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RD On The Road SP: os maiores aprendizados que tivemos com as palestras que rolaram na última edição

A turnê 2019 do RD On The Road terminou em São Paulo, com palestras de alto nível e muito networking!

Última parada: São Paulo. 🚌 O RD On The Road chegou na Terra da Garoa para encerrar com chave de ouro as rodadas de palestras que antecedem o tão esperado RD Summit. Mais de 2000 participantes passaram pelo São Paulo Expo para ficar por dentro das novas tendências do Marketing Digital e Vendas no Brasil e no mundo.

Durante as mais de 10 horas de duração do evento, contamos com a participação de 22 expositores, 18 palestrantes, 1 Kombi-estúdio com entrevistas e melhores momentos ao vivo do evento, um happy hour de respeito e muito networking.

Para saber o que rolou durante o evento, com os principais highlights de todas as palestras, continue com a gente neste post! E já vai se preparando, que o RD Summit vem aí! Multiplique toda a experiência que você vai poder acompanhar nos próximos parágrafos por três dias e você estará um pouco mais perto de entender a experiência que o RD Summit pode te proporcionar. Confira mais informações clicando nesse botão aqui embaixo!

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Abertura com Mariana Censi

A abertura do evento contou com a especialista do nosso Events Team, Mariana Censi. Além de contar como seria a programação esperada para o dia, ela lançou uma novidade que você também pode conferir agora: a nossa Pesquisa de Maturidade de Marketing e Vendas do Brasil já está no ar! Para acessar, é só clicar aqui!

Uma passagem sem cerimônias pela vida de Fernanda Gentil

Para começar o dia com muita animação, nossa primeira palestra contou com toda a experiência e vivência da jornalista esportiva e apresentadora Fernanda Gentil. Sua apresentação passou por grandes pontos importantes da sua carreira nos últimos 13 anos e nos presenteou com um grande aprendizado humano.

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Entre os principais pontos destacados por ela, que já viajou para diversos países e conviveu com todo tipo de pessoa, podemos destacar que:

  • Não julgue pessoas por atitudes ou aparências. Essa mensagem pode ser trazida para qualquer situação no nosso dia a dia. Às vezes lidamos com pessoas que apenas estão em um dia ruim, mas que possuem uma história muito maior do que aquela atitude. Use da empatia para tentar compreender o que aquela pessoa está passando.
  • Seja fiel aos seus sentimentos. Fernanda presenteou a todos com uma frase com grande poder de reflexão que resume bem essa sua sugestão: “Se você acreditar em tudo de bem que falarem de você, ficará insuportável. Se acreditar em tudo o que falam de mal, ficará miserável. Acredite em quem você é.”
  • Viva o hoje. Muitos de nós vivem pensando no que faremos no futuro, mas o que estamos fazendo para mudar como nos sentimos hoje?
  • Seja humano. Fernanda diz que sempre que tivermos voz, que a usemos para o bem. Levar humanidade para as pessoas é fácil e é gratificante.

Foram 50 minutos de reflexão que ajudaram todos a olharem para dentro de si e começarem o RD On The Road São Paulo com a vontade de mudar e aprender para serem ainda maiores e melhores.

Vendas sociais: como fechar mais vendas pelo Linkedin com Edu Costa

Edu Costa é professor, palestrante e co-fundador da LinkedYou. Sua apresentação trouxe para todos os participantes do RD On The Road São Paulo conhecimentos importantes de como preparar uma empresa para gerar mais receita através do LinkedIn.

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Uma dica muito importante que Edu passa é que “as pessoas querem comprar de especialistas e não de qualquer um”. Portanto, você precisa criar uma imagem de autoridade para seu negócio e, segundo ele, o LinkedIn pode te ajudar nessa estruturação.

