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RD on the Road Porto Alegre: veja como foi o evento e o que disseram os palestrantes

Conhecimento e networking levaram cerca de 800 pessoas ao BarraShoppingSul, na capital gaúcha

A terceira parada do projeto itinerante de Marketing Digital e Vendas da Resultados Digitais foi na capital gaúcha, nesta quarta-feira (22/05). O RD on the Road Porto Alegre levou 800 pessoas ao BarraShoppingSul, no bairro Cristal. Elas saíram de lá com muito conhecimento e fizeram muito networking para gerar novos negócios!

Além de uma feira de negócios com 14 expositores, os participantes puderam conferir os ensinamentos passados por 13 palestras em vários temas. Inbound Marketing, Email Marketing, redes sociais, Marketing de Conteúdo, gestão de Leads, LGPD, carreira, vendas como ciência e até o futuro do Marketing foram alguns dos assuntos abordados.

Mais uma vez, tivemos o formato de trilhas paralelas, que já se consolidou com a aprovação do público no RD on the Road. Em alguns dos horários, dois palestrantes dividiam o palco, e o público escolhia qual ouvir no fone de ouvido, de acordo com o seu interesse. Se quisesse ouvir um pouco da outra apresentação, era só mudar o canal. Legal, né?

Neste post, contaremos um pouco sobre tudo o que aconteceu no RD on the Road Porto Alegre. Continue lendo!

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Palestras da manhã no RD on the Road Porto Alegre

Fernando Kimura

A primeira palestra do RD on the Road Porto Alegre foi de Fernando Kimura, especialista em neuromarketing e inovação. Ele explorou maneiras que grandes marcas usam para atingir o inconsciente dos consumidores. Jingles e slogans despertaram a memória afetiva da plateia.

Ao fazer o público relembrar clássicos da publicidade, Kimura chamou a atenção para o que verdadeiramente nos motiva: estímulos e boas histórias. Para ele, experiências marcantes podem ser a chave da diferenciação em mundo em que atenção é intensamente disputada.

Mas para onde o marketing está caminhando? Qual é o futuro do marketing? Kimura acredita em sensações. As empresas que conseguirem unir sensações e emoções na comunicação serão escolhidas pelos consumidores sem que eles nem percebam. É, em síntese, a comunicação inconsciente, em que se combinam o real, o simbólico e o imaginário!

Mahara Scholz

Mahara Scholz foi a primeira RDoer a subir ao palco em Porto Alegre. Ela, que é do time de Customer Success da Resultados Digitais, apresentou uma introdução ao Inbound Marketing. A principal mensagem foi desafiar a plateia a entender que a jornada de compra dos consumidores mudou completamente.

Se antes o Marketing atuava apenas na fase de aprendizado e descoberta, deixando o reconhecimento do problema e a consideração da solução serem conduzido pelo time de vendas até o momento da compra, hoje isso mudou.

Os times de Marketing têm que, cada vez mais, oferecer informações em diversos canais, entregando o Lead já praticamente pronto para a compra. Mahara mostrou que as marcas precisam ser veículos de comunicação, influenciando consumidores em várias etapas.

Fabio Prado

O fundador da AdResults, Fabio Prado, subiu ao palco para falar sobre as melhores estratégias para anunciar no Facebook. A palavra-chave, ele reforçou, é “teste”. Foi o termo mais repetido, justamente devido à importância de testar para atingir melhores resultados.

A palestra do Fabio foi repleta de dicas acionáveis para anúncios. Antes de mais nada, ele reforçou que não é preciso ter medo de anunciar no Face e no Insta. É até importante, pois o alcance orgânico impede uma estratégia a, digamos, “custo zero”. Não dá mais! Felizmente, as opções oferecidas pelos apps são quase infinitas, e é essencial explorá-las

Assim, Fabio lembrou que fazer o feijão com arroz já é algo muito avançado. As segmentações oferecidas pelo Facebook ainda são as melhores da internet, permitindo falar diretamente com quem é seu público-alvo.

Isso vale inclusive para quem foca suas ações em lojas físicas. Você sabia que pode subir uma lista de compradores que a ferramenta de ads identifica quem foi impactado por seus anúncios antes de comprar? Incrível!

Leticia Bahlis

Continuando a manhã, a Sales Trainer e especialista em Inbound Marketing da RD, Leticia Bahlis, falou sobre estratégias de otimização de Email Marketing. Ela dividiu os temas apresentados em três grandes grupos: planejamento, boas práticas e mensuração.

A mensagem mais importante é que tudo está relacionado a resolver o problema do seu usuário. Na hora de planejar, por exemplo, por que não entrevistar seus atuais clientes e tirar insights sobre problemas? Assim, você poderá usar esses problemas para criar segmentações.

Quando falamos em boas práticas, Leticia deu dicas bacanas como o formato da escrita do email: problema > contexto do problema > aplicação do problema > entrega da solução > convite para ação. E que tal desapegar de Leads desengajados? Pode ser uma boa!

Por fim, mensure! Leticia terminou a palestra indicando dois materiais bacanas da RD para você medir os resultados dos seus esforços: a ferramenta de benchmarking e a planilha de acompanhamento de métricas de email.

