdo, assessoria de imprensa e biz dev) a favor das estratégias de SEO;
  • Esteja disposto a estudar, fazer cursos e se reinventar (o universo do SEO está em constante mudança).

Links Patrocinados (tráfego pago)

Outra maneira de atrair visitantes para seu site é por meio de anúncios pagos, que são úteis principalmente no curto prazo.

Para executar ações em Links Patrocinados, o candidato deve:

  • Saber criar campanhas no Google Adwords, Facebook Ads ou outras plataformas que fizerem sentido para sua empresa;
  • Fazer análises constantes (CTR, CPC, anúncios) e manutenção das campanhas;
  • Ter capacidade de analisar resultados e propôr melhorias para otimizar as campanhas.

Email Marketing

Um dos canais mais efetivos para ações de Marketing Digital é o Email Marketing.

É importante ter alguém na equipe que:

  • Saiba criar campanhas de Email Marketing;
  • Saiba escrever bem e seja criativo para elaborar emails com título e conteúdo atrativos que levem os usuários a abri-los e a consumir o conteúdo;
  • Tenha capacidade de analisar os resultados e propôr melhorias para as campanhas seguintes;
  • De preferência, tenha familiaridade com ferramentas de envio de Email Marketing (como o RD Station Marketing, por exemplo).

Product Marketing

Entender a fundo quem são seus clientes e quais são suas necessidades é primordial para garantir a satisfação deles e o sucesso do seu produto ou serviço.

Neste caso, é necessário:

  • Analisar perfil dos clientes e entender como o produto/serviço pode atendê-los da melhor forma;
  • Analisar como os clientes utilizam seu produto/serviço;
  • Analisar dados, planilhas, fazer pesquisas e entrevistas;
  • Ser responsável pela comunicação com os futuros e atuais clientes, de modo a mantê-los informados e satisfeitos – e realizarem novas compras.

Análise de resultados

Não adianta ter todas as atividades anteriores em funcionamento se não for possível saber o que está trazendo resultados e o que precisa ser melhorado.

Para atender essa demanda, é preciso:

  • Ter capacidade analítica apurada para avaliar métricas das demais ações de Marketing Digital;
  • Saber identificar problemas e pensar em ações para corrigi-los e melhorar os resultados;
  • Conhecimento no Google Analytics, RD Station e outras ferramentas de análise de métricas.

Escolhendo o perfil ideal para sua empresa

São várias as atividades, não é?

Mas, calma!

A não ser que você seja o Batman, não precisa procurar o Superman ou a Mulher-Maravilha para compor o seu time.

Superman, Mulher-Maravilha e Batman

O perfil ideal do profissional irá depender das necessidades da sua empresa (quais das atividades acima precisam ser executadas), assim como do orçamento disponível para a contratação.

Sabemos que é difícil uma pessoa conhecer a fundo todas essas atividades, mas mesmo que de forma mais superficial, é preciso atacar todas as frentes.

Ainda que o conhecimento não seja avançado, fazer o básico em cada área já deve ser o suficiente para gerar os primeiros resultados, principalmente caso sua empresa também conte com uma consultoria especializada.

Nesse caso, um candidato que domine um maior número de funções pode ser uma boa opção. Em um próximo passo, com orçamento maior, é possível ir contratando profissionais especializados para cada função.

Conhecimento técnico não é tudo

Mais importante do que dominar todas as técnicas, há um ponto que é diferencial para o profissional ideal: vontade e capacidade de aprender.

Se a pessoa já tiver algum conhecimento na área e estiver interessada em aprender mais e se desenvolver, essa é a oportunidade de ensiná-la e formar o funcionário que sua empresa precisa.

É possível encontrar diversos cursos de Marketing Digital e suas especialidades (alguns de graça).

Esse, inclusive, foi um dos motivos para a minha própria contratação aqui na Resultados Digitais: durante a minha entrevista, além de expôr o que sabia sobre as atividades acima, falei que havia pontos a desenvolver e enfatizei que tinha muita disposição para aprender. E consegui a vaga!

Post publicado originalmente em 21 de janeiro de 2014. Atualizado e revisado em 12 de dezembro de 2017.

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Comentários

23 comentários

  1. Bruno Henrique

    Boa! Só esqueceram de citar o atendimento/planejamento

  2. TAUANY ASSUNCAO DA SILVA

    Muito bom o texto!! Importante realmente valorizar a vontade de aprender. Muitas vezes as empresas perdem oportunidades de terem bons funcionários, comprometidos e dedicados, por exigir experiência especifica.

  3. Thiago Rodrigo

    Excelente

  4. Sergio

    Ola, estou Procurando um Profissional de Marketing Digital para trabalhar em Minha Startup, inicialmente Home Office, apos, em sede propria.

  5. Denis Oliveira

    Isto não é um profissional é uma mosca branca. Pra ganhar R$ 1000 pila imagina…

    1. Roberto Martins

      Pois é

  6. Maria Amalia Bernardi

    Oportunidade na área de comunicação e marketing digital

    Estamos buscando para o escritório da Costa Rica da WSPA
    – Sociedade Mundial de Proteção Animal, um profissional de comunicação e
    marketing com foco e grande experiência em marketing, branding e mídias
    digitais. Esse profissional terá que se mudar para a Costa Rica, onde irá
    cuidar da comunicação da ONG em toda a América latina.