Para a ajudar na modelagem da autoridade da sua empresa, ele trouxe três dicas importantes que compartilhamos abaixo com você:

  1. Defina seu modelo comercial – O que é melhor para você? Geração de Lead ou Account Based Marketing?
  2. Defina o seu perfil de cliente ideal (ICP) – Além da persona, é importante ter em mente o que você espera do seu cliente ideal. Como se caracteriza aquela conversão que vai lhe pagar melhor, te escutar e trazer menos problemas para sua empresa?
  3. Defina seu posicionamento – Depois de identificar qual é o seu cliente ideal e quais são suas dores, estruture a melhor maneira de se colocar no mercado para buscar este cliente. Se você oferece algo que já não é mais novidade no seu segmento, pense em um posicionamento complementar que irá chamar a atenção desse consumidor. O que você faz de diferente de todas as outras do ramo?

Uma introdução ao Inbound Marketing, com Pollyana Bastos

Você sabia que cerca de 90% dos seus potenciais clientes ainda não estão preparados para consumir seu produto? O mundo pode e irá mudar, mas jamais retornaremos à época de pouco acesso à informação. Segundo a nossa palestrante e Customer Succes da Resultados Digitais, Pollyana Bastos, hoje em dia 60% da decisão de compra já foi tomada antes do primeiro contato entre seu cliente e vendedor.

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Com esses dados em mãos, ela explica a importância da estratégia de Inbound Marketing no dia a dia das empresas e dá dicas de como implementá-la. Para garantir que o cliente encontre as informações que precisa sobre seu negócio e comece a considerá-lo no processo de compra, Pollyana passou por todas as etapas do funil de vendas, explicando quais os melhores tipos de conteúdo em cada uma das etapas do funil.

Videomarketing, com Camilo Coutinho

Para o nosso palestrante Camilo Coutinho, idealizador do canal Play de Prata, o vídeo deve tocar a audiência antes de tocar o bolso. Segundo ele, vídeos servem para duas coisas: resolver problemas das pessoas e entregar soluções que elas não estão esperando. E é com essa reflexão em mente que ele trouxe para os participantes várias dicas e hacks de como produzir vídeos que geram resultados.

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Entre os diversos conhecimentos que Camilo compartilhou com a platéia, um deles chamou a atenção de todos e fez com que diversos participantes levantassem os celulares para fotografar a palestra: o ecossistema de uma produção de vídeo. Abaixo você confere um pouco sobre o que o palestrante indica ter em mente antes de iniciar sua produção.

  • Pesquisa. Sobre o que as pessoas estão pesquisando? É muito importante não se guiar pelo achismo e entregar algo relevante para seus clientes, algo que realmente é do interesse deles.
  • Oferta. Saiba muito bem o que está vendendo. As pessoas que visualizarem o seu vídeo sempre perceberão se você não sabe sobre o que está falando ou se está entregando algo que não faz sentido. Tome cuidado com a maneira com que oferece os produtos em seus vídeos também. Não tem problema vender, o problema é soar forçado.
  • Conteúdo. Não tente enrolar as pessoas que irão assistir seu vídeo. Se você quer que elas continuem assistindo seu vídeo até o final, ofereça algo relevante e que prenda a atenção. Nada de enrolar 2 minutos se apresentando no começo do vídeo.
  • Pulverização. O vídeo que você está gravando foi feito para algum canal específico? Em quais plataformas utilizadas pela sua empresa ele pode ser publicado?
  • Mensuração. Fique sempre de olho nas métricas do seu vídeo. Você pode entender, por exemplo, em qual momento seus visualizadores deixam de acompanhar seus vídeos, mudando a estratégia de criação de conteúdo. Pode saber, por exemplo, se assistem seus conteúdos com ou sem som. Quantas pessoas assistiram até o final, e muitas outras métricas valiosas.

Otimizando suas campanhas de Email Marketing, com Renan Fernandes

Os participantes da palestra do nosso especialista em Email Marketing e Automação da Resultados Digitais, Renan Fernandes, saíram com valiosas dicas para verem os números de abertura e cliques dos seus emails marketing crescerem. Durante seus 40 minutos de apresentação, Renan passou por todos os principais tópicos, desde como montar um bom planejamento, até como mensurar os dados e usá-los para melhorar suas estratégias.

