Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2021, com insights e materiais gratuitos

O Facebook continua reinando absoluto no primeiro lugar, e ainda é dono de mais 3 das redes socias mais usadas no Brasil. Veja a lista completa e entenda quais são mais relevantes para sua estratégia digital!


As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2021 são:

1. Facebook (130 mi)

2. YouTube (127 mi)

3. WhatsApp (120 mi)

4. Instagram (110 mi)

5. Facebook Messenger (77 mi)

6. LinkedIn (51 mi)

7. Pinterest (46 mi)

8. Twitter (17 mi)

9. TikTok (16 mi)

10. Snapchat (8,8 mi)


Os anos de 2020 e 2021 provocaram significativas mudanças nos hábitos digitais das pessoas em todo o mundo. Com a pandemia de Covid-19, o consumo de informações – nos mais variados formatos – dentro das mídias sociais aumentou significativamente. Isso acabou gerando algumas mudanças, como, por exemplo, reposicionamentos na lista das 10 redes sociais mais usadas no Brasil.

O número mais recente – do começo de 2021 – indica que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 42 minutos por dia conectados às redes sociais. Nesse quesito, perdemos apenas dos filipinos e dos colombianos, mas por poucos minutos. A tendência é que, no decorrer do ano, esse tempo tenha sido ainda maior. Tivemos novidades no cenário, como a consolidação do TikTok, que conquistou de vez celebridades e jovens no país.

Em que posição você acha que ele ficou nos 10 mais? E quem será o líder do ranking? Os números que apresentamos abaixo são retirados do relatório de julho de 2021 produzido em parceria por We Are Social e Hootsuite. Muitas redes sociais, porém, não curtem divulgar dados oficiais. Por isso, procuramos também reportagens publicadas recentemente, que pudessem trazer números mais próximos da realidade.

Confira então, a seguir, as 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2021!

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>> Leia também: Anúncios em redes sociais: o guia para começar a anunciar em 2021

As 10 redes sociais mais usadas no Brasil em 2020

No Marketing Digital, redes sociais são canais importantes para atingir seu público-alvo. E, para identificar em quais sua audiência está e fazer bom uso delas, é interessante conhecer as mais populares, que têm maior número de usuários. A lista com as 10 redes sociais mais usadas no Brasil, que atualizamos todos os anos, costuma gerar polêmica sobre o que pode ser incluído. Usamos a definição a seguir, da nossa Página Épica de Redes Sociais:

Redes sociais são estruturas formadas dentro ou fora da internet, por pessoas e organizações que se conectam a partir de interesses ou valores comuns. Muitos confundem com mídias sociais, porém as mídias são apenas mais uma forma de criar redes sociais, inclusive na internet.

Sem mais delongas, vamos à lista que você entrou aqui para ler:

1. Facebook

O Facebook retomou o primeiro lugar no Brasil em 2020 e o manteve em 2021. O feito fica ainda mais expressivo quando consideramos que ele é dono de outras três redes sociais que estão no top 5 (Whats, Insta e Messenger). E, claro, segue sendo a mais utilizada pela população mundial: com mais de 2,85 bilhões de contas ativas – sendo 130 milhões delas brasileiras.

O curioso é que o número brasileiro ficou estável nos últimos dois relatórios, apesar do Facebook ter somado mais de meio bilhão no total global. Além disso, caímos para o quarto lugar entre os países, atrás somente de Índia, Estados Unidos e Indonésia – o número de americanos subiu mais de 5%, mostrando a força do Face. E no Brasil, quem é que não viu uma live no Facebook durante a pandemia, né não?

O Facebook é uma rede social versátil e abrangente, que reúne muitas funcionalidades no mesmo lugar. Serve tanto para gerar negócios quanto para conhecer pessoas, relacionar-se com amigos e família, informar-se, dentre outros. É por isso que, para empresas que investem em Inbound Marketing, é praticamente impossível não estar no Facebook. Vale lembrar que sempre é possível fazer o agendamento de posts, facilitando seu trabalho.

