Blog de Marketing Digital de Resultados

Qual o melhor sistema de comentários para usar em um blog?

Disqus? Facebook? Google+? Livefyre? Wordpress? Ou um sistema próprio? Conheça os prós de cada um e saiba qual é o melhor para seu blog!

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

 

 

Os comentários são uma parte muito importante no desenho geral de um blog. Se você administra um, certamente já deve ter se questionado a respeito de qual sistema, plugin ou plataforma é o melhor.

Disqus? Facebook? Google+? Livefyre? WordPress? Ou um sistema próprio? Qual usar?

Nesse post, vamos explorar a relevância que os comentários possuem para um blog e quais as vantagens que cada um dos sistemas citados acima possuem.

Kit Produção de conteúdo para blog

Veja como definir seus posts, planejar seu calendário de publicação e ganhar produtividade em seu blog

Qual o papel dos comentários em um blog e por que você deve ativá-los

Imagine se não fosse possível comentarmos em nenhum website. Se essa opção simplesmente não exisitisse, como seria a sua experiência na internet?

O mesmo exercício de pensamento vale para as redes sociais: e se só tivessemos a opção de curtir ou de compartilhar o que os outros escrevem, mas sem darmos nossa opinião, ou fazermos uma crítica construtiva, ou tecermos um elogio? Enfim, sem interação nenhuma!

Seria um tanto diferente, certo? Não só nossa experiência de navegação mudaria como também nossas vidas.

Há algumas décadas, quando a comunicação era totalmente offline, só conseguíamos interagir nas mídias com outras pessoas ao enviar cartas para os jornais e revistas, ou ao telefonar para os programas de televisão.

Em outras palavras, essa vontade de interagir e de responder ao conteúdo que absorvemos é parte inerente do comportamento humano. O desenvolvimento das mídias online e sociais apenas potencializou essa conduta natural que temos.

Portanto, se você possui um blog ou se é o administrador ou editor do blog de sua empresa, você precisa saber que deixar esse canal aberto é a forma mais rápida de interação que você tem com seu leitor.

Raramente algum usuário, ao se deparar com um postagem em um blog que não possui os comentários ativos, irá enviar um email para você para conversar sobre o assunto. E se você escreve sobre um tema qualquer sem querer que haja essa interação com seu leitor, por que escrever? Por que falar sozinho se existe a oportunidade desse intercâmbio de informações, além de um feedback gratuito?

Qual sistema usar?

Basicamente há dois sistemas de comentários que se sobressaem sobre os demais hoje. Estamos falando do Disqus, que é o que usamos aqui no blog da Resultados Digitais e o Facebook Comments.

Porém, apesar da ampla popularidade que essas duas opções possuem, há outras alternativas que também podem ser usadas.

Abaixo, vamos explorar as vantagens que cada sistema de comentários possui:

1 – WordPress

Esse sistema só funciona, obviamente, se você tiver um blog em WordPress. Não vamos entrar em detalhes sobre os outros sistemas de gerenciamento de conteúdo pois o WordPress é de longe o mais popular na web hoje, sendo inclusive o que utilizamos aqui.

Na verdade, as vantagens de um sistema nativo são todas muito parecidas, tendo poucas variações. Portanto, os prós abaixo podem funcionar também para blogs hospedados no Tumblr ou Blogspot, por exemplo.

O WordPress tem um sistema padrão de comentários, que é livre, fácil de usar, totalmente integrado e que pode ser personalizado quase que infinitamente por meio de outros plugins.

Prós:

  • Filtro de controle: Com configurações de moderação e de filtros automáticos anti-spam, é possível definir suas próprias preferências em relação à maneira como o site irá filtrar o conteúdo. É possível filtrar usuários, palavras-chave ou endereços de IP, por exemplo;
  • Controle de anonimato: Você pode decidir se o usuário precisa comentar com seu e-mail, nome ou com um registro prévio antes. Ou deixar livre, permitindo comentários anônimos;
  • Controle de moderação: Você pode decidir se os comentários devem ser moderados ou se serão publicados imediatamente após a publicação do usuário. E personalizar isso de acordo com o nível do usuário, se já é registrado ou se está comentando pela primeira vez, por exemplo;
  • Sem barreiras: O sistema próprio do WordPress não exige registro de outras contas para que o usuário comente. Ele não precisa integrar sua conta no Google, Facebook, Twitter, etc. Porém, ao exigir cadastro ou confirmação de email antes do comentário, pode ser que o usuário fique relutante.

