Blog de Marketing Digital de Resultados

RD On The Road BH: leia um resumo com os principais pontos das palestras

O evento proporcionou desenvolvimento e muito networking aos mil participantes que marcaram presença no Palácio das Artes

Belo Horizonte inaugurou, no dia 3 de abril, a temporada de 2019 do RD On The Road, evento itinerante de Marketing Digital e Vendas produzido pela Resultados Digitais. A estreia remete à história do OTR, que surgiu em 2014 exatamente na capital mineira, reunindo cerca de 200 pessoas.

Maior e ainda melhor, o evento recebeu neste ano 1.000 participantes no Palácio das Artes, principal centro cultural de Minas Gerais e um dos maiores da América Latina.

Por lá, profissionais dos mais diferentes segmentos e as principais referências do mercado se reuniram para falar sobre Inbound Marketing, Inside Sales, Conteúdo, Mídia Paga, SEO, Otimização de Email Marketing, dentre outros temas. Além das palestras, a Feira de Negócios contou com 14 patrocinadores. O que se viu nos corredores do Palácio? Muito networking e desenvolvimento dos participantes!

Como na última edição, o evento foi organizado em trilhas paralelas de conteúdo. Funcionou assim: na sala principal, o participante sintonizava por meio de um rádio uma das duas palestras que aconteciam simultaneamente em cada um dos lados do palco. Caso quisesse saber o que estava sendo dito pelo outro especialista, bastava alterar o canal no aparelho.

Confira a seguir um resumo do que aconteceu no OTR BH.

RD on the Road ingressos

Com a palavra, Eric Santos

O CEO e cofundador da Resultados Digitais, Eric Santos, abriu a série de palestras do OTR BH. Ao público, falou como desenhar uma máquina de crescimento para vender e entregar sucesso.

Eric Santos RD on the Road

Fotos: Leo Cabral / Registre Imagens

É propósito da RD empoderar os heróis e scale-ups que fazem crescer a economia. “Para se criar um scale-up, é preciso construir máquina de crescimento que é previsível, escalável e lucrativa”, disse.

Eric lembrou que o processo de compra mudou completamente. Hoje, os consumidores têm muitos mais opções de produtos e serviços, possuem acesso ilimitado a informações e poder de voz ampliada. Esse fatores afetam profundamente os negócios, que investem cada vez mais num modelo de recorrência.

“As empresas devem focar para otimizar o Lifetime Value”, segundo Eric. Grosso modo, a métrica indica quanto cada cliente vai gastar com a sua empresa durante o período de contrato. Isso requer olhar para dentro de casa e otimizar processos considerando o novo mindset do consumidor.

Hoje, nas melhores empresas, as estratégias de marketing cruzam toda a jornada de compra do cliente, eliminando fricções e oferecendo informações para que ele avance na jornada. O time de Vendas ajuda a reduzir a complexidade do processo de compra, que acontece pelo excesso de informação, e garante uma entrega qualificada à equipe de pós-venda.”

Eric ainda falou sobre a importância de manter e nutrir a relação com o cliente, a fim de no futuro expandir os produtos e serviços contratados por ele.

“A oferta de suporte deveria ser um dos principais pilares das empresas. Proporcionar um solução adequada para o problema do cliente garante uma boa experiência e evita que ele pegue o megafone”, completou.

Introdução ao Inbound Marketing

Pollyana Bastos, Customer Success da RD, relembrou como a Internet alterou radicalmente os hábitos de consumo e o modo com as pessoas se informam. “Hoje, 60% das decisões de compra foram tomadas antes do primeiro contato com um vendedor”, disse a especialista.

Pollyana Bastos RD on the Road

Daí a importância das empresas marcarem presença na Internet e lançarem mão de iscas e conteúdos relevantes para atrair e converter potenciais clientes, influenciando suas decisões de compra.

Vencidas essas etapas, é o momento de se relacionarem com o público meio de conteúdo ainda mais personalizados, encaminhando a audiência para a etapa de compra. “Educar e nutrir potenciais clientes torna-os muito mais preparados para receber uma proposta comercial”, disse.