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Compartilhamos com você, abaixo, algumas dicas valiosas apresentadas por ele:

  • Entreviste seus principais clientes e entenda o que é importante para eles. Desta maneira você vai saber como conduzir melhor seu e-mail. Ele ainda compartilhou com todos um roteiro de como realizar essa entrevista;
  • Atente-se à estruturação do seu e-mail. Garanta que suas imagens juntas não ultrapassem 500kb e que nenhuma ultrapasse 100kb individualmente. É importante que a resolução delas seja menor que 300x300px;
  • Aposte em e-mails com texto puro. Observamos um aumento de 34% na taxa de conversão desses emails. Utilize a fonte Arial, no tamanho 12, para gerar resultados ainda melhores e tente utilizar de 110 a 180 palavras.

Hacks para transformar métricas de vaidade em oportunidades reais, com Carol Lima

A Carol Lima, coordenadora de Redes Sociais aqui na Resultados Digitais, trouxe uma grande reflexão para todos os participantes. Em uma época em que só se fala sobre o fim do alcance orgânico e como é importante investir em redes sociais, a Carol mostrou que ainda é possível – e importante – trabalhar seu conteúdo sem gastar dinheiro, afinal, 54% dos consumidores não acreditam em Social Ads.

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Nas redes sociais, suas marcas concorrem não só com outras marcas, mas também com os memes. Então é muito importante estar atento ao real time, aos assuntos do momento e aproveitar-se deles quando fizer sentido com o seu negócio.

Segundo a Carol, é muito importante criar um vínculo e a aproximação com seus clientes, portanto você deve aprender a falar a mesma língua que ele, além de respondê-lo sempre que possível. Oferecer um produto / serviço durante uma resposta a uma dúvida, pode gerar ainda mais conversões para sua empresa.

Plays de ABM que geraram vendas enterprise, com Luiz Piovesana

Para compartilhar um pouco mais de conhecimento sobre Account-Based Marketing (ABM), chamamos ao palco o head de Marketing da Sensedia, Luiz Piovesana. Sua apresentação contou um pouco sobre quando ABM é a melhor escolha para a sua empresa e também trouxe 5 plays de sucesso em que atuou participativamente.

Caso não esteja familiarizado com o conceito, Luiz explica que “plays são campanhas orquestradas para alcançar objetivos específicos. São compostas por algumas etapas que visam criar touchpoints valiosos com as personas de contas alvo, através de diversos canais a partir de fatores variados”.

Após dar uma breve explicação do que é uma estratégia de ABM, o head de marketing da Sensedia compartilhou conosco alguns passos para realizar o setup:

  • Defina personas e ICP (ideal customer profile). Você deve buscar dados públicos para criar essas informações. Nunca trabalhe com achismos.
  • Selecione as contas e as divida em tiers, de acordo com o potencial que a empresa tem para você.
  • Mapeie os contatos nas contas e obtenha mais informações sobre eles. Você pode utilizar ferramentas como “find that lead”, Linkedin, Lusha, etc;
  • Levante dados e insights sobre as contas e personas;
  • Construa o conteúdo e canais para plays. De fato, você conhece sua persona?

Todo o conhecimento de anos de experiência em Marketing Digital, com Romeo Busarello

Romeo Busarello, um dos grandes especialistas em Marketing Digital do Brasil, conduziu nossos participantes do RD On The Road por uma jornada sobre a evolução do marketing ao longo dos anos em que tem atuado no mercado. Para ele, os últimos 6 anos representaram uma renovação na maneira como os profissionais atuam.

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Algumas profissões surgiram, outras desapareceram e muitos empreendedores ainda se recusam a aceitar essa mudança. Grandes empresas tiveram que trocar seus CEOs por simplesmente não se adequarem à nova forma de atuação.

Enquanto antes contávamos com o achismo do alto escalão como fator de decisão, hoje em dia temos já conseguimos ter dados para guiar todas as escolhas, tornando-se desnecessária a opinião de diversas pessoas no desenvolvimento de uma campanha de marketing, por exemplo. Com os dados de seus consumidores, fica muito mais fácil tornar-se assertivo e saber o que realmente é necessário e funciona.