Veja alguns materiais gratuitos para saber mais sobre como utilizar o Facebook em sua estratégia:

2. YouTube

Em edições recentes do nosso ranking, o YouTube havia passado o Facebook e se tornado a rede social mais utilizada no Brasil. Porém, houve uma mudança de metodologia da própria plataforma de streaming: ela conta apenas usuários entre 18 e 65 anos que podem ser impactados por ads. Assim, chega a 127 milhões de brasileiros vendo (e postando) vídeos todos os meses, ficando em segundo lugar no ranking.

Só que se contar a criançada (e os vovôs) vendo Galinha Pintadinha é capaz de dar mais que isso, já que o canal está no top 50 mundial de views – o total chega a 20 bilhões. Outro canal brasileiro que se destaca é o do produtor musical KondZilla, que é o 12º do mundo em assinantes (64,7 milhões) e o 16º em visualizações de vídeos (35 bilhões).

O YouTube é a principal rede social de vídeos online da atualidade, com mais de 2,3 bilhões de usuários ativos e mais de 1 bilhão de horas de vídeos visualizados diariamente. Recentemente, reforçando seu lado rede social, o YouTube melhorou seu sistema de hashtags. E como o formato do vídeo para distribuição de conteúdo está cada vez mais consolidado, vale investir na rede social como forma de distribuir esse conteúdo.

Confira como dar um up no seu canal no YouTube:

3. WhatsApp

O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros: praticamente todas as pessoas que têm um smartphone também o têm instalado. Por aqui, aliás, o aplicativo ganhou até o “carinhoso” apelido de zapzap.

Para muitos brasileiros, o WhatsApp é “a internet”. Algumas operadoras permitem o uso ilimitado do aplicativo, sem debitar do consumo do pacote de dados. Por isso, muita gente se informa através dele. Uma estimativa bem realista aponta que 120 milhões de brasileiros tenham conta no Whats.

O app esteve no centro de muitos debates eleitorais desde 2018, já que é muito usado para compartilhamento de informações em conversas pessoais ou em grupos. Essa característica, aliás, é o que faz com o “zap” seja considerado uma rede social. Recentemente, diversas iniciativas têm buscado limitar a disseminação de informações falsas no WhatsApp, principalmente em relação à Covid-19.

Ele também pode ser muito útil para o seu negócio:

4. Instagram

O Instagram foi uma das primeiras redes sociais exclusivas para acesso por meio do celular. E, embora hoje seja possível visualizar publicações no desktop, seu formato continua sendo voltado para dispositivos móveis. De acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite, o Insta é a 4ª rede social mais usada no Brasil em 2021, com 110 milhões de usuários.

O Instagram já mudou bastante desde 2012, quando foi comprado pelo Facebook – que pagou 1 bilhão de dólares pela transação! Hoje é possível postar fotos com proporções diferentes, além de outros formatos, como vídeos, Stories, e mais. Antes era só um filtrozinho e olhe lá.

Os Stories, aliás, são os principais pontos de inovação do aplicativo. Já são diversos formatos de post por ali, como perguntas, enquetes, vídeos em sequência e o uso de GIFs. Saiba mais sobre os Stories no post Instagram Stories: tudo sobre o formato perfeito para empresas. Temos também as lives como um formato consolidado no Insta.

Além disso, o Instagram tem uma funcionalidade nos stories para os “amigos próximos”, chamada close friends. Nela, você consegue criar estratégias para promover o seu produto ou serviço, como compartilhar promoções, stories e lançamentos somente para as pessoas que desejar.

Em 2018, foi lançado o IGTV. E em 2019 o Instagram Reels, uma espécie de imitação do TikTok: o usuário pode produzir vídeos de 15 segundos, adicionando música ou áudios retirados de outro clipezinho. Há ainda efeitos de corte, legendas e sobreposição para transições mais limpas – lembrando que esta é mais uma das funcionalidades que atuam dentro dos Stories. Recentemente, o Instagram diminui o alcance de Reels reciclados do TikTok.