Investir em campanhas de Email Marketing e em Automação de Marketing nessa etapa farão toda a diferença para a estratégia. Não para por aí: para manter essa máquina de aquisição de clientes a pleno vapor, é preciso analisar os resultados a fim de planejar os próximos passos, identificando o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

De olho na LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais entrar em vigor em agosto de 2020. O que você tem feito para se enquadrar no regulamento que irá impactar o modo como as empresas captam, armazenam e utilizam os dados de seus clientes?

Fernanda Nones, RDoer especialista em proteção de dados, conversou sobre o tema com o público do OTR e mostrou como é possível conciliar ações de marketing efetivas com o que prevê a nova lei.

Fernanda Nones RD on the Road

Segundo ela, estratégias de Inbound Marketing, produção de conteúdo, geração de Leads, Email Marketing e campanhas patrocinadas ainda serão práticas para lá de viáveis, mas cabe aos profissionais tomarem alguns cuidados.

Entre eles, o de obter o consentimento explícito dos Leads para a coleta de dados pessoais. “O Lead precisa optar por engajar”, disse. Na prática, isso significa, por exemplo, disponibilizar um checkbox sem pré-marcação seguido da mensagem “Gostaria e receber emails promocionais da empresa”.

A lei também prevê que as empresas coletem apenas os dados que são realmente necessários para os objetivos negócio. “Hoje coletamos muitas informações sem saber se sequer as usaremos. Somos muito mais data-hungry do que data-driven”, completou. Se a sua equipe comercial não necessita saber o CPF do Lead, não há motivos para armazenar esse tipo de informação.

Quer saber mais sobre a LGPD? Recomendamos a leitura deste post.

Account-Based Marketing

Luiz Piovesana, head de Marketing na Sensedia, continuou a manhã de palestras tratando de um tema cada vez mais em voga: Account-based Marketing ou ABM, uma estratégia poderosa para turbinar vendas complexas.

Luiz piovesana RD on the Road

Segundo ele, para começar é necessário pensar se a estratégia faz sentido para a sua empresa. “Podem se beneficiar negócios com vendas complexas (no qual a decisão de compra depende de várias pessoas), com ciclo de venda longo, ticket de médio alto, universo definido de potenciais clientes e possibilidade de fazer up e cross-sell”, definiu. É o seu caso?

Na palestra, o especialista mostrou passo a passo como implementar na prática um estratégia de ABM. “É essencial ter em mente que cada uma das personas envolvidas na decisão de compra do seu produto ou serviço tem um objetivo. Entenda as particularidades delas para entregar mensagens personalizadas, capazes de engajar cada um dos decisores”, lembrou.

Saiba mais sobre essa estratégia no ebook Guia Prático de Account-based Marketing.

Mais resultados nas redes sociais

Com a missão de transformar o engajamento nas redes sociais da Resultados Digitais em oportunidades para o time de vendas, a especialista Carolina Lima contou ao público como faz isso na prática.

carolina lima rd on the road bh

Segundo ela, a primeira dica é trabalhar de modo real time. Que tal aproveitar o meme da vez, se ele fizer sentido à sua empresa, e relacioná-lo na divulgação de um post ou material nas redes sociais? “No caso da RD, uma postagem no Instagram surfando na onda do “é verdade esse ‘bilete’” foi a que mais gerou engajamento nos últimos dois anos”, disse. A taxa de conversão nos materiais citados na legenda da foto e disponibilizados no link da bio foi nada menos do que 39%!

Investir em conteúdo de qualidade, que entretém e educa, aproveitar a deixa dos seguidores nas postagens para iniciar conversas e publicar conteúdos, como enquetes, que estimulam a participação dos seguidores estão entre as dicas de Carolina para fazer das redes sociais uma aliada do funil de vendas!

Email Marketing

Lilian Klemz, RDoer especialista em empresas SaaS com foco em B2B, palestrou sobre “Emails Automatizados que Vendem: 3 passos práticos para iniciar a sua estratégia”.

lilian klemz rd on the road

Na apresentação recheada de cases, Lilian reforçou a importância de toda campanha de email resolver o problema do usuário. “Levar sucesso ao cliente é fundamental para manter qualquer negócio vivo”.

Nesse sentido, Lilian sugere um script quando você for planejar uma campanha de email. Para começar, entreviste os seus principais clientes a fim de entender as necessidades e dores deles. Em seguida, valide as informações coletadas com o seu time comercial e identifique três problemas comuns.

Nessa pesquisa, você notará que perfis de clientes diferentes também têm problemas variados. Segmente o público e crie campanhas específicas para resolver o problemas deles.

