Confira os principais insights do Esquenta RD Hostel: Marketing + Vendas

Veja o que disseram os palestrantes da primeira data do RD Hostel 2021, evento virtual da RD Station com tudo sobre Marketing, Vendas e Inovação


A temporada 2021 do RD Hostel começou! O primeiro evento já trouxe grandes nomes do mercado, que fizeram uma tarde cheia de bons insights para os participantes. O tema do Esquenta RD Hostel: Marketing + Vendas reuniu as tribos, com boas ideias para que as áreas trabalhem de forma integrada.

Neste post, vamos trazer um resumo do que foi dito na tarde desta quarta-feira, 18 de agosto. Vale lembrar que o RD Hostel tem mais datas em setembro, outubro (quando rola o evento principal em dois dias) e novembro. E é tudo gratuito e pode ser acessado em uma única inscrição!

Assim, se você perdeu o primeiro Esquenta, não se preocupe: você ainda pode recuperar o conteúdo e garantir o seu lugar em todo o RD Hostel 2021 preenchendo o formulário abaixo e indicando mais pessoas para participar. Então, vem conosco e depois continue lendo o post!

Garanta seu lugar no RD Hostel 2021

Inscreva-se para assistir a mais de 120 palestrantes no RD Hostel 2021, nos dois Esquenta RD Hostel e no Check-out RD Hostel! Você garante o seu lugar nas 4 datas com uma só inscrição. Participe!

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>> Leia também: Os melhores insights do segundo Esquenta RD Hostel

Melhores insights do Esquenta RD Hostel: Marketing + Vendas

O Esquenta RD Hostel: Marketing + Vendas trouxe profissionais de ponta para abrir os trabalhos do nosso grande evento digital de 2021. Tivemos nomes da ESPM, Hubify, Cia da Consulta, Ramper, Linkedyou, Take Blip, Profissas e, é claro, da nossa casa, a RD Station.

A seguir, contamos um pouco sobre o que rolou em cada palestra, painel e apresentação desse super esquenta, que teve a condução dos hosts Laura Orlandi e Marcinho Sant’Ana. Teve até dancinha para comemorar o enceramento!

Marcinho e Laura

1. Marketing e Vendas. Agora Imagina Juntos – Juliana Tubino

O dia começou em grande estilo com a Chief Revenue Officer da RD Station, Juliana Tubino. Ela iniciou sua palestra fazendo um paralelo da atuação de Marketing e Vendas com a de mergulhadores sincronizados campeões olímpicos. Porém, ressaltou que às vezes acontecem alguns problemas – aí ela recorreu à imagem de um erro na passagem de bastão entre corredores de revezamento também nas Olimpíadas.

Ela trouxe insights de uma pesquisa realizada pela RD. Por exemplo: 34% das empresas disseram não ter critérios claros para qualificar Leads, quase a metade delas não têm métricas acordadas entre Marketing e Vendas e, por fim, a grande maioria não sabe quanto tempo dura o seu ciclo de vendas.

Porém, Juliana ressaltou que essa dor vai muito além da integração entre as duas áreas. Na verdade, ela passa pelo que chamou de “Economia do Sucesso Cliente”. Isso envolve entender toda a jornada do cliente, desde o aprendizado inicial até a evolução após a percepção do valor recorrente.

Ao final, a CRO anunciou no novo Prêmio RD de Marketing e Vendas, que vai destacar nossos clientes que tiveram resultados incríveis no último ano.

2. Rotinas de análise de dados para Marketing e Vendas – Taís Barboza e João Vitor Rodrigues

O Esquenta RD Hostel continuou com uma conversa entre Taís Barboza, que é gerente de Marketing do Cia. da Consulta, e João Vitor Rodrigues, que é consultor e professor da ESPM. Com certeza foi a parte favorita da tarde para quem curte números e dados, já que eles deram um show de boas ideias sobre o tema.

Taís trouxe a ideia de que, ao olhar para o seu negócio, você está olhando, indiretamente, para o seu cliente. Isso porque os números vão apontar quais ações de marketing mais impactam, quais produtos ele mais compra e os motivos para ele comprar mais. Para isso, ela apontou a necessidade de definir e acompanhar os KPIs do negócio.

