Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2023, com insights, ferramentas e materiais

Instagram, TikTok, WhatsApp... Qual está na frente? Veja a lista completa e entenda quais são mais relevantes para sua estratégia digital!

Bruna Dourado
Bruna Dourado16 de março de 2023
Curso de Instagram e TikTok gratuito

As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2023 são:

  1. WhatsApp (169 mi)
  2. YouTube (142 mi)
  3. Instagram (113 mi)
  4. Facebook (109 mi)
  5. TikTok (82 mi)
  6. LinkedIn (63 mi)
  7. Messenger (62 mi)
  8. Kwai (48 mi)
  9. Pinterest (28 mi)
  10. Twitter (24 mi)

Desde 2020, estamos testemunhando significativas mudanças nos hábitos digitais das pessoas em todo o mundo. Durante e após a pandemia de Covid-19, o consumo de informações nos mais variados formatos dentro das mídias sociais aumentou significativamente — e permaneceu alto. Isso acabou gerando algumas novidades na lista das 10 redes sociais mais usadas no Brasil.

O número mais recente, do fim de 2022, indica que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 46 minutos por dia conectados às redes sociais. Nesse quesito, perdemos apenas dos nigerianos, que passam quase 1 hora a mais que nós de olho no celular.

Falando de aplicativos, temos consolidações no cenário, como a adoção generalizada do TikTok, que conquistou de vez celebridades, jovens e marcas no país. E, pela primeira vez na nossa lista, surge um app que ainda está fora do radar de muita gente: o Kwai.

Em que posição você acha que ele ficou nos 10 mais? E quem será o líder do ranking? Os números que apresentamos abaixo são retirados do relatório de fevereiro de 2023 produzido em parceria por We Are Social e Meltwater. Muitas redes sociais, porém, divulgam números oficiais diferentes, enquanto outras fazem segredo. Assim, combinamos as informações mais confiáveis para chegar ao ranking definitivo.

Confira então, neste post, as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2023! E se você chegou aqui querendo aprender mais sobre o uso profissional das redes, inscreva-se gratuitamente na RD University. Basta deixar seu email abaixo para ter acesso a cursos gratuitos de diversas disciplinas do Marketing Digital, incluindo mídias sociais. Vamos lá?

>> Leia também: Threads do Instagram: o que é, como instalar e (ainda não sabemos) como usar para Marketing Digital e Vendas

As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2023

No Marketing Digital, redes sociais são canais importantes para atingir seu público-alvo. E, para identificar em quais sua audiência está e fazer bom uso delas, é interessante conhecer as mais populares, que têm maior número de usuários.

A lista com as 10 redes sociais mais usadas no Brasil, que atualizamos todos os anos, costuma gerar polêmica sobre o que pode ser incluído. Usamos a definição a seguir, da nossa Página Épica de Redes Sociais

Redes sociais são estruturas formadas dentro ou fora da internet, por pessoas e organizações que se conectam a partir de interesses ou valores comuns. Muitos confundem com mídias sociais, porém as mídias são apenas mais uma forma de criar redes sociais, inclusive na internet.

Você sabia que mais de 85% das empresas atuam em Redes Sociais? Descubra mais dados como este no Panorama de Marketing da RD Station!

Sem mais delongas, vamos à lista que você entrou aqui para ler:

1. WhatsApp

WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros: praticamente todas as pessoas que têm um smartphone também o têm instalado. Por aqui, aliás, o aplicativo ganhou até o “carinhoso” apelido de zapzap. 

Pela base de cálculos usadas pela We Are Social e Meltwater, ele passou a ser, também, a rede social mais usada do Brasil como um todo em 2023. A pesquisa aponta que 93,4% dos usuários de internet brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, o que equivale a 169 milhões de usuários.

Statista, por sua vez, aponta que o número é de 147 milhões de usuários, enquanto a Forbes cita um número parecido com a fonte principal de post: 165 milhões. Seja qual for o dado, ele coloca o WhatsApp no primeiro lugar da lista das redes sociais mais usadas no Brasil.