A Resultados Digitais replicou esse modelo. O resultado? Aumento de 45% na taxa de conversão dos nossos emails!

Facebook e Instagram para Negócios

No fim da manhã, Fábio Prado, fundador e diretor da AdResults, subiu ao palco do OTR para palestrar sobre de anúncios. Ele deu dicas práticas aos empreendedores reunidos na sala.

Fabio Prado RD on the Road

Entre os insights que trouxe para o público, o especialista destacou a relevância dos vídeos. “É um formato que dá muito resultado”, afirmou. Vale também contar histórias nos anúncios, recurso eficiente para promover engajamento.

Além disso, se couber ao seu negócio, use emojis nas suas campanhas. Em um teste feito por Fábio, o custo por clique de saída de um anúncio com as simpáticas figurinhas custou cinco vezes menos.

Ao longo da palestra, o especialista reforçou por vezes a importância de conhecer o público para entregar anúncios melhores. “Quando você gera valor, coisas incríveis acontecem”, disse.

Branding e Networking

À tarde, foi a vez da palestrante Nina Silva, fundadora e presidente do Movimento Black Money, falar como construir marcas que reverberam e ampliar o networking.

nina silva rd on the road

Segundo ela, é preciso ter um propósito definido e que ele reflita uma verdade para você e para o seu negócio. É essa causa que ligará e construirá uma comunidade ao redor.

Na apresentação, ela exibiu um vídeo que reflete bem a ideia: durante um festival, um jovem dançava sozinho e de forma empolgada num gramado, enquanto os outros participantes só o olhavam. Até que outro se aproximou e também começou a dançar, depois mais outro e mais outro… No fim, um grupo enorme estava ao redor daquele primeiro jovem. “A Revolução Industrial 4.0 é mais humana do que tecnológica”, disse Nina durante o evento.

A especialista também ressaltou a importância da diversidade dentro das organizações. “Quando pessoas diferentes dialogam, o número de experimentações aumentam, criam-se mensagens únicas para públicos diversos”, comentou.

Conteúdo que traz resultados

O que é preciso saber para gerenciar uma estratégia de conteúdo de impacto? Foi André Siqueira, um dos cofundadores da Resultados Digitais e referência nacional em Inbound Marketing, quem dedicou a palestra para esclarecer a questão.

andr siqueira rd on the road

“Não tenho dúvidas que conteúdo pode ajudar a alavancar diversas empresas. Foi assim que a gente começou na RD”, disse.

De acordo com ele, uma estratégia de conteúdo eficiente deve estar conectada ao contexto e aos objetivos do negócio. Nesse sentido, considerando que cada empresa é única, fórmulas prontas funcionam cada vez menos. No lugar delas, é preciso pensar conteúdos personalizados, que se diferenciem dos disponíveis no mercado. Mas como alcançar tal feito?

Segundo André, ao fazer um planejamento de conteúdo você deve se perguntar primeiramente por que fazer um conteúdo. Em outras palavras, qual é o objetivo: gerar awareness, torna-se referência, promover relacionamento?

Respondido isso, defina sobre o que escrever e onde distribuir, determinando também a frequência de produção e divulgação. Tem mais: é preciso ter estabelecido quem escreve ou produz o conteúdo e em que formato ele faz mais sentido para a audiência. Lembre-se também de levantar quanto custa o projeto para garantir que ele é viável.

“Ao correlacionar essas questões, é possível montar um plano de conteúdo personalizado e que de fato funciona”. E completou: “Não há um jeito certo de fazer, tudo é adaptável ao que funciona para o seu negócio”.

Sales as a Science

Vendas como Ciência. Eis o conceito abordado por Renata Centurión, sócia e diretora para a América Latina da Winning By Design, no OTR BH.

renata centurion rd on the road

Foi-se o tempo do estrelato do vendedor que tinha o dom para fechar negócios. Segundo a especialista, com treinamento adequado, todo o time comercial pode performar bem. “Quando se quer escalar uma empresa, é preciso que todos tenham capacitação, estejam na mesma página e saibam quais são as habilidades necessárias para desempenhar a função. Só aí você tem um time”, afirmou.