Como instalar: É o sistema nativo do WordPress, basta ativar os comentários nas opções. O mesmo vale para outros CMS’s.

2 – Disqus

O Disqus é a plataforma de comentários que utilizamos em nosso blog. É um sistema que vem se tornando cada vez mais popular em diversos sites devido à sua facilidade de uso, poder de personalização e integração com diversas outras contas.

Prós:

  • Integração social: O Disqus tem uma integração excelente com as mídias sociais. Você pode comentar utilizando uma conta do Facebook, Twitter, Google ou criando uma própria, se for o caso. Outro detalhe interessante é que você pode @mencionar outros usuários para trazê-los à conversa, algo muito parecido com o Twitter;
  • Perfis dos usuários: Todo usuário que cria um cadastro no Disqus ou que integra uma conta existente ganha um perfil. Nesse perfil você tem acesso a todos os comentários que você já fez, em quais comentários você deu voto positivo ou negativo, e outros dados;
  • Painel de controle: Como administrador, você pode fazer uma série de personalizações como controle de spam, blacklist e moderação de comentários;
  • Posts relacionados: Você pode ativar a opção de histórias recomendadas no rodapé da caixa de comentários. Isso é uma forma de incentivar seus usuários a lerem outros comentários de outros posts de seu blog;
  • Faça tudo por email: Se você deixar os comentários na opção de moderado, você pode aceitá-los ou negá-los todos por email. Só ajustar as notificações e com simples respostas como “approve” você consegue administrar os comentários sem precisar entrar no painel.

Como instalar: É só acessar https://disqus.com/admin/install/ e escolher em qual plataforma você deseja integrar o Disqus. Você pode inserir um código html manualmente ou baixar plugins para WordPress, Blogger, Joomla, Drupal, Tumblr e outras plataformas.

3 – Livefyre

O Livefyre é muito similar ao Disqus, sendo um sistema também bastante popular. Por esse motivo que os prós também são parecidos. É o sistema utilizado pelo Mashable, por exemplo.

Prós:

  • Opções de login flexíveis: Você pode comentar utilizando o Facebook, Twitter ou criando uma conta própria na Livefyre;
  • Integração Social: Ao estar logado na Livefyre, você também pode usar @menções para integrar outros usuários na conversa. Além disso, é possível compartilhar esses comentários nas mídias sociais;
  • Painel de Controle: Administradores podem rastrear a atividade dos usuários que comentam e saber quem está ativamente participando das conversas.

Como instalar: Em http://www.livefyre.com/install/ você encontra todas as instruções para integrar seu blog ao Livefyre.

4 – Facebook

A rede social mais popular do mundo tem um sistema de comentários que é também deveras popular. Provavelmente você já acessou a um site em que os comentários eram todos integrados ao Facebook. O motivo? A maioria das pessoas não só possuem conta no Facebook como frequentemente navegam na internet com a rede social logada, o que facilita à interação.

Prós:

  • Pessoas de verdade: Quando alguém comenta utilizando o seu próprio perfil do Facebook, geralmente essa pessoa tem um cuidado maior com o que escreve, já que está atrelando o comentário diretamente à sua imagem. Isso evita, em partes, spams e ofensas pessoais. Sim, ainda há fakes no Facebook, mas são perfis muito pontuais e que geralmente são denunciados rapidamente;
  • Sem barreiras: Como dito acima, quase todo mundo tem Facebook. Além do mais, a não necessidade de fazer login, integrar uma conta ou um novo cadastro pode influenciar quantitativamente no número de comentários;
  • Aumento de tráfego vindo do Facebook: Quando você integra o Facebook aos seus comentários, a probabilidade de o post ser compartilhado nessa rede em específico é maior. Isso porque a pessoa pode marcar a opção “Publicar também no Facebook” e compartilhar o comentário em sua timeline.