Ter uma conta no Insta é uma oportunidade de divulgar seus conteúdos de forma visual e humanizar a marca mostrando os bastidores, por exemplo – não esqueça de caprichar na sua bio, deixando claro qual é o seu negócio. Cada vez mais, aliás, o Instagram está focando em proporcionar compras e vendas dentro da própria plataforma. Para entender como usá-lo melhor, acesse os materiais abaixo e veja o vídeo:

5. Facebook Messenger

O Messenger é a ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook. Foi incorporada ao Facebook em 2011 e separada da plataforma em 2016. Com a “separação”, o download do aplicativo Messenger tornou-se obrigatório para usuários da rede social via smartphones, tornando impossível por um tempo responder mensagens pelo aplicativo do Facebook. Isso fez com que milhões de pessoas o baixassem.

Além de um app de mensagens, o Messenger também tem uma função Stories exclusiva. Para empresas, possui alguns recursos interessantes, como bots e respostas inteligentes. Justamente por sua integração total com o Facebook, estima-se que o Messenger tenha muitas dezenas de milhões de usuários no Brasil. A empresa, porém, não divulga os números oficiais.

O relatório Digital 2021, por sua vez, aponta que o alcance estimado para anúncios dentro do Facebook Messenger é de 77 milhões de usuários. Esse número, portanto, seria o total de brasileiros que usam a plataforma.

6. LinkedIn

A maior rede social voltada para profissionais tem se tornado cada vez mais parecida com outros sites do mesmo tipo, como o Facebook. A diferença é que o foco são contatos profissionais, ou seja: no lugar de amigos, temos conexões, e em vez de páginas, temos companhias. Outro grande diferencial são as comunidades, que reúnem interessados em algum tema, profissão ou mercado específicos.

É usado por muitas empresas para recrutamento de profissionais, para troca de experiências profissionais em comunidades e outras atividades relacionadas ao mundo corporativo. Em 2020 e 2021, infelizmente, a crise gerada pela pandemia acabou levando muita gente a entrar no LinkedIn para procurar emprego. A rede social, dessa forma, cresceu e passou a ser a 6ª mais usada no Brasil, com 51 milhões de usuários ativos.

O crescimento entre 2020 e 2021, aliás, foi bem significativo: pouco mais de 10%, mostrando que os profissionais brasileiros estão cada vez mais interessados na rede social.

Tenha mais resultados com nossos materiais gratuitos sobre LinkedIn:

7. Pinterest

O Pinterest é uma rede social de fotos que traz o conceito de “mural de referências”. Lá você cria pastas para guardar suas inspirações e também pode fazer upload de imagens assim como colocar links para URLs externas. Os temas mais populares são: moda, maquiagem, casamento, gastronomia, arquitetura, faça você mesmo, gadgets, viagens e design. Seu público é majoritariamente feminino em todo o mundo.

Em sua empresa, você não precisa criar pastas somente com conteúdo próprio. Selecione imagens que tenham a alma da sua marca, ajudem na construção dela e possam ser uma porta de entrada para o usuário chegar até você. É possível também criar pins patrocinados que aparecem com mais relevância no feed dos usuários.

A rede social triplicou a base de usuários no Brasil nos últimos, chegando a um total de impressionantes 46 milhões. Em 2020 e 2021, muita gente procurou o Pinterest em busca de ideias para dar uma reformada na casa – se você não foi infernizado por uma obra na vizinhança na quarentena, é porque estava fazendo uma.

8. Twitter

O Twitter atingiu seu auge em meados de 2009 e de lá para cá está em declínio de usuários, mas isso não quer dizer que todos os públicos pararam de usar a rede social. Em 2020 e 2021, aliás, a rede social chegou a crescer, com as pessoas buscando atualizações mais ágeis de notícias, o que a torna muito relevante jornalisticamente. São quase 400 milhões de usuários no mundo todo.

Porém, se considerarmos apenas os usuários ativos, em julho de 2021 foram 17,2 milhões de tuiteiros brasileiros – não temos certeza se os robôs entram nessa conta. Hoje, a rede social é usada principalmente como segunda tela em que os usuários comentam e debatem o que estão assistindo na TV, postando comentários sobre noticiários, reality shows, jogos de futebol e outros programas.