Para muitos brasileiros, vale lembrar, o WhatsApp é literalmente “a internet”. Algumas operadoras permitem o uso ilimitado do aplicativo, sem debitar do consumo do pacote de dados. Por isso, muita gente se informa através dele.

E muitos negócios vivem também do app verdinho! Você certamente já conversou com uma empresa pelo Whats, não é mesmo? E provavelmente também já falou com um chatbot programado para trazer um atendimento personalizado.

Cada vez mais as empresas estão se posicionando no WhatsApp, justamente por sua popularidade entre os brasileiros. A Meta, dona do app, diz que 5 milhões de PMEs já têm contas ativas no WhatsApp Business.

Ele também pode ser muito útil para você! Confira abaixo duas ferramentas gratuitas muito simples de instalar e usar para conectar o seu negócio ao WhatsApp, além de um vídeo com especialistas falando sobre a nova tendência: o Marketing Conversacional.

Gere links para WhatsApp em instantes (e de graça!)

Com o Gerador de Link de WhatsApp, você cria seu link para inseri-lo em redes sociais ou demais canais e personaliza as mensagens. Tudo grátis, claro! ????

2. YouTube

Em edições recentes do nosso ranking, o YouTube chegou a ser a rede social mais utilizada no Brasil. Porém, houve uma mudança de metodologia da própria plataforma de streaming: ela conta apenas usuários entre 18 e 65 anos que podem ser impactados por ads. Assim, chega a 142 milhões de brasileiros vendo (e postando) vídeos todos os meses, ficando em segundo lugar no ranking.

Só que se contar a criançada (e os vovôs) vendo Galinha Pintadinha é capaz de dar mais que isso, já que o canal costuma estar no top 50 mundial de views – o total chega a 25,2 bilhões

Outro canal brasileiro que se destaca é o do produtor musical KondZilla, que é o 18º do mundo em assinantes (65,6 milhões) e o 37º em visualizações de vídeos (36 bilhões).

O YouTube é a principal rede social exclusivamente de vídeos online da atualidade, com mais de 2,51 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente. 

Recentemente, reforçando seu lado rede social, o YouTube melhorou seu sistema de hashtags. E como o formato do vídeo para distribuição de conteúdo está cada vez mais consolidado, vale investir na rede social como forma de distribuir esse conteúdo.

Confira como dar um up no seu canal com os posts abaixo:

3. Instagram

Instagram foi uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso por meio do celular. E, embora hoje seja possível visualizar publicações no desktop, seu formato continua sendo voltado para dispositivos móveis. 

De acordo com o report da We Are Social e da Meltwater, o Insta se consolidou como a 3ª rede social mais usada no Brasil em 2023, com 113,5 milhões de usuários.

O Instagram já mudou bastante desde 2012, quando foi comprado pelo Facebook – que pagou 1 bilhão de dólares pela transação na época! Hoje é possível postar fotos com proporções diferentes, além de outros formatos, como vídeos, storiese mais. Antes era só um filtrozinho e olhe lá.

Os Stories, aliás, são os principais pontos de inovação do aplicativo. Já são diversos formatos de post por ali, como perguntas, enquetes, vídeos em sequência e o uso de GIFs. Temos também as lives como um formato consolidado no Insta.

RD Station

Marketing Digital na prática e sem enrolação

Mais de 200 mil pessoas já se desenvolveram com os cursos da RD University.

  • Sua inscrição é gratuita
  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

Além disso, o Instagram tem uma funcionalidade nos stories para os “amigos próximos”, chamada close friends. Nela, você consegue criar estratégias para promover o seu produto ou serviço, como compartilhar promoções, stories e lançamentos somente para as pessoas que desejar.

Em 2018, foi lançado o IGTV. E em 2019 o Instagram Reels, “inspirado” no TikTok: o usuário pode produzir vídeos adicionando música ou áudios retirados de outro clipezinho. Há ainda efeitos de corte, legendas e sobreposição para transições mais limpas. Vale ressaltar que esta é a funcionalidade que mais interessa para o Instagram, que foca cada vez mais em vídeos.

