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RD On the Road RJ: confira como foi o evento e o que disseram os palestrantes

O evento reuniu cerca de mil pessoas, que buscavam conhecimento, networking e novos negócios

Depois de Belo Horizonte, foi a vez da Kombi do RD on the Road 2019 passar pelo Rio de Janeiro. 🚌 Cerca de 1000 participantes compareceram ao evento, que aconteceu no centro de convenções SulAmérica. Quem passou pelo local pode aproveitar conteúdo de qualidade sobre Marketing Digital, feira de negócios, happy hour e muito mais.

Neste post, reunimos um pouco do que rolou no dia 24 de abril, dentro e fora dos palcos. Para quem não pode ir, vale ler e ficar por dentro. Já quem esteve com a gente pode relembrar os melhores momentos. Confira!

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Antes do evento…

…o credenciamento! Nossos RDoers esperavam a postos os primeiros participantes para a entrega dos kits e crachás.

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FOTOS DO EVENTO: Guilherme Leporace

Já na plenária, nossa mestre de cerimônias, Mariana Censi, animou a sala lotada até a chegada dos primeiros palestrantes.

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Primeira palestra! O case de sucesso de encantamento de clientes do Rock in Rio

O dia começou com o CEO do Rock in Rio, Luís Justo, que trouxe dicas de encantamento de clientes que aprendeu estando à frente de um dos maiores festivais do mundo.

Para começar, ele falou sobre proposta de valor: a do festival é “proporcionar experiências inesquecíveis através da música e do entretenimento”, inspirada no jeito Disney. Não há a palavra festival nesse lema, o que dá margem para eventuais transformações no futuro e para o lançamento de produtos complementares, a exemplo do aromatizador Rock Scent.

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All business is show business. Todos os negócios devem ser pensados com a ótica do Rock in Rio, que é de oferecer experiências ao público.”

Mas engana-se quem pensa que é preciso investir milhões para encantar o cliente: se dados na hora certa, mesmo brindes simples podem encantar. No festival, por exemplo, havia um grupo de pessoas observando os participantes que tinham atitudes gentis. Elas recebiam uma mensagem de agradecimento que dava direito a um brinde. Da mesma forma, quem tinha uma experiência ruim recebia um pedido de desculpas e um vale presentes.

Martha Gabriel apresentou as características do profissional do futuro

Quem não gostaria de saber quais as profissões do futuro para começar a investir nelas desde já? Bem, em um mundo em constante mudança, dizer isso com precisão é difícil. Mas já é possível enumerar algumas habilidades que, em tempos de inteligência artificial, as máquinas não conseguem (pelo menos por enquanto) reproduzir.

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“Fomos educados para ficarmos irritados quando a coisa dá errado, mas temos que fazer como um GPS: deu errado? Recalcula a rota.”

Foram essas características que a pensadora digital Martha Gabriel trouxe em sua palestra. Para ela, criatividade, agilidade, velocidade, adaptabilidade e mentalidade digital são habilidades a serem desenvolvidas. “Máquinas ainda não têm emoção, ética e empatia”, completa.

Feira de negócios: um evento à parte

Na feira de eventos, os participantes encontraram negócios inovadores e a possibilidade de muito networking. As empresas não economizaram na criatividade na hora de montar os estandes: a plataforma de gestão de redes sociais mLabs, por exemplo, trouxe uma piscina de bolinhas.

Cada visita a um estande também valia um carimbo no caderninho do evento. Ao reunir 15 deles, o participante ganhava um brinde.

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Carol Vieira ensinou como dar os primeiros passos no Inbound Marketing

Para quem quer dar os primeiros passos no Inbound Marketing, a especialista Carol Vieira, do time de implementação da Resultados Digitais, trouxe alguns conceitos básicos. Ela falou das transformações pelas quais o marketing passou nos últimos anos, começando com uma pergunta: “como elevar o nosso marketing para garantir que ele seja cada vez mais empático?”

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Para Carol Vieira, “o conteúdo continua sendo rei”.

Carol Vieira falou da jornada de compra e enfatizou a importância de investir em um bom conteúdo. “O conteúdo continua sendo rei”, diz. Depois, é preciso promovê-lo para trazer audiência qualificada, converter esse visitante em um Lead, relacionar-se com ele e, é claro, fechar a venda. Mas não pense que acabou: é preciso analisar todo o processo e fazer as melhorias antes de começar tudo de novo.

Dicas práticas de como fazer anúncios para Facebook e Instagram, por Fábio Prado

O fundador e diretor da AdResults, Fábio Prado, deu dicas práticas para quem quer anunciar no Facebook e no Instagram. Ele trouxe insights sobre como contar uma história nos anúncios de forma conectada, promovendo engajamento.

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“O conteúdo precisa dialogar, educar, entreter, informar, inspirar. Por fim, você conseguirá convencer.”