Como instalar: Pode ser manualmente ou através de um plugin. No WordPress há o plugin Facebook, que facilita muito. Para inserir manualmente há um trabalho um pouco mais demorado, e é preciso seguir alguns passos que estão em https://developers.facebook.com/docs/plugins/comments.

5 – Google+

O principal motivo da relevância da plataforma de comentários do Google+ é o próprio Google. Comentários nesse sistema aparecem também em resultados orgânicos e é um fator que pode melhorar o rankeamento de seu site.

Prós:

  • Menos anonimato: Os comentários associados são associados à conta do Google do usuário. Ainda que não seja difícil criar uma conta fake no Google só para comentários, não deixa de ser uma barreira a mais;
  • Sem barreiras: Assim como uma conta no Facebook, a maioria das pessoas também possuem conta no Google. E, da mesma forma, a maioria das pessoas navegam na internet com a conta logada. Assim, fica muito mais fácil a pessoa comentar, pois tudo o que ela precisa é comentar, sem a necessidade de cadastros e integrações;
  • Aumento de tráfego vindo do Google+ (e do Google também!): Compartilhamentos são provas sociais muito importantes para um post. O Google também entende isso e, a quantidade de compartilhamentos e comentários em um post no Google+ pode influenciar nos resultados orgânicos.

Como instalar: Não existe plugin para a plataforma do Google+, o que deve ser feito então é acessar o Google Developers e inserir manualmente o script, o que pode ser bem trabalhoso. Outra forma é usar plugins de terceiros como o GPlus Comments. Essa dificuldade na implementação é uma das razões pelas quais é um sistema muito pouco usado.

Como evitar spammers e manter um alto nível nos comentários?

Para todos os bens há males. E em relação aos comentários na internet, dois males se destacam: spam e ofensas.

Para evitar spam em seus comentários você deve ativar alguns filtros. E, nesse aspecto, os comentários que não são sociais se sobressaem, uma vez que você pode bloquear comentários que tenham URL’s, bloquear palavras específicas, colocar usuários na blacklist, etc.

Já para não ter comentários de cunho ofensivo, como críticas destrutivas, o trabalho é um pouco mais longo. O nível dos comentários de seu blog pode estar relacionado à audiência que você construiu.

É verdade que, uma vez que seu site está rankeado no Google, não há como entender exatamente como é o comportamento desse novo usuário que acabou de ler sua postagem. Se o seu site é público, qualquer pessoa pode acessá-lo. Porém, se você já se consolidou no mercado e possui uma base de seguidores de qualidade (e que retornam!), as chances de discussões construtivas acontecerem é muito maior.

Depois de tantas opções, como decidir?

Não é tão simples bater o martelo e dizer: “esse sistema é o melhor!”. Tudo depende de variáveis como layout, propósito, audiência e nicho. É comum que alguns sites funcionem melhor com os comentários do Facebook enquanto outros funcionam melhor com o Disqus ou outros funcionem melhor com um sistema nativo.

Na Resultados Digitais, optamos pelo Disqus por possuir um dashboard de fácil utilização e personalização, além de permitir login de várias redes sociais diferentes (e não só de uma).

O ideal é que você analise sua audiência antes. Se o seu tráfego é majoritariamente oriundo do Facebook, talvez seja uma vantagem utilizar esse sistema de comentários em seu blog. O mesmo vale para o Google+. Caso haja uma variedade dos canais de tráfego, o ideal pode ser um sistema mais híbrido, como os outros citados.

É muito recomendado que você faça alguns testes e que os documente para entender qual sistema gera um melhor resultado para você. Um teste A/B pode funcionar nesse caso e você pode aprender mais sobre o assunto em nosso “Kit do Teste A/B”, disponível aqui para download gratuito.

Sabendo de todas essas opções, nos conte: qual sistema você utiliza em seu site/blog e por quê?

Marcadores:

Deixe seu comentário

Comentários

85 comentários

  1. Renan

    Ótimo Conteúdo

  2. StarterDigitalpro Capturaleads

    Bem interessante mesmo!

    Eu vejo muitas pessoas usarem ou esse Disqus ou o do wordpress tradicional mesmo.

    Procurando um top para por no meu http://www.starterdigital.pro :D

  3. Gabriel Freire

    Estou decidindo qual ferramenta utilizar em meu novo blog e esse post me ajudou muito.