Ter uma conta no Insta é uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual e humanizar a marca mostrando os bastidores, por exemplo. Não esqueça de caprichar na sua bio, deixando claro qual é o seu negócio. 

Cada vez mais, aliás, o Instagram está focando em proporcionar compras e vendas dentro da própria plataforma. Para entender como usá-lo melhor, acesse os materiais abaixo, além de um GIF mostrando como fica o link na bio usando o RD Station Marketing:

4. Facebook

Facebook estava no primeiro lugar no ranking das redes sociais mais usadas no Brasil em 2020 e o manteve em 2021, mas perdeu o topo entrando em 2022. Será que o Mark Zuckerberg ficou triste?

Vale lembrar, porém, que a empresa da qual ele é o carro-chefe, a Meta, é dona de outras três redes sociais que estão no top 10 (Whats, Insta e Messenger). E segue sendo a mais utilizada pela população mundial: com mais de 2,95 bilhões de contas ativas – sendo 109 milhões delas brasileiras.

A Meta também mudou a base de cálculo para “contas que podem ser impactadas por anúncios”, então o número caiu. Mesmo assim, mantivemos o quarto lugar entre os países, atrás somente de Índia, Estados Unidos e Indonésia. Afinal, quem é que não viu uma live no Facebook nos últimos anos, né não?

O Facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne muitas funcionalidades no mesmo lugar. Serve tanto para gerar negócios quanto para conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, dentre outros. 

É por isso que, para empresas que investem em Inbound Marketing, é praticamente impossível não estar no Facebook. Vale lembrar que sempre é possível fazer o agendamento de posts, facilitando seu trabalho.

Você sabia que pode fazer anúncios no Facebook diretamente pelo RD Station Marketing? É muito simples, conta com API oficial da Meta e ainda pode otimizar o seu orçamento de mídia paga, direcionando seus ads para quem realmente interessa.

Clique no link abaixo para saber como fazer uma gestão de rede sociais mais inteligente e lucrativa:

5. TikTok

A nova queridinha da internet segue firme e crescendo na nossa listinha, mantendo-se no top 5! O  TikTok é hoje uma das redes sociais mais usadas no Brasil por adolescentes, celebridades, humoristas – profissionais ou não – e empresas. Em 2023, tem sido o refúgio para muita gente relaxar, dar algumas risadas, se emocionar e, claro, dançar.

Depois de alguns anos escondendo o número oficial de usuários no Brasil e no mundo, o TikTok agora divulga relatórios para anunciantes. Eles mostram que são mais de 82 milhões de usuários brasileiros com mais de 18 anos, portanto com potencial de serem impactados por anúncios. 

Ou seja, não estão contabilizados aí milhões de adolescentes que usam o aplicativo. Então segue uma parte do mistério, ainda. Em todo o mundo, o app da ByteDance teria rompido a barreira de 1 bilhão de usuários em 2023.

E aí, vai ficar de fora? Inscreva-se no curso gratuito da RD University que mostra como usar o TikTok (e o Instagram) profissionalmente, fortalecendo sua marca pessoal. É só clicar no banner abaixo para se saber tudo e começar a aprender com as aulas em vídeo!

???? Dica da RD: aproveite para fazer o curso gratuito de Instagram e TikTok da RD University para entender melhor o funcionamento dessas redes sociais.

6. LinkedIn

A maior rede social voltada para profissionais tem se tornado cada vez mais parecida com outros sites do mesmo tipo, com vídeos, fotos e transmissões ao vivo. A diferença é que o foco são contatos profissionais, ou seja: no lugar de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias. 

Outro grande diferencial são as comunidades, que reúnem interessados em algum tema, profissão ou mercado específicos.

É usado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo. Nos últimos anos, a crise gerada pela pandemia acabou levando muita gente a entrar no LinkedIn para procurar emprego. 

A rede social, dessa forma, cresceu e passou a ser a 6ª mais usada no Brasil, com 63 milhões de usuários ativos.

O crescimento entre 2020 e 2023, aliás, foi bem significativo: pouco mais de 25%, mostrando que os profissionais brasileiros estão cada vez mais interessados na rede social. No mundo, já são mais de 900 milhões de pessoas cadastradas na plataforma!