Edu Costa

Produzir conteúdo é legal, mas produzir conteúdo que gera vendas é melhor ainda! Esse foi o tema central da palestra do Edu Costa, que trouxe muitas dicas para uma escrita assertiva e que gera conversões. Para Edu, o conteúdo é um ativo financeiro da empresa!

Ativo financeiro no sentido de que até mesmo um simples blogpost tem poder para gerar milhares de reais em receita. Assim, tratar mal os seus textos ou não se importar com sua qualidade é jogar dinheiro pela janela. Mas não pense que é só produzir que os leitores virão, o que Edu chama de “Síndrome de Kevin Costner”. Tem que se diferenciar!

Como um bom contador de histórias, Edu utilizou a velha fábula dos dois caçadores que encontram um leão e precisam fugir dele – na verdade, um caçador só precisa ser mais rápido que o outro. Dessa forma, ele comentou que você não precisa fazer o melhor conteúdo de toda internet, mas sim do seu mercado, batendo seus concorrentes.

A melhor forma de fazer isso é gerando valor para quem lê. Só trazer visitante para o seu site não paga a conta, eles precisam converter e comprar. Para finalizar, Edu deixou uma mensagem: seu conteúdo não tem só que informar ou entreter, ele tem que vender!

Renata Centurión

Vendas é ciência! Você concorda? Para Renata Centurión, sócia e diretora para a América Latina da Winning By Design, essa é uma informação irrefutável. A imagem do vendedor estrela, aquele cara que nasce sabendo, não serve mais. O time pode ser capacitado! É preciso entender a performance de cada pessoa, e seus motivos.

Renata acredita que a fórmula para o sucesso do time de vendas está na capacitação e nos processos dentro da empresa, incluindo blueprints, playbooks e scorecards. Dessa forma, em vez de depender de um top performer, seu negócio pode ter toda uma equipe batendo metas e entregando resultados.

Ela ainda lembra que a compreensão do que o potencial cliente quer é fundamental. Um vendedor que atende bem é aquele que procura entender o problema e resolvê-lo. A tecnologia é uma importante aliada para esses processos, liberando o vendedor de algumas rotinas que podem ser feitas por um software. Seus clientes precisam de experiências interessantes!

RD Station CRM

Carolina Lima

Fechando a manhã, papo com muita diversão e conhecimento com a Carolina Lima, que é Digital Strategist da RD. Ela é a responsável pelas redes sociais da empresa, e mostrou muitas ações para instigar o público a combinar criatividade com resultados!

Carol mostrou casos em que agilidade se mostrou fundamental para alcançar números altos de conversão e engajamento. Muitos deles eram memes aproveitados no contexto da Resultados Digitais. Muito mais que likes, eles trouxeram envolvimento com a marca.

Uma das principais mensagens que Carolina passou foi justamente humanizar as redes sociais. Engajar e gera conversas te faz ganhar empatia e ser lembrado! Para isso, vale ter bom conteúdo e boas interações para gerar bons relacionamentos e boas experiências.

Como estava a Feira de Negócios

Os patrocinadores são parte fundamental do sucesso do projeto RD on the Road. Em Porto Alegre, nossos parceiros trouxeram soluções tecnológicas para diversos segmentos. A proposta é gerar conversas e negócios para eles e para os participantes, já que o networking é um dos grandes destaques dos nossos eventos.

Além dos negócios, tivemos atrações divertidas para o público. Uma piscina de bolinhas e um totem em que os participantes podiam imprimir suas fotos atraíram muita gente. Tivemos também um lounge, como um espaço coworking. Isso tudo com direito a cafezinho, salgados e doces nos intervalos.

Se você tem interesse em fazer ações da sua empresa no RD Summit, ainda temos espaços disponíveis! Para saber como investir, acesse rdsummit.com.br.

Palestras da tarde no RD on the Road Porto Alegre

Marcio Ballas

Nada melhor que começar a tarde e se recuperar do almoço com um mestre da criatividade e do improviso: o ator, comediante e palhaço profissional Marcio Ballas! Ele usou exemplos de sua trajetória para ilustrar que, mesmo na adversidade, não podemos deixar de criar.

Para Ballas, a criatividade não é algo mágico, mas sim uma ferramenta que todos nós temos. Alguns de nós, no entanto, vamos deixando adormecer esse nosso lado, nos adequando a normas sociais. Não podemos deixar que isso aconteça!

E não podemos porque a criatividade, diz Ballas, nada mais é que uma ferramenta para resolução de problemas. Aliada à capacidade dizer “sim” para o desenvolvimento de ideias, a criatividade faz a diferença em todas as áreas pessoais e profissionais.

Priscila Aguiar

Priscila Aguiar foi mais uma RDoer a subir ao palco. Ela, que é Customer Success for Key Accounts, palestrou sobre a importância de fazer uma boa gestão de Leads. E não importa a quantidade: pode ser 5, 50 ou 500.000, sempre há mais valor a ser extraído da sua base.

