Como a Qualitin estruturou uma nova força de vendas no RD Station CRM com baixo custo e muita qualidade

A utilização do RD Station CRM foi fundamental para a Qualitin consolidar um novo modelo de atuação e consolidar sua história de 25 anos de sucesso


Escalar uma operação nunca é tarefa fácil, especialmente em negócios de consultoria, que possuem processos bastante consultivos e personalizados. Por isso, quando a Qualitin, uma empresa que está há mais de 25 anos no mercado de consultorias, decidiu expandir sua atuação, uma grande preocupação foi alcançar escalabilidade sem apertar o orçamento.

Da troca de uma ferramenta estrangeira por uma solução brasileira até a reestruturação do processo de captação e vendas, confira no post como o RD Station CRM ajudou a Qualitin a estabelecer um novo modelo de negócios

Dica: todas as etapas apresentadas ao longo do case podem ser implementadas com o RD Station CRM. Você pode saber mais sobre a ferramenta clicando aqui e conhecer as funcionalidades de funil de vendas, telefone virtual, WhatStation, relatórios, integrações e muito mais!

De uma história sólida para a expansão

A Qualitin está comemorando 25 anos de mercado de consultoria em 2021, atuando em 3 grandes frentes: grandes empresas; PMEs atendidas por parceiros credenciados; e uma consistente atuação do seu principal software de gestão de indicadores, o ICG.  Uma história de sucesso em gestão de performance e resultados, e com muitas novidades à vista.

Com uma trajetória sólida de sucesso atendendo grandes empresas em todo o Brasil e exterior, há 2 anos a Qualitin resolveu expandir sua atuação para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Ela faz isso através de seu programa de parceiros, e também através da venda de pacotes online de consultoria.

Nessa nova modalidade, qualquer empresa com mais de 3 funcionários pode ter acesso ao seu renomado modelo de gestão, 100% online, com muitas facilidades. Com a pandemia, o negócio decolou e a utilização de boas ferramentas foi fundamental.

Escalar com inteligência

Usuários do RD Station Marketing há mais 5 anos para captação e comunicação com mais de 25 mil leads, a contratação do RD Station CRM foi um passo importante para garantir o sucesso da nova operação.

Sheila Ferreira, gestora de CRM e Inbound Marketing, estruturou todo o processo de vendas dentro da ferramenta:

É muito vantajoso ter uma ferramenta nacional e com cobrança em reais. Antes utilizávamos uma opção estrangeira e, com a alta do dólar, limitamos a quantidade de licenças e geramos um gargalo no processo. Hoje, meus parceiros têm acesso ao RD Station CRM e atuam como uma força de vendas para nós. Consigo fazer muito mais e com maior qualidade

Inserir os parceiros dentro da operação evitou a sobrecarga de trabalho do time, melhorou os processos e abriu novas possibilidades.

Sheila completa:

A partir do momento que o parceiro tem fit e se certifica conosco, ele começa a receber leads para trabalhar. Assim eu tenho mais tempo para ajustar campanhas junto ao time de conteúdo para melhorar nossa performance. Nosso plano até o fim deste ano é dobrar o número de parceiros homologados e o número de licenças dentro do CRM.

Múltiplos funis para evoluir a operação

Após passar pela qualificação do SDR, as oportunidades são distribuídas nos diversos funis configurados, entendendo o porte da empresa, o segmento e os objetivos.

No RD Station CRM, você pode criar múltiplos funis de venda para acomodar todas as particularidades da sua operação, como a Qualitin optou por fazer. Os funis podem ser paralelos ou sequenciais, dependendo do processo de vendas em que estão inseridos.

case qualitin rd station crm

Tela de configuração no RD Station CRM, onde você pode criar múltiplos funis de venda

Uma possibilidade de uso da funcionalidade de funis sequenciais, considerando o exemplo da Qualitin, é a criação de um funil de pré-vendas, para o atendimento do SDR, que receberia todas as oportunidades para triagem e qualificação. E, a partir daí, direcionar as oportunidades de acordo com o perfil para funis de venda paralelos, nos quais serão atendidas por equipes especializadas.

Assim, fica mais fácil controlar o fluxo de oportunidades por vendedor(a) e a performance de cada equipe. Você pode, inclusive, automatizar a mudança de um funil para o outro, no caso do uso sequencial.

Quando o SDR movesse uma oportunidade para a etapa de “Contato sobre o plano X”, por exemplo, o CRM já distribuiria para o funil adequado e o time especializado poderia tocar o atendimento. São menos atividades manuais e mais velocidade para a sua equipe de vendas!

Indo além da operação comercial

Outro ponto interessante deste case de sucesso é que até mesmo a captação de novos parceiros da Qualitin é feita dentro do CRM, indo além da gestão do processo de vendas.

Semanalmente é realizada uma reunião das equipes de Marketing e Vendas com a alta gestão da Qualitin, na qual os resultados são avaliados. Os relatórios de Dashboard e de Pipeline disponíveis no RD Station CRM são essenciais para dar uma visão completa para todo o time, dando segurança para a tomada de decisão.

O relatório de Dashboard é totalmente interativo e permite analisar o desempenho direto das equipes e vendedores que utilizam o CRM. Nessa visão, você acessa resultados como valor e volume de vendas, tarefas criadas, anotações, emails enviados e quantas oportunidades entraram em cada etapa do funil de vendas.

Já na visão de relatório de Pipeline, exibimos a quantidade de oportunidades em andamento para cada equipe ou vendedor e o valor previsto de fechamento, de acordo com as etapas do funil.

É possível filtrar a visão por qualificação das oportunidades, produtos ou serviços, data de criação, campanha de origem e quaisquer campos personalizados do seu CRM.

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Visão do relatório de Pipeline mostrando os resultados de uma vendedora no RD Station CRM

E, além de utilizar o CRM para atender clientes em potencial, as diversas integrações do RD Station CRM permitem que outras áreas da empresa utilizem a ferramenta nas suas rotinas, como a equipe de Sucesso com Cliente e o time financeiro.

O objetivo futuro é integrar os dados da operação comercial com os softwares próprios da Qualitin, para ter cada vez mais dados que ajudem a entender os indicadores de performance. Com isso, esperam ajudar cada vez mais empresas a profissionalizar sua gestão e ter sucesso em seus mercados!

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