Para acompanhar a evolução do mercado, ele deixa algumas dicas para o pessoal aqui do São Paulo Expo:

  1. Estude sempre. Prefira cursos rápidos e frequentes à duradouros e contínuos.
  2. Saiba se relacionar. Chamado carinhosamente por ele de Hora Bar, o relacionamento é muito importante. Conheça pessoas, lide bem com elas. Todo mundo é um possível contato importante no futuro.
  3. Tenha paixão pelo que faz. Apesar de auto-explicativa, essa afirmação é muito importante para que você nunca desista de querer sempre aprender e crescer mais.
  4. Tenha uma alma digital. Você provavelmente já ouviu falar que o futuro é digital. A questão é que não se trata mais do futuro, mas sim o presente.
  5. Mudança se faz com mudança. A evolução só acontecerá se você se permitir evoluir. Não esteja fechado à novas maneiras de atuação. O consumidor muda, consequentemente o mercado o faz junto.

O que é preciso saber para gerenciar uma estratégia de conteúdo com André Siqueira

Para compartilhar um pouco de todo o conhecimento que possui na área de produção de conteúdo, o co-fundador da Resultados Digitais André Siqueira subiu ao palco e deu uma aula que provavelmente os presentes jamais esquecerão.

André contou como o mercado de conteúdo está amadurecendo e as empresas já estão deixando de lado aquela famosa “receita de bolo” para começarem a criar estratégias personalizadas para a suas empresa.

Durante seus 40 minutos de apresentação, ele explicou como o conceito 6W2H pode melhorar os resultados dos seus conteúdos, passando detalhadamente por cada pergunta. Este conceito parte do princípio de que você deve sempre se fazer as seguintes perguntas antes de começar a estruturar sua estratégia de conteúdo:

  • What? (O quê?)
  • Where? (Onde?)
  • Who? (Quem?)
  • Why? (Por quê?)
  • When? (Quando?)
  • Wins? (Ganhos?)
  • How? (Como?)
  • How much? (Quanto?)

A ciência das vendas, com Renata Centurión

Renata Centurión é sócia e diretora Latam da empresa Winning by Design, e subiu no palco do RD On The Road SP para compartilhar seus conhecimentos sobre vendas com nossos participantes. Durante sua palestra, deu dicas importantes para gestores e vendedores que desejam ter mais resultados com menos esforço.

Para ela, um bom profissional de vendas deve ter um compreendimento completo da empresa em que atua e do cliente para quem deseja vender, sabendo informar ao prospect como seu produto ou serviço pode sanar suas dores e problemas.

Para que isso aconteça de forma orgânica, Renata reforça que os vendedores devem estar sempre motivados (cabe ao líder enxergar a melhor maneira de fazê-lo) e treinar constantemente através do role-play, a técnica de simular um atendimento com algum parceiro ou superior.

Desta maneira, eles estarão mais bem preparados para lidar com qualquer situação adversa ao longo das conversas e negociações, criando oportunidades onde antes não enxergariam.

Como criar Landing Pages que convertem melhor no RD Station, com Mahara Scholz

Quem tem Leads, tem tudo! E não tem jeito melhor de obtê-los dentro de uma estratégia de Inbound Marketing do que através de uma Landing Page. Apesar de ser muito fácil montar uma com o RD Station Marketing, não é só pedir as informações que o usuário irá compartilhar com você. E foi na palestra da Customer Success aqui na Resultados Digitais, Mahara Scholz, que os presentes puderam aprender algumas dicas valiosas de como melhorar o desempenho de uma Landing Page.

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Segundo ela, você deve estar sempre atento a três pontos principais nas suas Landing Pages: Oferta, Design e Promoção.

  • Oferta: pense em qual é o seu principal objetivo com a criação da Landing Page. Faça-se as seguintes perguntas: “O que você busca?”, “O que você entrega?” e “Como vai usar essa informação?”;
  • Design: uma Landing Page que converte conta sempre com um título atrativo, uma imagem ou um vídeo capaz de ilustrar sua oferta, um formulário objetivo, um Call To Action matador e uma área com os benefícios e mais detalhes sobre sua oferta;
  • Promoção: para chegar até seu público, você tem que responder as seguintes perguntas: “Como seu público consome conteúdo?”, “Quando seu público acessa os conteúdos?”, “Existe algum acontecimento recente que possa ser usado?”