E brigando sobre política, é claro. Nos últimos anos, a rede social acabou voltando a fazer barulho por causa de seu uso por políticos, que divulgam informações em primeira mão por ali. Uma parte considerável delas, porém, é composta por fake news, lamentavelmente, então a rede social vem implantando mecanismos para lutar contra isso. Ainda assim, o Twitter pode ser fonte de Leads e vendas para o seu negócio.

9. TikTok

Achou que a nova mania da internet estaria mais acima no ranking, né? Pois é, eu também. O TikTok é hoje uma das redes sociais mais usadas no Brasil por adolescentes, celebridades, humoristas – profissionais ou não – e empresas. Na pandemia, foi refúgio para muita gente relaxar, dar algumas risadas, se emocionar e, claro, dançar.

O problema é que ninguém sabe ao certo quantas pessoas fizeram tudo isso, já que a empresa não divulga. No começo de 2020, falava-se em 7 milhões de usuários brasileiros, número que obviamente cresceu. Uma reportagem recente indica que o TikTok ganhou outros 6 milhões em outubro, quando o app bateu recordes globais.

Em setembro, um estudo apontou que 3,5 milhões de brasileiros baixaram o app. Somando tudo isso aí, dá cerca de 16,5 milhões no Brasil. Como não temos certeza, fica meio que um empate técnico com o Twitter. Com certeza, porém, o fenômeno TikTok deve subir algumas posições na lista de redes sociais mais usadas do Brasil – no mundo, já são 732 milhões de usuários.

10. Snapchat

O Snapchat é um aplicativo de compartilhamento de fotos, vídeos e texto para mobile. Foi considerado o símbolo da pós-modernidade pela sua proposta de conteúdos efêmeros conhecidos como snaps, que desaparecem algumas horas após a publicação. No Brasil, em julho de 2021, já eram cerca de 8,8 milhões de usuários, uma queda significativa de mais de 20% em relação ao fim de 2020. Ainda assim, é o suficiente para deixá-lo no top 10 das redes sociais mais usadas no país.

A rede lançou o conceito de “stories”, despertando o interesse de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que diversas vezes tentou adquirir a empresa, mas não obteve sucesso. Assim, o CEO lançou a funcionalidade nas redes que já haviam sido absorvidas, criando os concorrentes Whatsapp Status, Facebook Stories e Instagram Stories.

Apesar de não ser uma rede social de nicho, tem um público bem específico, formado por jovens hiperconectados. Pensando em usar o Snapchat para empresas, é possível criar filtros com imagens baseados em geolocalização, o que é uma ótima opção para engajar usuários em eventos, por exemplo.

>> Leia mais: O futuro das redes sociais, por Bia Guarezi, Larissa Rodrigues e Ana Carvalho

BÔNUS: As redes sociais mais usadas no mundo

Para não ficarmos apenas no Brasil, veja a seguir a lista com as 19 redes sociais mais usadas no mundo. Os números foram tirados, também, do relatório elaborado por We Are Social e Hootsuite.

Se por acaso você olhar alguns nomes aí embaixo e não reconhecê-los, provavelmente é porque se tratam de redes sociais muito populares em países como China, Índia e Rússia. São locais com populações enormes, portanto com forte peso no cenário global da internet.

Veja a lista a completa:

Rede social Usuários ativos
1. Facebook 2,85 bilhões
2. YouTube 2,29 bilhões
3. WhatsApp 2 bilhões
4. Instagram 1,39 bilhão
5. Facebook Messenger 1,3 bilhão
6. WeChat 1,24 bilhão
7. LinkedIn 768 milhões
8. TikTok 732 milhões
9. QQ 606 milhões
10. Douyin 600 milhões
11. Telegram 550 milhões
12. Sina Weibo 530 milhões
13. Snapchat 514 milhões
14. Reddit 430 milhões
15. Kuaishou 481 milhões
16. Pinterest 478 milhões
17. Twitter 397 milhões
18. Quora 300 milhões

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Em quais redes sociais mais usadas do Brasil de 2021 a sua empresa está presente? É importante definir estrategicamente em quais delas você deve estar. Além disso, é preciso atuar de forma eficiente, sempre de olho nos dados.