    Perfil da posição

    Interesse e simpatia por ONGs e pela causa animal. Seria
    ideal se já tivesse tido alguma experiência no Terceiro Setor.
    Cargo: Diretor Regional de Comunicação
    Atuação da posição: Todos os países da América Latina (hoje a ONG só tem
    escritórios no Brasil e na Costa Rica).

    Foco do trabalho:
    • Marketing, branding e mídias digitais – tem que ter muita
    experiência nessas áreas e capacidade de tornar totalmente ativa a estratégia
    digital da empresa. Cases de sucesso para apresentar.
    • Branding e relações públicas.
    • Representar a ONG em organizações de peso (como a ONU,
    por exemplo).

    Perfil do profissional:
    • Pessoa ativa, desinibida, articulada, com grande
    capacidade de influência e defensora da causa animal.
    • Homem ou mulher com mais de 35 anos. Candidatos mais
    jovens serão aceitos se puderem provar ações de peso em áreas definidas.
    • Profissional apaixonado por animais e suas causas.
    • Fluência em inglês e português e, se possível, espanhol.

    A Caccuri Advisors é uma consultoria paulistana especializada em executive search (busca de executivos) e fomos contratados para fazer essa seleção aqui no Brasil. Os interessados em participar do processo devem enviar com urgência seus currículos em inglês e português para o e-mail: maya@caccuri.com ou
    maya@caccuri.com.br

  7. Rodrigo De Goes Rodrigues

    Esclarecimento muito bom. No entanto, daria mais ênfase no domínio da comunicação e a adequação da mesma para os diversos perfis de potenciais clientes. Acredito que isso é um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer tipo de comunicação, seja digital ou pessoal. No mais, estão de parabéns pelas informações dispostas no site.

  8. Clebson Rodrigues da Silva

    Gostaria de saber sobre os salários a serem pagos para os profissionais dessa area desde estagiários até os experts aqui na região Nordeste.

    1. Nayara D'Alama

      Olá, Clebson. Não temos informações de salários especificamente na região nordeste, mas neste estudo você pode achar uma média de salários em todo o Brasil (dados atuais): http://www.roberthalf.com.br/guia-salarial

    1. Raviolli

      recentemente certifiquei-me em Inbound Marketing.
      vou dar uma olhada no seu link.
      grato.

  9. krika

    Estou passando pelo outro lado dessa visão bem agora =p
    Sou formada em design gráfico e querendo muito sair da parte de criação, comecei a fazer cursos avulsos como de seo e marketing digital pra ir absorvendo ao máximo e tentar uma vaga de assistência, como o fechamento da postagem disse, quero aprender :)

  10. Leandro Rehem

    Parabéns pelo artigo. Não é simples formar esse profissional internamente, e realmente são muitos poucos com competência para as diversas funções que esse profissional precisa entender. É preciso formação, experiência e prática para colocar a presença digital de sua empresa na mão de um profissional de marketing digital, é preciso muita atenção, critério, e cuidado. É preciso visão estratégica, conhecimento de marketing, de tecnologia, e muita criatividade.

    1. Nayara D'Alama

      Exatamente, Leandro. Tudo o que você comentou é verdade. Encontrar um profissional “pronto” não é simples, e “formar” alguém para executar esse papel na sua equipe requer bastante cuidado para que ele possa fazer um trabalho de qualidade e que gere resultados.

  11. Harrysson

    Ola Amigos
    Atencios
    Sempre dei muita importancia para o marketing, considerava o mesmo como algo abstrato (separado) da realidade. A partir do momento em que ocnheci o RDSTATION e suas funcionalidades vi que é possível colocar tudo em prática e principalmente, dar uma nova roupagem ao complexo linguajar academico.

    1. Nayara D'Alama

      Harrysson, ficamos felizes que você esteja satisfeito com as funcionalidades do RD Station! Nosso objetivo é mesmo este: facilitar o dia a dia dos profissionais de marketing digital e gerar resultados.

      1. Harrysson

        Ola Nayara

        Só estou dependendo agora da avaliação pelo nosso CIO para avançar na compra do RDSTATION para começar o processo de marketing digital de nossos produtos. O Bruno ficou de marcar um webminar.

  12. Bruna

    Gostei muito do artigo, claro e sucinto! Tenho buscado uma nova oportunidade em marketing digital e entender a necessidade dos profissionais que contratam é de suma importância. O problema é que muitas vezes a exigência para preencher uma vaga é tão tamanha, que a empresa não se disponibiliza a moldar o profissional, como foi citado.

    1. Nayara D'Alama

      Que bom que gostou do post, Bruna. Espero que ajude na sua busca por uma nova oportunidade. As exigências variam de empresa para empresa, e depende da realidade deles estar ou não dispostos a treinar o novo funcionário.
      Aproveito para dizer que estamos com vagas abertas para o nosso time. Se tiver interesse, confira o link: http://resultadosdigitais.com.br/trabalhe-conosco/

  13. Matheus dos Santos

    Acho que um atributo interessante para um analista de marketing digital (assim como qualquer profissional de mkt) é visão sistêmica de negócio. Entender os pilares estratégicos de um negócio é fundamental para justificar os investimentos em cada um dos canais de mídia citados. Muito bom o artigo, parabéns!