    Já utilizei os comentários do Facebook e senti falta de suporte, tive alguns problemas em receber alertas de novos comentários por e-mail (acredito ser um bug).

    Mesmo o tráfego do meu site sendo do Facebook, vou optar pelo Disqus pela popularidade e porque os “comentários” é o produto principal deles, logo, há uma gestão melhor. E eu não fico preso a uma rede social que pode morrer um dia, acredito ser um risco a ser considerado.

    Abraços.

    1. Vinícius Bueno

      exatamente o que penso. Ficar preso a uma rede social, e acredito que o Facebook está quase se tornando um Orkut. Eu mesmo não tenho mais paciência em entrar lá. Agora imagina “amarrar” todos seus comentários a uma rede social que, acredito, dentro de pouco tempo não estará mais acessível…

    2. EmilioMil

      Acho que o problema do Face é outro: a exposição.
      Você comenta, alguém dá um clique na sua foto e vê sua família, suas conversas, etc.

      1. Erika Fernandes

        Tem como vc deixar suas fotos e posts privados, somente seus amigos veem.

  4. Karina

    muito bom

  5. Everson Roger

    Muito bom,estava em dúvida Facebook ou disquo.

  6. Carol Lagamba

    Me deu vontade de testar esse Disqus no meu blog. Coloquei recentemente o Facebook Comments, mas o template do meu blog não puxa o número de comentários. Tenho que arrumar isso.

  7. Rico Araujo

    Vlw ajudou muito

  8. rodrigo D.

    o sistema do disqus muitas vezes e ainda não sei o pq, todos os comentários não imprimem no cod fazendo com que os comentários não se tornem muito eficazes se formos tratar de SEO, alguem sabe me dizer se é uma configuração dele?

  9. rodrigo

    muito bom

  10. Flávia Silvia Loriao

    Muito exclarecedor o post.

    obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  11. Ingrid R. Escramozine Bello

    No meu blog eu tenho os dois, Google+ e Disqus. Recebo notificação quando surge um novo comentário Disqus, mas nunca recebo notificação de comentário no Google+. Como você faz pra gerenciar isso?

  12. Edson Amorim

    Olá pessoal. Ótimo post.
    Estou estudando qual melhor opção ativar na minha loja virtual. Estou muito propenso a habilitar o disqus. Abraços

    1. EmilioMil

      O Disqus é muito fácil do cara se cadastrar.
      E achoq ue é o melhor mesmo.

  13. Karine Borges

    Como eu integro o disqus com o RD. Quero colocar em uma página de agradecimento com vídeo.
    Também preciso embedar um vídeo nesta página, existe algum tutorial para me ajudar na programação em html?

  14. Severino Diniz

    excelentes dicas

  15. Severino Diniz

    legal,ótimas dicas!

  16. cezar

    Show value pelo

  17. Estamparia Rio de Janeiro

    Muito Legal esse post! Vou seguir os passos para o meu site http://estampariarj.com.br/

  18. InformaticaCSI

    Cerca de 3 anos depois… Fiz já a escolha pelo Disqus, pois o vi em muitos sites populares, além do Facebook e WordPress.

  19. minoxidil original

    Gostei

  20. Nei dos Santos

    Eu coloquei nos meus blogs o – wpdiscuz – e estou gostando muito, pois além possibilitar diversas configurações também gostei do design.
    http://olhonorisco.com
    http://meubloco.com

  21. Sekoboro

    Olá, tenho um blogger e coloquei o disqus.. e tem páginas ou posts que não aparecem o disqus e sim o próprio do blogger, teria como adicionar em todo o blog o sistema disqus?

  22. Felipe

    Eu tenho um site em wordpress e fiquei na duvida se usava o proprio sistema ou o disqus, é bom o disqus, porem quando fui importar os comentarios do meu banco de dados para o disqus percebi que tenho que ter uma contra premium, então todos os meus posts ficarem sem comentários. Eu tinha uns 20 posts com mais de 50 comentários. Tinha comentários com mais de 7 anos. Vejo os comentários como uma parte importante do conteudos, pois os usuarios ficam horas lendo opnioes diferentes e isso é bom, eu por exemplo sou viciado em comentarios e gosto de opinar.