O segredo está em usar as técnicas de gestão corretas para encontrar esse valor. Tudo começa pela definição da persona do seu negócio, que vira seu perfil ideal de cliente. Priscila ressalta a importância de falar com o time de Vendas para entender melhor isso.

A partir daí, desenha-se a jornada de compra que esses Leads percorrem, segmentando-os e nutrindo-os com uma boa estratégia de planejamento de conteúdo. Um software como o RD Station Marketing facilita muito alcançar esses objetivos. Você pode testá-lo gratuitamente clicando no banner abaixo!

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Vitor Peçanha

Cofundador da Rock Content e um dos maiores nomes de Marketing Digital do Brasil, Vitor Peçanha vê na psicologia o maior diferencial para um marketing duradouro. Para ele, a psicologia é o caminho para escrever conteúdo melhores, que despertem emoções

Peçanha fala na psicologia porque ela é a chave para entendermos melhor as pessoas. E o marketing é feito para pessoas, pois mesmo que vendamos para empresas, quem decide é uma pessoa, que precisa ser de fato impactada pelas nossas mensagens.

Para isso, ele sugere pequenas ações, como sair do escritório, por exemplo. Conversar com pessoas nas ruas pode ser o melhor teste para sua campanha, antes de ser divulgada nos canais do seu negócio. Afinal, não consumimos marcas, mas o que elas representam.

Além disso, Peçanha destacou a importância da forma como o conteúdo é transmitido. Precisamos respeitar a forma como as pessoas prestam atenção às coisas. Podemos deixar de transmitir a mensagem que queremos por causa de ruídos e distrações visuais.

Fernanda Nones

Será que realmente usamos todas as informações que coletamos? Será que somos data-driven ou só data-hungry? Fernanda Nones, RDoer especialista em proteção de dados, fez essas e outros provocações em sua palestra sobre a LGPD.

Ah, você não sabe o que é LGPD? Pois deveria! É a Lei Geral de Proteção de Dados, que entra em vigor em agosto de 2020 e impacta muitas ações de marketing comuns hoje no mercado. Fernanda mostrou que fundamental acelerarmos as ações de adaptação.

Não há motivo para pânico, porém. É perfeitamente possível (e legal) continuar captando, armazenando e utilizando dados. Com a lei, fica melhor para todo mundo, pois o Lead tem que optar por engajar, deixando as coisas mais claras e valiosas para empresas.

Para saber mais sobre o LGPD, leia um post completo aqui no blog sobre o tema.

Leonardo Naressi

A palestra de Leonardo Naressi foi um grande chamado ao uso de dados no marketing. Ele, que trabalha justamente com isso, disse que precisamos de mais profissionais atuando nessa área, pois as oportunidades que ela oferece são múltiplas. Desde testes A/B até o mapeamento correto da jornada de compra, os dados tornam tudo mais confiável.

Para Leonardo, a consequência natural desse desenvolvimento de mercado seria a adoção do machine learning de forma mais ampla no marketing. O machine learning pode nos ajudar a finalmente replicar a inteligência de um vendedor humano digitalmente. Os algoritmos podem pegar aquele sexto sentido de alguém de vendas, aquela percepção de “hum, essa pessoa vai comprar”.

Assim, o ideal é que os profissionais de dados estejam presentes desde a concepção de novos projetos, por exemplo. Dessa forma, o treinamento da percepção de quem é um cliente em potencial começa o mais cedo possível. Outra vantagem do machine learning é que, por ser baseado em dados, há menos vieses e preconceitos.

Leonardo ainda citou uma outra coisa interessante: as correções de rota. Se você sabe qual perfil vai converter, e alguém desse perfil não converte, terá dados para entender o que aconteceu, refinando o processo.

Glória Maria

Uma das repórteres mais celebradas da televisão brasileira, Glória Maria encerrou o RD on the Road Porto Alegre falando sobre reinvenção. Ela usou primordialmente exemplos de sua própria carreira para ilustrar a necessidade das pessoas se reinventarem. Porém, ela deixou claro que isso não é fácil.

Gloria Maria - RD On The Road Porto Alegre

Trata-se de um exercício diário. Para Glória Maria, é preciso ter capacidade de crescer, respeitar, aprender e superar. Ela diz que se nos acomodamos, isso é a senha para não chegar a lugar algum. E ela garante que continua buscando o processo de superação, porque não importa a sua idade para isso.

Glória acredita que é preciso caminhar para atingir um objetivo, um passo de cada vez. Até por isso, ela acredita que a vida é uma questão de superar limites. Queremos paz, tranquilidade, mas a vida oferece obstáculos. Precisamos fazer a nossa caminhada até o fim da vida de uma forma legal, diz Glória, mas sem ter medo de ousar, pois ideias pré-concebidas limitam as possibilidades.

Garanta seu ingresso no RD Summit 2019

O RD on the Road 2019 fará sua última parada em São Paulo, no dia 18 de junho. Os ingressos estão à venda no site oficial do evento. E sabe o que também já está com os ingressos à venda? Sim, ele mesmo, o maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina: o RD Summit 2019!

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