Você sabia que pode agendar seus posts de LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter simultaneamente com o RD Station Marketing? A ferramenta ainda traz análises completas de cada canal! Faça um teste gratuito e entenda como deixar a sua gestão de redes sociais muito mais eficiente e gerando mais vendas.

7. Facebook Messenger

Messenger é a ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook. Foi incorporada ao Facebook em 2011 e separada da plataforma em 2016. Com a “separação”, o download do aplicativo Messenger tornou-se obrigatório para usuários da rede social via smartphones, tornando impossível por um tempo responder mensagens pelo aplicativo do Facebook. Isso fez com que milhões de pessoas o baixassem.

Além de um app de mensagens, o Messenger também tem uma função Stories exclusiva. Para empresas, possui alguns recursos interessantes, como bots e respostas inteligentes. Justamente por sua integração total com o Facebook, estima-se que o Messenger tenha muitas dezenas de milhões de usuários no Brasil. A empresa, porém, não divulga os números oficiais.

O relatório Digital Brazil 2023, por sua vez, aponta que o alcance estimado para anúncios dentro do Facebook Messenger é de 62 milhões de usuários. Esse número, portanto, seria o total de brasileiros que usam a plataforma.

No vídeo abaixo, você vê como usar a plataforma da TALLOS, que integra todos os canais de atendimento via Marketing Conversacional (incluindo o Messenger e o WhatsApp) em um só lugar:

8. Kwai

Kwai é a grande novidade da lista das redes sociais mais usadas no Brasil em 2023. Ele já aparecia na nossa lista mundial (ao final do post) com o seu nome chinês, Kuaishou, mas agora temos dados oficiais da própria empresa.

Já são 48 milhões de usuários do aplicativo no Brasil, um crescimento significativo desde a sua chegada em 2019. É muita gente! O Kwai costuma furar a bolha das outras redes sociais com novelas criadas por seus usuários e vídeos curtos gravados diretamente na plataforma.

No entanto, o Kwai vem fazendo investimentos em conteúdos exclusivos, como uma série com os jogadores brasileiros na Copa do Mundo de 2022, e parcerias de live streaming, como de notícias em tempo real com a CNN.

Um dos diferenciais da plataforma é a remuneração aos seus criadores de conteúdo, que é distribuído de forma mais democrática. O algoritmo também atua para amplificar mesmo quem não tem muitos seguidores, desde que entregue entretenimento.

O mercado está cada vez mais de olho no Kwai, que já conta com uma plataforma para anunciantes.

9. Pinterest

Pinterest é uma rede social de fotos que traz o conceito de “mural de referências”. Lá você cria pastas para guardar suas inspirações e também pode fazer upload de imagens assim como colocar links para URLs externas. 

Os temas mais populares são: moda, maquiagem, casamento, gastronomia, arquitetura, faça você mesmo, gadgets, viagens e design. Seu público é majoritariamente feminino em todo o mundo.

Em sua empresa, você não precisa criar pastas somente com conteúdo próprio. Selecione imagens que tenham a alma da sua marca, ajudem na construção dela e possam ser uma porta de entrada para o usuário chegar até você. É possível também criar pins patrocinados que aparecem com mais relevância no feed dos usuários.

A rede social afirma que triplicou a base de usuários no Brasil nos últimos, chegando a um total de 46 milhões em 2021. Porém, de acordo com o estudo que estamos usando como referência, porém, o total de brasileiros conectados seria de 28 milhões. De qualquer forma, é o suficiente para que o Pinterest fique no 9º lugar entre as redes sociais mais usadas no Brasil.

Nos últimos anos, muita gente procurou o Pinterest em busca de ideias para dar uma reformada na casa. Se você não foi infernizado por uma obra na vizinhança na quarentena, é porque estava fazendo uma.

Leia mais sobre o site no nosso post especial e veja, também, YouTube Shorts com uma reflexão bacana sobre quais espaços a sua marca precisa ocupar:

10. Twitter

Twitter atingiu seu auge em meados de 2009 e de lá para cá enfrentou um declínio de usuários, mas isso não quer dizer que todos os públicos pararam de usar a rede social. 