  23. Luciano Vieira Lopes

    muto util

  24. Allyne Pires

    Caso algum spam chegue aos comentários, tenho como excluir manualmente?

  25. O Pipoco

    Parabéns! seus artigo são nota 1000/1000 fazem total diferença para quem está iniciando na área de marketing digital estou otimizando um site de noticias da minha cidade só com seus tutorias e já tem mostrado grandes resultados. Esse artigo me deu um norte para escolher melhor um sistema eficiente de comentários.

    https://opipoco.com.br

  26. Christian Grey

    Pra mim, o melhor é o Disqus. Sem sombra de dúvidas. Não expõe tanto a identidade da pessoa como o plugin do Facebook. E, além disso, quase não tenho entrado mais no Facebook. O Facebook virou um ambiente muito tóxico nos últimos anos, só aparecem pessoas querendo mostrar o ego, se mostrar felizes, se dando bem com viagens, namoros perfeitos (o que nem sempre é a realidade), e há muita coisa deprimente que as pessoas postam na timeline, principalmente em ano de eleição. Só entro quando é realmente necessário.

  27. Felipe1948dumaz

    acho o disqs muito complicado de logar no celular

  28. Max Medeiros Borges

    Muito bom o post

  29. Breno Andrade R

    Muito boa a abordagem aqui apresentada. Permitir comentários, em qualquer que seja o blog, aumenta o engajamento com seu público alvo. O que está em jogo, então, não é a ferramenta em si, mas o que se espera dela e o que ela pode fazer pelo usuário. Neste sentido, a melhor ferramenta é aquela que o nosso público alvo mais utiliza, afinal, é para ele que escrevemos.

  30. Jefferson Reis

    Acho que vou ficar com o Disqus.

  31. Gil

    Deseja ter seu próprio Servidor SMTP? Então acesse nosso site:
    http://www.allakore.com

  32. Genilson Silva

    Excelente post!
    Irei implementar no meu portal http://www.naonde.com.br

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.

  33. Alan

    ola

  34. Administrador-LCI

    legal o post!!

  35. Moacir Oliveira

    otimo site gostei muito do post..

  36. Ronaldo Silva

    Já estou conseguindo um tráfego razoável para o meu blog ( http://www.direitoambientalemquestao.com.br/ ), mas não tenho muitos comentários, talvez isso ocorro pelo modelo do blogger. Vou testar estas dicas. Obrigado.

  37. jame

    Como consigo más información? estoy por terminar mi carrera en computación en la http://www.ups.edu.ec/ y quiero hacer una especialización en el tema pero no sé en dónde ni que campos relacionados a mi malla me sirvan. Acá esta mi malla http://www.ups.edu.ec/computacion-cuenca si me ayudan. mil Gracias.

  38. Paulo Junior Marques

    Gostei das informações

  39. Talis Campos

    Bom artigo e é possivel a pessoa que comentar via login facebook esse comentario dela aparecer no feed dela? se sim, como procedo?

  40. Adriana

    Ajudou muito

  41. Prosperare Incorporadora

    ótimo post

  42. Raul Junior

    estou usando o Disqus no meu site também, vamos ver se aumenta o número de comentários pela facilidade

  43. Fabiano Andrade

    Gostei bastante desse post. Sou fotógrafo, tenho meu site e lá uso o Facebook para os comentários das pessoas que visitam e te funcionado para mim.

    Mas, vim aqui por outro motivo. E vocês talvez possam me elucidar…

    Sou leitor de um site de Tecnologia, o TECMUNDO, talvez vocês conheçam.

    Lá eles usam o DISQUS também.

    Elem tem o site (tecmundo.com.br) o site mobile (m.tecmundo.com.br) e o Aplicativo para Android e ISO.

    Acontece que faz mais de um mês que o DISQUS estava dando pau e os comentários só estavam funcionando no site (tecmundo.com.br).

    Se a gente tentasse entrar no site mobile (m.tecmundo.com.br) ou no aplicativo ele não logava no DISQUS, e pior… os comentários nem sequer apareciam.

    Depois de muitos leitores reclamarem, hoje finalmente eles resolveram (em parte).

    Na versão mobile voltou a funcionar os comentários pelo DISQUS.