Renata ressaltou a importância das empresas terem processos, base para a cultura do vendedor-estrela ficar para trás. “Todo mundo tem que ter a visão do processo. Com a ajuda da tecnologia, que facilita muito a rotina do time comercial, os vendedores podem se concentrar em atender bem o cliente. Afinal, vendas nada mais é do que entender a pessoa que está do outro lado e ajudá-la a resolver um problema”, disse.

Gestão de Leads

À frente da palestra “5, 50 ou 500 mil – Descubra o tesouro por trás de uma eficiente gestão de leads”, Camilli Calixto, Customer Success Advisor na Resultados Digitais, afirmou: “não importa o tamanho da base: sempre haverá mais resultados para extrair”.

camilli calixto rd on the road

Segundo ela, obter o máximo de valor da base de contatos —  e, de quebra, evitar o  desperdício de esforço e dinheiro tentando atrair leads novos a todo o momento  — é  possível graças a algumas técnicas.

Entre elas está a de definir quem você quer atrair e entender como esse perfil de público chega até o seu negócio. Segmentar a base de contatos segundo alguns critérios também é uma tática valiosa para entender com quem você está se relacionando e direcionar ofertas conectadas às necessidades dos potenciais Leads, de acordo com a etapa jornada onde eles se encontram. “O engajamento é o termômetro que indica o sucesso da estratégia de conteúdo e da jornada que você construiu”, finalizou.

O poder do copy

Rafael Albertoni foi além do be-a-bá do copywrting e palestrou sobre técnicas avançadas capazes de dobrar as taxas de conversões do Funil de Vendas.

rafael alberton rd on the road

De acordo com o fundador da Sociedade Brasileira de Copywriting, em geral, as equipes de Marketing sabem bem como chamar a atenção do Lead logo no título, abordar problemas e soluções, mas podem melhorar quando o assunto é gerar conexão/ identificação e definir a oferta.

Segundo ele, nós primeiro tomamos as decisões emocionalmente e depois as justificamos racionalmente “Emoção vende. A lógica justifica a compra”, disse. Daí a importância de gerar conexão com o público. Que tal trazer na sua comunicação histórias e características que são comum à sua audiência, causando identificação nos leitores.

Albertoni também deu dicas valiosas de copy para quem precisa vender. Entre elas estão: faça uma oferta para Leads qualificados, dê garantias reais (por exemplo, ofereça o dinheiro de volta caso o seu produto ou serviço não funcionar), inclua depoimentos e cases na sua página, responda as possíveis objeções do Lead no texto e dê sempre a ordem de compra, o famoso CTA.

A Profissão do Futuro

geraldo rufino rd on the road

Para encerrar o dia de palestras, o empreendedor Geraldo Rufino trouxe uma mensagem inspiradora aos participantes.

Com uma trajetória marcada por fracassos e grandes viradas, o mineiro instigou a plateia. “Quais são os seus valores? Qual é o seu propósito? Onde você quer chegar?”

E depois: “Você precisa ser forte nos seus valores, não na sua startup-unicórnio”, completou fazendo o público se divertir.

Rufino também ressaltou a importância dos empreendedores acreditarem. “Empreender é um comportamento, é ter energia, acreditar na força que você tem!”

Experiências em alta

Os patrocinadores fizeram bonito e proporcionaram diferentes experiências ao público. O coworking WeWork preparou um lounge de descontração com puffs e poltronas. A Mlabs, plataforma de gestão de redes sociais, investiu numa ação divertida: o participante sentava numa espécie de trampolim e caia numa piscina de bolinhas quando um alvo era acertado. Já a Etus, que oferece uma plataforma de gestão de redes sociais, trouxe um totem de impressão de fotos.

rd on the road bh patrocinadores

A Resultados Digitais também preparou um ambiente especial para os participantes, o Lounge RD Summit. No espaço com direito a cenário de praia e cadeiras para curtir momentos de relax, o público ficou sabendo que as vendas de ingressos para o RD Summit 2019 começam em breve! Cadastre-se aqui para saber em primeira mão sobre o início das vendas.

rd summit rd on the road bh

Hora de comemorar!

Depois de um dia repleto de conhecimento e networking, os participantes aproveitaram momentos de pura descontração no happy hour organizado pelo OTR! Se você não conseguiu estar em Belo Horizonte, a temporada 2019 continua: clique no banner abaixo para garantir o seu lugar!

RD on the Road ingressos 1

Marcadores:

Deixe seu comentário