Pensando nisso, criamos o Kit de Templates e Ferramentas para Redes Sociais. Preenchendo o formulário abaixo, você terá acesso a materiais que farão a diferença, gerando mais Leads e vendas!

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Comentários

17 comentários

  1. Antonio Erasmo

    Gostei bastante da matéria, apesar de não concordar com a maneira que o YouTube faz a contagem dos usuários agora. Percebi que o(a) redator/editor(a) da matéria sugeriu isso também. rs
    Enfim… conteúdo muito legal, incluindo, claro, os hiperlinks com conteúdos e ferramentas extras. Parabéns!

  2. Natiele catureba da silva

    Conteudo maravilhoso!

  3. smmseguidores.com

    conteudo muito bom!

  4. Fernanda

    Desculpe, mas categorizar Telegram e WhatsApp como ‘redes sociais’ é, a meu ver, um grande equívoco. Ambos são apenas aplicativos de troca de mensagens. Daqui a pouco vão dizer que e-mail e SMS também são redes sociais. aff.

  5. Dalva

    Achei super informativo esta postagem! Me ajudou mt!

  6. Peter Marciano

    Obrigado pelas informações!

  7. diego

    Mas, TikToK e Douyin são o mesmo app, só que um é para o ocidente e outro para o oriente, só muda o nome =.=”. Se colocarmos assim, o app fica em 4 lugar. Eu estranhei um pouco a colocação do TikTok, então vi o 10º e falei… ue? XD

  8. Marisa leticia

    Muito bom eu precisava para a escola

  9. Dsilva silva.

    Primeiro nenhum Usuário do Facebook tem mais o controle da sua própria conta. Isso só prova que o Próprio Facebook, Não têm seu próprio controle. Pois se estivesse o controle Não teria 69,3% de suas postagens de (fakeNews) e só 30.7% considerada verdadeiras…é uma Penas que escravizando e punindo seus usuários com uma politica sem Controle, o Facebook tende a amargar o 5º ou 6º lugar até 2025.

  10. Gabriel

    Vi em outras fontes informações diferentes sobre a quantidade de usuários. Qual seria a definição de usuários ativos usada?

  11. Roberto de Oliveira dias

    Como faço para usar

  12. Gabriel

    achei munto itere santé essa pesquisa meus parabéns a todos vcs

  13. EDUARDO Tomaz Rodrigues

    As redes sociais são muito legais hoje em dia, mas pra quem sabe usar. Tem pessoas que usam para fazer o mal e outras para o bem.

  14. Amanda G

    Você não é o dono de sua página no Facebook, o Facebook é. Você apenas tem permissão de administrá-la. Da mesma forma, o conteúdo que lá está e a sua lista de fãs, independente de seu volume, é de propriedade do Facebook, e não sua. E o mesmo se aplica a outras redes. Sendo assim, você está sujeito às mudanças realizadas a todo momento nas redes, que vão de políticas de uso ao algorítmo de exibição dos conteúdos, e está sujeito também a mudanças nas diretivas do negócio ou mesmo a ver sua audiência cair na mesma proporção que o uso da rede

    1. Henrique Aranha

      Excelente

    2. Diógenes Queiroz

      É verdade Amanda. Ainda hoje tenho um certo ressentimento dessas redes sociais que usurparam nossos comentadores, nossas visualizações, nossa audiência, tudo que era nosso quando tínhamos um blog na blogosfera.
      Agora como você bem disse, toda vez que produzimos conteúdo trabalhamos para o sucesso de terceiros.

    3. Georgia Oliveira Santos

      Exato, por isso avisa de sua autoridade, vc tem liberdade vigiada bondade, não pode expressar sua opinião livremente, e o face é tendencioso e isso viola as leis nacionais da internet!