Assim, Taís diz que os dados mostram, entre outras coisas, onde estamos errando e onde temos que melhorar. João Vitor complementou que a cultura data-driven precisa estar espalhada por toda a empresa, e não apenas pelas áreas de Marketing e Vendas – mas que estas são, de fato, os motores dessa transformação.

Taís encerrou lembrando que as marcas que hoje alcançam mais sucesso são aquelas que não investem apenas, por exemplo, em geração de tráfego, mas antes em relações humanas. Entendendo a dor dos potenciais clientes, você consegue chegar melhor até eles e reverter isso em bons números de Marketing e Vendas.

3. Menos força, mais produtividade: o método PEACE para gestão de vendas – Luis Lourenço

O terceiro bloco da tarde trouxe Luis Lourenço, que é diretor do RD Station CRM. Ele apresentou o PEACE, a metodologia de gestão de vendas da RD Station. O acrônimo PEACE significa Processo, Empoderamento, Abordagem, Conversão e Evolução, e conta com um curso gratuito com certificado para quem quiser se aprofundar no tema.

Aqui no site Resultados Digitais, publicamos recentemente um post completo sobre o PEACE, escrito pelo próprio Luis Lourenço. Então já deixa aberto aí em outra aba para ler depois de terminar este resumão do Esquenta RD Hostel: Marketing + Vendas. Vale muito a pena!

4. 5 práticas para alavancar sua estratégia de Vendarketing – Tainah Escocard e Nicole Fiorini

tainah escocard e nicole fiorini

A tarde seguiu com um papo em torno de uma palavrinha clássica dos negócios: Vendarketing. Quem participou foi Tainah Escocard, que é sócia e head de Vendarketing da Hubify, e Nicole Fiorini, coordenadora de Marketing e Vendas da Take Blip. A apresentação foi baseada em dicas para colocar em prática essa estratégia.

Tainah deu início colocando as pessoas em primeiro lugar. Para ela, é fundamental montar um time com pessoas que tenham o perfil para esse tipo de ação. Em seguida, o Vendarketing passa pela definição clara de um processo e por treinamento constante. Ou seja, os times precisam estar em constante crescimento e aprendizado.

Nicole continuou a conversa reforçando a importância da definição dos KPIs para o planejamento, o que ajuda também a evitar surpresas. Por fim, ela indicou colocar a mão na massa, ou seja, não ficar esperando o cenário ideal para começar. Tente traçar uma estratégia com os dados que você já tem em mãos.

5. Como fazer sua empresa crescer de maneira previsível com Marketing e Vendas – Karlone Paiva e Felipe Perna

Esse bloco foi comandado por duas feras da RD Station: Felipe Perna, que é Sales Manager do RD Station CRM, e Karlone Paiva, que é Inbound Sales Manager do RD Station Marketing. Eles puxaram demonstrações dos produtos e apontaram usos e estratégias que trouxeram boas ideias para empresas de todos os tamanhos.

Felipe e Karlone reforçaram as diferenças entre o uso de ferramentas de Marketing e CRM de Vendas. A de Marketing visa a geração e a qualificação de Leads, enquanto o CRM acompanha esses Leads dentro de um processo comercial. Porém, a grande lição que trouxeram é a de que a utilização de ambas em conjunto permite ter muito mais escala e previsibilidade de todo o funil de vendas.

Eles deram uma verdadeira aula do uso integrado do RD Station Marketing e do RD Station CRM. Você pode conversar diretamente com nossos consultores sobre como fazer essa integração no seu negócio. Clique aqui para solicitar um bate-papo sem compromisso para avaliar o momento da sua empresa.

6. Comunidade Digital como ativo de Marketing e Vendas – Edu Costa

edu costa

O Esquenta RD Hostel continuou com uma conversa sobre comunidades, algo que representa muito bem a união entre Marketing e Vendas. Quem falou sobre isso foi Edu Costa, da Linkedyou. Ele trouxe sua experiência com consultoria para diversos negócios e, também, seu próprio case – uma comunidade de mentorados.