    Mas, no aplicativo eles disseram não vai funcionar mais porque o próprio DISQUS fez algum bloqueio.

    Agora, se entrarmos no TECMUNDO pelo aplicativo até podemos ver os comentários, mas não podemos mais fazer login, o que nos impede de comentar e responder comentários.

    Faz sentido isso? Porque o DISQUS faria isso de bloquear o uso por meio de aplicativos.

    Uma plataforma que quer crescer e ser mais usada, não faz sentido eles fazerem algo assim.

    Não seria INCOMPETÊNCIA da equipe de TI do Tecmundo que não sabia como resolver achou mais fácil responder que não vai haver mais possibilidade de comentar pelo aplicativo?

  44. Almir Albuquerque

    Eu uso o Disqus porque é sem dúvida o melhor, mas o que me dava mais retorno de comentários era o Google+. Porque o pessoal comenta bastante nas postagens publicadas no G+ e esses comentários são agregados no blog.

    Infelizmente o mesmo não acontece com o Disqus.

  45. Adriana Tosto

    Olá, Flaubi! Obrigada pelas suas informações, eram o que eu precisava. Fiquei ainda com uma dúvida: o Disqus é compatível com qualquer tema? O meu tema tem footers e fiquei com medo de instalar e desconfigurar tudo. Obrigada

  46. Almir Albuquerque

    Já usei e testei todos ao longo desses anos, incluindo o Intense Debate, e até hoje eu tenho dúvidas sobre o melhor.. rsrs.

    Na verdade, eu concordo com a opinião geral de que o Disqus é o melhor, funciona quase como uma rede social, onde você pode até criar comunidades sobre determinados assuntos. Mas hoje em dia as pessoas comentam mais no Google Plus, o que gera mais discussão. Pelo menos no meu blog.

    Então por hora eu fico com o Google Plus.

    1. EmilioMil

      Interessante, pensei que o Disqus era mais usado.

    2. Ingrid R. Escramozine Bello

      Almir, vê se você consegue me ajudar. No meu blog eu tenho os dois, Google+ e Disqus. Recebo notificação quando surge um novo comentário Disqus, mas nunca recebo notificação de comentário no Google+. Como você faz pra gerenciar isso?

      1. Almir Albuquerque

        Oi Ingrid, tudo bem?
        De fato, o Disqus mostra a notificação dos comentários no proprio sistema de comentários, e o G+, até onde eu sei, não faz isso.

        Mas as minhas notificações chegam pelo navegador, no canto superior direito da tela, e pra isso eu tenho que estar logado com meu perfil do google e acessar alguma página deles, tipo a principal de buscas do google. Se tiver algum comentário, aquele sininho mostra o número dentro de um círculo vermelho.

        Espero ter ajudado. Abraço.

        1. Ingrid R. Escramozine Bello

          Obrigada pela ajuda Almir. achei as notificações, mas depois pensei melhor e optei por desabilitar os comentários do google+ e perder os comentários já existentes por lá.

          Notei que assim como eu não sabia onde visualizar as notificações, muitos também não sabem mexer bem no google+ e acabam não vendo quando são respondidos. Quando comentam por outras formas, eles acabam voltando para fazer a tréplica, enquanto no google+, não. Como acabo fidelizando leitores com as respostas no blog, não é benéfico um sistema onde essa resposta não é bem notificada.

          De qualquer forma, só consegui descobrir com sua ajuda. Obrigada, novamente.

  47. EventoSP

    Acabei de colocar no meu novo blog: http://eventosp.com.br/
    Como sei se está tudo funcionando corretamente?
    Ele apareceu nos comentários, só não chegou nada por email quando fiz um de teste, é normal?
    Obrigado pela ajuda e dicas, vlw

    1. Flaubi Farias

      Confere nas configurações do Disqus se está tudo ok. O normal é receber os comentários no email definido sim.

      Abraços!