Desde 2020, aliás, a rede social está crescendo, com as pessoas buscando atualizações mais ágeis de notícias, o que a torna muito relevante jornalisticamente. São mais de 556 milhões de usuários no mundo todo.

Porém, se considerarmos apenas os usuários ativos, no começo de 2022 temos 24 milhões de tuiteiros brasileiros, mas não temos certeza se os robôs entram nessa conta. 

Hoje, a rede social é usada principalmente como segunda tela em que os usuários comentam e debatem o que estão assistindo na TV, postando comentários sobre noticiários, reality shows, jogos de futebol e outros programas.

Até por isso, o Twitter pode ser fonte de Leads e vendas para o seu negócio. Ele pode ser muito bem utilizado para humanizar a sua marca e se relacionar com seus fãs, inserindo-se de forma natural em boas conversas e gerando insights.

RD Station

Faça postagens em suas redes sociais com a mesma ferramenta que você cria ações de Inbound Marketing. Teste o RD Station Marketing grátis e tenha melhores resultados!

Com uma só ferramenta você publica ou agenda postagens nas redes sociais, cria Landing Pages, envia emails e gera mais oportunidades de venda com Marketing Digital. O melhor? Tem teste grátis liberado para você começar a usar!

  • Ao preencher o formulário, concordo * em receber comunicações de acordo com meus interesses.
  • Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade.

* Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer tempo.

BÔNUS: As redes sociais mais usadas no mundo em 2023

Para não ficarmos apenas no Brasil, veja a seguir a lista com as 16 redes sociais mais usadas no mundo. Os números foram tirados, também, do relatório elaborado por We Are Social e Meltwater.

Se por acaso você olhar alguns nomes aí embaixo e não reconhecê-los, provavelmente é porque se tratam de redes sociais muito populares em países como China, Índia e Rússia. São locais com populações enormes, portanto com forte peso no cenário global da internet.

Veja a lista a completa:

Rede socialUsuários ativos
1. Facebook2,96 bilhões
2. YouTube2,51 bilhões
3. WhatsApp2 bilhões
4. Instagram2 bilhões
5.  WeChat1,31 bilhão
6. TikTok1,05 bilhão
7. FB Messenger931 milhões
8. LinkedIn 900 milhões
9. Douyin715 milhões
10. Telegram700 milhões
11. Snapchat635 milhões
12. Kuaishou (Kwai)626 milhões
13. Sina Weibo584 milhões
14. QQ574 milhões
15. Twitter 556 milhões
16. Pinterest445 milhões

Faça o curso de Gestão de Redes Sociais da RD University

Em quais redes sociais mais usadas do Brasil de 2023 a sua empresa está presente? É importante definir estrategicamente em quais delas você deve estar. Além disso, é preciso atuar de forma eficiente, sempre de olho nos dados.

Pensando nisso, a RD University criou o curso Gestão de Redes Sociais: Aprenda na prática como construir uma estratégia. Com aulas em vídeo ministradas por profissionais de Social Media da RD Station, ele traz as melhores estratégias de Instagram, Facebook, TikTok e muito mais, com direito a certificado de conclusão!

Clique no banner abaixo para saber tudo o que você vai aprender, começar o curso agora mesmo e dar um up na sua carreira e nas redes sociais que você cuida.

Post originalmente publicado em 2019 e atualizado mais recentemente em março de 2023.

Bruna Dourado

Bruna Dourado

Quem escreveu este post

Produtora de Conteúdo na RD Station. Formada em Publicidade e Propaganda, com Pós-Graduação em Marketing e Growth e mais de 7 anos de experiência no Marketing Digital, em empresas de tecnologia, inovação e marketing.

Veja também

Marketing
Como escrever melhor: 7 dicas do livro Everybody Writes, de Ann Handley ✏️
Marketing
Tudo sobre a análise SWOT: o que é, como fazer e template para baixar
Marketing
Qual o melhor sistema de comentários para usar em um blog?