Edu reforçou que um dos principais pontos da construção de uma comunidade é que as pessoas se veem como muito mais que clientes, elas entendem que são parte do seu negócio. Isso porque, quando bem construída e cultivada, ela oferece pertencimento, networking e uma verdadeira conexão humana.

Ele ainda demonstrou que a comunidade possibilita transformar o que você vende em algo mais do que só uma solução, ou seja, em uma causa. Ela ainda traz benefícios como estreitar o relacionamento com o cliente, aumentar a fidelização, aumentar seu LTV desses clientes (através de up sells, cross sells e até mesmo down sells) e aquisição de novos clientes com custo zero, através de indicações.

7. Oportunidades escondidas na sua geração de Leads – Bruna Marihá

A tarde ia se encaminhando para o seu final com a apresentação de Bruna Marihá, que é Channel Manager da Ramper. Ela trouxe o conceito de funil de vendas em Y, combinando Inbound e Outbound. Essa é a realidade de muitas empresas, atuando nas duas frentes para conseguir mais resultados

De acordo com Bruna, não se trata apenas de trabalhar dois canais paralelos, mas sim sobre como trabalhar essas duas estratégias em intersecção. Ela comentou as vantagens desse modelo:

  • Otimiza as taxas de conversão e reduz o desperdício de Leads, o que por consequência diminui o ROI;
  • Possibilita à empresa gerar Leads no curto prazo, tanto por estimular mais a base Inbound quanto por agregar uma estratégia ativa de prospecção;
  • Solidifica a ideia de que Marketing e Vendas devem trabalhar juntos por uma mesma meta, um agregando no processo do outro;
  • Ajuda a reduzir o churn da empresa por estimular uma entrada de Leads mais alinhados.

Ela reforçou que não há uma metodologia superior à outra, portanto o mais interessante é que a empresa entenda os pesos do Inbound e do Outbound na estratégia.

8. Case Profissas: 1.000% de crescimento em 6 meses – Vitor Lambertucci e Lucas Lima

profissas

O Esquenta RD Hostel: Marketing + Vendas terminou com um case super legal, com Vitor Lambertucci e Lucas Lima, da Profissas, uma escola que se dedica à educação que empodera. Recentemente, eles mudaram o modelo de negócios de B2C para B2B e tiveram um crescimento exponencial: 1.000% em apenas 6 meses!

Para Vitor, se você souber se conectar com quem está do outro lado, é grande a chance de estar certo. Por isso, ela reforça a importância de usar a criatividade, e acredita que é fundamental ser humano e criativo na hora de se conectar com pessoas.

Ele reforçou que, em termos de estratégia, foi importante ter conteúdo sempre atualizado, cases, vídeos e tudo mais, mas o foco no propósito na hora da apresentação do pitch fez toda a diferença. Para Lucas, o processo foi entender como as empresas precisam ser abordadas para se adequarem à demanda da sociedade por mais diversidade, e abordar de forma humana. Entender a dor da persona é o caminho.

Ao final, Lucas disse que todos nós estamos consumindo os mesmos conteúdos e esperando ter uma grande ideia, encontrar o copy perfeito, mas que isso não vai acontecer. Para ele, precisamos dosar as 3 coisas limitadas que temos: tempo, energia e dinheiro. Vitor concluiu indicando focar no que você faz bem e dá resultado, além de construir relacionamentos.

Garanta o seu lugar no RD Hostel 2021

E aí, gostou do conteúdo? Garantimos que ele fica ainda melhor quando é visto ao vivo, na nossa plataforma de transmissão! Se você perdeu o primeiro Esquenta, pode conseguir rever e, ainda, aproveitar para garantir o seu lugar em todos os eventos do RD Hostel 2021.

Para isso, basta preencher o formulário abaixo. Você vai receber alertas em cada uma das datas, para não perder nenhum detalhe desse super evento de marketing, vendas e inovação!

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