O palestrante falou de plataformas diversas, mas uma dica serve para todas elas: é importante conhecer o público e gerar valor para ele com seus anúncios. “O conteúdo precisa dialogar, educar, entreter, informar, inspirar. Por fim, você conseguirá convencer”, conclui.

Um pouquinho de Floripa no Rio

No lounge RD Summit, procuramos levar um pouquinho de Floripa ao Rio de Janeiro. O espaço instagramável foi inspirado nas praias da Ilha de Santa Catarina, onde a Resultados Digitais nasceu, e era um convite ao RD Summit, que ocorre em Florianópolis em novembro — e que, aliás, já está com inscrições abertas.

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E mais brindes: os participantes que postaram uma imagem no espaço usando as hashtags #RDontheRoad e #DesafioOTR concorreram a um super prêmio no palco do evento — um ingresso para o RD Summit 2019! 😯

Letícia Bahlis mostrou como criar e melhorar uma estratégia de email automatizado

Das definições técnicas iniciais aos testes A/B, passando por dicas de escrita e design, a especialista Leticia Bahlis mostrou como criar e melhorar uma estratégia de email automatizado. O primeiro passo é planejar: a dica é iniciar a conversa com um email de boas-vindas. Para encontrar o problema do usuário e descobrir o que ele precisa, uma ideia é entrevistar os clientes.

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“O assunto influencia a abertura do email, sim. Mas, se eu não conseguir nem chegar na caixa de entrada do Lead, não vai adiantar nada.”

Engana-se quem pensa que fazer bons emails é só pensar no texto e no visual da mensagem. “O assunto influencia a abertura do email, sim, mas se eu não conseguir nem chegar na caixa de entrada do Lead, não vai adiantar nada”, diz. Por isso, lembre de resolver os problemas técnicos para não ir parar na caixa de spam. Se as suas taxas estão boas, vá além, investindo em testes A/B, por exemplo.

Edu Costa falou da importância de usar o social selling no LinkedIn

Mentor, consultor e palestrante, Edu Costa ajuda profissionais e empresários a escalarem seu crescimento e a gerarem mais vendas com o LinkedIn. E foi essas dicas que ele trouxe ao palco do On the Road. Ele começou falando que todos querem vender, mas ninguém sabe direito qual caminho tomar. É preciso se reinventar nesse contexto.

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“LinkedIn não é apenas um currículo online, é possível fechar negócios através das conexões.”

Qual o caminho? “Há algo maior, mais poderoso e imutável: o relacionamento com as pessoas. É preciso humanizar”, diz. Para ele, humanizar não é responder com memes, mas gerar uma experiência única e criar conexões com clientes. E é aí que entra o social selling, o processo de desenvolver relacionamentos como parte do processo de vendas. Para isso, o LinkedIn é um prato cheio: “LinkedIn não é apenas um currículo online, É possível fechar negócios através das conexões”, diz.

André Siqueira conta o que é preciso fazer uma estratégia de conteúdo de impacto

O cofundador da RD, André Siqueira, é um dos principais nomes do Inbound Marketing no Brasil. Em sua palestra, ele trouxe dicas para quem quer fazer uma estratégia de conteúdo de impacto. Primeiro, pergunte-se sobre seus objetivos com a produção de conteúdo: é gerar consciência de marca? Tornar-se referência em seu mercado de atuação? Ou seria promover relacionamento com a sua audiência? Depois, defina os temas, os formatos e os canais de distribuição.

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“Não quero que vocês pensem que é só fazer algo diferente, ou que só o conteúdo sério é efetivo. Tem 50 tons de cinza entre um lado e outro”.

Trouxe exemplos inusitados de conteúdo, como o do liquidificador que tritura até iPhones. Mas advertiu: “não quero que vocês pensem que é só fazer algo diferente, ou que só o conteúdo sério é efetivo. Tem 50 tons de cinza entre um lado e outro”. Para ele, é preciso escolher o que faz sentido para sua empresa, para o seu público.

Os erros a evitar na hora de montar um time de Inside Sales

Em sua estreia no On the Road a diretora de desenvolvimento comercial na Omiexperience contou os erros da empresa ao montar um time de Inside Sales. “As fichas começaram a cair no momento em que fomos impactados pelo turnover”, conta. A empresa notou que muitos colaboradores estavam saindo, mas sem uma proposta de trabalho melhor. Começaram, então, a fazer uma entrevista de desligamento com essas pessoas para descobrir os motivos.

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“Se o profissional tem fit, óbvio que vai se destacar com mais facilidade. Mas isso não garante sucesso. As pessoas entram na empresa porque se identificam, mas ficam nela pelo clima.”