  48. Alde

    Bacana seu artigo carinha! ainda não consegui inserir no meu blog http://www.vooporai.com.br/ porque a minha caixa de comentário sumiu, alguém aí sabe me dizer onde ela foi parar? hahaha

    Encontrei esse video do Danilo Soares que explica direirinho como inseriri esse tal Disqus aí,
    https://www.youtube.com/watch?v=lp6CW0V_Nos

    Espero que funcione porque eu não aguento mais essa caixa de cometários do facebook…

  49. Eduardo Cavalcanti

    Tenho usado mais o Facebook no momento, acho que facilita mais os comentários, mas o Disqus também é muito bom. Qualquer um dos dois tá bom, na minha opinião. Abraços

  50. Paulo

    Gosto do Disqus, mas ele parece ter um bug que impossibilita comentários anônimos. Não gosto de obrigar as pessoas a digitar email e senha(sem ofensa pra quem gostar). Prefiro deixar todo mundo livre. Só deleto spams.
    Entrei no painel de controle, marquei o quadradinho pra aceitar comentários de visitantes e não fez diferença nenhuma.
    O suporte do Disqus é precário. Tem um fórum, mas a ajuda é feita pelos próprios usuários do sistema e não responderam.

  51. Matheus Alvez

    olá, como faço para vizualisar os comentarios no meu blog feitos pelo plugin do facebook? tem como?

    1. Flaubi Farias

      Fala, Matheus!

      Tem como sim. Isso você encontra em: http://developers.facebook.com/tools/comments. Nessa página você encontra todos os App ID’s relacionados à sua conta.

      Se você não criou um App ID para integrar com os comentários e ter acesso a esses dados, é só ir ao canto superior direito da tela e seguir o caminho My Apps >> Add a New App.

      Para facilitar, pode escolher a opção “Basic Setup”, que é um passo-a-passo do Facebook pra você configurar de forma rápida.

  52. Isabella Dantas

    Como que coloca em português o disqus?

    1. Flaubi Farias

      Oi Isabella.

      É simples. No painel de controle do Disqus você tem que ir em Settings > General e mudar a Language para português.

      E em Community você também pode editar a forma como você quer que seja escrito o contador de comentários. Exemplo: 1 comentário, 1 resposta, 1 avaliação, etc.

  53. Concurseiro da Madrugada

    muito bom.. valeu

  54. Olavo Zapata

    Valeu pela dica, gostei bastante desse Disqus.

    1. Flaubi Farias

      E aí Olavo! Também gosto bastante do Disqus!

      Valeu pela participação. Abraço!

    2. EmilioMil

      é o melhor.

  55. Bruno Bezerra

    Flaubi, dentre os sistemas citados no post, prefiro o Disqus e o Livefyre. Já utilizei o Disqus, que posso citar um contra, aquele Gif de carrego é um tanto quanto desnecessário: http://i.imgur.com/jgEbFqI.png

    Realizei a incrível proeza de instalar o Livefyre em meu blog da plataforma Blogger, gostei bastante, é mais profissional e carrega bem mais rápido.

    Sabe me dizer se terei problemas com o sistema Livefyre, considerando que o instalei em um blog do Blogger?

    1. Flaubi Farias

      Olá, Bruno! O Blogger é compatível com o Livefyre, não há problema algum não, fique tranquilo :)

      Abraço!

  56. fabriciofelix

    Acabamos de instalar o Disqus para um cliente que não conseguiu conter os spams no comments nativo do WordPress, mesmo com filtros anti-spam. Acreditamos que o Disqus tenha mecanismos próprios anti-spam que resolvam esta questão, cada vez mais comum em plataformas abertas.

  57. Ivanez Junior

    Muito bom! Já escolhi o meu.

    1. Tagarelo

      Amigão, qual escolheu?

      1. Ivanez Junior

        Disqus

  58. Gustavo Zorzetto

    Legal esse post… Senti falta dos contras.
    Eu por exemplo tive problemas ao migrar um site com o sistema do Facebook, daí desisti da ferramenta.
    Aliás migrar as curtidas é um problema sério… Dá pra fazer isso?

    1. Flaubi Farias

      Olá Gustavo, as curtidas ficam contabilizadas direto na url. No momento que você modifica a url de uma página ou de um post, a contagem recomeça do zero.

      Era essa a dúvida? Abraço!

      1. Gustavo Zorzetto

        As curtidas eu vi que perdia na prática rs.
        E os comentários a gente consegue importar do Facebook para o WordPress ou para o Disqus?