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O profissional responsável pelo Marketing Digital saiu da empresa: e agora?

Para ajudar você nessa transição, listamos 4 dicas de como agir quando o profissional de Marketing Digital da sua empresa sai dela

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A saída de um funcionário, na área que for, nunca é fácil para nenhum dos lados. Tanto para a empresa quanto para o profissional esse é um momento muito delicado e que deve ser conduzido com bastante cautela.

Para ajudar você nessa transição, listamos algumas dicas de como agir quando o profissional encarregado pelo Marketing Digital da sua empresa sai dela.

Índice

1. Preparação: como organizar a saída

Assim que você souber que o funcionário está prestes a sair, o primeiro passo é organizar como esse processo se dará.

Quantos dias faltam até a saída? Há projetos em andamento? Com quais entregas o funcionário ainda deve cumprir antes de sair?

Antes de qualquer coisa, deve-se levantar todas as pendências e planejar o andamento das mesmas.

Lembre-se: ao sair, a pessoa já pode estar com a cabeça em outros sonhos e planos, por isso os projetos delegados devem ser escolhidos com uma cautela especial.

E se a saída for inesperada? Sem aviso prévio?

Quando essa saída é de “surpresa”, deve-se usar todo o conhecimento acumulado como base para o planejamento.

Veja os relatórios entregues por esse funcionário, os últimos emails com cronogramas e pendências para poder fazer o levantamento de atividades que necessitarão de um acompanhamento.

A organização da saída, nesse caso, é mais trabalhosa, mas não impossível!

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2. Transição: como manter o jogo rodando

Depois que seu funcionário saiu, é hora de manter a roda girando para que a operação siga em frente. Para que não esqueça nada, elencamos o que você deve fazer:

Redirecione emails

Muito provavelmente, o encarregado de seu Inbound Marketing estava em contato direto com um grande número de pessoas. Mais do que isso, há a chance do email dele estar como assinatura de diversos emails automáticos da sua empresa.

Antes de qualquer coisa, deve-se criar um redirecionamento desse endereço de email. Quando ocorre a saída de um colaborador aqui da Resultados Digitais, fazemos com que todos os emails que seriam enviados a ele passem a cair no inbox do seu gestor. Esse é um passo imensamente importante para que nenhum contato se perca.

Documente processos

Sabe aquele projeto que estava sendo conduzido por essa pessoa que está saindo e que finalmente começava a ter andamento? Ele não pode se perder, de jeito nenhum!

A documentação de processos, por mais que seja — muitas vezes — uma tarefa mais operacional e com pouco valor percebido, é extremamente importante para a “passagem de bastão” que ocorrerá no Inbound da sua empresa.

Ainda não documentavam nada? Está mais do que na hora de mudar esse hábito. Peça um relatório minucioso e com pontos de atenção para cada uma das ações que estavam sendo conduzidas.

Entenda as segmentações de base de Leads

Um dos grandes problemas dessa transição do encarregado pelo Inbound é o fato de que essa pessoa, no geral, já fez muitos trabalhos com a base, criando suas próprias segmentações.

Quais foram os critérios usados? Que filtros já foram aplicados? Essas segmentações tiveram sucesso ou foram apenas critérios arbitrários que devem ser desconsiderados nas próximas campanhas?

Use a nuvem

Por mais que façamos um grande esforço para sermos um país que divide o lado profissional do pessoal, muitas vezes isso não acontece.

Não é raro ver alguém que tenha arquivos do trabalho em seu computador pessoal ou que tenha pastas de documentos sensíveis da empresa misturadas com outras pastas pessoais no computador do trabalho.

Nesse caso, use a nuvem como sua aliada. Contas em softwares como o Google Drive ou o Dropbox podem facilmente solucionar esse problema, visto que unificarão o arquivamento de diversos documentos e dificultarão a perda dos mesmos — independentemente de quem for o responsável por eles.

Revise a Jornada de Compra

Antes da saída do responsável pelo seu Inbound, é importante que alguém da empresa entenda qual era a Jornada de Compra que estava sendo aplicada, quais eram os conteúdos que estavam sendo usados como isca e em quais etapas do funil de vendas eles se encontravam.

Também deve-se conferir, conforme o próximo passo, quais estágios tinham automações e quais eram conduzidos de forma mais manual.

Aproveite este momento de transformação e também leia como usar a Jornada de Compra para fazer um bom planejamento de Automação de Marketing.

Revise os fluxos de automação

Algumas automações de email podiam ter a intenção de perdurar por várias semanas e de serem monitoradas por esse encarregado.

Você está ciente de quais fluxos de automação de marketing estão correndo? Quais séries de email estão programadas para acontecer nos próximos dias?

Entender esses fluxos fará com que não haja surpresas, tais como emails de cliente que não fazem sentido nenhum ou uma quantidade relevante de prospects entrando em seu CRM como oportunidade de forma desconhecida.

Revogue acessos

Por último, mas não menos importante, revogue todos os acessos desse colaborador.

Redes sociais, plataformas de automação de marketing, CRM, sistema de gestão interna e BI são alguns dos softwares que podem ter logins individuais na sua empresa.

Além de tirar o acesso individual, logins que são de time — como emails de acesso conjunto — também devem ter suas senhas de acesso trocadas a fim de evitar que dados sensíveis da empresa vazem ou para que alterações indesejadas sejam feitas. Esse procedimento é para a proteção de todos.

3. Nova contração: como realizá-la e o que deve ser buscado?

Antes de tudo, você deverá avaliar o momento da empresa para entender se vale mais a pena terceirizar o serviço com um profissional — pertencente a uma agência ou não — ou contratar alguém.

Caso você decida manter um time interno, ou parte dele, precisará saber quais são as habilidades e características necessárias a um profissional de marketing.

Procure por alguém que tenha uma boa base em marketing, mas que consiga ter conhecimentos específicos do campo digital — principalmente no que tange à produção de conteúdo e gestão das ferramentas que você usa hoje.

Ao entrevistar pessoas para essa vaga, comente sobre as segmentações existentes, mostre um dos relatórios feitos pelo último profissional e explique como vocês estavam conduzindo a Jornada de Compra dos Leads coletados

É importante que essa pessoa saiba sugerir melhorias no que vocês executavam e, desde o começo, conheça o contexto e o cenário da empresa.

Aqui em nosso blog já falamos sobre a criação de um time de Marketing Digital desde o começo no artigo Como estruturar um time de Marketing Digital: para quem está começando.

Caso você ainda tenha dúvidas de como escolher um profissional, também sugerimos a leitura do post O profissional de Marketing Digital ideal para sua empresa: o que faz e como escolher.

4. Formação de Champion

Encontrou a pessoa certa? Perfeito! Está na hora de treiná-la para executar as tarefas diárias com sucesso. Para isso, criamos um Guia de Formação de Champion.

Champion é como carinhosamente chamamos o gestor do Inbound Marketing da sua empresa. Para nós, essa pessoa é campeã! Por meio de 8 simples passos, neste guia ensinamos como um novo funcionário deve capacitar-se para administrar o seu Inbound Marketing com excelência!

Se você ainda tiver dúvidas em relação à contratação e estruturação de uma equipe de Marketing Digital, baixe gratuitamente o eBook  Como estruturar e aumentar a performance de um time de Marketing Digital e veja as melhores práticas para construir um time de Marketing Digital e aumentar a performance e produtividade da área.

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