Um dos erros cometidos pela Omie foi a falta de diversidade — o que também inclui pessoas de diferentes gerações. Além disso, ela aponta que é um erro olhar para o fit cultural como sendo a garantia de sucesso. “Se esse profissional tem fit, óbvio que vai se destacar com mais facilidade. Mas isso não garante sucesso. As pessoas entram na empresa porque se identificam, mas ficam nela pelo clima”, diz.

Como entender psicologia é o maior diferencial de um marketing duradouro

Fala-se muito das transformações que a tecnologia trouxe para o marketing. Em sua palestra, Vitor Peçanha, cofundador da Rock Content, procurou fazer o oposto: falar daquilo que não muda. “O marketing sempre será feito para pessoas”, resume. Mas como se faz isso? Ele sugere começar saindo do escritório e conversando com seu público, fazendo pesquisas e testando sua mensagem no mundo real.

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“Contar histórias que despertam emoções é o segredo de um marketing de resultados. Sem emoção, nada acontece.”

Além disso, destacou que uma história bem contada vale muito mais que uma estatística. Para isso, usou o exemplo do iPhone: as pessoas compram pela marca, pois gostam da Apple e acham o celular bonito. Mas muitas vezes não sabem sobre a parte técnica, como os pixels da câmera, a capacidade de armazenamento. “Contar histórias que despertam emoções é o segredo de um marketing de resultados. Sem emoção, nada acontece”, conclui.

Mahara Scholz desvenda a arte de gerar Leads com Landing Pages que convertem

Mahara Scholz, Customer Success Manager da Resultados Digitais, deu uma mãozinha para quem costuma ter bloqueio criativo na hora de criar uma página de conversão. Desde a escolha dos temas, até as cores, texto e Calls-to-Action, as dicas são valiosas. A palestra foi voltada especialmente para quem usa o RD Station Marketing.

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“Quem nunca ficou horas tentando descobrir as cores que combinam em uma Landing Page?”

Para começar, ofereça a solução para um problema já no título. Depois, é preciso fazer um formulário que converte. Na escolha das cores, ferramentas como o Color Wheel Design, da Adobe, ajudam a descobrir o que combina e o que mais chama atenção. Uma imagem ou vídeo que resumam bem a oferta também são importantes, assim como o social proof. A distribuição deve ser feita nos canais em que o seu público-alvo está.

É buzz que você quer, @?

A head de conteúdo da Fiat, Bárbara Bono, trouxe reflexões sobre consumo de conteúdo no século XXI e deu dicas de como ser relevante num mundo em que o bombardeamento de informação é constante.

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“Conteúdo é muito sobre empatia, sobre se colocar no lugar do outro.”

“As marcas precisam descer do pedestal para gerar valor para as pessoas”, diz. Ela trouxe exemplos da própria Fiat, que aproveitou os memes do Uno com escada para fazer um vídeo e gerar engajamento. É o branded entertainment, que permite criar uma experiência e mostrar o que faz sentido para o público.

Dobrando as conversões do seu funil com técnicas avançadas de copywriting

“Tudo o que a gente faz na vida é por dois motivos: medo e desejo”, diz o copywriter Rafael Albertoni, fundador da Sociedade Brasileira de Copywriting. Em sua palestra no On the Road, ele trouxe técnicas para chamar a atenção dos Leads e explorar sentimentos como medo e desejo em seus textos para vender mais.

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Na hora de escrever, Rafael Albertoni sugere dar garantias reais, como o famoso “garantimos seu dinheiro de volta” e incluir cases e depoimentos nas páginas dos produtos.

Para Rafael Albertoni, primeiro as pessoas tomam decisões emocionalmente, depois as justificam de modo racional. Por isso é importante ter conexão com o público, o que pode ser feito por meio de histórias e características comuns com a audiência. Na hora de escrever, dê garantias reais, como o famoso “garantimos seu dinheiro de volta” e inclua cases e depoimentos nas páginas dos produtos.

Márcio Ballas fala de improviso e criatividade

O palhaço, improvisador e apresentador Márcio Ballas contou um pouco da sua história no improviso — já são 20 anos de experiência na área — e falou sobre como é possível criar mesmo em condições adversas. Ele usou o próprio exemplo, de quando trabalhou com crianças doentes em hospitais.

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Para Márcio Ballas, não existe uma só área criativa, como marketing ou publicidade. “Todo mundo é criativo, o ser humano nasce espontâneo e criativo. Mas vamos perdendo isso ao longo da vida deixando a criatividade adormecida”, diz. Ele acredita que nossa capacidade criativa é treinável: quanto mais a exercitamos, mais ficamos criativos. “É como musculação”, compara.

E, para fechar, o happy hour! 🍻

No fim do dia, aquela cervejinha para fechar a quarta-feira de aprendizados. Valeu, Rio! Nossa próxima parada é em Porto Alegre, no dia 22 de maio. Até lá!

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