RD Marketing Day: os 4 passos fundamentais para combinar dados e conteúdo, por Rafael Kiso

Rafael Kiso, co-fundador da mLabs, mostra por que criar conteúdo com base em dados é a grande tendência do Marketing Digital

Resultados Digitais
Resultados Digitais26 de maio de 2021
Marketing Day 2024: Inscreva-se!

Qual a importância da análise dos dados para o planejamento do marketing? Com essa pergunta, Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs, abriu a palestra Dados + Conteúdo: por que essa é a nova tendência, durante o RD Marketing Day. O evento online é promovido pela RD Station no mês de celebração dos profissionais da área

Kiso trouxe dados interessantes que ajudam a responder a pergunta. Quase 70% dos profissionais de marketing acreditam que velocidade e precisão são os principais benefícios de uma estratégia baseada em dados, de acordo com um estudo do CMO Council. Além disso, empresas que implementam o marketing orientado a dados têm seis vezes mais chances de permanecerem lucrativas após um ano, de acordo com a Forbes.

“Velocidade é o nome do jogo hoje quando falamos do mercado de Marketing Digital. É importante acertar rapidamente e também errar rapidamente, se for o caso, para conseguir mais precisão nas ações”, disse o CMO da mLabs.

Segundo Kiso, recorrer aos dados para tomar decisões sobre como envolver o público-alvo cria uma clara vantagem sobre a concorrência, além de uma oportunidade de aumentar os resultados de negócio. Mas como isso funciona?

rafael kiso marketing day

Leia a cobertura completa do RD Marketing Day:

Quais são os passos fundamentais para combinar dados e conteúdo no marketing?

O básico é partir da premissa de que apenas ter acesso aos dados em si não resolve nada. É necessário combiná-los e transformá-los em informações e insights para, a partir daí, utilizá-los na produção de conteúdo. Confira as quatro dicas fundamentais apresentadas por Rafael Kiso durante o painel:

Entenda o que o público está procurando, suas dores e interesses

Utilize ferramentas como Google Trends e Google Search para entender quais as principais buscas realizadas por usuários em se tratando de seu produto. O que eles querem saber sobre o que você está oferecendo? Vale, inclusive, realizar enquetes no próprio Stories do Instagram para ter respostas diretas dos seguidores da marca.

Crie conteúdo que responda às dúvidas do seu público

Agora é a hora prática. Conteúdos diretos, rápidos e educativos são a chave para garantir um alcance maior. Lembre-se de priorizar os tópicos mais procurados pelo seu público. As pessoas estão em busca de informações para tomar suas decisões de compra, e você deve ser uma fonte confiável e eficiente dessas informações.

Fique antenado nas redes sociais e crie conteúdo “fresco”

Seu conteúdo deve ser pautado pelas redes sociais. Inspire-se por elas. Sempre que der, dê uma olhada nos Trending Topics do Twitter, por exemplo, ou veja o que está em destaque no Instagram. Embarcar em alguns desses temas –  aqueles condizentes com a sua marca, é claro – pode trazer grande visibilidade para o seu conteúdo.

Mostre por que sua marca é a mais elegível para responder 

O foco é o conteúdo. A ideia aqui é mostrar competência e confiabilidade e não parecer que você está empurrando algo que o seu público não necessariamente precisa. Tome cuidado quando for oferecer algo. Tente manter o discurso de vendas no menor nível possível.

Kiso reforçou que o marketing de dados pode ser utilizado para entender qual o público mais engajado, além dos dias e horários em que eles se mostram mais ativos. Para esse consumidor, vale criar uma estratégia com foco em relacionamento – talvez incluí-lo em canais exclusivos, por exemplo o “Melhores Amigos”, do Instagram. A ideia é que ele se torne um divulgador orgânico da marca.

Assista ao RD Marketing Day

Você pode assistir à palestra do Rafael Kiso e a toda programação do RD Marketing Day 2021 gratuitamente. Foram 10h de conteúdo ao vivo e on demand, com cases de sucesso e profissionais de destaque no mercado. Para ter acesso a todo esse conhecimento, basta preencher o formulário abaixo. E mesmo que você não tenha conseguido assistir ao vivo, os vídeos ficam disponíveis para serem vistos a qualquer momento. Aproveite!

Acesse todo o conteúdo do RD Marketing Day 2021

Assista aos dois dias da live e a todo o conteúdo educativo do evento que celebrou os profissionais de Marketing do Brasil, com grandes nomes do nosso mercado!

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.
Resultados Digitais

Resultados Digitais

Veja também

Notícias
Vem de Zap: live da RD Station vai falar de WhatsApp e Marketing Conversacional
Notícias
Do Marketing para Vendas: um novo passo para ajudarmos mais empresas a criarem suas máquinas de crescimento
Notícias
4 pontos fundamentais para sua empresa crescer com Marketing Digital