Como entender psicologia é o maior diferencial de um marketing duradouro, com Vitor Peçanha

Para o nosso palestrante Vitor Peçanha, CMO da Rock Content, a psicologia é parte fundamental de uma estratégia de marketing. Segundo Vitor, “quem não entende de pessoas, não entende de marketing”.

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Sua apresentação contou com três pontos importantes sobre as reações das pessoas à publicidade que, quando levadas em conta durante sua etapa de planejamento, podem fazer a diferença entre o fracasso e sucesso. Abaixo apresentamos um pequeno resumo desses tópicos levantados por ele:

  1. As pessoas criam significado  Muito cuidado com as decisões que toma em suas campanhas mais ousadas.Você só precisa de um cliente para gerar uma crise, portanto sempre faça uma pesquisa com seu público sobre o entendimento da mensagem que você quer passar. Se vai fazer uma campanha para mulheres, converse com mulheres, por exemplo. O achismo é um grande inimigo do marqueteiro e, segundo Peçanha, “ o bom profissional de marketing possui mais perguntas do que respostas”;
  2. Você está constantemente lidando com a (falta) de atenção das pessoas – A atenção do ser humano faz parte do sistema cognitivo, é limitada e seletiva. Vitor nos contou que existe um efeito chamado Banner Blindness, a definição do ato da pessoa ignorar completamente seus anúncios. Portanto, busque ser muito mais do que apenas um anúncio no canto da página. Tente fazer parte da solução buscada pelo seu cliente: crie conteúdos, vídeos, materiais educativos.
  3. Somos atraídos por boas histórias  Seja envolvente. Crie conteúdos que emocionem, que conectem as pessoas à sua marca. Contar histórias que despertam emoções é o segredo de um marketing de resultados.

Desenhando a máquina de crescimento para vender e entregar sucesso, com Eric Santos

Para encerrar o último dia de RD On The Road 2019 com chave de ouro, trouxemos ao palco o CEO da Resultados Digitais, Eric Santos, para compartilhar um pouco dos conhecimentos que tornaram a RD o que é hoje em dia. Além de agradecer a presença de todos os participantes desta que foi a maior edição do RD On The Road até hoje, Eric também trouxe dicas e estratégias para tornar sustentável o crescimento de scale-ups.

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Para Eric, scale-ups precisam se tornar máquinas de crescimento que são previsíveis, escaláveis e lucrativas. Uma dica importante dada pelo CEO da Resultados Digitais foi sobre como a economia de recorrência vem ganhando espaço no mercado. Segundo ele, é preciso repensar o modelo de negócio da sua empresa para aumentar o tempo de vida do cliente.

Junto com várias dicas e estratégias que ele utiliza aqui na Resultados Digitais, Eric apresentou o manual do scale-up, com 5 pontos de atenção para quem quer desenvolver seus negócios:

  1. Modelos e Métricas – Tenha uma visão da jornada do seu cliente durante todo o processo de compra;
  2. Processos – Suas áreas devem ter processos bem delimitados e que conversam entre si;
  3. Recursos – Entenda as ferramentas e plataformas utilizadas pelo seu Lead e utilize as que achar necessário para movê-los um passo a frente;
  4. Software e Tecnologia – Soluções integradas e que conversem entre si agilizarão processos e facilitarão a troca de informação entre equipes;
  5. Pessoas – Nutra sua empresa com uma estrutura de recrutamento, treinamento e gestão de coaching.

Agora é RD Summit!

A turnê 2019 do RD on the Road chegou ao fim! Foram cerca de 6 mil participantes em quatro cidades brasileiras: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo. Tivemos o desafio de diminuir o número de praças e, mesmo assim, aumentar o público impactado pelo evento. E deu super certo!

Agora, todos os caminhos levam a Florianópolis, a nossa casa, em novembro! O RD Summit 2019 é o maior evento de Marketing e Vendas da América Latina e já está com os ingressos à venda. Serão 3 dias de networking intenso, com palestras com os nomes mais importantes dos mercados nacional e internacional. Para garantir o seu lugar e saber mais, basta clicar no banner abaixo!

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